Nascimento: Maria Emília - Coimbra entre 1875 a 1879

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Nascimento: Maria Emília - Coimbra entre 1875 a 1879

#373404 | fmassu77 | 25 ago 2016 22:35

Estou com certa dificuldade em localizar o registro de Batismo, pois no óbito consta que era Natural de Coimbra. Tenho feito a busca livro por livro, porém os nomes e apelidos são um tanto comuns.

Nome: Maria Emília;
Pai: Joaquim Gonçalves dos Santos;
Mãe: Rosa Gonçalves;
Nascimento: possivelmente entre 1875 a 1879 (mais provável entre 1877 ou 1878);
Local: Coimbra.

Creio não haver outro meio, porém se alguém possuir alguma informação que restrinja a busca, agradeço.

Resposta

Link directo:

Nascimento: Maria Emília - Coimbra entre 1875 a 1879

#373416 | saintclair | 26 ago 2016 12:11 | Em resposta a: #373404

-
Tem que solicitar na Igreja onde foi celebrado o casamento
para verificarem o que está escrito em relação à naturalidade
dessa sua familiar.... Poderá estar Penela....Podentes, Afafar etc.
Sc.

Resposta

Link directo:

Nascimento: Maria Emília - Coimbra entre 1875 a 1879

#373879 | fmassu77 | 16 set 2016 16:24 | Em resposta a: #373416

Prezado Saintclair,

Coincidentemente, antes de ler tua resposta, recordei-me de meu avô ter comentado que seus descobriram que não eram casados, por conta da mudança do regime religioso. Desta forma já havia solicitado a Cúria Diocesana o registro do matrimônio.

Infelizmente, consta no mesmo apenas a referência a "Portugal". Contudo o Matrimônio se realizou na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (na época matriz, hoje Catedral) de Santos, SP, Brasil, em 12/08/1893. Consta ainda o sobrenome grafado: "Gonsalves".

Noiva: Maria Emília Gonsalves
Pai:  Joaquim Gonsalves dos Santos
Mãe: Rosa Maria Gonsalves

Já enviei os dados ao Cartório Civil, que tem me sido extremamente competente nas pesquisas que solicito, uma vez que o casamento civil foi instituído no Brasil em 1890. Estou no aguardo da resposta.

Solicitei a Prefeitura Municipal de Santos/SP, acesso aos dados do assento funcional de seu esposo, na esperança que conste informações sobre a cônjuge. O acesso foi deferido, porém as informações ainda não foram disponibilizadas.

A certidão de óbito assinala o falecimento em 10/05/1945, aos 67 anos, na Beneficiência Portuguesa de Santos/SP, com sepultamento no cemitério do saboo (Cemitério da Filosofia), na mesma cidade. Seu nome aparece grafado como: Maria Emília Fernandes, filha de Joaquim Gonçalves dos Santos e Rosa Gonçalves, natural de Coimbra, Portugal. Consta que deixa filhos e marido Augusto Fernandes Mendes.

Em contato com a administração do cemitério, me informaram quea mesma se encontra sepultada em jazigo perpetuo (CAR-MURO 573 Jazigo 02), cuja concessão se deu por ocasião do sepultamento da mesma, e onde posteriormente foi sepultado Augusto Fernandes Mendes.

Por fim, encontrei em uma velha agenda, cerca de 20 anos atrás, de quando a internet não nos fornecia tantas fontes e possibilidades uma anotação, que não me recordo a fonte.

Maria Emília Gonçalves (Leria, Distrito de Viseu)
Pai: Antonio Gonçalves
Mãe: Rosa Gonçalves

Casada no Covento do Carmo

Augusto Fernandes Mendes (Espinhal)
Pai: João Fernandes Mendes
Mãe: Rita Rosa Henriques

Por hora estas são as informações que disponho.

Grande abraço,

Fábio Mendes

Resposta

Link directo:

Nascimento: Maria Emília - Coimbra entre 1875 a 1879

#373882 | saintclair | 16 set 2016 18:53 | Em resposta a: #373879

-
Maria Emilia; talvez seja natural de Coimbra, onde casou!....
Igreja do Carmo, Rua Sofia- COIMBRA.
https://goo.gl/maps/7j4fHUDsKQ72
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1682331
Aguardo as suas notícias.
Sc.

Resposta

Link directo:

Nascimento: Maria Emília - Coimbra entre 1875 a 1879

#373916 | fmassu77 | 18 set 2016 17:46 | Em resposta a: #373882

Bom tarde Saintclair,

Creio, que já consegui esclarecer a questão do casamento, relendo o documento fornecido pela Cúria Diocesana de Santos/SP – Brasil, verifiquei que de fato está escrito:

“Certifico que no Arquivo Geral d’esta Cúria Diocesana de Santos, no Livro de Termo de Casamento (...), da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Catedral – Santos/SP”;

Por sua vez, o conjunto do Convento Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Santos/SP – Brasil, conta com duas igrejas: Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo (do século XVIII) e a Igreja dos freis carmelitas (do século XVI), sendo uma comunidade da paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Catedral.

Destarte, creio que de fato o casamento deva ter ocorrido no “Convento do Carmo” em Santos/SP - Brasil. Ainda mais, que o noivo chegou ao Brasil em 1891 e o matrimônio ocorreu em 1893.

Grande Abraço,

Fábio Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 set 2024, 08:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen