Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374270 | Fernando Cardoso | 06 out 2016 00:12

Caros confrades

Queria pedir a vossa ajuda para a leitura deste assento de baptismo de São Teotónio - Odemira (http://digitarq.adbja.arquivos.pt/Controls/vaultimage/?id=43FB719D0322F6520153EB3AE6168A79&r=0&ww=1000&wh=600). O assento diz respeito à Violante e eu leio:

Em trinta e um de Dezembro de mil setecentos e cinquenta e três baptizei e pus os santos óleos a Violante, filha de José da Costa e de Josefa Maria ???? matrimónio de ambos, neta pela parte paterna de João Tomás? e de Maria ??? ??? desta freguesia aonde ???? baptizados??? e neta pela materna de Manuel Vicente e de Maria L??? desta freguesia ????

Antecipadamente grato

Fernando Cardoso

Resposta

Link directo:

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374284 | GoldenDays | 06 out 2016 14:37 | Em resposta a: #374270

Caro confrade Fernando Cardoso,

Na minha leitura e introduzindo vírgulas que não existem no original:

Em trinta e um do mês de dezembro de mil setecentos e cinquenta e três batizei e pus os santos óleos a Violante filha de José da Costa e de Josefa Maria de Branca, (celebrei o?) matrimónio de ambos, neta pela parte paterna de João Tomás e de Margarida Gonçalves (Glz) desta freguesia aonde a mãe foi batizada e neta pela paterna de Manuel Vicente e de Maria Gonçalves (Glz) desta freguesia aonde a mãe foi batizada Foram padrinhos Ricardo José Ventura e sua mãe Branca da Costa da (Semfeita?) de que fiz este termo que assinei dia mês era supra.

As palavras “celebrei o” são uma adivinhação. Penso que o pároco quereria dizer que eles eram legitimamente casados. Utiliza a mesma expressão em todos os outros assentos da mesma imagem.

Se percorrer outras imagens da mesma época talvez descubra as palavras exatas que foram utilizadas. A palavra “Semfeita” indica decerto um local da freguesia cujo nome exato só poderá ser desvendado procurando na freguesia os lugares nela existentes.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374300 | almacor | 06 out 2016 17:16 | Em resposta a: #374270

Caro Fernando Cardoso

Realmente não é um assento fácil de ler, mas cá vai a minha interpretação:

Em trinta e um do mês de Dezembro de mil setecentos e cinquenta e três baptizei e pus os santos óleos a Violante filha de José da Costa e de Josefa Maria (Mª) do Carvalhal ?? (um lugar de São Teotónio) primeiro matrimónio de ambos neta pela parte paterna de João Simões e de Margarida Gonçalves desta freguesia aonde os pais foram baptizados e neta pela parte materna de Manuel Vicente e de Maria Gonçalves desta freguesia aonde a mãe foi baptizada foram padrinhos Ricardo José Silvestre e sua mulher Branca da Costa da ??? (outro local de S.Teotónio ?) de que fiz este termo que assinei dia mês era supra

Lugares de S. Teotónio :
Água de Bacias, Alcaria, Alcaria Formosa, Azenha do Mar, Baiona, Baixeia, Barranco da Fataca, Barranco do Inferno, Brejão, Cabeço de Arveola, Camachos, Carvalhal do Sarilho, Cavaleiro, Cerro da Fontinha, Chaparral, Choça, Delfeira, Estibeira, Fataca, Foz do Rio, Guerrião, Herdade das Fontes, Malavado, Malhão da Silverinha, Maroucos, Pederneiras, Portelinha, Pouca Farinha, Relva Grande
Samoqueiro, São Miguel, São Teotónio, Seisseiras, Selão, Sobralinho, Vale da Brasa, Vale do Juncal
Vardascal.

Cumprimentos

Almacor

Resposta

Link directo:

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374303 | GoldenDays | 06 out 2016 17:39 | Em resposta a: #374284

Caro confrade Fernando Cardoso,

Concordo com as alterações à minha leitura feitas pelo confrade Almacor.

Face à divulgação dos lugares de S. Teotónio parece-me que a minha leitura inicial de "Semfeita" deverá ser corrigida para "Seisseiras".

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374307 | PP | 06 out 2016 19:18 | Em resposta a: #374270

Caro confrade Fernando Cardoso,

De facto este assento requer alguma atenção.

No meu entendimento, e salvo melhor opinião, eu leio:

«(...) Josefa Maria do Crava lhar/mor/mar ??? (note que, no assento seguinte, a madrinha de baptismo é do mesmo lugar)».

Desconheço esta freguesia e lugares, mas sendo quase certo que deverá ser um lugar, acho estranho ser «Carvalhal» e, em 1753, estar erradamente grafado e até separado. Parece ser um lugar com duas palavras... numa primeira leitura até me pareceu ser «Cravo Mor/Mar»...

«(...) desta freguesia aonde o pai foi baptizado» (o pároco faz uma espécie de «s», tal como parece que está grafado «aonde as mais»[sic] (mãe) foi baptizada (...)».

«foram padrinhos Ricardo José solteiro (julgo que é mesmo solteiro, assim que fiz a inversão da imagem) e sua «mais»[sic] (mãe) Branca da Costa da Seisseira.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374310 | Fernando Cardoso | 06 out 2016 22:03 | Em resposta a: #374270

Caros confrades

Muito obrigado a todos pela ajuda na leitura deste deveras desafiante assento.

A localidade que mais dúvidas suscita poderá ser a Craveirinha (topónimo relacionado com o concelho de Odemira, mas não sei se com a freguesia de São Teotónio) ou, hipótese mais remota, a Cravadinha, da freguesia de São Martinho das Amoreiras. Ou então, simplesmente, o pároco tinha alguma idiossincrasia com o Carvalhal. Tendo em conta os "mais" pela "mãe", pode ser uma possibilidade.

Já agora, porque me parece que poderá ser útil para quem não conhece, partilho convosco este link que tenho utilizado para pesquisar localidades e topónimos em Portugal: http://www.visitarportugal.pt/distritos/

Cumprimentos

Fernando Cardoso

Resposta

Link directo:

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374313 | PP | 06 out 2016 22:38 | Em resposta a: #374310

Caro confrade Fernando Cardoso,

Estive a realizar uma breve pesquisa nos assentos de baptismo e o nome do lugar é, sem dúvida, «Cravalhal», que poderá ter dado origem ao actual Lugar de Carvalhal.

Curiosamente, o pároco subsequente, ainda que com melhor caligrafia, grafa igualmente «Cravalhal».

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Odemira - Ajuda na leitura de assento de baptismo

#374318 | Fernando Cardoso | 06 out 2016 23:11 | Em resposta a: #374270

Caro confrade PP

Mais uma vez obrigado pela ajuda e disponibilidade. Sim, também parece-me que será essa a hipótese correcta. Irei continuar a investigar este ramo e se tiver mais novidades volto a dar notícias.

Cumprimentos

Fernando Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 03:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen