Ajuda para leitura assento de batismo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Ajuda para leitura assento de batismo

#375221 | rpas35rcma | 14 nov 2016 16:41

Boa tarde

Necessito de ajuda para ler localidade de nascimento de Narciso Cruz Bispado de Lugo Galiza

Não tenho experiencia nem conhecimentos para decifrar escrita antiga

A minha incursão na genealogia é curiosidade sobre a minha a família paterna da qual nada sei a não ser o nome dos meus avós consegui com muita paciência chegar ate aos meus trisavôs num dos ramos

Agradeço a quem me possa ajudar

Assunção


PT-ADVRL-PRQ-PPRG10-001-009_m0015..tiff

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375224 | saintclair | 14 nov 2016 17:06 | Em resposta a: #375221

-
Tem que enviar o link....
Isto é pouco!
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375225 | rpas35rcma | 14 nov 2016 17:54 | Em resposta a: #375224

Boa tarde

Nao sei a que se refere com o link
Mas penso que é isto
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1074584

Cump.
Assunção

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375226 | saintclair | 14 nov 2016 18:22 | Em resposta a: #375225

-
http://digitarq.advrl.arquivos.pt/vaultimage/?id=AF6C09B17B5AF5892D21CC36758DC73B&r=0&ww=1000&wh=600&s=false

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375228 | rpas35rcma | 14 nov 2016 18:41 | Em resposta a: #375221

A pagina e essa o assento de batismo é o 27

A minha duvida é na localidade de nascimento do pai Narciso Cruz

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375229 | saintclair | 14 nov 2016 18:59 | Em resposta a: #375228

-Leio; Freguesia Leioso,Bispado Lugo
Reino da Galiza.
Sc.

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375230 | rpas35rcma | 14 nov 2016 19:32 | Em resposta a: #375229

Obrigado

Essa foi também a minha leitura mas já pesquisei e não encontro nenhum lugar com esse nome.

O que começou por uma curiosidade esta a tornar se num hobby muito interessante.
Mais uma vez obrigada vou continuar a procura.

Cump.
Assunção

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375236 | saintclair | 14 nov 2016 21:21 | Em resposta a: #375230

-
http://rumsey.geogarage.com/maps/g4764053.html

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375241 | rpas35rcma | 14 nov 2016 22:34 | Em resposta a: #375221

Agradeço a dica mas não encontro nada que seja parecido a leioso , pode ser um lugar pequeno ou estar mal escrito.
As informações nem sempre são muito exactas principalmente nas famílias mais humildes que não sabiam ler .
Vou tentar encontrar registo de óbito para ver se tem mais informações. Não tenho ideia da data nem sei ao certo onde morreu mas penso que será em Vilarinho dos Freires ou Poiares para onde foi viver a filha a que reporta o registo de baptismo.
Como disse no início eu quase nada sei sobre esta minha família não tinha a menor ideia da existência de um familiar galego.

Assunção

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375249 | mila1000 | 15 nov 2016 00:02 | Em resposta a: #375221

Assunção,

Só encontrei:

Lodoso, San Xoan


Mila

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375261 | GoldenDays | 15 nov 2016 15:38 | Em resposta a: #375241

Boa tarde Assunção,

Ao ler o documento fiquei com duas dúvidas: a primeira sobre o lugar e freguesia sobre a qual nada encontra e a segunda sobre o apelido da avó da Maria.

A minha opinião sobre esses dois casos e a seguinte:

No bispado de Lugo existem as seguintes paróquias:
Arciprestado de A Ulloa:
- Lodoso, San Xoán

Arciprestado de Quiroga:
- Folgoso de Caurel, Santa Maria

Arciprestado de Camba - Ventosa:
- Pedroso, San Xiao
- Pescoso, Santa Mariña

Arciprestado de Deza - Trasdeza:
- Xestoso, Santa Maria

Arciprestado de Cotos de Lugo:
- Gaioso, Santiago (Santiago de Gaioso)
- Gaioso, Santo Tomé (San Tome de Gaioso)

Arciprestado de Lugo:
- Chamoso, San Pedro de Santo André
- Chamoso, San Cristovo
- Vilachá de Chamoso, San Xiao

Assim sendo parece-me que quer os avós como o pai de Maria são de Gaioso, cuja grafia o pároco “traduziu” na escrita para “Leiozo” ou “Teiozo”, já que a dúvida apenas parece subsistir na interpretação da primeira letra.

Repare, ainda, que os avós eram vivos e moradores em Gaioso. Resta saber se era Santiago ou San Tomé de Gaioso. No entanto, San Tomé é uma povoação com apenas algumas dezenas de habitantes, pelo que o mais provável é tratar-se de Santiago de Gaioso.

Quanto à segunda dúvida sobre o apelido “Chinço”ela parece-me resultar igualmente de um erro de escrita do pároco, já que deverá corresponder à grafia antiga galega de Xinzo, correspondente à grafia já então existente de Ginzo.

Resta também saber se a avó “Maria de Ginzo” era realmente de Ginzo, um lugar existente na Galiza na freguesia de San Vicente de Vilameá município de A Pontenova, ou se correspondia ao seu apelido verdadeiro o que não me espantaria já que em censos recentes existiam 236 pessoas com esse apelido na Galiza, das quais 156 na província de Lugo (uma das quatro províncias da Galiza).

Face a quanto acima expus sugiro que solicite uma consulta à diocese de Lugo ( archivo@diocesisdelugo.org )para encontrar em Santiago de Gaioso ou San Tomé de Gaioso o casamento de Domingo Cruz e Maria Ginzo no período compreendido entre 1805 e 1840 o que permitiria confirmar a veracidade da informação transmitida pelo filho Narciso Cruz ao pároco de Vilarinho dos Freires.

Sugiro, ainda, que indique o motivo do pedido, isto é que está a tentar localizar o casamento de um seu ancestral (pode inclusive enviar em anexo a imagem do registo do batismo da Maria, onde os avós e o local onde moram estão identificados).

Quanto à sua surpresa ao descobrir ancestrais galegos não tem de se admirar pois a emigração da Galiza para a zona do Douro era muito comum onde a mão-de-obra era muito bem vinda para cuidar dos vinhedos e na maior parte das vezes por aí ficava casando com os locais, como foi o caso do Narciso Cruz.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375269 | GoldenDays | 15 nov 2016 18:54 | Em resposta a: #375261

Assunção,

Em complemento da mensagem anterior gostaria ainda de lhe chamar a atenção para o facto de existirem duas localidades com o nome de Laioso na província de Ourense na Galiza (e não na província do Lugo) que pertencem ao Bispado de Ourense, a saber:

(a)
Arciprestado de A Limia
Parroquia de Vilar de Santos, San Xoán
Concelho de Vilar de Santos
Provincia de Ourense

Fontes:
http://www.vilardesantos.com/recursos/documentos/Catalogo_PXOM17122001.pdf
http://www.vilardesantos.com/pt/contenidos.asp?sec=1&id=30

(b)
Arciprestado de Allariz
Parroquia de Augas Santas, Santa Mariña
Aldea de Laioso - Lugar de Laioso
Concelho de Allariz
Provincia de Ourense

Fontes:
http://www.planeamentourbanistico.xunta.es/siotuga/documentos/urbanismo/ALLARIZ/documents/0407CA007.PDF
http://www.allariz.com/recursos/catalogo_patrimonio_1.pdf

Se a teoria exposta na minha mensagem anterior não estiver correta significa que a informação prestada ao pároco que efetuou o assento não está também correta (Ourense, e não Lugo) ou que no passado a freguesia terá pertencido ao bispado de Lugo e não ao atual de Ourense.

O Bispado de Ourense fica situado a Sul do bispado de Lugo e confronta geograficamente com o Norte de Portugal. Para esclarecer se isso terá acontecido ou para pedir buscas poderá contactar o Bispado de Ourense através deste endereço de e-mail: archivohistorico@obispadodeourense.com

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375277 | saintclair | 15 nov 2016 19:50 | Em resposta a: #375269

-
https://gl.wikipedia.org/wiki/Diocese_cat%C3%B3lica_latina_de_Lugo

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#375291 | rpas35rcma | 16 nov 2016 09:25 | Em resposta a: #375221

Agradeço a todos que me têm ajudado com a minha pesquisa.
No início era curiosidade em saber os nomes e as localidades de onde era a família do meu pai.
Mas a genealogia e muito mais que saber quem eram os meus avos é um estudo sociológico muito interessante.
Tenho muita informação para pesquisar vai levar algum tempo sozinha nunca chegaria lá.
Mais uma vez muito obrigado, se poder ser útil a alguém estou a disposição.

Cump.
Assunção

Resposta

Link directo:

Ajuda para leitura assento de batismo

#379646 | rpas35rcma | 06 abr 2017 14:24 | Em resposta a: #375221

Boa tarde
a todos os que me ajudaram a decifrar o local de nascimento do meu trisavo Narciso Cruz
demorou mas encontrei municipio de O Incio San Martin de Layosa provincia de Lugo.
Vou tentar nas ferias fazer a pesquisa da certidão de baptismo pois não faço ideia de quando nasceu.
So sei que foi pai em 1860 também não sei quando morreu nem aonde .

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 19:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen