Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

#370914 | Anderson Borges | 20 jun 2016 03:01

Olá Pessoal!

Estou querendo iniciar o processo de cidadania portuguesa, porém não tenho em mãos a certidão de nascimento do meu avó e nem o passaporte dele, que já é falecido.
Há alguns anos a minha mãe emprestou todos os documentos dele para um primo e ele não sabe onde guardou, ou melhor perdeu.

Nome - Alfredo Veiga
Pai - Jacinto Veiga
Mãe - Clara Maria de Veiga
Data Nascimento em Portugal: 19/05/1892
Data de chegada ao Brasil - foi em em torno de 1910/1911, minha mãe não lembra exatamente mas falou que ele veio um pouco antes de ter que entrar para o exercito.
Local: Distrito de Viseu
Conselho de Tondela
Freguesias - Campo de Besteiros

No site do cepese consegui encontrar as informações dos irmãos do meu avô.

ID - Nome - Naturalidade - Concelho - Pai - Mãe - Profissão - Idade - Destino - Estado Cívil
167565 - Alberto Veiga - Tondela - Tondela - Jacinto Alves da Veiga - Clara Maria de Jesus - Alfaiate - 29 - Rio de Janeiro - Solteiro
256394 - Asolina Veiga - Caparrosa - Tondela - Jacinto Alberto Veiga - Clara Maria de Jesus - Sem Indicação - 21 - Rio de Janeiro - Sem Indicação

Nesta pesquisa fiquei intrigado com o nome do meu bisavô pois uma hora ele esta como "Jacinto Alves da Veiga" e na outra "Jacinto Alberto Veiga".

Como poderia encontrar a certidão de nascimento e o registro do passaporte dele?

Desde já, agradeço a ajuda de todos!
Tenham uma ótima semana.

Resposta

Link directo:

Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

#370919 | Luis K. W. | 20 jun 2016 12:15 | Em resposta a: #370914

Procure o registo de baptismo em
http://tombo.pt/f/tnd02
A página com os baptismos de 1892 está em
http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1180660
(ver imagens a partir da n.º 093).

Se não encontrar, terá de contactar a Conservatória do Registo Civil de Tondela.

Boa sorte.

Resposta

Link directo:

Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

#370921 | MCNN | 20 jun 2016 12:34 | Em resposta a: #370914

Caro Anderson Borges


Seu avô não nasceu em Campo de Besteiros, nasceu isso sim na freguesia de Caparrosa, concelho de Tondela.

Pode ver aqui o seu assento de batismo:

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1184540

(tem de selecionar a imagem 10.tif)

Nesse assento de batismo o nome do seu bisavô vem indicado como sendo Jacinto Alberto Veiga.

Se necessitar de certidão de batismo, terá de a solicitar ao Arquivo Distrital de Viseu.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

#370929 | Luis K. W. | 20 jun 2016 16:03 | Em resposta a: #370914

Aos vinte e nove dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos e noventa e dois na Parochial Egrêja desta FREGUESIA DA CAPARROSA, concelho de Tondela, Diocese de Viseu, baptisei solenemente e pus os Santos Óleos a uma criança do sexo masculino a quem dei o nome de ALFREDO e que nasceu no lugar de Paranho desta freguesia aos dezanove dias do dito mês e ano, pelas três horas da tarde, filho legítimo e primeiro deste nome de Jacinto ALberto Veiga e de sua mulher Clara Maria de Jesus, ambos agricultores, ele natural e moradores no dito lugar de Paranho desta freguesia e ela natural do lugar e freguesia do Mosteiro de Fragoas deste dito Concelho, e foram recebidos na Egrêja desta freguesia.
neto paterno de Pedro José Gonçalves e sua mulher Maria de Figueiredo, ambos naturais e moradores no dito lugar de Paranho, desta freguesia, e materno de José Pereira d'Abreu e de sua mulher Joaquina Maria de Jesus, ambos naturais e moradores no dito lugar e freguesia do Mosteiro de Frágoas deste dito Concelho. Foram padrinhos José Gonçalves Novo e sua irmã Amélia Augusta do Carmo, ambos solteiros, agricultores, TIOS paternos do Baptizado, ...

Resposta

Link directo:

Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

#370945 | Anderson Borges | 21 jun 2016 03:31 | Em resposta a: #370914

Amigos Mário César Navarro e Luiz K. W,
Muito obrigado pela pesquisa e descoberta sobre o assento de batismo do meu avô. E estou impressionado com a presteza e velocidade das resposta.

Abraços,
Anderson Borges

Resposta

Link directo:

Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

#370946 | Anderson Borges | 21 jun 2016 03:35 | Em resposta a: #370929

Boa Noite Luiz K.W,
Obrigado pela transcrição do assento de batismo do meu avô.

Você poderia fazer o favor de fazer a transcrição do restante do assento.Mostrei a minha mãe e ela queria saber o que está escrito.

Muito Obrigado,
Anderson Borges

Resposta

Link directo:

Localizar registros do meu Avô portugueses para obter a cidadania.

#392093 | RAFAEL FERNANDES | 14 mai 2018 14:08 | Em resposta a: #370914

bom dia!
Gostaria de descobrir o registro do passaporte de meu avô pois lá consta alguma informação vcs poderiam me ajudar?
nome:Antonio Fernandes
nascido: 17/05/1896
casado: com Maria das dores em 12/12/1912
casado : novamente com Rosa de Oliveira em 30/09/1937
pai: Jose Fernandes
mae: Anna da Silva

e da minha avó se for possivel também
nome: Maria das Dôres Pereira
pai: jose de Saboguza
mãe: Anna de Jesus Pereira
casada: 12/12/1912
Esposo: Antônio Fernandes
obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 19:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen