Henriques de São Paio de Farinha Podre - P/ Confrade Antonio Mascarenhas de Carvalho e outros

Este tópico está classificado nas salas:

Henriques de São Paio de Farinha Podre - P/ Confrade Antonio Mascarenhas de Carvalho e outros

#377747 | PdF | 12 fev 2017 14:40

Boa tarde a todos.
Sou um "Henriques descendente directo dos de Farinha Podre". Graças ao excelente artigo na Munda do amigo Pedro França, e subsequente trabalho que ele fez para mim, consegui "subir" até ao fundador do patronímico, um HENRIQUE AFONSO, lavrador "dos principais da terra" de São Paio de Farinha Podre, que nasceu entre 1450 e 1480. Foi uma filha dele que pela primeira vez usou o nome Joana HENRIQUES, o qual se transmitiu quer por ramos paternos ou maternos, ininterruptamente, até mim, o meu filho e os meus netos.

Tenho em mente dois tópicos:

1) Tentei saber mais sobre este Henrique Afonso mas, àparte as menções e testemunhos de "sangue limpo" no processo de ordenação de um neto padre, nada consegui encontrar.

2) Sei que no século XV Farinha Podre era Comenda da Ordem de Cristo, e que já o era anteriormente da Ordem do Templo. Tentei saber qual a relação possível entre um lavrador "dos principais da terra" e a Ordem de Cristo, na pessoa do representante para aquela região do seu Mestre, mas sem saber onde e como investigar.

Alguém me poderia fazer sugestões no sentido de melhor procurar dados para esta minha ambição, que talvez seja bastante "quixotesca"?

Resposta

Link directo:

Henriques de São Paio de Farinha Podre - P/ Confrade Antonio Mascarenhas de Carvalho e outros

#377870 | joão reis | 18 fev 2017 20:17 | Em resposta a: #377747

Caro Confrade

Tal como o meu primo António Mascarenhas de Carvalho, também eu sou descendente desses Henriques de S. Paio.
Tenho interesse em saber um pouco mais já que estou parado no casal Simão Henriques e Ana Lourenço, meus 12ºs Avós (2x) através da sua filha Justa Henriques que casa em Travanca Far. Podre em 18.10.1609 com António Simões.

Se tiver a ligação com Henrique Afonso e a quiser partilhar comigo, ficar-lhe-ia muito agradecido.

Quanto a dados ou informações sobre o citado Henrique Afonso, não as tenho , mas estarei atento.

Cumprimentos

João Reis Caldeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 out 2024, 11:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen