Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#373972 | Gilmar | 22 set 2016 00:45

Em primeiro lugar me chamo GILMAR CESAR INÁCIO DE SÁ, resido no Brasil, na cidade de Governador Valadares, Estado de Minas Gerais. Pesquisando a respeito de meus familiares antepassados, descobri que um ramo da parte materna originou-se na Ilha do Faial, mais precisamente na Freguesia de Cedros.

Busquei pela internet mais informações a respeito e encontrei um sitio português ligado à Universidade do Minho (CITCEM) onde estão disponibilizadas muitas informações sobre antepassados portugueses que emigraram para o Brasil, dentre estes o meu hepta-avô DOMINGOS RODRIGUES, filho de MANUEL VIEIRA e MARIA RODRIGUES, que nasceu e foi baptizado na Freguesia de Cedros em 1692 e que por volta de 1740 emigrou para o Brasil e se estabeleceu na região do município de Santa Bárbara e mais precisamente no antigo povoado de Brumado, hoje Brumal, distrito do município de Santa Bárbara, Estado de Minas Gerais.

Pesquisando nos arquivos digitalizados dos Mórmons acabei localizando o assento de do 2º casamento do meu antepassado DOMINGOS RODRIGUES VIEIRA com MARIA GOMES DA SILVA que ocorreu em 1744 (o primeiro casamento dele ocorreu em Cedros, Faial). Localizei ainda os assentos de nascimento de pelo menos 2 filhos que ele teve no Brasil (mas certamente foram mais, pois ainda estou pesquisando os livros que estão em péssimo estado de conservação), o primeiro filho Domingos nasceu em 27-01-1749, o segundo filho ANTONIA nasceu a 21-07-1757. A geração de DOMINGOS RODRIGUES VIEIRA no Brasil foi bastante profícua. O primeiro filho dele também chamado Domingos Rodrigues Vieira gerou diversos filhos e dentre eles um outro também chamado Domingos Rodrigues Vieira que gerou também inúmeros filhos e um especialmente chamado MODESTO RODRIGUES VIEIRA que gerou a THEOBALDO RODRIGUES VIEIRA que gerou a MARIA CÂNDIDA VIEIRA, que gerou a JOSEPHINA CÂNDIDA DA MOTTA, que gerou A MARIA VIEIRA DE MATOS nascida em 1938 e que vem a ser minha mãe.

Não sei se é possível mas gostaria de mais informações a respeito destes antepassados de minha família da Ilha do Faial, das gerações anteriores à de Domingos Rodrigues (se é que existem mais dados além dos que foram disponibilizados no sitio do CITCEM).

Soube através do sitio do CITCEM que existe no acervo da Biblioteca Pública e Arquivo regional João José da Graça (Horta) um livro cujo título é "GENEALOGIA DE CEDROS", o qual parece conter bem provavelmente outras informações além das que eu já disponho. Não sei se algum amigo do forum e que resida na Ilha do FAIAL tem estas informações mais facilmente ao alcance. Se tiver, gostaria de obtê-las. Busco também informações sobre a existência de cristãos-novos dentre os meus antepassados. Soube ainda que existem outras publicações na Biblioteca Pública da Horta sobre genealogia da Ilha do Faial.

Um abraço, agradeço pela atenção que os amigos do forum puderem dispensar à minha solicitação. .

Resposta

Link directo:

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#373980 | Turlu | 22 set 2016 14:26 | Em resposta a: #373972

Boa tarde,

Será este o seu Domingos Rodrigues Vieira?

http://www.ghp.ics.uminho.pt/geneweb/gwd.exe?b=CEDROS&lang=pt&m=A&p=domingos&n=rodrigues&oc=3&v=5&t=G&siblings=on¬es=on&bd=0&color=&after=&before=

Resposta

Link directo:

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#373987 | Gilmar | 22 set 2016 16:46 | Em resposta a: #373980

Turlu, sim estes são os meus antepassados. Essas informações eu já tenho. O que eu gostaria é de ver se existem outras informações além das que estão no sitio do CITCEM da Universidade do Minho. Segundo me responderam lá da Biblioteca da Horta existe uma coleção de 48 livros acerca da Genealogia de Cedros mas os livros ficam lá e só lá podem ser manipulados. Então prá mim é difícil.

Resposta

Link directo:

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#373988 | saintclair | 22 set 2016 16:55 | Em resposta a: #373987

-
Já viu este;
http://genealogiaavelina.blogspot.pt/2009/06/genealogia-da-avelina.html
Sc.

Resposta

Link directo:

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#373989 | saintclair | 22 set 2016 17:08 | Em resposta a: #373988

-
...Pode procurar aqui;
http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/
Sc.

Resposta

Link directo:

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#373990 | saintclair | 22 set 2016 17:14 | Em resposta a: #373989

-
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/FAL-HT-CEDROS-B-1708-1716/FAL-HT-CEDROS-B-1708-1716_item1/index.html

Resposta

Link directo:

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#373992 | Gilmar | 22 set 2016 17:52 | Em resposta a: #373990

Saintclair, estou já a alguns dias tentando decifrar os registros de óbitos ocorridos em cedros antes de 1700. Não é nada fácil tentar decifrar os garranchos dos padres daquela época mas a qualidade dos livros em alguns casos é até razoável prá boa. Sei que o genealogista faialense Helder Oliveira tem muito mais informações a respeito das famílias de Cedros do que lá no sitio do CITCEM. Vou ver se consigo um contacto com ele prá ver no que dá. Não custa tentar. Mesmo assim obrigado pela sua força, seu apoio. Um abraço.

Resposta

Link directo:

Antepassados da Ilha do Faial - busca por informações

#374012 | saintclair | 23 set 2016 16:52 | Em resposta a: #373992

-
...Pois, mas se vc. realmente quer encontrar os seus parentes, tem que procurar nos
registos disponiveis.
"GENEALOGIA DE CEDROS"; não lhe vai resolver o problema!.....
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/FAL-HT-CEDROS-B-1629-1642/FAL-HT-CEDROS-B-1629-1642_item1/index.html
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 04:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen