ferreira brandão - vila de arouca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

ferreira brandão - vila de arouca

#17063 | vbriteiros | 11 fev 2002 23:43

procuro ascend. de
1-maria nascida 17.5.1797-sé-porto,filha de josé ferreira brandão,neta paterna de pedro ferreira brandão,todos de arouca.
2-luisa, nascida a 5.4.1853 - santo adrião-vila nova famalicão,filha joaquim ferreira brandão, neta paterna de antónio joaquim ferreira brandão de arouca.em santo adrião há vários assentos com esta origem.
3- em gaia tambem encontro este dois apelidos sempre juntos.
alguém me pode dar uma informação sobre esta família?
vasco briteiros

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#17065 | Carlos Silva | 11 fev 2002 23:54 | Em resposta a: #17063

Mesmo nào se trate de novidade ou de resposta determinante, queria assinalar :

http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=famalicao&lang=pt&m=D&p=antonio+joaquim+ferreira&n=brandao&v=6&t=L

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#17067 | jpinho | 12 fev 2002 00:03 | Em resposta a: #17063

Sabe se estes Brandão tem algo a ver com os Brandão de S. Martinho de Travanca?

Obrigado
J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#17069 | vbriteiros | 12 fev 2002 00:04 | Em resposta a: #17065

muito obrigado.também já consultei. o problema é facto dos registos de rouca estarem ,creio, em Aveiro. O que verifiquei até aqui é os dois apelidos aparecerem sempre juntos, o que me leva a pensar na possível existência de família já conhecida e até estudada.
cu mprimentos
vasco briteiros
Porto

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#17072 | vbriteiros | 12 fev 2002 00:36 | Em resposta a: #17067

Caro Jpinho
Não sei. Nem conheço qualquer ligação a não ser as que citei e as assinaladas no site http:/sarmento.eng.uniminho.pt
Ouvi uma ligeira lenda de que estariam relacionados com D.Frei Caetano Brandão, mas consultei a biografia do mesmo, que até possuo, mas não encontrei nada.
Cumprimentos
vasco

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#57662 | nelbrandão | 12 fev 2004 00:55 | Em resposta a: #17063

Ferreira brandão em www.brandao.eng.br

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#57665 | MSG | 12 fev 2004 01:33 | Em resposta a: #17069

Caro Vasco Briteiros:
Os registos de Arouca estão de facto no ADAveiro, onde tive oportunidade de os ver superficialmente há uns meses. O arquivo tem o inconveniente (para mim que viajo de comboio...) de estar situado fora da cidade. Mas os assentos lá estão, e desde o início do séc. XVIII em bom estado e letra bem legível... Eu procurava uns "Almeida Brandão" ou "Brandão de Almeida" e pude constatar que Brandão é aqui um apelido relativamente comum, já por 1720-1750, e que muito deve ter ramificado.
Existe uma "Associação de Defesa do Património Arouquense", que nunca contactei mas que me disseram ser impulsionada pelas pessoas certas para saber o que esteja publicado ou feito sobre a região. Penso que lhe poderei dar mais pormenores dentro de um ou dias,se ainda for útil. Publicou um livrinho que adquiri no Porto, onde se encontra bastante documentação arouquense para os sécs. XVII-XIX, mas que não tenho comigo neste momento.
Melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#57736 | vbriteiros | 12 fev 2004 16:07 | Em resposta a: #57665

Caro Marcos Sousa Guedes.
Efectivamente continuo interessado nos Ferreira Brandão de Arouca. Fui uma vez ao ADA, mas não consegui adiantar muito , pois eram muitos FB. Terei que voltar com elementos mais precisos. Só dentro de um mês.
Os Alm Brand que procura tem que ser em Arouca?
Tambem tem em Braga e Porto.
Quando tiver informações comunico
Até breve
Cumprimentps
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#57739 | vbriteiros | 12 fev 2004 16:08 | Em resposta a: #57662

Já lhe respondi para o seu e-mail
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#57766 | sapeca | 12 fev 2004 17:38 | Em resposta a: #57736

Caro Vasco Briteiros:
Encontrei igualmente Ferreiras Brandões em S. Pedro de Ferreira (actual cidade de Paços de Ferreira), provavelmente dos mesmos e que para ali foram através dde um clérigo desta família.
Um abraço.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#57801 | MSG | 12 fev 2004 21:07 | Em resposta a: #57736

Caro Vasco Briteiros:
à hora tardia a que escrevi, não reparei que (julgo que por coincidência) a sua mensagem tinha precisamente dois anos! Pareceu-me ser "fresquinha"...
por mim, tenho andado em busca de um Domingos Brandão de Almeida, casado com Isabel de Lobam, filha natural do abade Manoel Francisco de Lobam, da freguesia de S. Miguel de Urrô, e de Isabel, solteira.
Tiveram (pelo menos)os seguintes filhos:
(a)Catarina, baptizada a 19 de Novembro de 1722, afilhada de Antonio d’Almeyda, estudante, da vila de Arouca, e de dona Maria Madalena de Sousa, religiosa do Convento de Arouca;
(b)Melchior de Almeida e de Lobam, que casou em 1748 com Maria de Siqueira, e em cujos filhos parecem continuar estes apelidos;
(c)Boavida, madrinha em 1757 de um seu sobrinho;
(d) Quitéria Maria da Conceição do Espírito Santo Brandão de Almeida, casada antes de 1742 com Gaspar José de Faria e Albuquerque, filho de Francisco Duarte Camões e de Luísa Tavares, e neto paterno de um arreliante P.e Francisco Faria de Albuquerque, arcipreste de Arouca em 1706, de quem não consigo obter a filiação.
Entretanto, se topar com Ferreiras Brandões, logo lhe direi: livrinho que ontem lhe referi (e que ainda não pude consultar, mas que tenho comigo) traz alguns documentos com listas de moradores das diversas freguesias do concelho.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#86163 | Verabrandao | 14 mar 2005 17:28 | Em resposta a: #57801

Caros Brandões,

o Meu nome é Vera Ferreira Brandao, sei que os meus bisavos da parte paterna sao de Arouca, mas também sei que Brandao também é ligado a S.Joao da Madeira: Meus avos chamavam-se Ermelinda Costa Reis (natural de Arouca) e o meu avo Antonio Moreira Brandao (natural de Sao joao da madeira)

Se tiverem informaçoes sobres estes agradecia que me contactassem

verabrandao4@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#104412 | mivapi | 03 nov 2005 11:11 | Em resposta a: #57739

Caro Vasco Briteiros,

Os Ferreira Brandão eram uma das famílias da governança de Arouca no antigo regime.
Nunca os estudei aprofundadamente mas tenho vários apontamentos que podem ser boas pistas.
Gostava só de saber se ainda está interessado visto que o tópico já tem uns anos.
Cumprimentos,

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#104415 | vbriteiros | 03 nov 2005 12:21 | Em resposta a: #104412

Caro Miguel Vaz Pinto,
Apesar do tópico ser antigo , continuo interessado nos Ferreira Brandão de Arouca.
Dada a falta de disponibilidade para me deslocar a Aveiro, ainda não consegui avançar nas investigações que citei no início deste tópico , por isso todas as suas informações sobre FB de Arouca serão bem-vindas.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#144542 | avalves | 18 fev 2007 01:20 | Em resposta a: #104412

Caro Miguel Vaz Pinto,

Parece que este tópico só anda de tempos a tempos. Mesmo assim, arrisco.
Diz que tem apontamentos sobre os Ferreira Brandão de Arouca, e eu também estaria interessado, visto ter na minha ascendência alguns dos mesmos.
A saber:
1. Capitão Manuel José Ferreira Brandão de Carvalho, embora apareça também como Manuel José Ferreira Brandão ou só Manuel Ferreira Brandão. Faleceu em 1792.
Era filho do Alferes João Pinto de Carvalho e de Bernarda Ferreira Brandão.
Neto Paterno de Domingos de Pinho e Isabel de Paiva.
c.c. Caetana Matilde Soares Aranha Brandão de Mendonça,
filha do Capitão-mor Manuel Aranha Brandão de Mendonça e Ana Maria de Pinho
Neta Paterna de Manuel Aranha Brandão e Sebastiana Soares, da Quinta de Silvares, em Macinhata da Seixa
Neta Materna de Manuel Gil e Maria Gomes.
2. José Luciano Ferreira Brandão de Carvalho Mendonça, filho dos anteriores
Em 1830 foi apresentado pelos Oficiais da Câmara para o lugar de Sargento-mor, não chegando a ser nomeado.
c.c. Margarida Inácia Guedes de Castro Mourão, c.g.
Qualquer informação complementar a esta que possa partilhar, agradeço.
Cumprimentos,

A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#144946 | avalves | 21 fev 2007 15:31 | Em resposta a: #104415

Caro Vasco Briteiros,

Não sei se continua interessado neste tópico, mas como já tem uns anos, podia não ter reparado no meu pedido ao Miguel Vaz Pinto.
Só mais um complemento à informação que partilhei aqui:
O Capitão Manuel José Ferreira Brandão de Carvalho, era Capitão de Ordenanças e aparece na obra do Nuno Borrego, logo na primeira linha sobre os oficiais de Arouca. Aparece ainda outro Ferreira Brandão, Alexandre José Ferreira Brandão, mas ainda não estebeleci ligação.
Qualquer informação complementar que possa partilhar, agradeço.

Cumprimentos,
A. Vasconcelos Alves

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#144995 | vbriteiros | 21 fev 2007 21:50 | Em resposta a: #144946

Caro A. vasconcelos Alves.
Obrigado pela sua mensagem pois continuo interessado neste tema. Já obtive mais dados , mas só na próxima semana lhe poderei transmitir qq. coisa.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#145091 | pinheirov | 22 fev 2007 18:08 | Em resposta a: #104415

Caro Vasco Briteiros

Creio ser a propósito informar que encontrará alguma informação sobre os Brandões de Arouca, em particular os mais antigos, nuna recente obra do amigo e Arq. Fernando Abrunhosa de Brito, intitulada «As Doze Portas de Gerações de Arouca» 1°vol. p.103, editada em 2006 pelo IGH-ULP (Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto). Destes Brandões, uma Antónia, associada a um ascendente meu Malafaia, e outros, às várias casas de Arouca. Por referir aos mais antigos, encontrará talvez aí a chave para chegar aos mais recentes que procura.
Não sei até que ponto esta informação lhe pode ser útil, mas é com prazer que a comunico.

Melhores cumprimentos

Victor M.Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#161954 | mpinto | 05 jul 2007 14:38 | Em resposta a: #104412

Caro Miguel Vaz Pinto

Venho pedir-lhe ajuda com uns antepassados de Arouca de quem tenho praticamente nenhuns dados:

António Pereira, filho de Francisco Pereira e Maria Brandão, todos naturais de Arouca.

Este António casou em Tondela, a 10/2/1725, com Josefa Maria do Vale, baptizada em casa por necessidade em 16/7/1699 pelo Padre Manuel Simões do Valle, seu parente (dão origem aos Pereiras do Valle, da Casa do Adro, em Tondela).

O Arq. Abrunhosa de Brito identifica, no seu livro As Doze Portas de Gerações de Arouca, um Francisco Pereira como um dos Juizes de Arouca (cerca de 1700), se não estou em erro. É o único Francisco Pereira desta época que me surge em Arouca, mas sem confirmação alguma se é o "meu".

O Miguel tem alguam informação extra?

Agradeço desde já.

Melhores cumprimentos,

Maurício Pereira Pinto

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#237475 | Lidon | 26 ago 2009 14:48 | Em resposta a: #86163

Caros Brandões,

mais uma informaçãozinha ,

Sou Paulo Onofre Lidon Brandão nascido a 14 de Abril de 1964 nascido em Elvas

Os meu pai era Manuel Joaquim de Jesus Brandão nascido em Lisboa a 6 de Junho de 1934 (desaparecido em 68)
meu tio Luis Ferreira Brandão

O meu avô Heitor josé Ferreira Brandão, nascido pelo ano de 1904 (pois no registo do meu Pai tinha 30 anos) e sabe-se que tinha nascido na freguesia da Graça.
mas o mais interessante é que numa fotografia em que está com o meu Pai ao colo, aparenta já ter mais de 50 anos

O meu Bisavô era Alvaro ou José Mariares Soares Brandão


A mãe de Manuel Joaquim de Jesus Brandao era Maria Josefina de jesus Torres


Como não encontrei os registos de do meu avô Heitor José Ferreira Brandão,
e como não parecia ter os seu 30 anos mas sim mais de 50 anos
e que não era casado com Maria Josefina de Jesus Torres
Como não consegui encontrar os registos do meu Bisavô, José Mariares de Soares Brandão

pergunto que ligação poderá haver entre

José Mariares Soares Brandão e Anvaro Mariares (de tangil) Soares Brandão,
que tinha como esposa a Dª Candida de Jesus Torres????

Podem-me ajudar???

Alguem me pode achar os registos??? Tudo desaparece, até meu Pai e meu Tio acabaram por desaparecer.

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#261312 | andrewferreira | 30 ago 2010 16:13 | Em resposta a: #57801

Caro MSG,
Apesar de este tópico ser muito antigo, tenho que perguntar-lhe: por acaso ainda possui ou pode me indicar o nome desse seu livrinho com listas de moradores de Arouca?
Estou interessado em famílias de Santa Eulália e Burgo.
Cumprimentos,
Andrew F. Z. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#261316 | MSG | 30 ago 2010 17:25 | Em resposta a: #261312

Caro Andrew Ferreira:

Tenho todo o prazer em procurá-lo; julgo que está numa casa onde vou aos fins de semana, e como agora tenho uns dias de férias, só o poderei fazer quando voltar. Já o não consulto desde a altura desta conversa, e não me recordo do nome.
Peço-lhe o favor de me contactar por e-mail (aqui o Genea pode facultá-lo) ou por aqui a partir do dia 20, se entretanto não lhe tiver dado resposta.

Penso que a Associação de Defesa de que falei, que o editou, ainda existe e tem publicado outras coisas, mas são livros que só costumo encontrar no Porto, e dificilmente,

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#261319 | vbriteiros | 30 ago 2010 19:04 | Em resposta a: #261316

Caro Marcos Sousa Guedes,
Muito grato ficaria se me facultasse exactamente o nome do livro. Comprou-o na "Esquina" ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#261320 | vbriteiros | 30 ago 2010 19:24 | Em resposta a: #237475

Caro Paulo Brandão,
Relendo este tópico que há muito tempo iniciei, ocorreu-me a lembrança que o padrinho de baptismo de um familiar meu se chamava " Heitor Brandão" e era filho de um António José Faria Brandão e neto de Joaquim José Ferreira Brandão, que constam do "site" acima indicado pelo confrade Dr. Carlos Silva ( suponho que existe um novo acesso).
Se o seu Avô tivesse nascido cerca de 1884 poderia eventualmente encontrar uma ligação ao meu Heitor.
O nome Heitor não é muito vulgar e o meu Heitor era um capitalista brasileiro, morador em 1906 na cidade do Porto, mas os capitais estavam no Brasil. Era casado com a escritora Estela Sá Brandão de quem teve geração.
Os familiares deste Heitor viviam em diversas fraguesias do Concelho de Vila Nova de Famalicão, mas ele viajava muito !!!
Espero que estas informações lhe possam ser úteis.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
( estive 2 dias das minhas férias em Elvas e gostei muito, apesar dos 41 graus)

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#261321 | MSG | 30 ago 2010 19:35 | Em resposta a: #261319

Caro Vasco Briteiros,

Salvo erro comprei-o numa livraria na baixa, na Rua da Fábrica, onde se encontravam sempre monografias e livros de história e genealogia. Não me consigo recordar agora do nome, já há anos que não vou lá.
Vou trazer essa indicação mal possa procurar o livro.

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#261342 | Lidon | 31 ago 2010 09:56 | Em resposta a: #261320

Caro Vasco,

depois de alguma investigação mais profunda na Torre do Tombo e com a ajuda da exma Srª Drª Maria João Craigie, consegui encontrar o que estava procurando.


O meu avô Heitor José Ferreira Brandão era filho de José Firmino dor Reis Mariares Soares Brandão e de Dª Adelaide de Jesus Ferreira.

O meu avâ descende da familia Soares Brandão, que também tiveram no Brasil e ainda mantem larga descendência no Brasil, talvêz por esse motivo, tenha o tal dito nome de Heitor.

O elo que pretendo encontrar de momento é os ascendentes da minha bisavó, D. Adelaide de Jesus Ferreira soares Brandão (estes 2 ultimos apelidos do marido), por que ainda não encontrei o registo de casamento de casamento dos meus bisavós.

Os meus agradecimento pela informação. Na eventualidade de se cruzar com algum parentesco de minha bisavó, me seria muito util.

Um abraço

Paulo Lidon Brandão

( Elvas é muito quente no verão, mas as noites são muito agradáveis para se passear pela cidade)

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#276399 | julio ciqueira | 15 mai 2011 06:36 | Em resposta a: #261342

Ola amigo !

Sua mensagem caiu de muitissima importancia para mim. Sou Brasileiro e acho que podemos nos ajudar, pois procuro elos familiares que vieram de Portugal. O sobre-nome (ou nome) que procuro é Alzira Brandao, ou Adelaide Brandao.
Na verdade só gostaria apenas de saber de todos que puderem por favor ajudar, é :

Quais sào as cidades portuguesas com maior incidencia deste Sobre nome ? (Adelaide Brandao).

Caro Lidon :

Caso queira alguma ajuda minha pode me contactar pelo meu email particular "juliomesquitaciqueirinha@hotmail.com" que farei
com toda atencao.

Grato amigo e quem puder me ajudar agradeco antecipadamente.

Abracos a todos.

Resposta

Link directo:

RE: ferreira brandão - vila de arouca

#276432 | Maria Montoya | 15 mai 2011 19:10 | Em resposta a: #276399

Att Andrew F.Z. Ferreira,
Vi a sua mensagem de 2010 sobre o seu interesse em familias de Santa Eulália. Ao estudar ascendentes da minha Mãe encontrei "parentes" em Sta. Eulália. Toda a familia da minha Mãe é da zona - Soure, Montemor-o-Velho, Miranda do Corvo. Penela, Espinhal, Pombalinho, etc etc.
Assim:
Anna Fortunata da Costa Quaresma nascida a 7 de Fevereiro de 1826, nascida em Santa Eufémia/Penela, era filha de Adriano da Costa Quaresma, natural de Penela e de Custódia Maria Teixeira, natural da Boa Vista, freguesia de St. Eulália, da vila de Mouta/Mouca (?) era neta materna de Manuel Moreira (?) e de Josefa Maria Teixeira, naturais da Boa Vista, freguesia de St. Eulália de Arouca.
Será que tem algum elemento sobre esta familia e que me possa dar informacões sobre datas de nascimento/casamento/óbito da Mãe e dos avós maternos, bem como o nome correcto do Manuel ???, que não consigo decifrar na certidão de baptismo da Anna Fortunata.
Estas familia Teixeira, de Arouca está em parte tratada no livro do Arq Abrunhosa.
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

ferreira brandão - vila de arouca

#358306 | josimo70 | 05 jun 2015 02:59 | Em resposta a: #144542

Olá, minha esposa descende do padre licenciado Manuel Ferreira Brandão, de Rossas, Arouca. Manuel teve filhos naturais, assim como seu irmão Domingos Ferreira Brandão, que vem a ser o pai de Bernarda ferreira Brandão.

1. Manuel José Ferreira Brandão de Carvalho faleceu1 em 1792.

Manuel casou-se com Caetana Matilde Soares Aranha Brandão de Mendonça, filha de capitão-mor Manuel Aranha Brandão e Ana Maria de Pinho. Caetana foi crismada em 25 junho 1732 em Rossas, Arouca, Aveiro, Portugal .


Segunda Geração

2. alferes João de Pinho de Carvalho nasceu em lugar de Campo de Porco, São MIguel deste concelho. Ele casou-se com f.n. Bernarda Ferreira Brandão em 2 julho 1730 em Rossas, Arouca, Aveiro, Portugal.

3. f.n. Bernarda Ferreira Brandão.


Terceira Geração

4. Domingos de Pinho casou-se com Isabel de Paiva.

5. Isabel de Paiva.

6. padre Domingos Ferreira Brandão não se casou com Francisca de Pinho.

7. Francisca de Pinho.


Quarta Geração (hipótese)

12. Antônio Fernandes Ferreira casou-se com Maria Ferreira.

13. Maria Ferreira.




Apêndice A - Fontes


1. GeneAll , http://www.geneall.net, 4 jun 2015. Mensagem de A. Vasconcelos Alves, 18-2-2007.

Resposta

Link directo:

ferreira brandão - vila de arouca

#368283 | __xpto__ | 16 abr 2016 17:10 | Em resposta a: #17063

Viva,

Alguém possui os antepassados do António Joaquim Ferreira Brandão, mencionado no primeiro texto?

Cumps

Resposta

Link directo:

ferreira brandão - vila de arouca

#373783 | user_name | 13 set 2016 18:45 | Em resposta a: #17063

Ninguém tem novidades sobre a familia Ferreira Brandão, natural de Arouca, e que viveu em Famalicão.

Em leituras no livro sobre a Rua Direita de Famalicão, descobri que alguns deles viveram na mesma, em casas que já não existem.

Cumps

Resposta

Link directo:

ferreira brandão - vila de arouca

#373876 | __Eagle__ | 16 set 2016 14:25 | Em resposta a: #17063

Num livro de história local, descobri que o António F.B. e o José F.B. (pároco de S. Adrião), são filhos de José Caetano F.B. (S. Bartolomeu) e Paula Joaquina (o auto coloca um ponto de interrogação depois do nome da mãe, não se se tratam de dúvidas sobre o nome dela ou dos dois).

Ainda não consegui encontrar elementos que confirmem ou desmintam esta informação.

Cumps

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 21:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen