PINHOS, da Maia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

PINHOS, da Maia

#17105 | jpinho | 12 fev 2002 22:08

Apesar de não serem originários desta terra, existem muitos Pinhos na Maia.
Sobre estes tenho já algum trabalho desenvolvido que poderei partilhar se alguém estiver interessado.

Jaime Pinho

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#18041 | jpinho | 04 mar 2002 23:14 | Em resposta a: #17105

Gostava de saber se no forum haverá alguém com trabalho já desenvolvido relativamente a PINHOS, quer sejam da Maia quer sejam de Vale de Cambra?

J. Pinho

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72205 | LSV | 02 set 2004 15:28 | Em resposta a: #18041

Caro J. Pinho

«Passeando» pelo fórum dei com estas suas mensagens de 2002 que neste momento me interessaram. Tenho pendurados faz algum tempo uns Pinhos da Maia (apelido) da zona de Aveiro. Embora os seus sejam referentes à Maia, como diz que tem já algo desenvolvido, poderá dar-me alguma dados desses seus? Quem sabe não se ligarão?

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72217 | sakawimbi | 02 set 2004 19:04 | Em resposta a: #72205

Caro Confrade
Tenho andado a pesquisar a origem dos Pinhos a que pertenço e cheguei a algumas conclusões interessantes:
1 - Os primeiros Pinhos vieram de Trás-os-Montes e receberam comedoria no Convento de Grijó;
2 - Fixaram-se alguns em Terra da Feira (mais tarde Vila da Feira);
3 - Muitos passaram -se para Ovar. onde hoje há muitos deste Apelido Pinho; e tenho encontrado alguns em Bancos e Repartições por esse País;
4 - Mais tarde deu-se uma migração para Tondela/Fráguas, Santiago de Besteiros/Santo André, Ceia ou Seia, Tábua, Carregal, Lisboa, Angola.
Isto, que tenho vindo a ler em documentos, confere com o que ouvia aos meus antepassados.
Fico-me por aqui, aguardando as suas reacções.
Cumprimentos
António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72225 | Francisco de Novais | 02 set 2004 21:05 | Em resposta a: #72217

Exmos.Srs.

Procuro informações sobre a família Pinho,das Terras-de-Barroso,Aveiro,onde teve Solar e Tôrre que mais tarde passou aos marqueses de Montebelo.Entre os membros desta grei encontra-se o acima citado André de Almeida Pinho,tido como FCA numa carta de brasão d'armas de um descendente seu.

Obrigado e cumprimentos,

FPN

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72226 | LSV | 02 set 2004 21:18 | Em resposta a: #72217

Muito obrigado pelos dados.

Procuro mais em particular os Pinho que se uniram por casamento aos Maia de Esgueira e Aveiro no século XVI.
Ainda mais em detalhe procuro dados sobre uma Mécia de Pinho casada no séc. XVI com Henrique da Maia, nascido cerca de 1550 em Esgueira, no termo de Aveiro, onde foi juiz e escrivão da fazenda, de acordo com o processo do SO de seu neto Tomé de Pinho da Maia habilitado por despacho de 1621.

Se por um acaso tropeçar nestes dê-me notícias sff.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72255 | camac41 | 03 set 2004 10:04 | Em resposta a: #72217

Caro António Sampaio Pinho

Na minha ascendência tenho o apelido Pinho, Vaz de Pinho, na zona de Cristelo - Paredes os mais antigos por volta de 1600. Penso que seriam pesoas de alguma relevancia pois um deles era Capitão. Ligaram-se mais tarde à Quinta da Praça casa brasonada de Frazão - Paços de Ferreira. Dada a proximidade de Cristelo com a Terras da Feira. Haverá alguma ligação entre eles?. Nos seus estudos encontrou alguma relação?
Estou à disposição para enviar os dados de que disponho. o meu e-mail é camac@netcabo.pt
Cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72257 | ATM | 03 set 2004 10:54 | Em resposta a: #72217

Caro Antonio Pinho

A minha bisavo materna, de nome Maria da Conceicao Pinho (esta no genea), nasceu em Mossamedes, Angola em 1872, filha de Jose Joaquim de Pinho * Terras da Feira cc Maria dos Anjos e neta paterna de Antonio Rodrigues e Maria de Jesus nascidos nos Acores.
Agradecia qualquer informacao.
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72808 | JAIME | 10 set 2004 09:35 | Em resposta a: #72205

Caro Luis Soveral

Peço desculpa pela demora.
De facto sou natural de uma freguesia (S. Pedro de Avioso-Maia) onde existem muitas familias que partilham o mesmo apelido.
Numa busca no ADP pude verificar que o primeiro "Pinho" registado nesta freguesia por nascimento aparece m 1814, sendo que o seu progenitor era originário de S.Vicente Pereira (que hoje pertence a Ovar).
Os dados que disponho (bastante incompletos) são os seguintes:

Jacinto José de Pinho
S.Vicente Pereira - 1787
Domingos José de Pinho
S.Pedro de Avioso - 1814
Anna Ferreira
S.Pedro Avioso - 1786

Manoel de Pinho
S. Pedro Castelões - 1753
Jacinto José de Pinho
S.Vicente Pereira - 1787
Marianna Gomes
S.Vicente Pereira

José de Pinho
Macieira
Manoel de Pinho
S. Pedro Castelões - 1753
Isabel de Oliveira
Macieira

Manoel de Pinho
Macieira Velha
José de Pinho
Macieira Velha
Jeronyma de Azevedo
Macieira Velha


Ainda que desta forma tão incompleta espero que estes dados possam de alguma forma contribuir.


Cumptos
Jaime Pinho

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#72809 | JAIME | 10 set 2004 09:43 | Em resposta a: #72205

Caro Luis Soveral

Peço desculpa pela demora.
De facto sou natural de uma freguesia (S. Pedro de Avioso-Maia) onde existem muitas familias que partilham o mesmo apelido.
Numa busca no ADP pude verificar que o primeiro "Pinho" registado nesta freguesia por nascimento aparece m 1814, sendo que o seu progenitor era originário de S.Vicente Pereira (que hoje pertence a Ovar).
Os dados que disponho (bastante incompletos) são os seguintes:


Domingos José de Pinho de S.Pedro de Avioso(1814), filho de Jacinto José de Pinho
de S.Vicente Pereira(1787) e de Anna Ferreira de S.Pedro Avioso(1786);

Jacinto José de Pinho, filho de Manoel de Pinho de S. Pedro Castelões(1753) e de
Marianna Gomes de S.Vicente Pereira;

Manoel de Pinho, filho de José de Pinho de Macieira e de Isabel de Oliveira de Macieira;

José de Pinho, filho de Manoel de Pinho de Macieira Velha e de Jeronyma de Azevedo de Macieira Velha


Ainda que desta forma tão incompleta espero que estes dados possam de alguma forma contribuir.

Cumptos
Jaime Pinho

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#73280 | sakawimbi | 16 set 2004 19:27 | Em resposta a: #72257

Caro António Mendes
Meu Pai foi para Angola em 1903 com a idade de 17 anos, e depois de percorrer o planalto da Huila foi fixar-se no planalto do Huambo onde constituiu uma numerosa prole. Chamava-se José Cardoso de Sampaio Pinho e nasceu em Seia.
Não me lembro de, na minha infância (*1926) ouvir falar de outros residentes com o nosso apelido.
Como me fala de seu trisavô nascido em Terras da Feira, estou em crer que somos parentes, embora afastados.
Voltarei ao seu contacto se as minhas buscas progredirem.
Cumprimentos - António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#73281 | sakawimbi | 16 set 2004 19:32 | Em resposta a: #72255

Caro Carlos Leal Machado
Desculpe o atraso desta resposta, motivado por ausência do meu poiso habitual.
A sua mensagem merece-me uma resposta longa e pormenorizada e, a seu tempo, irá para o seu Email. Prometo não levar muito tempo.
Cumprimentos - António de Sampaio Pinho

Resposta

Link directo:

RE: PINHOS, da Maia

#73287 | tonho | 16 set 2004 22:05 | Em resposta a: #72226

Em Ilhavo há um palacio brazonado dos Maias do sec XVIII, não sei se eles foram os primeiros habitantes mas a ultima pessoa que conheçi daquela familia era Henriqueta Maiaque faleceu na primeira metade do sec XX.

Cumprimentos
Angeja

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 07:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen