Anotações ao lado dos assentos de óbito

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Anotações ao lado dos assentos de óbito

#377767 | JALV | 14 fev 2017 00:28

Prezados,

O que geralmente significam as anotações que ficam ao lado dos assentos de óbito? Por vezes também aparecem valores, seriam para a celebração de Missas ou mesmo o custo do enterro? Em alguns casos aparece apenas a anotação "pobre", o que isso implicaria?

Por exemplo, o que seriam as anotações abaixo?

Fes
P.T. S. PP
.M. de S
A de .S.

Saudações cordiais,
Jorge Valente

Resposta

Link directo:

Anotações ao lado dos assentos de óbito

#377782 | hldrcst548 | 14 fev 2017 21:01 | Em resposta a: #377767

Caro Jorge Valente,
Geralmente o padre anotava à margem dos assentos várias 'coisas' para si próprio, como o número de missas que já tinha dito e as que faltavam, o custo do enterro etc.
O que era mais comum era o número dos ofícios. Fosse por vontade do defunto ou dos herdeiros, mandava-se fazer um ou mais ofícios de vários padres, que muitas vezes eram chamados de outras freguesias para sufragrar o defunto. Por isso à margem do assento o pároco escrevia os ofícios à medida que se iam fazendo, para melhor se orientar.
Em termos mais práticos, era comum aparecer "Fes se lhe o 1° ofício de X padres cada hum. Fes se lhe o 2° de X padres. Fes se lhe o 3° de X padres. Tem satisfeito. " Ou seja, estavam feitos todos os ofícios que o defunto ou herdeiros pediram. Muitas vezes os mais pobres mas com possibilidade de pagar um ofício tinham apenas um ofício de cinco padres, que penso que seria o mínimo pois nunca vi menos de cinco. Eram também comum os ofícios de trinta padres, (divididos em três ofícios de dez padres cada um), ou então, para os mais abastados, números muito superiores (tive um antepassado que teve um primeiro ofício com cinquenta padres, o segundo de vinte e cinco e o terceiro de vinte e cinco, fazendo um total de 100 padres!)
Também por vezes, pelo menos nas minhas pesquisas, o padre era mais rigoroso, escrevendo muitas vezes "Pagou do enterro X reis, de caixão X, do hábito X, para as rezas X" etc. Mas isso obviamente dependia dos padres.
Quanto ao "pobre", significa que a pessoa não tinha meios com o viver (vivia mal) e muitas vezes não tinham deixado dinheiro suficiente para o funeral, pelo que era importante para o padre saber que eram pobres para poder ajudar nos custos do enterro.
Porém não percebo o exemplo que deu, que para mim não faz nenhum sentido tirando a primeira palavra "Fes".O que o confrade transcreve como letras não serão números? Havia certos números que se escreviam de uma forma um pouco estranha, como já vi mais que um padre escrever o número 1 com uma espécie de "L" e um pontinho em cima! Mas se enviasse link dos assentos que pretendia ver esclarecidos, poderia ajudar mais um pouco.

Helder Costa.

Resposta

Link directo:

Anotações ao lado dos assentos de óbito

#377791 | JALV | 14 fev 2017 22:53 | Em resposta a: #377782

Caro Helder,

Muito obrigado pela vossa explicação! Imaginei mesmo que seria algo relacionado com Missas para o defunto, mas não sabia que eram realizadas em várias ocasiões e com toda essa quantidade de padres.

No meu exemplo, creio que sejam letras... Em todo caso, era só uma curiosidade geral. O afã de progredir nas pesquisas me empurra para os batismos e casamentos. Só as vezes tento procurar algo nos óbitos, pois acho que eles são mais difíceis de ler e de obter informações.

Mais uma vez, obrigado pelo retorno!

Saudações,
Jorge Valente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 out 2024, 12:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen