Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Regiões

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#375350 | JeudaFurtado | 17 nov 2016 17:19

Saudações caros confrades, venho solicitar que alguém que conhece e possui obras de genealogia dos Açores (especialmente o Nobiliário da Terceira) possa me esclarecer essas enormes dúvidas:

Eu após conseguir recuar na minha genealogia patrilinear (linha só de pai) descobri que sou de origem açoriana, algo que é evidenciado até pelo teste de ADN que eu fiz (Y-DNA), que mostra algumas matches nos Açores, no caso o meu Haplogrupo paterno é o R1b.

Eu encontrei que meu ancestral patrilinear mais distante é o Capitão Antonio Cardoso Machado (natural de Angra, Ilha da Terceira), no caso filho de João Cardoso Machado e sua mulher Beatriz Gonçalves de Antona.

Esse João Cardoso Machado possui uma filiação que eu não consigo perceber, os nobiliários e várias arvores genealógicas da internet dizem que ele era filho de Manuel Rodrigues Fagundes e de Maria Cardoso Machado, entretanto existiu dois casais homônimos, um Manuel Rodrigues Fagundes filho de Gil Anes Curvo e de Isabel Rodrigues Fagundes, e um outro Manuel Rodrigues Fagundes filho de Rodrigo Afonso Fagundes (e tio do primeiro Manuel citado), ambos tinham como nome da esposa Maria Cardoso Machado.

Me pergunto de qual destes casais afinal João Cardoso Machado seria filho? Eu estou mais inclinado a aceitar a primeira filiação devido a um outro post aqui no Geneall, onde consta que a Maria Cardoso Machado era filha de Gaspar Gonçalves Machado da Ribeira Seca casado com Catarina Cardoso, sendo que essa Maria que tinha o Gaspar como filiação era justamente a mãe segundo o post de João Cardoso Machado, segundo outras genealogias o Manuel Rodrigues Fagundes que era casado com Maria Cardoso Machado da Ribeira Seca, era filho do supracitado Gil Anes Curvo.


Considerando a primeira hipótese, temos que Gil Anes Curvo de acordo com algumas arvores seria filho de Fernão Gil Curvo c.c Iria Pereira, mas eu não consigo encontrar a referencia que permita fazer essa ligação, no Filgueiras Gayo não há o nome de Gil entre os filhos de Fernão Gil Curvo, entretanto eu só encontrei no Google Books uma referencia que Gil da Borba (como também era chamado Gil Anes Curvo) era da família dos Curvo do Alentejo, mas igualmente não há a filiação.

Já considerando a segunda hipótese eu olhei a genealogia de Rodrigo Afonso Fagundes pai de um Manuel Rodrigues Fagundes c.c Maria Cardoso Machado, em algumas genealogias publicadas na internet encontramos de cara alguns possíveis erros, Rodrigo Afonso Fagundes seria na verdade de acordo com Filgueiras Gayo no titulo dos Fagundes, filho de Manuel Vicente Paris c.c Catarina Fagundes e neto paterno de Belchior Afonso de Calvos, algumas genealogias dão a linhagem dele em Gonçalo Afonso de Cerqueira.

Considerando que a primeira hipótese esteja correta e que eu sou descendente de Gil Anes Curvo, considerando também que Gil Anes Curvo seja filho de Fernão Gil Curvo, minha linhagem varonil irá dar costados em Monio Viegas o Gasco, esse Monio Viegas é um personagem controverso, segundo alguns genealogistas que eu me comuniquei há controvérsias sobre sua filiação, porem há um texto muito bom o Sr. Manuel Abranches de Soveral onde consta a família de Monio Viegas:

http://www.soveral.info/mas/Ribadouro%20-%20origens.htm


Então, gostaria muito de pedir ajuda aos confrades para solucionar as seguintes dúvidas:

(1) - João Cardoso Machado seria neto paterno de Gil Anes Curvo ou de Rodrigo Afonso Fagundes?

(2) - Acerca de Gil Anes Curvo, a filiação dele em Fernão Gil Curvo está correta?

(3) - Considerando a árvore de Fernão Gil Curvo, até Monio Viegas "o Gasco", a genealogia patrilinear irá chegar no rei Égica I por meio dos Condes de Coimbra, o rei Égica possuía como possível pai o rei Recesvinto, alguém sabe dizer se do Monio Viegas até o rei Égica a genealogia está correta?

Por fim agradeço imensamente a quem puder me ajudar com essas questões.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#375352 | saintclair | 17 nov 2016 17:40 | Em resposta a: #375350

-
Pondo de parte a sua linhagem varonil, poderia informar
de onde são os seus avós, bisavós, trisavós, pentavôs etc.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#375353 | JeudaFurtado | 17 nov 2016 17:53 | Em resposta a: #375352

Caro Saintclair, boa tarde!

Meus avós, bisavós, trisavós, são todos do Brasil (com exceção de um trisavô que seria português), já alguns dos meus tataravós são de Portugal, e assim por diante.

Quanto a minha linhagem varonil que vai dar costados nos Açores, é por meio do português Capitão Paulo Cardoso de Vargas, que desembarcou no Brasil vindo de Angra em aprox. 1620, se casando na Bahia em aprox. 1632 conforme o Catalogo do Frei Jaboatão.

Portanto é uma linhagem bem antiga, do Capitão Paulo Cardoso até mim são 12 gerações.

Obrigado!

Boa tarde!

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#375354 | saintclair | 17 nov 2016 18:25 | Em resposta a: #375353

-
"Capitão Paulo Cardoso de Vargas, que desembarcou no Brasil vindo de Angra em aprox. 1620"
--------
Jeuda;

Como se pode aferir que o Capitão Vargas possuia o Hap. R1b?
Uma coisa são os documentos registo Paroquial, em que podemos
seguir o evoluir da situação, outra coisa é dizer que determinada
pessoa fez um exame à sua linhagem que percorre uma determinada
época, passa pelo Capitão Vargas, e até poderá terminar no Rei dos
Visigodos, ano 700 d.c. etc.
Agradeço o seu comentário.
Obrigado
Sc.

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#375355 | JeudaFurtado | 17 nov 2016 19:01 | Em resposta a: #375354

Caro Saintclair, boa tarde!

Não entendi muito bem, mas creio que foi isso que ocorreu, eu sou descendente do Capitão Paulo Cardoso pela linhagem patrilinear a prova que eu tenho até ele é de um Nobiliário da Bahia o Catálogo Genealógico de Frei Jaboatão.

Do neto do Paulo Cardoso eu tenho os paroquiais até chegar em minha pessoa.

Fiz o exame de Y-DNA pelo FTDNA que apura os marcadores genéticos passados somente de pai para filho, uma coisa interessante é que no teste que eu fiz apareceram vários ingleses de uma mesma família, eu procurei visualizar a genealogia deles pelo site para saber quem seria o ancestral em comum de todos eles e possivelmente meu ancestral, como parece que todos tinham ancestralidade na Irlanda isso explica porque deu correspondência de DNA comigo, em determinada época até onde eu sei os Celtas da Península Ibérica (salvo-engano) passaram para as Ilhas Britânicas, principalmente a Irlanda.

Não sei maiores detalhes quanto a isso, mas o interessante é que eles possuem ascendência varonil remota nos antigos reis Irlandeses, talvez um destes reis tenha tido um ancestral em comum com os reis Visigodos que eu sou supostamente descendente, de modo que esse parentesco ficaria explicado por este modo.

Para já eu estou pesquisando qual dos dois casais homônimos seriam os pais de Manuel Rodrigues Fagundes (bisavô do Capitão Paulo Cardoso) de modo que no momento eu creio que é mais próvavel ser o povoador Gil Anes de Borba, entretanto o outro suposto pai Rodrigo Afonso Fagundes seria descendente paterno pelo Figueiras Gaio de um Afonso Vaz de Calvos que foi morador no Porto em 1454, criado do Duque de Bragança e que ainda de acordo com Gaio ele seria "familiar" do dito Duque, eu não compreendo como viria esse parentesco, a Pedatura Lusitana diz que Afonso Vaz de Calvos seria filho de Vasco Fernandes de Calvos e não fornece mais noticias.

A arvore ficaria assim:

1 - Manuel Rodrigues Fagundes c.c Maria Cardoso Machado

tiveram:

2 - João Cardoso Machado c.c Beatriz Gonçalves de Antona

tiveram:

3 - Cap. Antonio Cardoso Machado c.c Brites Pizarra de Vargas

tiveram:

4- Paulo Cardoso de Vargas (passou para a Bahia) c.c Margarida Dinis


tiveram:

5 - Diogo Cardoso de Vargas c.c Melicia de Barros

E por aí vai..

Curiosidade:

Alguém saberia me informar se existiu algum "Vasco Fernandes" na família de Afonso I Duque de Bragança?

Agradeço desde já!

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#375357 | riccardo.vox | 17 nov 2016 19:35 | Em resposta a: #375355

Olá Jeuda.
Desculpe a intervenção neste tópco, cujo tema não tem a ver com um pedido.
Moro no Brasil, sou neto do Capitão-cirurgião da Guarda Nacional Saturnino Ferreira de Almeida, e neto de um português José Joaquim Ferreira de Almeida. Como meu avô nasceu em 1876 no império, está difícil acessar os livros de assentamentos, os quais estão em Ipirá - Bahia, e não digitalizados.
Você sabe me dizer onde encontro dados, ou registros sobre meu avô na Guarda Nacional no período do Presidente Venceslau Brás? Preciso descobrir os nomes dos pais do meu bisavô José Joaquim.
Se possível for me dar uma orientação, mesmo assim agradeço a atenção.
Cumprimentos.
Ricardo

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#375358 | JeudaFurtado | 17 nov 2016 19:48 | Em resposta a: #375357

Caro Sr. Ricardo, boa tarde!

Bom, realmente no caso da Bahia existe muita coisa que foi digitalizada, mas muitas outras também não foram.

Seria interessante se o Sr. tentasse consultar o registro de patente do seu ancestral, acredito que há como fazer isso por dois caminhos:

I - Consultando diretamente no Arquivo Publico da Bahia.

II - Entrando em contato com o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e solicitando uma busca da Patente dele.

No caso da segunda opção os contatos do Arquivo Nacional estão aqui:

http://sian.an.gov.br/sianex/consulta/contatos.asp

Talvez seja necessário se registrar no site para ver os contatos.

Quanto aos Paroquiais, eu creio que é possivel ter acesso aos que não foram digitalizados, procure falar diretamente com o Arquivo da Arquidiocese de Salvador:

http://www.fundacaojoaofdacunha.com.br/noticias.asp?id=438

Os contatos deles estão todos no link acima.

Por fim desejo boa sorte,

Cumprimentos!

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#380091 | pr2017 | 20 abr 2017 14:18 | Em resposta a: #375355

Boa tarde Jeuda,


Eu estou procurado os ancestrais de Luciano (Dias) Cardoso de Vargas e ficaria imensamente grata se pudesse me informar se ele teria algum parentesco com o Paulo Cardoso de Vargas citado nos seus posts. Aqui vão algumas informações:

Nascido em cerca de 1666 nos Açores, faleceu depois do mês de julho de 1743 na Freguesia de Russas no Ceará. Foi casado com Rosa Maria Maciel de Carvalho, esta nascida em 1680 em Ipojuca, Pernambuco e era conhecido como o "Abraão do Jaguaribe". Teve os seguintes filhos:
1. Luciano Vargas 2. Antônio Pires Cardoso 3. Ana Maria Maciel (minha ancestral) 4. Maria Maciel de Passos 5. Caetana Maria Maciel 6. Rosa Maria Maciel 7. Joana Paes Maciel

De antemão agradeço demais pela resposta,

Cordialmente,

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#380207 | pr2017 | 22 abr 2017 15:11 | Em resposta a: #380091

PS: A maioria desses dados são do excelente genealogista Francisco Augusto de Araújo Lima. Fonte: Uma Província Portuguesa no Nordeste Oriental do Brasil. Ed. Expressão Gráfica.

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#415797 | felipequesado | 23 jun 2019 20:39 | Em resposta a: #380091

Olá,
Voce conseguiu algum exito com relaçao ao "Abraão do Jaguaribe" ou esse outro : Paulo Cardoso de Vargas.

Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#415815 | 1385 | 24 jun 2019 18:09 | Em resposta a: #375355

Caro Confrade não tenho os seus marcos cronológicos, mas o António Cardoso, se estamos a falar do mesmo, não figurava como Machado (embora não exclua que o pudesse ser, não era capitão mas si escrivão da alfândega de Angra, ilha Terceira, Açores
Em 14.11.1585 baptizou Manuel Gonçalves de Ceia a António, filho de António Cardoso e de sua mulher Beatriz de
Vargas Foram padrinhos Fernão Faleiro e dona Catarina
Igreja Católica Portuguesa registos paroquiais da freguesia do Salvador, Sé da cidade de Angra. assentos de baptismo (1583-1588) fl.32v, último assento do folio
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-SE-B-1583-1588/TER-AH-SE-B-1583-1588_item1/P35.html
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Em os 07.09.1586 baptizei a Barbara filha de Francisco Vaaz (sic) e de sua mulher Beatriz Dias. Padrinhos, Heitor Homem da Costa e Beatriz de Vargas, mulher de António Cardoso, escrivão da Alfândega
Igreja Católica Portuguesa registos paroquiais da freguesia do Salvador, Sé da cidade de Angra. assentos de baptismo (1583-1588) fl.43v
http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-AH-SE-B-1583-1588/TER-AH-SE-B-1583-1588_item1/P46.html
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#415817 | pr2017 | 24 jun 2019 18:18 | Em resposta a: #375350

Caro Confrade 1385,

Infelizmente trata-se de ramos distintos mas agradeço-lhe pela atenção.

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#424936 | aveiro.pt | 16 jun 2020 02:13 | Em resposta a: #375350

Caros confrades, venho aqui informar para "TOMAREM CUIDADO" (ALERTA) ao gastar vosso tempo buscando informações sobre o "Abraao do Jaguaribe" melhor falando "Luciano Dias Cardoso Vargas" não há a vontade de buscar sua ascendência/genealogia mas sim "GANHOS/LUCRO/MERCADO" com isso inúmeros genealogistas estão o procurando especialmente os da região Nordeste(Fortaleza/Siará). Simplesmente vão apenas lhe dizer aqui: MUITO OBRIGADO e vão ganhar muito dinheiro.
Essa informação vale no mínimo: 300 mil EUROS.

Resposta

Link directo:

Linhagem varonil no Cap. Antonio Cardoso Machado da Ilha da Terceira (Haplogrupo R1b).

#432134 | joselazaro2 | 21 mar 2021 02:39 | Em resposta a: #375355

Olá,
Vi esse posto antigo seu. Eu estou em busca dos pais de LUCIANO DIAS CARDOSO DE VARGAS, dos Açores. Será que teria alguma relação com essa família.

Att

Lázaro Pinheiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 12:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen