Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

#377795 | aapamp | 15 fev 2017 13:39

Caros confrades
Ajguém conhece alguma coisa sobre este Francisco Varela de Araujo que morreu a 7 de fev de 1613 em Burgães?
Segundo João Dias Costa em Andrades e Varelas na pág.91

https://lookaside.fbsbx.com/file/capitulo%20III%20-%20Andrades%20e%20Varelas%20%281%29.pdf?token=AWwYtofHgieBm1LQ7MacSw_HE8wNhuL0bJqCvjnvFZiaqHgwRk5oP3pe6bXMdDqsE_ruv0yfY1voyU653cYKHcjJSLDBF_zMVFUGyuSQRO0B7VYWi7mvgg2PP30QWx-G870JlR3F3ZvmCSqDSLf4_GMt

era Cavaleiro Fidalgo e aparece no livro "Memorias quinhentistas de um procurador d´el rei no Porto"mas não sei o que lá diz dele nesse livro

É antepassado dos Varellas que aparem em Eiriz e posteriormente em Santiago da Carreira.
Alguém pode ajudar na sua ascendência ?
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

#377943 | aapamp | 21 fev 2017 21:36 | Em resposta a: #377795

Caros confrades
No apendice I nota 58 de" O Mosteiro de Santo Tirso, de 978 a 1588. A silhueta de uma entidade" aparece a Quinta da lage em Burges como tendo desde 1298 metade do padroado da abadia de Burgães sendo a outra metade do mosteiro de Santo Tirso,padroado este que esta quinta manteve até finais do se.XVIII segundo o mesmo livro.Ora esta quinta da Lage parece ser a casa que era propriedade deste Francisco Varela de Araujo,e procurando na net aparece uma casa da Lage em Burges para eventos,que dizem existe desde o sec.XII e dizem ser durante seculos da família Abreu,e tem um brasão que parece bastante antigo mas que não sei de que data nem de quem era,que provavelmente será a mesma casa.
Nenhum confrade sabe nada desta casa nem sua genealogia?
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

#377950 | aapamp | 22 fev 2017 01:45 | Em resposta a: #377795

Mais um ligeiro avanço através do livro atráz citado "Mosteiro de Santo Tirso....",no tombo do Cardeal Farnezze,nota 648 dá a sogra do Francisco Varela de Araujo,que é Beatriz de Abreu,e que era a dona do prazo da Quebrada da Lage (1ªvida)segunda vida sua filha que não diz quem era e terceira o marido dessa filha que diz ser Francisco Varella .Na nota 659 diz que a filha é Isabel Ribeira.Fica assim confirmado a Quinta da Lage ser Abreu e não Varela e implica que o Francisco Varela de Araujo cavaleiro fidalgo tem de ser este Francisco Varela do prazo e que aparece nos paroquiais a morrer em 1613,pois que era ele morador na quinta da lage em 1580,aquando do episódio com Jacome varela em que é testemunha .Para além da "minha"Maria Varela que casou antes de 1602 com Francisco Ferreira de Penamaior e viveram em Eiriz e Burges não consegui perceber se Francisco Varela de Araujo e Isabel Ribeira têm outros filhos ou não.
Agradecia qualquer ajuda
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

#444912 | ThierryBx | 21 dez 2022 02:56 | Em resposta a: #377950

O senhor Mendes sera disponível para falar sobre aquilo ?

Resposta

Link directo:

Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

#444928 | aapamp | 21 dez 2022 19:56 | Em resposta a: #444912

Boa tarde
Claro que sim.
Espero conseguir ajudar ,mas não tenho muito mais dados do que coloquei acima
Cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

#444935 | ThierryBx | 21 dez 2022 22:52 | Em resposta a: #444928

Boa noite ,

Então seria para mim um prazer partilhar com você sobre esse assunto.

Talvez será mais fácil falar através do telemóvel.

Aqui meu mail (...)

Obrigado pela sua resposta.

Resposta

Link directo:

Francisco Varella de Araujo morador na Quinta da Lágea,Burgães,Santo Tirso sec XVI

#444957 | aapamp | 22 dez 2022 21:04 | Em resposta a: #377795

Boa noite
Não aparece qualquer mail, mas também penso que o local ideal para trocar impressões é este forum, assim até pode alguém acrescentar outros dados.
cumprimentos
Antonio Mendes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 03:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen