Mouras, de Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mouras, de Celorico de Basto

#1703 | jaf | 15 jan 2001 23:52

Procuro indicações que conduzam ao esclarecimento da ascendência de Lourenço de Moura Freire (+1647), sr. da quinta de S.Silvestre (Gémeos, Celorico de Basto) c.c.(1642) D.Maria Sotomaior (fª de Manuel da Cunha Sotomaior e D.Briolanja de Macedo).
A mãe de Lourenço foi (está documentalmente provado) Paula de Moura, tal como diz F. Gayo. O pai não sei: para Gayo, foi João da Fonseca; para Alão de Morais (que não indica o nome da mãe), foi Manuel Rz Pinheiro, fº de N.— Rodrigues e de Catarina Pinheiro. Uma irmã de Lourenço chamou-se Catarina Machada; os 2 filhos de Lourenço, Manuel e António.
Um António de Moura era sr. de S.Silvestre em 1580. Seria talvez o pai de Paula de Moura.
Obrigado,
jaf
p.s. : Lourenço deve ter nascido ca.1600, talvez antes.

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#2283 | carledu | 22 fev 2001 14:27 | Em resposta a: #1703

Oi!
Estou pesquisando a ascendência de Roza de Moura (nascida entre 1847 e 1849), de Gémeos, Celorico de Basto. Estou inclusive pesquisando com o microfilme dos SUD, já que é a única forma de fazer essa pesquisa aqui no Brasil.
Você tem já feita alguma pesquisa sobre os Mouras dessa região? O problema é que encontrei 3 Rozas nascidas nessa época, cujos pais têm o sobrenome de Moura (em duas o sobrenome está na mãe e na outra está no pai). Pedi já duas vezes a certidão de nascimento da filha de Roza que eu conheço (Zulmira Guedes), nascida em S. Gonçalo Amarante (1887/1888), mas o ADPorto ainda não me enviou. Se você puder me ajudar ficaria muito agradecido, pois assim poderei aproveitar melhor o curto período que posso pesquisar esse microfilme, procurando a ascendência da Roza correta.

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#2290 | jaf | 22 fev 2001 20:06 | Em resposta a: #2283

Viva!
Acho que a única forma de o ajudar, estou em Lisboa, é telefonando para o ADPorto… Se quiser que o faça pode contactar-me: amaralfrazao@ip.pt

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#3463 | A. Varela Remígio | 18 abr 2001 20:25 | Em resposta a: #2283

Caros senhores

Sou sobrinho da viúva de Álvaro de Moura Koch Fritz, senhor da Casa da Pereira de Baixo em Celorico de Basto, lugar de Britelo. Casa esta herdada pelo seu bisavô.
A minha tia apenas sabe dizer que era médico e o avô do meu tio chamava-se Bento de Moura, mas na Casa da Pereira de Baixo poderá haver documentos sobre a familia.
Bem sei que não é o pretendido, mas se também estiver interessado neste ramo, nem sei se será da mesma família, poderá contactar-me para

a.v.remigio@netcabo. pt

sem mais assunto

André Varela Remígio

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#52888 | carledu | 01 dez 2003 12:29 | Em resposta a: #2290

Caro João

Ainda não consegui chegar ao Moura de quem você fala, mas já tenho mais dados sobre Mouras de Gémeos do que apenas a Rosa de Moura, como tinha antes.

Rosa de Moura, nascida em Gémeos em 14/06/1849, filha de Antonio de Moura Andrade e Francisca Alves.

Antonio de Moura Andrade, nascido em Gémeos em 07/06/1818, filho de Joaquim de Moura Andrade e de Marcelina Rosa.

Joaquim de Moura Andrade, nascido em Gémeos em 23/01/1798, filho de José de Andrade Moura e de Maria Rosa Lopes.

José de Andrade Moura, nasceu em Caçarilhe, filho de João de Moura Andrade e de Luiza Teresa Cerqueira. Casou-se em 27/09/1794 com Maria Rosa Lopes em Caçarilhe e em 07/12/1780 com Ana Vitoria Teixeira da Silva em Caçarilhe.

Não sei se têm alguma relação com o que você pesquisa, mas espero que ajude.

Melhore Cumprimentos

Carlos Eduardo Soares da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#52926 | jaf | 01 dez 2003 19:55 | Em resposta a: #52888

Caro Carlos Eduardo

Parabéns pelos progressos e obrigado por os ter comunicado.
Não tenho outros dados que possam ajudar,mas trata-se decerto da mesma gente.

Continuação de boas pesquisas,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53048 | Jacinto Bettencourt | 03 dez 2003 21:12 | Em resposta a: #1703

Caros amigos,

Eis o que extrai do Tombo de Celorico de Basto (IANTT, Nucleo Antigo, n.º 284), terminado em 15-IX-1656:

Isabel de Moura, casada com Gonçalo Mendes, possuidores do casal de Larelos (fl. 24)
António de Moura, já morto, casado com Maria Marinha - possuidores do casal do Outeiro, na freg. de Molares (fl. 26v)
Ana de Moura, casada com Belchior Alz, quinta de quintela - freg. Britelo (32v)
Maria de Moura, moradores em Borba de Binhares, casal de Alvarães de Cima (freg. Borba de Binhares, fl. 37v)
Miguel de Moura e mulher da Lagem
Gonçalo de Moura e mulher da Lagem
Marcos de Moura
Pero de Moura e mulher, do Talho (Telhó)
todos possuidores do casal de Lama, fre. S. Miguel de Gémeos (fl. 43)
Francisca de Moura, casal do fonto, (fl. 51)

Espero que ajude.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53061 | jaf | 04 dez 2003 02:41 | Em resposta a: #53048

Caro Jacinto Bettencourt

Muito obrigado. Ajuda e de que maneira!
Quer pela fonte, que desconhecia, quer pelos dados concretos que adianta.

Vou rever o que tenho aqui para poder responder devidamente.

Agradecido abraço,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

Tombo de Celorico de Basto

#53068 | Vasco Jácome | 04 dez 2003 09:46 | Em resposta a: #53048

Caro Jacinto Bettencourt

Pode-me especificar que Tombo é esse? É algum registo de propriedades em Celorico? Será que tem referências a Moreira do Castelo?

Com os meus antecipados agradecimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Tombo de Celorico de Basto

#53138 | Jacinto Bettencourt | 05 dez 2003 01:01 | Em resposta a: #53068

Caro Vasco Jácome,

Penso que se trata de um tombo dos foros da Coroa, mas teria que dar uma vista melhor. Encontra-se na Torre do Tombo e é bastante extenso; possivelmente inclui referências a todas as freguesias de Celorico.
Com os melhores cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Tombo de Celorico de Basto

#53146 | Vasco Jácome | 05 dez 2003 09:23 | Em resposta a: #53138

Caro Jacinto Bettencourt

Muito obrigado pelas suas informações. Vou ver se um parente meu, que vive em Lisboa, lhe dá uma vista de olhos.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Tombo de Celorico de Basto

#53168 | sampaio | 05 dez 2003 11:07 | Em resposta a: #53138

Caro Jacinto

Queria pedir-lhe se fosse possivel de sua parte, que me desse a ajuda a completar a descendencia e actualizações que eu não tenha do seu ramo bon de sousa.

Junto lhe envio o que tenho, e peço-lhe, se for possivel que verifique e complete

1. Nuno de Brito Taborda Bon de Sousa, nasceu 9.07.1878, casou com D. Joana Sárrea Zuzarte de Mascarenhas (falta-me os pais)

Filhos:

1.1.Júlio César Mascarenhas Zuzarte Bon de Sousa, casou com D. Maria Margarida da Costa Lobo Corrêa de Barros, filha de Eduardo Julio Corrêa de Barros e sua mulher D. Maria Margarida da Mota da Costa Lobo, neta paterna de José Corrêa de Barros, Senhor das Casas da Quintã, Comendador da Ordem de Nossa Senhora de Vila Viçosa e sua mulher D. Emilia Carolina Corrêa de Barros. Neta materna de Albano Eduardo da Costa Lobo e sua mulher D. Maria do Loreto Ferreira da Mota.
Filhos:

1.1.1 Nuno Corrêa de Barros Bon de Sousa
1.1.2. Eduardo Corrêa de Barros Bon de Sousa
1.1.3. João Corrêa de Barros Bon de Sousa

1.2. José Gregório Mascarenhas Zuzarte Bon de Sousa, nasceu a 1915, (Mascarenhas Zuzarte – morgados do monte da Virgem em Borba e Mascarenhas Figueiredo de Messines), casou a 1ª vez com D. Maria Helena do Rosário Bivar de Vasconcelos (falta-me os pais), que nasceu em 1920, casou a segunda vez com D. Maria Helena Filipe (falta-me os pais)

Filhos do 1º Casamento
1.2.1. D. Maria José de Vasconcelos Bon de Sousa
1.2.2. Henrique Manuel de Vasconcelos Bon de Sousa, nasceu a 22.05.1944, na freguesia da Lapa. Coronel. Oficial de Engenharia, morreu a 24.05.2002. Casou a 31.07.1931, na freguesia da Pena com D. Maria Amélia Fragoso Alves de Fontes Pereira de Melo, que nasceu a 20.01.1948, em Luanda (Angola), filha de António Pedro Aguiar Santos de Fontes Pereira de Melo e de D. Maria Gabriela Fragoso Alves. Neta paterna de Pedro Sertório de Fontes Pereira de Melo e sua mulher D. Alda de Aguiar Santos, neta materna de Carlos Alves e D. Maria Cipriana Rodrigues Ramalho de Melo Fragoso.
1.2.3. D. Maria Joana Maria Vasconcelos Bon de Sousa, casou com Gaspar de Barros (falta-me os pais)
Filhos (tenho só a indicação de uma filha)
1.2.3.1. D. Mafalda Bon de Sousa Gaspar de Barros, casou com Gonçalo Nuno Stoffler Rebelo de Almeida
1.2.4. D. Maria Helena de Vasconcelos Bon de Sousa, que nasceu a 24.10.1950. Casou a 26.09.1976, com Alexandre Oliveira Martins Moniz de Bettencourt, que nasceu na freguesia de S.Sebastião da Pedreira, em Lisboa, a 23.01.1943, professor Universitário, filho de Jacinto Croner de Sant’Ana e Vasconcelos Moniz de Bettencourt, professor da Faculdade de Medicina, 3º Visconde das Nogueiras e morgado de Vilar de Perdizes, e de D. Maria Jacinta Facco Viana de Oliveira Martins, neto paterno de Alexandre de Sousa de Sant’Ana e Vasconcelos Moniz de Bettencourt e de D. Laura Alice Croner, e materno de Joaquim de Oliveira Martins, Lavrador e Chefe da Repartição de Finanças de Alcochete, e D. Maria Joaquina Pereira Coutinho Facco Viana.
Filhos

1.2.4.1. D. Mariana Bon de Sousa Moniz de Bettencourt,
1.2.4.2. D. Maria Bon de Sousa Moniz de Bettencourt,
1.2.4.3. Alexandre Bon de Sousa Moniz de Bettencourt,
1.2.4.4. Jacinto Bon de Sousa Moniz de Bettencourt, 28.12.1976.

Filho do 2º Casamento

1.2.5. José Gregório Filipe Bon de Sousa,

Peço que verifique e mais uma vez obrigado


João de São Payo

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53305 | jaf | 08 dez 2003 01:31 | Em resposta a: #53048

Caro Jacinto Bettencourt

Antes de mais, as minhas desculpas pelo involuntário atraso.

Das pessoas referidas, só reconheço afinal (admitindo que se trata de gente viva ca.1656) Pero de Moura, do Telhô, decerto o pai ou o irmão de António de Moura Teixeira, n. ca. 1640.

Quanto aos lugares: a 'Lagem' será a casa da Lage que Gayo diz pertencer em 1596 a Gonçalo Gonçalves de Moura?
O casal do Outeiro deve ser o mesmo que é referido na Memória de D. José de Moura Coutinho — "Logo no principio da freguesia para quem vai de Britello fica a quinta de São Silvestre, de que em 1571 era senhor Francisco Álvares ali morador e della faz menção o tombo do reguengo como possuidor e 1ª vida do casal reguengo do Outeiro; a dita quinta partia com terras d' Esplendião Álvares de S. Miguel de Gemios pertencentes ao casal do Lagar, sito … (?) entre esta quinta a do Prado e o casal da Ribeira." — ou não?
Em 1580 S.Silvestre já pertencia a um António de Moura (segundo D.José casado com Maria Freire), que não parece cronologicamente possível identificar com o do tombo de 656, mas que é talvez ascendente deste último.

Aparentemente há bem mais Mouras de Basto do que aqueles de que as 'crónicas' genealógicas rezam e há informação sobre eles mais à mão de semear do que eu supunha .

Agradeço (mais uma vez) estas pistas bem como qualquer esclarecimento adicional sobre este imbróglio.

Cordiais cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53313 | Jacinto Bettencourt | 08 dez 2003 12:47 | Em resposta a: #53305

Caro João Amaral Frazão,

Vejo que também anda às voltas com os Mouras Coutinhos. Tenho alguns elementos sobre isso, mas vejo que também os tem. Em especial as memórias de D. José de Moura Coutinho, que tanto precisava. Falta-nos consultar, com atenção, o cabido de Lamego.
Podíamos trocar informação por email.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53328 | jaf | 08 dez 2003 19:25 | Em resposta a: #53313

Caro Jacinto Bettencourt

Acho que o induzi em erro: tenho apenas um fragmento (relativo a S.Silvestre) das Memórias de D.José (devo-o à enorme amabilidade e empenho do Engº Rodolgo de Castro Leal, com quem estou em dívida); o restante, por muito que nos pese, continua inacessível.

O que dou por adquirido sobre o assunto é muito pouco e limita-se a S. Silvestre: Lourenço de Moura, filho de Paula de Moura possuiu já esta quinta em 1642; Paula de Moura vivia ainda em 1650 e picos tendo já o filho morrido. Isto é documentado.

Conjecturo que a dita Paula de Moura fosse filha do António de Moura do tombo de 1580, este talvez filho de Gonçalo e de Guiomar de Moura.

Finalmente penso, julgo ser também a sua opinião, que estse 'Moura Coutinho' são Moura e não Coutinho.

Em qualquer caso tenho todo o gosto em trocar opiniões e aqui fica o meu email:
jamaralfrazaoarrobanetcabopontopt

Um abraço,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53856 | Vasco Jácome | 15 dez 2003 19:53 | Em resposta a: #1703

Caro João Amaral Frazão

Venho aqui trazer um pequeno apontamento sobre Mouras Coutinhos da casa de S. Silvestre, em Gémeos, que está nos “Carvalhos de Basto”, vol. VI, pg. 452 (geração XVI do §-133 do Cap. III – Casa de Arada):

Francisco Machado de Moura Coutinho, da casa de S. Silvestre, em Gémeos, (Celorico de Basto) e mr. Isabel Mendes (de Carvalho), da casa da Cerdeira, em Ribas. Pais de:

Teresa Machado b. a 7-2-1721, em Ribas – Celorico de Basto, c. c. António de Sousa (e Castro), Sr. da casa Aveleira, em S. Clemente de Basto. Pais de:

D. Maria Antónia de Sousa, fal. a 20-12-1851, em Molares, Sr. da casa Aveleira c. a 1-7-1789 c. João Teixeira de Carvalho (e Cunha), n. a 7-11-1757, em Molares, onde fal. a 5-8-1827, Cap. de Auxiliares, Sr. da casa de Arada e na quinta da Quintã. C.G. descrita, em parte, nos “Carvalhos”.

Sabe-me dizer mais alguma coisa sobre estes Moura Coutinho? O “seus” Mouras em que ttº e § do Gayo estão?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53860 | jaf | 15 dez 2003 23:53 | Em resposta a: #53856

Caro Vasco Jácome

Começo por agradecer o seu apontamento dos Carvalhos de Basto", que não conhecia. Os apelidos Machado e Moura do acima mencionado Francisco concordam com o que se conhece da ascendência de S.Silvestre, mas não sei entroncá-lo.

Respondendo (?) à sua pergunta sobre o lugar dos 'meus' Moura no Gayo, só posso dizer que é possível que a ligação se faça por um António de Moura, filho de Gonçalo de Moura e de Guimar de Moura (ttº Coutinhos, § 291). É apenas uma hipótese, que cronologicamente faria sentido. Não tenho dúvida (avaliará por si pelos elementos que a seguir aqui porei) de que entroncam, mas como ao certo não sei.

Vou desdobrar o que até agora sei em 2 pontos:

1) o que diz D.José de Moura Coutinho sobre S.Silvestre — com o que também responderei a Jacinto Bettencourt;

2) o que documentalmente tenho averiguado.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53861 | jaf | 16 dez 2003 00:04 | Em resposta a: #53856

D.José de Moura Coutinho, "Memoria"

Parte 1. C.20. Artº 1.
[pp.152vº e 153]

"Artº 1.
Quinta de S.Silvestre


Logo no principio da freguesia para quem vai de Britello fica a quinta de São Silvestre, de que em 1571 era senhor Francisco Álvares ali morador e della faz menção o tombo do reguengo como possuidor e 1ª vida do casal reguengo do Outeiro; a dita quinta partia com terras d' Esplendião Álvares de S. Miguel de Gemios pertencentes ao casal do Lagar, sito … (?) entre esta quinta a do Prado e o casal da Ribeira.


Em 1580 era senhor desta quinta António de Moura escudeiro fidalgo da Casa Real consta de hum apontamento do tombo do reguengo que está na mão do Procurador do Marquês. He de ver que este António de Moura ou he filho de Esplendião Álvares de Moura Coutinho de Adoufe e genro ou talvês sobrinho de Francisco Álvares ou talvês filho do mesmo Francisco Álvares e sobrinho de Esplendião Álvares. Porem não tenho podido obter sobre isto os esclarecimentos necessarios . Pode muito bem Francisco Álvares ser ser irmão de Esplendião Álvares e muito mais partindo elles nas propriedades e neste caso tinha o apellido de Moura. Não tendo filhos passaria a quinta a hum filho de seu irmão Esplendião, tendo-os seria este António de Moura seu filho, ou teria Francisco Álvares huma filha herdeira que casasse com o filho d' Esplendião Álvares. O que tenho por certo he que António de Moura foi filho ou sobrinho d' Esplendião Álvares de Moura Coutinho de quem se se fallará ainda.


1. António de Moura Coutinho Senhor desta quinta em 1580, e escudeiro fidalgo casou com Maria Freire filha bastarda de Fructuozo Machado e de Paula Pereira que tinha sido primeiro amiga de D. Paulo Pereira irmão do conde da Feira e clerigo de muitos beneficios e era neta paterna de Ignês Álvares Ferreira filha de João Álvares do Vinhal, senhor da quinta do Vinhal em Fervença e asceendente dos Ferreiras Pessoas de Amarante e de outras Familias.
Teve filhos a = Lourenço de Moura Freire abaixo dito.

2. Lourenço de Moura Freire filho destes n.1 foi Senhor da quinta de S.Silvestre, foi juiz ordinario neste concelho em 1646.
Casou 2 vezes a 1.a com
a 2.a com D. Isabel de Sottomaior filha de Manuel da Cunha Sotomaior e mulher// D. Briolanja de Macedo, senhora da quinta dos Macedos freguesia de Ribas deste concelho de que se fallará no seu logar. §. 46. Art.o 6.
Teve filhos a = Manuelda Cunha Sottomaior abaixo dito =
He de advertir que o Padre Purificação em título de Cunha e Christovão Alão de Morais tambem em título de Cunhas fazem a este Lourenço de Moura genro do dito Manuel da Cunha Sottomaior mas o primeiro dá à senhora que casou em S. Silvestre o nome de D. Eugenia a não declára se teve geração e o 2º dis que D. Isabel de Sottomaior fora 2a mulher de Lourenço de Moura Freire e geração donde se vê que ou há troca nos nomes, ou D. Eugenia seria a 1ª mulher e sua irmãa D. Izabel a 2.a de quem foi filho o dito Manuel da Cunha Sottomaior.

3. Manuel da Cunha Sottomaior filho destes n. 2 foi senhor desta casa e foi hum dos propostos para capitão mor deste concelho com Francisco Álvares de Araújo de Gandarella bisavô de Francisco de Magalhães Araújo Pimentel actual Senhor da dita casa de Gandarela e apesar de fazer alguns esforços venceu Francisco Álvares de Araújo. Nada por ora mais sei deste Manuel da Cunha senão que teve hum filho chamado Jacinto de Sousa Sottomaior conigo na Guarda a quem se refere um requerimento para justificação de nobreza que existe na casa do Telhô, unido com os attestados do padre João de Magalhães Teixeira e do Doutor Luís Pinto de Magalhães sobre a família da dita casa do Telhô passados em 1742 e ali se diz que Manuel da Cunha Sottomaior senhor que fora da quinta de S. Silvestre e seu filho Jacinto de Sousa Sottomaior conigo que fora na Sé da Guarda erão dos mesmos Mouras do Telhô, de Freixieiro, de Borba e de Atei e de Cabeceira, etc
Esta quinta unida com a da Fós de Muxões passou por compra para os senhores da casa da Portella que hoje a possuem e ali pelos anos de 1790 edificou grandes casas o Padre Manuel António Teixeira de Carvalho Pinto junto da antiga capela da quinta de invocação a S.Silvestre que ainda se conserva.

Para os da Fós de Baixo tinha passado por compra que fizerão d' ella com dinheiro que dizem lhes mandou um tio que estava no Brazil muito rico."

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53863 | jaf | 16 dez 2003 00:48 | Em resposta a: #53856

Caro Vasco Jácome

Um bocado sucintamente aqui vai o que documentado tenho:

a) Lourenço de Moura Freire,
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=220475
sr. de S.Silvestre em 1642, data em que casou em Gémeos com D.Maria de Sotomayor, filha de Manuel da Cunha. Era então juiz ordinário em C.Basto. Terá morrido em Gémemos em 1647 (digo 'terá'porque nessa data aí morre um 'Lourenço de Moura' que não posso garantir seja o mesmo), mas é certo que em 1654 sua mulher estava viúva e a mãe dele, Paula de Moura, vivia ainda (acordo de partilha de águas entre S.Silvestre e o Prado)

b) era Lourenço de Moura irmão de:Catarina Machado - madrinha de um dos filhos do irmão e também de um dos filhos de Filipa de Moura ; Filipa de Moura - madrinha de outro dos filhos de seu irmão.

c) sobre ascendência Machado e Álvares de António de Moura (referida pelo Bispo de lamego), remeto para um artigo de Manuel Lamas de Mendonça, que deverá estar para sair (se é que ainda não saiu no 2º número da Tabardo).

d) Lourenço de Moura, juiz em 1642, terá necessariamente nascido antes de 1617. Apontaria mesmo para ca. 1610, sobretudo se o casamento com D.Maria (n.1618), for, segundo a tradição, um segundo casamento. Isto atiraria o n. de Paula de Moura pª 1590 ou antes disso, o que a torna uma boa candidata a filha (o que explicaria o apelido 'Freire' do Lourenço, isto a fazer fé nas palavras do bispo) de António de Moura, vivo em 1580.

Por ora julgo que é tudo e desculpará se vai um tanto 'embrulhado'.

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

P.S. Ah! o seu Francisco Machado de Moura Coutinho bem pode vir de Catarina Machado (que não sei se casou) ou de outra irmã ou irmão (?) de Lourenço de Moura. A menos que a ligação remonte à geração anterior.

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53888 | roberto2316 | 16 dez 2003 13:44 | Em resposta a: #53863

Prezado João Amaral Frazão:
Sou brasileiro e pesquiso há anos genealogia. Pesquiso os antepassados de meu avô materno Hipolito Pinto Ribeiro, filho de Placido Pinto Ribeiro, de Galafura, Peso da Regua e Miquelina Gomes. Placido Pinto Ribeiro era filho de Manoel Pinto Ribeiro e Maximiana Alves, casados em Galafura, neto paterno de José Pinto Ribeiro e Josefa dos Reis, de Sto Isidoro Riba Tamega, Canavezes, neto materno de Placido de Andrade, de Leomil, e Emilia Alves, de Galafura, bisneto de Manoel de Andrade e Mariana Pereira, de Leomil, Bispado de Lamego. Você sabe dizer se existe ligação entre esses ramos familiares com os Mouras de Celorico de Bastos? Tenho antepassados Mouras pela linha de minha avó materna.
Cordiais saudações,
Roberto Ribeiro De Luca

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53924 | Vasco Jácome | 16 dez 2003 20:46 | Em resposta a: #53863

Caro João Amaral Frazão

Muito lhe agradeço os seus esclarecimentos. Vou ver se digiro isto tudo e se depois tiver algo a comentar, comunico.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#53930 | jaf | 16 dez 2003 21:27 | Em resposta a: #53888

Caro Roberto Ribeiro De Luca

Lamento não poder ajudar, mas não faço ideia se existe alguma relação entre os seus familiares, pelo menos os que indica, e os Mouras de Basto.

Cordiais cumprimentos,
João Amaral Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#56611 | carledu | 02 fev 2004 13:16 | Em resposta a: #52926

Caro sr. João

Estou com pequeno problema. Não consigo encontrar o registo de José de Andrade Moura.
Tenho apenas dados referentes a dois filhos dele: Joaquim de Moura Andrade (*Gémeos, 23/01/1798) e de Luiza de Moura Andrade (*Gémeos, 17/01/1800). E sei que casou-se duas vezes: a primeira em 07/12/1780 em Caçarilhe com Ana Vitoria Teixeira da Silva (filha de João Manuel Teixeira da Silva e de Teresa Angelica) e a segunda vez em 27/09/1794 em Caçarilhe com Maria Rosa Lopes (filha de Manoel Lopes e Ana Maria Francisca). E sei que ele é filho de João de Moura Andrade e de Luiza Teresa Cerqueira, mas não sei os seus avós.

Não encontrei o registo de batismo dele quando pesquisava o microfilme de Gémeos. E recentemente, um colega freqüentador do ADB esteve a procurar nos livros de Caçarilhe e nos das outras freguesias e não o encontrou nem a ele nem a nenhum irmão dele.

No registro de um neto dele, aparece como sendo de Gémeos, enquanto no dos filhos e dos casamentos, aparece como sendo de Caçarilhe. Mas não foi possível encontrá-lo.

Resolvi colocar esse problema aqui para ver se o senhor ou algum outro pesquisador de Celorico tenha por acaso encontrado alguma informação sobre o José de Andrade Moura.

Melhores cumprimentos!

Carlos Eduardo S. da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#221311 | CAPICUA | 15 fev 2009 22:26 | Em resposta a: #53305

Caro João Amaral Frazão
Encontrei este tópico e, apesar de antigo, agradecia o favor de verificar se tem alguma coisa referente a estes Mouras:

Francisco Alvares Moura b.01/09/1786 em Gémeos Celorico de Basto da Casa da Lage
era filho de Luis Manuel Alvares Coelho e Rosa Maria de Moura casados em 3.08.1771

neto materno de Sebastiana Lopes de Moura e João do Couto

neto paterno de João Alvares Coelho e Sebastiana Carvalho.

Agradeço quaisquer informações sobre estes Alvares de Moura.
Cumprimentos
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: viscondessa do Tortuzendo, descen

#221326 | jaf | 16 fev 2009 01:46 | Em resposta a: #221311

Cara Ana Montez de Moura


As informações que tenho sobre os Moura de Basto já as coloquei aqui. Se até ao séc. XVII são muito poucas, daí em diantes são nenhumas já que o ramo que me interessa saiu de Basto. Lamento não a poder ajudar.

Cumprimentos,

jaf

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#330672 | Francisco Queiroz | 10 jun 2013 23:56 | Em resposta a: #53861

Caro João Amaral Frazão
Estou a pesquisar um Baltazar de Moura Coutinho cujo filho homónimo terá casado em Atei, onde deixou descendência, que, em parte, estou a tratar para um estudo de certa dimensão.
Isto que referi sobre o tal Baltazar de Moura Coutinho, é segundo Felgueiras Gaio, em Coutinhos. Estou agora a tentar comprovar o que Gaio afirma.
Foi assim que cheguei a este seu interessante tópico, já com dez anos, onde colocou este excerto:

"Em 1580 era senhor desta quinta António de Moura escudeiro fidalgo da Casa Real consta de hum apontamento do tombo do reguengo que está na mão do Procurador do Marquês. He de ver que este António de Moura ou he filho de Esplendião Álvares de Moura Coutinho de Adoufe e genro ou talvês sobrinho de Francisco Álvares ou talvês filho do mesmo Francisco Álvares e sobrinho de Esplendião Álvares. Porem não tenho podido obter sobre isto os esclarecimentos necessarios . Pode muito bem Francisco Álvares ser ser irmão de Esplendião Álvares e muito mais partindo elles nas propriedades e neste caso tinha o apellido de Moura. Não tendo filhos passaria a quinta a hum filho de seu irmão Esplendião, tendo-os seria este António de Moura seu filho, ou teria Francisco Álvares huma filha herdeira que casasse com o filho d' Esplendião Álvares. O que tenho por certo he que António de Moura foi filho ou sobrinho d' Esplendião Álvares de Moura Coutinho de quem se se fallará ainda."

Ora, o dito Esplendião Álvares de Moura Coutinho era, supostamente, o pai de Baltazar de Moura Coutinho. Por isso, pergunto: que mais a dita memória refere sobre ele?

Obrigado e cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#330789 | jaf | 12 jun 2013 19:46 | Em resposta a: #330672

Caro Francisco Queiroz

Queira, antes de mais, desculpar o atraso na resposta.

Há dez anos foi-me gentilmente facultada cópia de um fragmento do manuscrito de D.José de Moura Coutinho. O fragmento corresponde ao artº 1º (Quinta de S.Silvestre) do Cap. 20 (São Miguel de Gémeos). É desse fragmento a citação que fiz. O mais não conheço nem vi.
Lamento pois não poder responder à sua pergunta.

Cumprimentos,

João A Frazão

Resposta

Link directo:

RE: Mouras, de Celorico de Basto

#330805 | Francisco Queiroz | 12 jun 2013 22:53 | Em resposta a: #330789

Não tem de pedir desculpa. Eu é que agradeço o esclarecimento.
Cumps.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

Mouras, de Celorico de Basto

#348213 | LaraM | 13 jul 2014 17:02 | Em resposta a: #1703

Comecei recentemente a pesquisar a história da minha família mas ando ainda um pouco perdida no mundo da genealogia...

Da minha descendência materna, cheguei aos Mouras de Celorico de Basto.
A minha bisavó Ermina, nascida em Gémeos em 1908, era filha de António Nogueira (freguesia de Britelo) e de Laurinda Alves de Moura (também de Britelo), neta fraterna de Joaquim Nogueira e Luiza Rebello da Motta e neta materna de José Joaquim Alves e Leonarda (?).

Não me foi possível descobrir o ano de nascimento de Laurinda Alves de Moura mas sei que seria bastante mais nova do que o seu irmão, António Alves de Moura, professor de Britelo, nascido a 19 de Abril de 1856.

Se alguém tiver alguma informação sobre esta família e puderem ajudar uma novata nestas andanças, agradeço imenso.

Resposta

Link directo:

Mouras, de Celorico de Basto

#421844 | T.Cunha | 18 fev 2020 21:40 | Em resposta a: #1703

Sou trineta de Beatriz Coelho de Moura da casa da vinha em Britelo, Celorico de Basto. Segundo a árvore de costados que vem no geneall sou descendente dos Moura Coutinhos de Basto.
Caso fosse possivel gostava de saber a data de nascimento de Manuel de Moura, O velho nascido possivelmente no lugar do Loureiro, em Gémeos e filho de António de Moura e Ângela Pimenta.
Também gostava de saber se a Ângela Pimenta tem a ver com os Pimenta Ramos da casa de Travessinhos em Arnoia.
Atentamente,
T.Cunha

Resposta

Link directo:

Mouras, de Celorico de Basto

#423092 | margaridapb | 11 abr 2020 20:14 | Em resposta a: #421844

Boa tarde,
Possivelmente já tem as respostas às questões que colocou.
Também descendo de António de Moura (B em 13-6-1651 e +9-1-1730) casado em 23-9-1669, em Gémeos com Angela Pimenta. A Ângela Pimenta (B 11-02-1648) nasceu em Arnoia no lugar de Arrabalde (ou Rabalde, não sei a designação correta), filha de António Pimenta Ramos e Catarina Fernandes. É irmã de Jerónimo Pimenta Ramos que se casa com Isabel Francisca de Travassinhos. Este casal é pai de António Pimenta Ramos Senhor da Casa de Travassinhos.
O Manuel de Moura, o velho, foi batizado em 21 Jul 1675 na Casa de Loureiro, em Gémeos.
Como, para além dos meus ascendentes, registei todos os que aos mesmos se ligam, tenho muita informação sobre estes mouras. Qualquer outra informação, disponha.
Margarida Pinto Barbosa

Resposta

Link directo:

Mouras, de Celorico de Basto

#426305 | capitólio | 10 ago 2020 10:27 | Em resposta a: #421844

Olá!
Sou bisneta de Francisco Coelho de Moura, irmão de Beatriz Coelho de Moura. Sou a atual proprietária da casa da vinha em Britelo.
Um abraço
M. Ribeiro

Resposta

Link directo:

Mouras, de Celorico de Basto

#430723 | C.Cunha | 27 jan 2021 21:07 | Em resposta a: #423092

Boa noite,
Só hoje é que entrei neste tópico.
Por acaso tem as fontes que provam a descendência do abade Gonçalo de Moura que consta na base do geneall?
Obrigado pela atenção que me possa dispensar.
Carlos Cunha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen