Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Eventos | Famílias | Pessoas

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371465 | edualvescorrea | 04 jul 2016 10:46

Olá, meu bisavô Ignácio Correa (Inácio Correia) nasceu em 1893 na freguesia de Santiago de Piães, concelho de Cinfães, distrito de Viseu, no Portugal. Ele veio para o Brasil em 1924 rumo a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Pois bem, não sei a data ao certo que o navio chegou em terras brasileiras (muito menos em qual porto), mas tenho em mãos o processo de passaporte de meu bisavô, conjunto de documentos que reunia certidões e autorizações (sejam da comarca ou militar), nesse Processo de Passaporte consta que meu bisavô sairia de Santiago de Piães em Portugal rumo a cidade de Pelotas no Brasil, sozinho e com a liberação militar. As datas dos papéis são todas em março de 1924, com a conclusão do Passaporte em exatamente 29 de março de 1924.

Peço a ajuda de vocês para me ajudarem a achar o navio em questão e sua lista de bordo! Seria uma imensa felicidade agregar mais este fato (único faltante) na história da família!

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371469 | saintclair | 04 jul 2016 11:46 | Em resposta a: #371465

-
....O que está escrito no Passaporte?
Chegou ao Brasil no dia..... 1924 e ficou a
residir em...... etc....
Sc.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371470 | mila1000 | 04 jul 2016 12:21 | Em resposta a: #371465

Eduardo,

A resposta está no tópico que abandonou...

Ignacio pode ter vindo do RJ,ou,pode ter vindo de algum navio que fez escala mais ao sul(Argentina,Uruguai,,Rio Grande).

Deve pesquisar no Arquivo em Porto Alegre,pois,eles possuem registros de entrada de imigrantes.A consulta é pessoal,pois,estou buscando um imigrante,e,me mandaram ir pessoalmente,mas,estou a milhares de km de distancia...

Mila

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371471 | saintclair | 04 jul 2016 12:37 | Em resposta a: #371470

-
Caro Eduardo;
... Analisando todo o seu processo, pergunto?
Vc. chegou a visitar a Terra dos seus avós?
... Então vc. não deu qualquer assistência ao
tópico, e agora vem pedir ajuda para saber o
estará escrito na lista de bordo do Navio onde
aquele familiar embarcou!...
Sc.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371472 | edualvescorrea | 04 jul 2016 12:54 | Em resposta a: #371470

Mila, obrigado novamente! Vivo volta e meia no APERS para reunir documentos e montar árvores de amigos, hoje mesmo já pedi uma varredura sobre meu bisavô!

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371473 | edualvescorrea | 04 jul 2016 12:57 | Em resposta a: #371471

Caro SaintClair,

Sim, visitei a terra dos mesmos, seja cá ou lá.
Sobre o tópico: não entendi sua constatação, mas agradeço a ajuda. Sempre que possível estou realizando pesquisas em conservatórias de Portugal ou arquivos aqui no Brasil para quaisquer pessoas! Genealogia e histórias são assuntos fascinantes que sempre devem aflorar.

Grande abraço e obrigado pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371474 | saintclair | 04 jul 2016 13:01 | Em resposta a: #371473

-
http://geneall.net/pt/forum/170367/nao-acho-navio-e-lista-em-que-meu-bisavo-veio-de-portugal-para-o-brasil/#a371469

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371475 | edualvescorrea | 04 jul 2016 13:01 | Em resposta a: #371470

Mila,

Aproveitando sua constatação, se quiseres, vou pessoalmente ao APERS (Arquivo do Rio Grande do Sul) e faço a pesquisa do imigrante que estás procurando. Sempre que precisar de algo cá mais ao sul, podes contar comigo :D

Grande abraço.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371476 | mila1000 | 04 jul 2016 13:04 | Em resposta a: #371465

Eduardo,

Voce faz a pesquisa pessoalmente?
Busco por um casal de imigrantes:Henrique e Henriqueta Clasen que desembarcaram em 02/8/1868-navio Tocantins.Acredito que henriqueta estivesse grávida,pois,quem realmente procuro é o filho Reynaldo Clasen,que nasceu em Porto Alegre.Ele ,quando adulto,foi para santos,e,teve uma filha.Mais tarde,foi com a esposa para Portugal,tiveram outra filha,regressou,e,não se teve mais noticias dele.
Mandei mensagens para o arquivo,e,me mandam ir lá pessoalmente,mas,estou em outra região,é impossivel.
Saberia me dizer se há alguem com quem eu possa trocar mensagens/Não quero nada de graça,pois,essa busca é para um livro de um amigo em Portugal.

Qualquer dica,agradeço.
Mila

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371477 | edualvescorrea | 04 jul 2016 13:05 | Em resposta a: #371474

Não tenho o documento Passaporte em si, só possuo cópias dos papéis arquivados no Arquivo Distrital de Viseu onde constam anexados os documentos anteriores a realização do passaporte, por isso "Processo de Passaporte", o documento "Passaporte" não se encontra mais com a família. Em nenhum dos documentos consta a data que meu bisavô embarcou e chegou no Brasil.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371483 | edualvescorrea | 04 jul 2016 13:16 | Em resposta a: #371476

Mila,

Moro perto do APERS, não me custaria nada ir realizar a pesquisa pessoalmente. Em resumo, queres que eu ache o registro de nascimento de Reynaldo Clasen, filho dos imigrantes Henrique e Henriqueta Clasen?

Por favor, me deixe a par do caso para que possa tentar ajudar, nada mais justo contribuir com sua pesquisa.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#371485 | mila1000 | 04 jul 2016 13:17 | Em resposta a: #371465

Eduardo,
Acredito que Ignacio tenha vindo do RJ,há muitos navios após março/1924.Caso encontre a entrada de Ignacio em P.A.,pois,ele deve ter se registrado como imigrante,será mais facil pesquisar os navios no RJ.

A partir de 1930, Vargas assinou uma lei onde todos deviam se apresentar à SSP de seu Estado,ou,municipio,e,fazerem seu Registro de Imigrante Estrangeiro (RE).Apresentavam seus documentos,e,há muitos casos em que para obter a RE,a Policia federal retinha o passaporte original.

O governo também reembolsava o gasto da passagem ao imigrante que viesse para trabalhar e,ficar.Tinham que solicitar o reembolso,e,o passaporte tambem era entregue.Consegui o de meu bisavo materno no arquivo em SP,pois,vieram para o interior do Estado.

Procure se informar sobre isso,caso ainda não tenha feito.

Qualquer novidade,informe.

Mila

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu trisavô veio de Portugal para o Brasil

#380657 | FGJ | 04 mai 2017 19:25 | Em resposta a: #371470

Prezada MILA,
Meu trisavô português veio para o Brasil antes da Independência.
Como posso localizar nome do navio, data de partida de Portugal e chegada ao Rio de Janeiro?
Já tentei no Arquivo Nacional brasileiro.
Qual o documento pessoal (passaporte???) exigido por Portugal para permitir viagem à, então, Colônia?
Desde logo agradeço pela ajuda que me possa dar.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#380736 | Jorge Resende | 07 mai 2017 21:46 | Em resposta a: #371465

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1054779 no tif 4, o tal assento de batismo de Inácio!

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#381634 | edualvescorrea | 04 jun 2017 09:30 | Em resposta a: #380736

Caro amigo Jorge

Já possuo tal documento muito antes do tópico, tenho todas estas informações (e o documento em si). O tópico era para achar paradeiros da lista e nome do navio que meu bisavô veio, não seu registro de batismo.

Mas agradeço a boa intenção!

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#408765 | leticia46 | 19 out 2018 02:21 | Em resposta a: #381634

Boa Noite.

Nao consigo achar os documentos do navio do me bisavó, estou pegando a certidão de inteiro teor do cartório, de serra azul, pois la já disse que ele é português, o nome dele é Adão Rodrigues, já solicitei a lista de imigrantes e não gosta nenhum Adão, gostaria muito de ajuda.
Obrigada.
Letícia

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#411305 | Kamour | 16 jan 2019 01:15 | Em resposta a: #371465

Se alguém puder me ajudar a descobrir o navio em que meu avô José Rodrigues de Almeida veio para o RJ ficarei eternamente grata. O nome completo é o acima citado, nascido na freguesia de Moreira, Maia, Porto em 11 de novembro de 1882. Filho de Antonio Rodrigues de Almeida (falecido em Portugal em 1889) e de Margarida Roza de Jesus. Margarida casou-se novamente com Manoel de Oliveira ( filho de Justiniano de Oliveira ) com quem veio para o Brasil em 1892 ou 1893 na companhia dos filhos Eduardo, de dois anos e Rozalina, de 5 anos. .Meu avô, já com 10 anos, não constava do passaporte de Manoel. Deve ter vindo com algum parente. Sei que ele veio nesse período por documentos encontrados em Nova Friburgo-Rj. A familia já estava lá. Qualquer informação por favor envie no email: ka_ mour@ Hotmail.com. Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#411333 | mila1000 | 17 jan 2019 14:34 | Em resposta a: #371465

Manoel não veio em 1892/1893, veja os dados que estão no cepese:

314392 Manuel de Oliveira Maia Maia Justiniano de Oliveira &bnsp; Trabalhador 43 Rio de Janeiro Casado


5595 Margarida Rosa de jesus 314392 Manuel de Oliveira Mulher 38 Feminino Casado


Se ele ,viuvo, casou aos 39 anos em 14/9/1892 , com Margarida de 34 anos, também viuva, legitimando Eduardo nascido em julho de 1891.
Solicitou passaporte aos 43 anos, creio que tenha vindo em 1896.


Solicite o Processo para Concessão de passaportes ID 314392 Manoel D Oliveira e ID 5595 Margarida Rosa de Jesus.
Para cepese@cepese.pt

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#411340 | Emmanuel Soares | 17 jan 2019 19:10 | Em resposta a: #371465

Alguém pode me ajudar? Identifiquei o vapor que os bisavós da minha esposa vieram para o Brasil, mas não sei exatamente como conseguir a certidão deles, me disseram no AN que tem como conseguir a lista de embarque em Lisboa e que lá teria a região onde eles nasceram, para facilitar a busca nos cartórios.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#413292 | tiagoferreira | 20 mar 2019 11:40 | Em resposta a: #371465

Boa tarde,

Gostaria de pedir ajuda aqui no forum para descobrir possível nome do navio do meu familiar, para dar continuidade à minha pesquisa.

Deixo aqui alguns dados importantes, António Teixeira, filho de António Teixeira e Justina Rosa, emigrou para o Rio de Janeiro em 1928 a data dos documentos são de Outubro de 1928 e ele era de Paredes e era agricultor

Casou mais tarde em 1937 com Carolina Vogel Teixeira e teve 4 filhos, dos quais só consegui descobrir 3 nomes, Anna Justina, Regina Célia e Júlio César.

Peço a vossa ajuda para me ajudarem a encontrar o nome do navio e sua lista de bordo! É de extrema importância pois pretendo encontrar a minha família no Brasil e dar continuidade à minha história.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#413296 | mila1000 | 20 mar 2019 17:14 | Em resposta a: #371465

Mantenha-se num único tópico:

https://geneall.net/pt/forum/185986/quero-localizar-registos-do-meu-bisavo/#a411609
https://geneall.net/pt/forum/185986/quero-localizar-registos-do-meu-bisavo/#a411721
https://geneall.net/pt/forum/186097/ajuda-na-leitura-de-documentos-e-pesquisa/#a412205
https://geneall.net/pt/forum/185986/quero-localizar-registos-do-meu-bisavo/#a413274


Regina Celia formou-se em Bilioteconomia, em 1970, pela UNIRIO



filho de Anna Justina:

Brasilia - DF, disponibilizacao sexta-feira, 28 de junho de 2013

CARTORIO DO 2 OFICIO DE REGISTRO CIVIL E CASAMENTOS TITULOS
DOCUMENTOS E PESSOAS JURIDICAS
EDITAL DE PROCLAMAS
52264 ROBERTO CLAUDIO TEIXEIRA DE ARAUJO/ADRIANA SOUSA NUNES Ele(a): Brasileira, Bancario, solteiro(a), res. n/c nasc:
05/07/1965 em Rio de Janeiro-RJ, f. Roberto Aidne de Araujo e Anna Justina Vogel Teixeira de Araujo. Ela(e): Brasileira, Assistente Administrativa,
divorciada(o), res. n/c nasc: 03/10/1975 em Sao Gabriel da Cachoeira-AM, f. Joaquim de Deus Nunes e Maria Lucia de Souza Nunes.





Antonio Teixeira
Falecimto 30/10/1980

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D8SS-FRW?i=62&cc=1582573

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#413302 | tiagoferreira | 21 mar 2019 01:30 | Em resposta a: #413296

Cara Mila,

Antes de mais, desculpe, mas sou novato neste tipo de forum e não sei como as leis funcionam cá, mas como lhe disse anteriormente e mesmo no "meu" tópico estou à procura de familiares e informações acerca do meu bisavô para ontem (como se utiliza a expressão em Portugal) ou seja, ASAP ( as soon as possible). Quero dar toda a informação que conseguir recolher à minha avó, filha do meu bisavô antes de ela falecer.

Sou leitor assíduo do geneall, então leio vários tópicos diariamente e tiro ideias e formas de pesquisar. Então, vou deixando sempre perguntas em vários tópicos, para que algumas pessoas me possam ajudar na minha pesquisa. Já deixei algumas perguntas no "meu" tópico, mas as pessoas não viram ou não me quiseram ajudar.

Curiosamente, ainda não tinha pensado em pesquisar sobre os filhos, mas vi pela informação nova que partilhou que existem netos do meu bisavô António.

Gostaria que me pudesse ajudar, ficaria-lhe eternamente grato.

Cumprimentos,

Tiago

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#413686 | Kamour | 06 abr 2019 01:28 | Em resposta a: #411333

Prezada Mila. Minha dúvida quanto à chegada de Manoel ao Rio de Janeiro se prende ao fato de que ele pediu um passaporte de ID 97878 entre 1892 e 1893 e tb porque encontrei a certidão de nascimento de Antônio, filho do casal, em Nova Friburgo-Rj , nascido em 19/04/1894. Nesse pedido constavam a esposa Margarida, e os filhos Eduardo e Rozalina, esta última filha do primeiro casamento de Margarida com meu bisa Antônio Rodrigues de Almeida. Por que será que meu avô José, que tb era filho dela do primeiro casamento não consta desse pedido de passaporte? Informação que não consigo obter . Estou escrevendo um livro sobre a história da família e essa informação é muito importante pra mim. Enviei o e-mail que vc falou pedindo informações sobre os IDs para cepese@cepese.pt. Agradeço muito sua informação e estou no aguardo de uma resposta. Grande abraço.

Resposta

Link directo:

Não acho navio (e lista) em que meu bisavô veio de Portugal para o Brasil

#413696 | Kamour | 06 abr 2019 17:06 | Em resposta a: #411333

Cara Mila. Postei uma resposta pra vc há dois dias. Por engano abri uma nova mensagem ao invés de utilizar a resposta. Desculpe e obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 02:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen