Busca de Certidão de Nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Hispânia

Busca de Certidão de Nascimento

#371059 | alxlopes | 24 jun 2016 01:13

Caros confrades,

Estou em busca da certidão de Nascimento de antenados de uma grande amiga minha.

Ela não tem dados precisos a respeito dele. O que sabemos é o nome, Jose Alves Ferreira filho de Domingos Alves Ferreira e Maria Fernandes Morgado.

O ano de nascimento aproximado seria 1861, pois ele se casou no Brasil em 1903 então com 42 anos. Em buscas que realizei por conta própria encontrei um registro de passaportes com o mesmo sobrenome que deduzo serem parentes da pessoa em questão. Essa busca foi feita no Arquivo Distrital de Vila Real e daí fiquei em um beco sem saída.

Como o nome Morgado não era muito comum me chamou a atenção esses registros.

No link abaixo, segue a imagem que consegui em Vila Real, referente aos passaportes.
https://postimg.org/image/hgcl90q1j/


Agradeço aos confrades que me puderem ajudar nesta busca.

Com os melhores cumprimentos,
Alexandre Lopes

Resposta

Link directo:

Busca de Certidão de Nascimento

#371078 | mila1000 | 24 jun 2016 12:50 | Em resposta a: #371059

Alexandre,

Para ajudar sua amiga,não basta apenas ter o nome da pessoa,e,partir em busca do batismo.Tem que fazer o caminho de volta,a começar pela sua amiga.

Sua amiga é filha de nome dos pais
-os pais dela são filhos de
-nome dos avos maternos e paternos.
-nome dos bisavós.

Em casa pessoa terá que fechar o ciclo:nascimento,casamento ,e,óbito.Se não for feito isso,não conseguirá chegar a lugar algum.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de Certidão de Nascimento

#371080 | alxlopes | 24 jun 2016 12:58 | Em resposta a: #371078

Essas informações eu consigo, o problema é que são do Brasil, ajuda alguma coisa na busca em Portugal ?

Resposta

Link directo:

Busca de Certidão de Nascimento

#371084 | mila1000 | 24 jun 2016 14:43 | Em resposta a: #371059

Alexandre,

Diz que Jose casou em 1903,com quem?Isso sua amiga deve saber,pois,deve ser a bisavó dela,certo?
O casamento aconteceu no Rio (cidade),ou,a familia é de outro municipio?
Voce tem que focar na vida do José no Brasil,tem que fechar o ciclo dele,para ver se encontra pistas de onde ele era.
Procure informar mais alguma coisa,melhor será sua ajuda.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de Certidão de Nascimento

#371088 | Luis K. W. | 24 jun 2016 15:02 | Em resposta a: #371059

«Estou em busca da certidão de Nascimento de antenados de uma grande amiga minha.»
O que são antenados? São pessoas com antenas?!?

«O que sabemos é o nome, Jose Alves Ferreira filho de Domingos Alves Ferreira e Maria Fernandes Morgado. O ano de nascimento aproximado seria 1861, pois ele se casou no Brasil em 1903 então com 42 anos.» «Em buscas que realizei por conta própria encontrei um registro de passaportes com o mesmo sobrenome que deduzo serem parentes da pessoa em questão. »

Caro Alexandre Lopes,
Enquanto não souber de que FREGUESIA é esse José Alves Ferreira, é complicado. Mas, se tiver tempo, pode ir tentanto TODAS.
Ficámos a saber que existem várias pessoas em ANDRÃES com o apelido "Fernandes Morgado" da mãe dele. Não é muito definitivo...
Mas PROCUREMOS, então, nos baptismos de Andrães, em 1861... (é aqui: http://tombo.pt/f/vrl03 )
Curiosamente, há um JOSÉ, filho de Domingos Alves e (grrr!) Ana Joaquina, baptizado a 31/3/1861 (imagem 0153.tif).

NOTA: Há um JOSÈ FERREIRA de 37 anos em 1896 (nasc 1859), de Andrães, que pediu passaporte para o Brasil (mas - grrrr! - era casado e ia com a mulher com 5 filhos).
Há um DOMINGOS ALVES FERREIRA (Freguesia: São Lourenço de Ribapinhão Concelho: Sabrosa Distrito: Vila Real Destino: Brasil) que pediu passaporte a 1886-02-26.

O problema é que, como os nomes e apelidos são vulgares, vamos descobrir muitos homónimos...

Boa sorte.
Luís
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Busca de Certidão de Nascimento

#371101 | alxlopes | 24 jun 2016 19:26 | Em resposta a: #371088

Antenados são pessoas com antenas ou antepassados......rsrsrrs

Vou verificar as informções que você me enviou. Muito agradecido.

Um forte abraço,
Alexandre Lopes

Resposta

Link directo:

Busca de Certidão de Nascimento

#371102 | saintclair | 24 jun 2016 19:38 | Em resposta a: #371101

-
https://www.priberam.pt/DLPO/antenados

Resposta

Link directo:

Busca de Certidão de Nascimento

#371103 | alxlopes | 24 jun 2016 19:42 | Em resposta a: #371084

Mila, até temos os documentos da parte brasileira da vida dele.

O problema é que na certidão de casamento por exemplo menciona que ele é português, mas não diz de qual localidade.

A grande maioria das certidões brasileiras de estrangeiros menciona somente a Nacionalidade.

De qualquer forma segue as informações que você me pediu.

Casou-se com Maria Francisca Santana em 03/01/1903 em Chalé - Minas Gerais

Com os melhores cumprimentos,
Alexandre Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 10:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen