Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372092 | R.Pedroso | 18 jul 2016 02:30

Seu nome completo é Francisco Antonio Ferreira, português, nasceu no ano de 1867, tinha 37 anos quando chegou ao Brasil. Era casado com Adelina da Conceição, portuguesa.
Era agricultor, e desembarcou no porto de Santos, em São Paulo, Brasil, em 11/12/1904, onde inicialmente embarcou no porto de Leixões, em Portugal.
De minha bisavó, sua esposa eu consegui o assento de batismo, através desse site.
Porém, do meu bisavô, até o momento, não consigo mais nenhuma informação concreta e nem onde nasceu em Portugal.
Gostaria que alguém desse site pudesse me ajudar nesse difícil caso.....

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372095 | saintclair | 18 jul 2016 11:14 | Em resposta a: #372092

-
http://geneall.net/pt/forum-user/84758/r-pedroso/

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372097 | mila1000 | 18 jul 2016 11:48 | Em resposta a: #372092

Pedroso,

Deveria ter continuado com o antigo tópico,e,solicitar o batismo de Francisco.As informações antigas,podem ajudar.

Voce é de Santos?


Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372099 | mila1000 | 18 jul 2016 12:43 | Em resposta a: #372092

Pedroso,
Fale do batismo de Adelina.
Quando o solicitou,pediu para informarem se constava o casamento averbado ao batismo.
Francisco já era casado,sabe se ja tinha algum filho?
O casamento pode ter acontecido entre 1898 a 1904,pense nisso.

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372156 | R.Pedroso | 19 jul 2016 12:10 | Em resposta a: #372099

Tudo bem Mila1000?

Tudo que sei em rererência ao assento de baptismo de minha bisavò é o seguinte:
- Nome registrado: Adelina da Conceição;
- Sexo: Feminino;
- Naturalidade: natural de freguesia de Areola
- Data de nascimento: 28 de julho de 1876;
- Pai: Antonio Ayres, natural de freguesia de Areola;
- Mãe: Maria Augusta, natural de freguesia de Longroiva;
- Avós paternos: Joaquim do Bernardo e Luiza Machada;
- Avós maternos: Bernardo da Costa e Maria Antonia;
- Averbamentos: Nada consta

O livro de assento do baptismo está arquivado no Arquivo Distrital da Guarda, referente ao ano de 1876, da paróquia de Outeiro de Gatos, concelho de Meda, registro n° 18, folha 32 a 32 verso.

Essa certidão narrativa de nascimento eu próprio fui a Portugal no inicio do ano e peguei pessoalmente em Guarda no dia 14/01/2016, quando lá estive.

Do meu bisavô, eu pedi para verificar se existia alguma averbação, mas a atendente nada constou. Seu que minha bisavó veio primeiro com os filhos e meu bisavô veio posteriormente ao Brasil.
Estou tentando levantar o assento de baptismo do meu bisavô para efeito de dupla cidadania. É um processo complexo, pois dizem que tenho que ter aém do assento de baptismo de minha bisavò, á qual já tenho, também do meu bisavô, como também a averbação, o casamento em Portugal. Está muito difícil reunir todos esses documentos, pois sem eles o processo fica incompleto. Não sei para quem mais apelar, pois é muito dificil estes dados, e nem advogado quer ver esse processo em Portugal, pois dizem que sem esses documentos, não há como resolver e iniciar tal processo.
Sim Milla1000, sou morador na cidade de Santos, estado de São Paulo, Brasil. Você acha que esse caso tem solução???

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372168 | MCNN | 19 jul 2016 14:23 | Em resposta a: #372156

Boa tarde

Foi pena que, quando esteve no Arquivo Distrital da Guarda, não tivesse procurado o casamento dos seus bisavós na paróquia de Outeiro de Gatos.

Mas pode na mesma solicitar ao Arquivo Distrital da Guarda que faça essa busca.

Se encontrar o assento de casamento ficará a saber de onde era natural seu bisavô.

Claro está que não se tem a certeza do local onde terão casado os seus bisavós mas, não se sabendo o local, o primeiro sítio a procurar deve ser a paróquia de onde era natural a noiva.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372170 | mila1000 | 19 jul 2016 14:52 | Em resposta a: #372092

Pedroso,

Quanto aos filhos de Francisco,sabe onde eles nasceram?Pode ser o local de nascimento dos pais.
Veja se algum dos filhos casou na igreja,e,vá até a Curia saber à respeito do casamento,mas,terá que saber a data do casamento civil para ter onde buscar.Procure pela dispensa matrimonial,e,olhe os documentos que fazem parte,deve constar a permissão dos pais,e,sempre diz "fulano natural de"...

Se for na Curia,pergunte porque eles não respondem os emails,já passei vários,e,ate agora nenhuma resposta.

Agora,peço um favor...se tiver como falar no cartorio S.vicente,pergunte porque não atendem solicitação de documentos por email.Para mim,é o pior que tem na baixada santista.Nem se compara com Santos,que me atendem em 24hs.Estou fazendo um trabalho,e,peço documentos aos montes,mas,em S.Vicente é algo familiar

Sabe qual o motivo de não ter mais o Paqueta on line?A prefeitura tirou da página,e,nem avisou.Iriam informatizar o de Areia branca ,Filosofia,mas,até agora...

Meus familiares também eram de Guarda.


Vou ver se acho alguma coisa.

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372180 | mila1000 | 19 jul 2016 16:27 | Em resposta a: #372092

Pedroso,

Francisco veio em 11/12/1904 ,com destino a S.J.Boa Vista

Adelina da Conceição veio em 06/11/1906 -navio Calderon,com destino S.J.Boa Vista.
filhos:Maria (11anos) ,Aduzinda(10 anos),Manoel (7anos),e,Beatriz(2anos).
Eram esses os nomes dos filhos?Poderia confirmar?

O engraçado é que não encontre cartão de imigração,em SP,com o nome dos filhos.

Tem conhecimento ,ou,mantem relacionamento com algum descendente dos filhos do casal?

O casal saiu de S.J.B.Vista,e,passou a residir em Santos?

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372232 | R.Pedroso | 20 jul 2016 12:21 | Em resposta a: #372180

Bom dia, Mila, tudo bem?

Primeiramente, você é mora no Brasil ou em Portugal? Pois conhece muito bem em relação aos cartórios da região da baixada santista....

Com referência aos filhos de minha bisavó, corresponde realmente os nomes e idades.
O que me chama a atenção realmente é eles não terem mais dados.
Mas o mais intrigante seria com referência ao meu bisavô. Os únicos dados que tenho são os fornecidos para você, e não há dados nenhum a mais. Quando embarcou em Portugal e desembarcou no Brasil tem que haver mais dados complementares, pois somente isso não seria possivel entrar somente com esses dados. É uma missão árdua essa....
Quando eles desembarcaram no Brasil, forma levados para são Paulo, e de lá forma para a cidade de São João da Boa Vista, cidade do interior do estado de São Paulo, para trabalhar nas fazendas cafeeiras. Bem mais tarde, estabeleceram em Santo André, grande São Paulo, onde ficaram até a sua morte.
Quando estive em Guarda, pedi o assento de batismo de minha bisavó com averbação, o curioso que nada consta de averbação em seu assento de batismo, a qual tenho em mãos...
Tudo que tenho de dados é isso, agora, como resolver tal caso???

Aguardo vosso retorno para ver se enxergamos algo nesse complicado quebra-cabeça.....

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372238 | mila1000 | 20 jul 2016 14:44 | Em resposta a: #372092

Pedroso,prefiria mais saber o nome...


Acho melhor sentar,pois,eu achei o Francisco,só vou ver se há livro digitalizado e,confirmar,mas,tenho quase certeza!!!!!

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372241 | mila1000 | 20 jul 2016 15:10 | Em resposta a: #372092

Pedroso,

Francisco solicitou passaporte em 08/11/1904 numero 855 na cidade de Guarda.

Francisco Antonio Ferreira ,37 anos,
natural da freguesia de Longroiva,Meda,Guarda
filho de José Joaquim Ferreira e Alexandrina Augusta

batismo nr 20 em 26/10/1867

Imagem 123.tif
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202370


Não há casamento averbado.

O que encontrei,baixei o documento,mas,não posso colocar arquivo aqui.

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372283 | R.Pedroso | 21 jul 2016 11:56 | Em resposta a: #372241

Bom dia, Mila1000!!!

Primeiramente estou impressionado pela sua descoberta, pois estive em Portugal e não consegui esta valiosa informação, realmente fantástico!!!
Muito Obrigado desde já!!!!

Em segundo lugar, conseguiria enviar esta imagem do arquivo pelo meu e-mail: rogerio.pedroso@ig.com.br, pois não estou conseguindo baixar em meu computador.
Agora uma coisa que está a intrigar em meu pensamento: se não há há averbação nem no registro do meu bisavô e nem do registro de minha bisavó, eles não casaram de facto, correto? Digo em cartório, com registro, essa é a única solução que chego? Será que essa é a linha correta que estou pensando?

Outro assunto: De posse com essas informações, agora tenho que pedir o assento de batismo no Arquivo distrital de Guarda, correto? Para eles enviarem em papel oficial do governo português, seria isso, correto?

Até o presente momento Mila1000, não sei se você é residente no Brasil ou em Portugal? Este é seu sobrenome? É homem ou Mulher? Conheço uma pessoa de sobrenome Mila, homem, residente aqui na baixada santista, com este sobrenome.

Aguardo vossa resposta para as indagações acima relacionadas....

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372285 | saintclair | 21 jul 2016 12:49 | Em resposta a: #372283

-
Se tivesse feito um esforço, tinha encontrado o baptismo.
Bastava ter percorrido desde o tif 123.... até ao tif 129.
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/vaultimage/?id=F53953E201B208E186DEBEC6B319273C&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
-
http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202370
Sc.

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372286 | mila1000 | 21 jul 2016 13:13 | Em resposta a: #372092

Pedroso,

não respondeu as minhas perguntas também...sniff...sniff...

Saintclair,
obrigada!
realmente é 129.tif o batismo.O erro foi meu...
Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372288 | R.Pedroso | 21 jul 2016 13:22 | Em resposta a: #372286

Bom dia, Mila e Saintclair

Desculpe, não tinha resposta para os tópicos, por isso não respondi, mil perdões...

Agora, como devo proceder, devo pedir para o Arquivo distrital de Guarda o assento de batismo de meu bisavô, correto?

Com relação ao casamento, pelo que entendi, eles não casaram, seria isso? Pois não há há averbação nem no assento de batismo de ambos , seria isso?

Agora esclareça uma dúvida, Saintclair e Mila1000 são moradores em Portugal?

Poderiam sanar essas dúvidas, pois vou precisar do auxilio de vocês e muito ainda....

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372289 | saintclair | 21 jul 2016 13:23 | Em resposta a: #372286

-
...Trabalho de Confrades, que ficou sem resposta;
http://geneall.net/pt/forum/169479/assento-de-batismo/#a364467
Sc.

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372291 | R.Pedroso | 21 jul 2016 13:29 | Em resposta a: #372289

Acabei de enviar a resposta para o confrade, tudo bem?

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372299 | mila1000 | 21 jul 2016 15:33 | Em resposta a: #372092

R.Pedroso,

Como quer que eu responda suas perguntas, se nem sequer responde as minhas????

Já dizia minha avó:quem não nasceu para servir,não merece ser servido....

Mila

Resposta

Link directo:

Procuro por assento de batismo de Francisco Antonio Ferreira

#372304 | R.Pedroso | 21 jul 2016 16:12 | Em resposta a: #372299

Mila1000,
Mil perdões por não responder, estava deslocando para meu trabalho....

Enviei um e-mail, favor verificar...
Obrigado!!!!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen