Família Gastalha/ Gastalho dos Concelhos de Vila Nova de Foz Côa, e limítrofes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Gastalha/ Gastalho dos Concelhos de Vila Nova de Foz Côa, e limítrofes

#371493 | PAIVAMANSO | 04 jul 2016 18:12

Caros Amigos / Amigas
Procuro vestígios de uma família que viveu no século XIX E XX, na Freguesia de Almendra, Concelho de Vila Nova de Foz Côa. Por agora estão identificados os nomes e algumas datas, de um Casal que teve quatro Filhos. A Mãe, tem um apelido que pode ajudar; GASTALHA.
Julgo saber, que existiram em Almendra, relativamente poucas Pessoas com o apelido Gastalha e actualmente, que se saiba, talvez nenhuma.
No cemitério de Castelo Melhor, existem três campas onde nas lápides se lê o apelido Gastalho e uma campa com esse apelido mas no feminino; Gastalha.
Nos Livros disponíveis de registo dos sepultamentos no cemitério de Almendra, não consta nenhum apelido Gastalha.
Actualmente, em Castelo Melhor, vivem várias Pessoas com esses apelidos, mas ainda não encontrei ninguém, que conseguisse ajudar-me a encontrar notícias ou ligações de parentesco aos GASTALHA, dos quais aqui vou deixar alguns nomes e datas.
Procuro vestígios de MARIA CÂNDIDA GASTALHA que viveu em Almendra. Terá nascido em 1869 e sido Batizada nalguma outra Freguesia, mas em qual ?

Manuel Joaquim Rodrigues, seria Moleiro em Almendra, e casou com essa Senhora MARIA CÂNDIDA GASTALHA. Residiam em ALMENDRA. Tiveram 4 Filhos, mas não aparecem nos Livros Paroquiais dessa Freguesia, nem o Batismo de Maria Cândida Gastalha, que Nasceu no ano de 1869, Nem o Batismo das duas Filhas deste casal das quais sabemos os nomes e as datas de Nascimento.

Desses 4 Filhos sabemos a Data de Nascimento de duas Filhas;
Hermínia Rodrigues, que Nasceu em 1892 e
Maria Augusta Rodrigues, que Nasceu em 1896
Mas em que freguesia foram Batizadas ?
Nos Livros de Almendra o ADG não encontrou os Batismos, nem da Mãe, nem dessas duas Filhas.
Manuel Joaquim Rodrigues, faleceu novo em 1899.
A esposa, Maria Cândida Gastalha, terá falecido com 97 anos de idade, no ano de 1966.
Todas as datas acima mencionadas estão implícitas em documentos de alguns descendentes, que viveram no Brasil. Em princípio essas datas de Nascimento e Óbito estarão certas, mas quem sabe ? Poderão ter erros de mais ou menos dois anos para trás ou para a frente.

Creio que Maria Cândida Gastalha terá Nascido, sido Batizada e vindo de outra Freguesia, após casar com Manuel Joaquim Rodrigues que teria um Moinho de cereais tocado a água, em Almendra.
O enigma é : De que Freguesia teria vindo Maria Cândida Gastalha ?
Talvez Castelo Melhor, ou em qual das outras Freguesias ?
Será que lá tenha sido Batizada e também lá tenha Batizado os Filhos !?
Não posso ir pesquisar no Arquivo Distrital da Guarda, e os Livros Paroquiais destas datas, ainda não estão disponíveis à consulta online. Também não tenho hipótese de acesso aos Arquivos dos Mórmons.
Como no Arquivo Distrital da Guarda, já pesquisaram nos Livros da Freguesia de Almendra e nada apareceu, não queria repetir o pedido destas pesquisas noutras Freguesias (ás cegas) sem antes tentar saber mais alguma pista ou que pudesse ajudar a perceber qual a Freguesia onde esse casal, Manuel Joaquim Rodrigues e Maria Cândida Gastalha, terão Batizado os 4 Filhos entre 1890 e 1899.

Será que alguém pode fazer o favor de me ajudar a tentar encontrar alguns vestígios e assentos paroquiais desta família ?
Desde já agradeço a simpatia, a quem me tentar ajudar nesta pesquisa.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Gastalha/ Gastalho dos Concelhos de Vila Nova de Foz Côa, e limítrofes

#444302 | didbor | 20 nov 2022 15:39 | Em resposta a: #371493

Caro Jorge Santos,
Não sei se já conseguiu depois de algum tempo, mas encontrei este batismo:
Maria Cândida, filha de António Júlio Gastalho e Ana Maria Magano, pastores e moradores na rua do Avesseiro. Nascida a 17/09/1869 e batizada em Castelo melhor a 13/10/1869, tendo por padrinhos José dos Santos Tomé, casado e pastor, e sua filha Maria Cândida.
Neta paterna de João José Mano e Ipolita Gastalho, e materna de Francisco Magano e Josefa Cascais.
Tem averbamento na margem, onde diz que faleceu a 05/01/1949.
Se precisar mais informações diga.
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Família Gastalha/ Gastalho dos Concelhos de Vila Nova de Foz Côa, e limítrofes

#444308 | miguel monteiro | 20 nov 2022 21:55 | Em resposta a: #371493

Caro Jorge Santos

Num levantamento que fiz, de apelidos do Riba Côa, só encontrei o apelido
Gastalho, em Almendra e Castelo Melhor (com 12 registos cada) e em Vilar de Amargo (2 registos)
A vizinha freguesia de Algodres, também poderá ser uma hipótese.

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Família Gastalha/ Gastalho dos Concelhos de Vila Nova de Foz Côa, e limítrofes

#444323 | PAIVAMANSO | 21 nov 2022 22:45 | Em resposta a: #371493

Caros Amigos Didier Borrego e Miguel Monteiro
Quero agradecer-vos as vossas ajudas, mas já nem consigo recordar-me de quase nada deste assunto que felizmente consegui resolver há 5 ou 6 anos num tempo em que ainda tinha saúde física e mental suficientes, e a Família da Dona Renata conseguiu obter a Nacionalidade Portuguesa depois de eu ter encontrado e enviado várias fotocópias de assentos de Batismo, Casamentos e Óbitos de
vários ascendentes; Pais, Avós e Bisavós não só do ramo Gastalho, mas também de outro ramo do qual já não me recordo os apelidos. Peço desculpa pela minha falta de memória ao Senhor Miguel Monteiro porque não sei se já naquele tempo me ajudou, e quanto ao Senhor Didier Borrego tenho sim uma vaga ideia que já tínhamos falado os dois, mas é claro agradeço muito a ambos a vossa atenção.
Recebam o meu abraço de amizade e saibam que vou enviar por email as vossas duas simpáticas mensagens para a Dona Renata que vive lá longe no Brasil. Abraço, Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Família Gastalha/ Gastalho dos Concelhos de Vila Nova de Foz Côa, e limítrofes

#444575 | PAIVAMANSO | 05 dez 2022 16:05 | Em resposta a: #444323

Tenho estado a aguardar desde há 15 dias uma eventual resposta da Senhora Dona Renata Teodózio, do Brasil, ao mail que lhe enviei com as mensagens dos Confrades Didier Borrego e Miguel Monteiro a quem já aqui agradeci, mas reparei para meu espanto que Ela nunca respondeu ao ultimo mail que lhe enviei em 2020 … e já passaram dois anos.
Espero estar enganado, mas a ausência inabitual de resposta aos meus mails; o tal do ano 2020 e os de há 15 dias, não preconizam nada de bom, e receio que a falta de notícias, seja por si só uma muito triste notícia. Repito; Espero estar enganado !
Seja como for, quero agradecer ao meu Amigo Jorge Resende e à minha Amiga Ana Simões por me terem alertado para as mensagens em causa, pois se não fossem os vossos alertas eu não teria conhecimento, porque já é raro vir ao fórum. Abraço de Amizade a todos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 11:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen