Ascendente matrilinear de Catharina Corrêa Vasques filha de Salvador Corrêa de Sá - Bahia.

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Ascendente matrilinear de Catharina Corrêa Vasques filha de Salvador Corrêa de Sá - Bahia.

#374122 | Eduardo Perez | 28 set 2016 20:14

Peço ajuda aos genealogistas desse Forum para desvendar a ascendente matrilinear de Catharina Corrêa Vasques filha de Salvador Corrêa de Sá casado em 3ª nupcias com: Maria de Araújo (da Fonseca de Siqueira). A questão é qual o nome da 3ª esposa de Salvador? As poucos referências a Dona Maria seria filha de Catharina de Goes de Siqueira, em outras de Antônia da Fonseca e Siqueira. Alguém tem a resposta?
Obrigado

Resposta

Link directo:

Salvador Correia de Sá

#374128 | silvestre | 29 set 2016 12:12 | Em resposta a: #374122

Bom dia,
Sem datas e locais será difícil obter uma resposta mas gostaria de saber quem é Salvador Correia de Sá, sua origem (portuguesa ?) e época, caso seja possível.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Ascendente matrilinear de Catharina Corrêa Vasques filha de Salvador Corrêa de Sá - Bahia.

#374134 | saintclair | 29 set 2016 14:23 | Em resposta a: #374128

-
"desvendar a ascendente matrilinear de Catharina Corrêa Vasques"
...Curiosa forma de expressão!... Talvez; Mãe de Catarina Correia Vasques!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Correia_de_S%C3%A1_e_Benevides_%28militar%29
Sc.

Resposta

Link directo:

Ascendente matrilinear de Catharina Corrêa Vasques filha de Salvador Corrêa de Sá - Bahia.

#374145 | Eduardo Perez | 29 set 2016 19:02 | Em resposta a: #374122

Prezada Silvestre e Caro Saintclair, desculpem-me, foi muito resumido na minha pergunta. Estou traçando minha linhagem matrilinear. Dessa for tenho o seguinte levantamento:

7ª Geração:
Maria José de Alencastro de Albuquerque (nasc. 10/12/1795 Santiago de Iguapé - BA, casam. 26/09/1812, falec. 12/06/1863 Rio de Janeiro) casada com Tenente Coronel Joaquim da Silva Diniz, ela era filha de:

8ª Geração:
Clara Magdalena de Albuquerque Camara (nasc. 03/06/1774, casad. 29/03/1992 Capela de São José, filial do S.G. da Villa de s. Fco do Sergipe do Conde) casada com Capitão João Baptista Sant′Lago Roballo Pacheco da Silva, ela foi filha de:

9ª Geração:
Catharina Francisca Corrêa de Aragão Vasqueanes casada em 2ª nupcias com Pedro de Albuquerque da Câmara (de Pernambuco), ela era filha de:

10ª Geração:
Catharina Corrêa de (Sá ou Vasqueanes) casada com Coronel Francisco Barreto de Aragão (falec. 02/09/1762). Esta foi um das filhas de Salvador Correa de Sá.

11ª Geração:
Maria de Araújo ou Maria de Fonseca de Siqueira? Quem foi a 3ª esposa de Salvador Corrêa de Sá que foi para Bahia lutar contra os invasores em 1625? Referências:

Maria de Araújo (sobrenome desta aparece em algumas referências como: da Fonseca de Siqueira, em outra Affonseca e Siqueira) foi casada em 3º núpcias em 18/11/1679 com Salvador Correa de Sá, este filho de Martim de Sá e neto de Manuel Corrêa. Manuel era irmão de Duarte Correia de Sá, esses dois últimos são filhos de Gonçalo Corrêa que é filho de Gonçalo Eanes que casou com a Dona Felipa de Sá dando origem aos Corrêa de Sá. Dona Maria (????) faleceu em 31/05/1737 de bexigas (provavelmente câncer de bexiga).

Maria de Araújo aparece citada no Catalogo Genealógico 91 (https://archive.org/stream/revistadoinstit38brasgoog/revistadoinstit38brasgoog_djvu.txt) da seguinte forma: “de fidalgo cávalleiro, foi familiar do santo officio, e antes de ser mestre de campo da Torre, tinha sido coronel de ordenança da cidade; cazou com D. Catliarina Francisca Corrêa de Aragão Vasqne Ânes, filha do coronel Francisco Barreto de Aragão e de sua mulher D. Catharina Corrêa Vasque Anes, filha de Salvador Corrêa Vasque Anes, ou de Sá, e de sua mulher D. Maria de Araújo, (ou de Affonceca de Siqueira), filha de João de Aguiar Villasbõas e de sua mulher D. Antónia da Fonceca Siqueira, que era filha de Francisco da Fonseca áfl... D 'este Francisco Dias de Ávila e de sua mulher D. Catharina Francisca, acima, foram filhos:..”

Então a pergunta que eu estou buscando é: o nome da 3ª Esposa de Salvador Corrêa de Sá e sua ascendência que teve como filha a Catharina Corrêa de Sá casada com o Coronel Francisco Barreto de Aragão.

Espero que tenha esclarecido.
Obs 1. A Wikipédia não responde a questão.
Obs2. Segundo C. Rheingantz em Primeiras Famílias do Rio de Janeiro (Século s XVI e XVII) – Tomo I / A-E – Livraria Brasiliana Editora pag. 370 há vários Salvador Corrêa de Sá em pelo menos 3 e 4 gerações desta família.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 20:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen