Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Regiões

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377689 | raquellucaslcs | 10 fev 2017 04:14

Olá, caros colegas de pesquisa. Acredito que temos dados bons já, mas estou com muita dificuldade de saber o local de nascimento de dois antepassados em Portugal. Tenho nomes e algumas datas. Mas não sei como procurar os documentos sem saber Região, concelhos, frequesias. Há alguma forma de descobrir o local com o dados que tenho? Eis abaixo o que sei:

Tataravô: Francisco Marques Leitão > português
Tataravó:Maria do Céu Leitão > portuguesa (não sei porque estou com dúvidas em relação a essa info da minha tia-avó quanto ao nome da avó dela.)
Bisavô materno: José Marques Leitão > Português - Nasc. 20/set/1911, Morte 29/julho/2003 em Campo Grande/RJ (filhas dizem que chegou com os pais ao Brasil aos 9 anos de idade e que os avós - meus tataravós- falavam muito em Coimbra. Mas elas de fato não sabem de onde a família veio.)
Avô: Sebastião da Silva Leitão > Mãe > Sandra Cristina Leitão Carvalho de Sousa (desses dois tenho todos os documentos. Ambos brasileiros. O primeiro morto. Minha mãe está vivíssima e quer tirar seus documentos portugueses.)

Também quero saber mais informações da minha bisavó, esposa do bisavô José Marques Leitão.
Tataravó: Adelaide da Silva Pinto (não sei se é portuguesa. Acreditamos que sim)
Bisavó: Hilda da Silva Leitão > portuguesa, Nasc 16/abril/1916, Morte 10/agosto/1989 em Campo Grande/RJ.
Não sei nada sobre a vinda da bisa e dos pais dela para o Brasil

Já tentei os passaportes, mas não há resultado algum para Marques Leitão, por ex.
E fiz inúmeras outras pesquisas assim. Queria pesquisar no tombo, mas pesquisar sem saber o concelho e freguesia me parece um trabalho pra meses e meses.

Agradeço qualquer luz. Obrigada.

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377697 | silvestre | 10 fev 2017 08:36 | Em resposta a: #377689

Já pesquisou os livros de registos de passaportes à volta de 1920? Coimbra tem livros de registos e processos online. A conjunção de Leitão, Pinto, Sousa pode ser do distrito do Porto. Procuraria também os registos de passaportes do Porto.

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377705 | mila1000 | 10 fev 2017 14:30 | Em resposta a: #377689

Se possui as datas dos óbitos,terá que procurar pelos documentos,e,verificar se consta onde Francisco e Hilda nasceram.

O que sabe do casamento de Francisco e Hilda?Quando e onde foi?

Seu avô era o filho mais velho?Quando e onde nasceu?

Se Francisco nascido em 1911. Hilda em 1916,sendo portugueses,devem ter se identificado devido exigencia do governo.Procure saber se algum familiar não guardou nenhum RNE

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377716 | raquellucaslcs | 10 fev 2017 19:49 | Em resposta a: #377689

Oi, Silvestre.
Obrigada por responder. Então, eu tentei achar documentos online de Coimbra pra tentar pesquisar alguma coisa. Mas só encontrei aquele serviço da Universidade de Coimbra que é pago. Tem outro local online que eu possa olhar? Eu não vejo problema em pagar alguma coisa. Só não queria pagar sem nem saber se estou pagando pelo que realmente devo pagar. Ou seja, se devo pesquisar mesmo nas muitas freguesias lá.

O Sousa do meu nome é da familia do meu pai. Deve vir de Portugal. Mas até meus tataravós paternos, pelo que pude apurar, todos já nasceram no Brasil. O Leitão é que é da família da minha mãe, e é dessa linhagem que estou tentando achar os documentos.

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377718 | raquellucaslcs | 10 fev 2017 20:08 | Em resposta a: #377705

Oi, Mila.
Muito obrigada por ter respondido.
Minha tia, irmã do meu falecido avô, filha do José Marques Leitão e da Hilda e neta do Francisco que me deu esses dados/datas por telefone. Essa tia está procurando por mais documentos e informações com os irmãos dela vivos ainda, irmãos do meu avô e também com o irmão mais novo do pai dela, meu tio-bisavô, que ainda está vivo. Mas esse irmão do biso já é brasileiro, nasceu no RJ. Com isso espero conseguir mais alguma informação sobre a origem deles em PT.
Meu avô era o segundo filho, não o mais velho, ao que consta.
Sobre os documentos de morte e casamento deles aqui no brasil, já olhei pelo Family Search as imagens de muitos e muitos livros com as datas que tenho e não achei. Faz 3 dias que tento ligar pro cartório e ninguém atende. Se os irmãos do meu avô não acharem nada nos seus "baus" em casa, eu vou até o cartório no Rio qualquer dia desses (moro eu outro estado. Preciso agendar uma viagem até lá.).
O que seria o RNE?

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377719 | mila1000 | 10 fev 2017 20:27 | Em resposta a: #377689

Com as datas que tenho...quais são???
Qual a data do casamento??Onde foi??



Seu avõ Sebastião é o segundo, quando e onde nasceu?Qual o nome do irmão mais velho?

Como os confrades poderão lhe ajudar se não informa os dados dos documentos que possui?

RNE -Registro Nacional de Estrangeiro,após 1930 todo cidadão estrangeiro era obrigado a se apresentar aos orgaos brasileiros para obter seu documento.

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377720 | raquellucaslcs | 10 fev 2017 20:43 | Em resposta a: #377719

Desculpe, Mila.
Acho que ficou confuso mesmo o que falei.Desculpe. Por enquanto os dados que tenho são só as datas de nascimento e morte dos bisavôs que informei na abertura do tópico.
Estou aguardando retorno das minhas tias-avós ainda sobre qualquer informação do casamento deles. De cabeça, ao telefone, elas dizem não lembrar. (Tenho que ter paciência com os idosos que me pediram uma semana pra ver o que acham. rs Eu que estou ansiosa aqui e adorando descobrir todo esse mundo de coisas sobre genealogia. To achando muito legal tudo isso!)
Parece que agora estagnei aqui até que os parentes me retornarem com informações e/ou eu conseguir falar com o cartório, certo?

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377721 | silvestre | 10 fev 2017 21:04 | Em resposta a: #377716

Raquel,
Os registos de Coimbra são pagos? Não percebo...
Passaportes de Coimbra:
https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/collection/1928596/waypoints
Registos paroquiais:
http://tombo.pt/
Claro que o melhor será seguir primeiro as indicações da Mila e depois, quando tiver mais dados, partir para estas pesquisas, ou então será "procurar agulha em palheiro". Coimbra era e é cidade onde confluem pessoas de todo o país. Porém, o seu tópico interessou-me pelos nomes. Fiz a árvore de uma amiga onde aparecem esses apelidos, da zona de Marco de Canaveses. Pergunte às suas tias se este nome lhes diz alguma coisa. Se sim, pode pesquisar os passaportes do Porto. Mas primeiro comece por pesquisar por aí e indique as datas: http://tombo.pt/d/porto
Vera
O seu

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377722 | mila1000 | 10 fev 2017 21:09 | Em resposta a: #377689

Raquel,
Não precisa se desculpar,mas,entendi que tinha a data do casamento.

Achei um óbito em nome de Hilda (só isso),brasileira,declarante:Carvalho na 13 circunscrição,12 agosto de 1989.Não tenho como saber se é quem procura,é preciso saber mais.

Tente ligar para o cartório na hora do almoço,foi assim que consegui falar num deles...

Quanto aos familiares,vá com calma,com muito jeito,que conseguirá obter informações.Eu pergunto,anoto,mais tarde,repito a pergunta....Procure saber se algum deles possui documentos,fotos,cartas...

Mila

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#377726 | raquellucaslcs | 11 fev 2017 00:17 | Em resposta a: #377722

Olá, Mila e Silvestre.

Silvestre, quando disse a serviço pago da Universidade de Coimbra para buscas de antepassados me referia a isso aqui que conheci pelas minhas andanças em grupos e foruns como este: http://www.uc.pt/auc/servicos/genealogia

Muito obrigada pelos links. Não tinha percebido ainda que podia pesquisar os passaportes pelo Family Search. Eu tinha olhado somente aqui: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/

Mila! Você tem o link para esse documento que achou? Vc procurou no mesmo cartório que eu, a 13ª circunscrição. De certo que estou com muito trabalho estes dias, e até virando noite, e nas minhas pausas no trabalho descanso fazendo minhas pesquisas. Numa destas de vista cansada (trabalho com traduções) pode ser que algo tenha me escapado nas madrugadas. Até por isso to planejando tirar uns dias para refazer muitas pesquisas que acho que não fiz direito.

Quanto ao cartório, eles não contam com minha astúcia e persistência. rs E estou com um contato muito bom agora que penso que pode me ajudar muito. Lembrei de um amigo que é dono de cartório em São João de Meriti, também baixada do RJ, e município no qual meus bisavós moraram à época inclusive que nasceu minha mãe (to achando até que a certidao de nascimento da minha mãe é desse cartório que hoje está com ele.) Acho que posso ter uma semana de "novidades' à frente.
Vou contando pra vocês conforme o processo de descoberta andar.
Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Encontrar assento dos bisavós - Família Leitão (PT>RJ)

#380424 | raquellucaslcs | 26 abr 2017 23:26 | Em resposta a: #377689

Olá, colegas.

Venho trazer algumas novidades da minha busca. Consegui mais algumas informações:
José Marques Leitão e Hilda dos Santos Leitão se casaram em São João de Meriti, RJ em 22 de janeiro de 1937, 1º cartório, livro 13 fl 60

José Marques Leitão: 20/09/1911 Portugal - 29/07/2003 Campo Grande - Rio de Janeiro - BR

Hilda nasceu em 18 de abril de 1917 (não se sabe onde, pode ser portuguesa ou brasileira) e acredito que a data de falecimento seja 10 de agosto de 1989 no Rio de Janeiro.
Os pais de Hilda são na verdade: Marida Adelaide dos Santos Pinto e João da Silva Pinto, e ao que consta são portugueses.

Agora comecei a pesquisar para ver se encontro o registro de casamento desses bisavós digitalizado e/ou indexado para descobrir de onde eles são naturais. O bisavô (José Marques Leitão, e ao que consta chegou a Brasil com cerca de 9 anos de idade.) é português, isso é certo. Resta saber de onde. Já a bisavó não sabemos ainda. Dizem que os pais dela (Hilda) eram também portugueses. Então desconfiamos que ela possa ter vindo bem pequena para o Brasil e não seja brasileira como dizem alguns parentes. Enfim, tento buscar o documento para saber a naturalidade deles e poder buscar documentos portugueses. Penso que seria muita sorte achá-los e não ter que pagar pela certidão agora, pois imagino que quando conseguir juntar toda a papelada para dar entrada na documentação da minha mãe, esta certidão já estará vencida e teremos de pagar novamente por uma atualizada.
Mas, dos males o menor, se precisar emitir, emitimos. Pior seria não achar dado algum.
Se algum colega puder me ajudar, agradeço. Acho tão estranho que não acho informação alguma da família parterna da minha mãe online. Nada. Nem se eu buscar meu avô Sebastião dos Santos Leitão (brasileiro, 19/01/1939 - 30/04/2009).

Abraços!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen