Sobrenome Pires Marinho no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias

Sobrenome Pires Marinho no Brasil

#372371 | EPMarinho | 22 jul 2016 20:22

Olá Todos,
Estou com dificuldades de fazer pesquisa documental sobre a origem de meu bisavô, Manoel Pires Marinho e de minha bisavó, Ana Rosa Pires Marinho. Pela descrição que meu falecido pai fazia de meu bisavô, quando eu era criança, é que ele tinha características típicas dos galegos, loiro e de olhos claros - possivelmente da região de Braga. Alguém da família Marinho, ou quem tenha feito pesquisa genealógica sobre os Marinho, tem conhecimento de ter havido uma família "Pires Marinho" em Portugal do Século XIX? O mais próximo que cheguei foi de uma família de imigrantes chamada Marinho Pires. Agradeço quem puder me dar alguma informação ou sugestão de busca.
Eraldo Pereira Marinho

Resposta

Link directo:

Sobrenome Pires Marinho no Brasil

#372373 | saintclair | 22 jul 2016 21:23 | Em resposta a: #372371

-
Tem que começar por falar do seu avô.
Sc.

Resposta

Link directo:

Sobrenome Pires Marinho no Brasil

#438063 | jemar | 13 dez 2021 15:39 | Em resposta a: #372371

Pesquisando sobre a minha familia, Pires Marinho, julgo que estes topicos podem ser uteis:
- O apelido Marinho é muito antigo, remontando à Idade Media. Aparece sobretudo no Minho e na Galiza.
- A origem do sobrenome Marinho é descrito no Livro das Linhagens do Conde D. Pedro, na lenda de D. Marinha, texto do sec. XIII
- Em Lisboa, na tradicao da minha familia, diz-se que todos os Pires Marinho sao parentes. Nao estou bem certo que assim sja pois nas minhas pesquisas encontrei Pires Marinho com origem em conjuges Pires+Marinho.
- Nao obstante esta reserva, os Pires Marinho a que pertenco e que se instalaram em Lisboa no sec. XVIII, a sua origem é na aldeia de Borba da Montanha, Concelho de Celorico de Basto, Braga.
- Nesta aldeia ainda vivem Pires Marinho.
Esperando encontrar alguma utilidade nestas notas, João Eduardo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 02:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen