Capitao Afonso Pereira de Castro, de Ceivães, falecido por volta de 1690

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias

Capitao Afonso Pereira de Castro, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#373946 | natercia7 | 20 set 2016 16:19

Na I.G. de Amador SOUSA CASTRO, Pasta 650, ano de 1700, o avô materno do inquirido é o Capitão Afonso PEREIRA de CASTRO, dito "homem nobre".
A esposa do Capitao é Maria CORREIA, lugar da Costa, S. Salvador de Ceivães.
O meu interesse por este casal reside no facto de serem os pais do primeiro marido duma minha avo, na linha materno-materna, Serafina da ROCHA DELGADO. Viuva do Capitao Afonso de CASTRO de SA, filho dos referidos atràs, ela voltou a casar com Manuel PEREIRA de CASTRO, natural de SETADOS, na Galiza e ali Capitão também.
No topico muito antigo, "Marinhos de Moulaes", encontrei discussao, em particular uma mensagem
40050 de 16/04/2003, em que a avo Serafina, filha de ou talvez mais precisamente neta de um marinheiro de CAMINHA, Mateus FAYAL, FAIAL., era citada pelo confrade Eduardo DOMINGUES.
O pai do Mateus Gonçalves FAYAL, que era homonimo do filho, morreu em Caminha, no dia 21/09/1659. Não fez testamento "por não ter de quê", i.e., era pobre.
Como é possivel que os descendentes proximos de um marinheiro pobre de Caminha, casem duas vezes com capitaes nobres e poderosos, sejam pais de padres, como o meu avô Manuel PEREIRA de CASTRO ( filho do segundo casamento) e sejam irmaos ( é o caso da Serafina ou da sua mae) de dois familiares do S.O., um em MELON e o outro em Tortoreos ?
Se hà confrades interessados pela tonalidade sociologica da questão ou possuindo dados sobre o Capitao Afonso PEREIRA de CASTRO, pai legitimo , putativo e padrinho de dezenas de recém-nascidos em Ceivaes ... e fora de Ceivaes, agradeço. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Capitao Afonso PEREIRA de CASTRO, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#373962 | natercia7 | 21 set 2016 15:50 | Em resposta a: #373946

Afinando as interrogações de ontem, e, sobretudo, lendo com mais tempo e atenção o topico de 2003, "Marinhos de Moulães", vejo que o meu antepassado de CAMINHA é là dito "pescador" e não "marinheiro". O estatuto, a posição social, poderiam ser mais avantajosos no primeiro caso ? Possessão de barcos de pesca ? Seja como for, no caso dele os negocios deram mal resultado... morreu pobre.
E, alguém que partilhe comigo esses antepassados, poderia explicar-me como é que um Antonio FAIAL c.c. Isabel GOMES são os pais de um inquirido Antonio MARINHO FALCAO? Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Capitao Afonso PEREIRA de CASTRO, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#373965 | Samuel C O Castro | 21 set 2016 17:15 | Em resposta a: #373962

Estimada Natércia,

Minha participação não responde as suas dúvidas, mas lhe disponibilizo, abaixo, dados que já há tempos recebi dos ilustres colegas "António José Mendes" e "Casimiro Puga", que trás elementos ligados à pessoas que citas.

Continuo a disposição. Carinhoso abraço.

Samuel de Castro

x

INQUIRIÇÃO DE GENERE (IG)
Nome: Manuel Pereira de Castro
Número do processo: 14775; Pasta: 629; Data de realização: 19/11/1689
Naturalidade: Freguesia: S. Salvador de Barbeita; Concelho: Monção; Distrito: Viana do Castelo
Data de nascimento: (não indicada)
Data de baptismo: (não indicada)
Filiação: Manuel Pereira de Castro e Serafina da Rocha Delgada, moradores em Barbeito
Avós paternos: Pedro Vaz Pereira e Maria da Rocha, naturais e moradores na freg.ª de N. Sra. da Bela, Monção, já falecidos à data da I.G.
Avós maternos: Domingos Fernandes Rocha, natural da freg.ª do Salvador de Tangil, Monção, e Maria Faal, natural da Rua do Vau, Caminha, casados em Barbeito e moradores em Barbeito, já falecidos à data da I.G.
Outros dados relevantes:
1 – Segundo as diferentes testemunhas, os avós paternos e maternos do justificante tratavam-se da lei da nobreza, assim como os bisavós paternos

2 – O avô paterno (materno?) era filho de Afonso da Rocha e Maria de Soutelinha, moradores na freg.ª de Setados, Pontevedra, Reino da Galiza
3 – A(o) avó(ô) paterna(o) era filha(o) de Francisco Pereira de Castro e Senhorinha Pereira de Castro, moradores na freg.ª de Setados, Galiza; tinha ainda 2 irmãos vivos, familiares do Santo Ofício, Francisco da Rocha, morador na vila de Melón, Galiza, e Manuel Soares, morador na freg.ª de Santiago de Tortoreos, Galiza
4 – O avô materno tinha por alcunha “Tangileiro”, por ser natural de Tangil; diversas testemunhas afirmaram não ter ofício algum e ter-lhe comprado vinho na sua adega, em Barbeito
5 – A avó materna era filha de Matheus Gonçalves, com o ofício de marinheiro, e Maria Gonçalves Delgada, moradores na Rua do Vau, em Caminha; um seu irmão inteiro foi clérigo, tendo falecido em Braga.

Antônio José Mendes

x

Assim, temos:
A freguesia é Barbeita e não Barbeito.
Tudo o que o nosso colega António Mendes lhe transmitiu está correcto com o que eu também li.
Embora pareça que os apelidos dos avós não se coadunem com o dos filhos ou netos, os mesmos estão correctos.

Elementos que eu possuo e lhe poderão fazer jeito:
Manuel Pereira, filho do Padre Manuel Pereira de Castro e de Ana Gonçalves, solteira, nasceu em 13-12-1712 no lugar de Pereiras, Bela. Casou em 18-08-1743 em Bela com Francisca Luiza Gonçalves, de Bela, filha de Pascoal Gonçalves e de Catarina Josefa de Sousa. O Manuel Pereira faleceu em 31-07-1781 no lugar de Pereiras, Bela.
O Padre Manuel Pereira de Castro nasceu em 01-03-1668, no lugar de Padreiro, Barbeita e faleceu na mesma em 06-07-1718. Teve os irmãos: António, N-19-02-1663; Genebra, N-26-11-1664; Antónia, N-18-05-1666; Angela, N-26-03-1673; Ana, N-25-05-1676; Josefa, N-12-02-1678 e Sebastiana, N-24-10-1680, todos nascidos no lugar de Padreiro, Barbeita.
Manuel Pereira de Castro, pai do Padre, é natural do lugar do Arnado, Setados, Galiza e faleceu em Barbeita em 18-01-1719. A Serafina da Rocha Delgado é natural de Barbeita e faleceu em 23-07-1708, no mesmo lugar e freguesia.
Domingos Fernandes da Rocha, natural de Tangil, faleceu em 03-10-1661 na Baia, Brasil, mas está registado em Barbeita. O pároco escreveu "conforme constou .."
Maria Faial era natural da Rua do Vau, Caminha, filha de Mateus Gonçalves Faial, de ofício "marinheiro" e de Maria Gonçalves Delgada. O Mateus era filho de outro Mateus Gonçalves Faial e de Maria Gonçalves, tinha casado em segundas núpcias em Caminha em 03-11-1638 com Maria Fernandes Garafate, já viúva de Mateus Cadilha. O Mateus, pai da Maria Faial, faleceu em Caminha em 21-09-1659.

Por agora é tudo, qualquer dúvida não hesite em perguntar.

Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Capitao Afonso PEREIRA de CASTRO, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#373967 | natercia7 | 21 set 2016 17:58 | Em resposta a: #373965

Caro Samuel,
Muito e muito obrigada por estes dados que vou confrontar com os que possuo jà sobre esses familiares
de CAMINHA. A primeira vista batem certinho com o que eu tenho de ADVCT, graças ao amigo Casimiro.

Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Capitao Afonso Pereira de Castro, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#374022 | natercia7 | 24 set 2016 10:38 | Em resposta a: #373965

Bom dia caro Samuel,

Como o topico recebe pouco interesse dos confrades, vamos continuar a conversa em "a parte".
Com a ajuda do Dr. Iñaki Paiva de Sousa, meu primo na Galiza, pelos SUAREZ de PUGA, consegui esclarecer uma parte da linha do meu 6° avô, D. Diego de PUGA y SAAVEDRA, presbitero.
Sabemos que os pais dele foram :
- Antonio SUAREZ de PUGA e Angela de ARAUJO PUGA y SAAVEDRA.
- Pais do Antonio : Diego SUAREZ de PUGA e Josefa BENAVIDES
- Pais do Diego : Antonio LOPEZ de PUGA e N. Lopez de PUGA
- Pais do Antonio : Diego SUAREZ de PUGA e N. SUAREZ de PUGA
- Pais do Diego : Antonio LOPEZ de PUGA y JUNQUEIRAS e Inês de PUGA SOARES de BRITO
- Pais da Inês : Rui LOPEZ de PUGA e Maria SOARES
- Pais da Maria : Francisco PALHARES COELHO ( Casa de TRUTE, em Monção) e Isabel SOARES
- Pais da Isabel : Diogo SOARES TANGIL e Inês de BRITO

Como nos dados que tiveste a gentileza de me mandar, aparecem SOARES de BRITO, em Santa Eulalia de TRUTE, que se nao me engano era a morada dos PALHARES, e que encontro no segundo casamento da minha avo Serafina com o meu avô Manuel PEREIRA de CASTRO, de Setados, Galiza,
uma filha, Ana Maria PEREIRA de CASTRO, a casar com um Antonio MARINHO FALCAO, nascido em Sta Eulalia de Trute, por acaso na tua "arca de tesouros" haveria "coisas" que me trouxessem mais luzes sobre estas gentes ?
A primeira vista (sempre a tolice de se contentar com a primeira vista !) pensei que a Ana Maria casada com este Antonio MARINHO FALCAO, de Trute, era neta do capitao Afonso, de CEIVAES. Mas, nao, era minha "tia inteira".
Ia desejar-te um bom fim de semana, mas afinal venho dar-te trabalho... Perdoa. Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Capitao Afonso Pereira de Castro, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#374170 | Samuel C O Castro | 02 out 2016 17:26 | Em resposta a: #374022

Estimada Natércia,

Peço desculpas na demora em minha resposta, é que estive sem internet por longos dias.

Infelizmente não tenho dados complementares das pessoas que informaste.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Capitao Afonso Pereira de Castro, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#374186 | natercia7 | 03 out 2016 09:38 | Em resposta a: #374170

Como sempre, um autêntico "chevalier" ! Obrigada, Samuel de Castro. Abraço Natércia

Resposta

Link directo:

Capitao Afonso Pereira de Castro, de Ceivães, falecido por volta de 1690

#374480 | natercia7 | 16 out 2016 10:51 | Em resposta a: #373946

Caros Confrades,

Estes FAIAL de Caminha, tão bem "instalados" em Monção continuam a dar-me que pensar !
por isso renovo o pedido. Não haverà em Caminha, eventualmente no âmbito camaràrio, um estudo sobre familias de "marinheiros" ou "pescadores"? Faço apelo aos que frequentam os arquivos municipais de Caminha, por exemplo. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jul 2024, 04:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen