Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#378042 | FilipeFlard | 24 fev 2017 12:04

Caros confrades,

Meu 5º avô, Joaquim Pedro de Paiva, era natural da vila de Setúbal e faleceu no Brasil em 1905, com a idade de setenta anos. (Logo, deve ter nascido por volta de 1835.)

Emigrou para o Brasil em 1856, naturalizou-se em 1865 e foi oficial maquinista da armada imperial. Casou-se e deixou descendência.

Os confrades têm qualquer informação sobre esta família Paiva de Setúbal ou sugerem alguma fonte que possa ajudar na investigação?

Saudações cordiais,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#378074 | jpm2353 | 25 fev 2017 05:48 | Em resposta a: #378042

Caro confrade,

Pode tentar descobrir o assento de baptismo através de pesquisa em linha.
Envio-lhe uma ligação a uma freguesia de Setúbal (há mais) para poder começar a busca, veja: http://tombo.pt/f/stb05

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#378077 | mila1000 | 25 fev 2017 11:48 | Em resposta a: #378042

Filipe,

A naturalização de Joaquim foi através de carta imperial-Ministerio do Imperio em maio de 1866.Procure saber se o Arquivo Nacional à respeito dessa naturalização.

Joaquim faleceu no inicio de Setembro de 1905,poi,no dia 9 foi realizada missa de uma semana na Capela do Ingá em São Domingos,penso que seja em Niterói.Era tenente reformado da Marinha,já buscou ajuda nesse órgão?Ou alguma orientação?

Em 15 de outubro de 1875 há um casamento de Joaquim Pedro de Paiva com Francisca Luiza de Paula França;Pode ser homonimo,mas,não foi mencionado o nome da igreja do RJ

Há 2 obituarios de criança com nome Maria:em 8/5/1869 (2 1/2 anos) e 20/9/1870(14 meses),como aparece fluminense,há de ser em Niterói.


Quanto ao desembarque em Belem,creio que há uma dificuldade em localizar,não há livros,não sei se o AN poderia auxiliá-lo.

Mila

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#378095 | FilipeFlard | 26 fev 2017 15:18 | Em resposta a: #378074

Caro confrade,

Muito obrigado! Tentarei localizar o assento de batismo nos livros paroquiais disponíveis on-line.

Cordiais saudações,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#378096 | FilipeFlard | 26 fev 2017 15:33 | Em resposta a: #378077

Prezada Mila,

Estou certo de que não se trata de homônimo.

Localizei a certidão de batismo de Elvira, irmã do meu tetravô, lavrada na Paróquia de Santa Rita em 21/11/1864, filha de Joaquim Pedro de Paiva e de Francisca Luiza de Paula França. É o 4º assento na folha da esquerda:
familysearch ponto org/ark:/61903/3:1:939F-R89Q-97?mode=g&i=167&cc=1719212

Esta anotada logo à esquerda do assento a legitimação de Elvira pelo subsequente matrimônio de seus pais. Não consegui ler muito bem, mas parece que consta 190 (número da folha onde está o assento de matrimônio?) ou 19º (dia da anotação?), o mês de julho (talvez, considerando que o casamento ocorreu em outubro de 1875, seja quando foi anotada a legitimação) e um ano que deve ser 1885 (não pode ser 1865 e nem 1875, pois ainda não estavam casados nem em julho de 1865 e nem em julho de 1875).
Elvira deve ter se casado por volta dessa época (batizada em 1864, devia ter uns 19 anos em 1885) e talvez tenham pedido a retificação para prevenir possíveis constrangimentos.

Tentarei ver o que descubro com o Arquivo Nacional e a Marinha do Brasil.

Cordiais saudações,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#378115 | mila1000 | 26 fev 2017 21:04 | Em resposta a: #378042

Felipe,

Leio 19 de Junho .quanto ao ano... 1885 ou 87 ou 89
O casamento ocorreu na mesma igreja.Ligue na igreja,pergunte á respeito dos livros de casamento.Podem deter o arquivo,ou,já se encontrar na Curia RJ.

Como ela era irmã de seu tetravo,saberia quando ele nasceu?Quem sabe o batismo esteja na mesma igreja.

Mila

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#378768 | FilipeFlard | 17 mar 2017 17:56 | Em resposta a: #378042

Confreira Mila,

Como está?

O casamento ocorreu na Paróquia de Santa Rita e o ano é mesmo 1875. O registo está no arquivo da cúria diocesana do Rio de Janeiro. Estou aguardando que me mandem a certidão, mas parece que vai demorar um pouco (está por sair a provisão nomeando o novo diretor).

Creio que por aí poderei descobrir mais detalhes como naturalidade, idade e nomes dos pais dos noivos, o que muito ajudará a prosseguir na pesquisa em linha nas freguesias de Setúbal, como bem sugeriu o nosso confrade João Peixoto de Magalhães.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#381831 | FilipeFlard | 12 jun 2017 18:03 | Em resposta a: #378042

Caros confrades,

Obtive a certidão com o inteiro teor do assento de matrimônio da Igreja Matriz de Santa Rita, mas não consta ali qualquer informação acerca da naturalidade, da ancestralidade ou mesmo da idade dos noivos Joaquim Pedro de Paiva e Francisca Luísa de Paula França! Que cura mais descuidado...
A carta de naturalização está no arquivo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e pode ser objeto de consulta presencial. Se um dia for ao Rio de Janeiro, irei até lá.
Quanto à Marinha do Brasil, ainda não me deu resposta.

Consultei os livros de batismo das freguesias da vila de Setúbal e, embora tenha encontrado um ou outro Paiva na década de 1830 (padrinhos), não achei nenhum Joaquim ou Joaquim Pedro filho de pai ou mãe com o apelido Paiva.
Talvez tenha nascido antes ou depois, ou tenha sido batizado em alguma freguesia nas proximidades de Setúbal. Por ora, continuarei a caçar agulhas no palheiro.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#429332 | FilipeFlard | 02 dez 2020 23:01 | Em resposta a: #378042

Cara Mila, consegui os documentos de naturalização com o arquivo da câmara municipal e enfim o mistério começa a se resolver!

Joaquim Pedro de Paiva é filho de António Joaquim de Paiva e de Joaquina Rosa, conforme consta de documento anexo ao seu requerimento de naturalização como cidadão brasileiro:

Transcrição do requerimento: "Diz JOAQUIM PEDRO DE PAIVA, súdito português, solteiro, que, querendo fazer perante esta Câmara suas declarações, na forma da lei, para poder se naturalizar cidadão brasileiro, requer a Vossas Senhorias, visto achar-se o suplicante nas condições da lei, como mostra pelo documento junto, que mandem tomar pelo competente termo as referidas declarações e hajam de conceder-lhe o requerido. Rio de Janeiro, 21 de junho de 1865. Joaquim Pedro de Paiva."

Transcrição do anexo: "António Emílio Machado Reis, Vice-Cônsul encarregado do Consulado Geral de Portugal: Faço saber que JOAQUIM PEDRO DE PAIVA, filho de ANTÓNIO JOAQUIM DE PAIVA e de JOAQUINA ROSA, natural de Setúbal, província da Estremadura, e súdito de Sua Majestade Fidelíssima, é maior de vinte e um anos e está no gozo de seus direitos civis e políticos. Dado sob o selo deste Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, aos 17 dias do mês de junho de 1865. António Emílio Machado Reis. Vice-Cônsul."

Agora darei prosseguimento às investigações nas freguesias de Setúbal. Obrigado pela sempre valiosa ajuda!

Com os melhores cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#429340 | mila1000 | 03 dez 2020 10:15 | Em resposta a: #378042

Bom dia Filipe,

Que boa notícia !

Eu começaria pesquisando Concelho de Setubal. O que não deixa claro na carta é se Joaquim tinha 21 anos,ou, mais. Pesquise uns 2 anos antes de 1844 , e, 2 depois. Quem sabe se tentar o casamento dos pais dele, seja mais rápido...

Não deixe de dar noticias.

Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#429341 | FilipeFlard | 03 dez 2020 11:18 | Em resposta a: #378042

Vou investigar bastante os livros, mas creio que ele era uns bons anos mais velho ao tempo da naturalização.
Quando uma das filhas de Joaquim Pedro de Paiva casou, em 1898, ele foi testemunha e declarou ter 71 anos de idade. Ou seja, se a idade estiver certa, terá nascido por volta de 1827 e pedido a naturalização com uns 38 anos.
Creio que a menção a "maior de 21 anos" na declaração consular seja referente a uma possível idade mínima para requerer legalmente a naturalização no Brasil.

Enfim, verei o que mais descubro e darei notícias por aqui!

Filipe

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#438694 | elainemsilva12 | 19 jan 2022 22:01 | Em resposta a: #378042

Olá, eu sou uma descendente de Joaquim Pedro de Paiva no Brasil. Meu avô Jerônimo é filho de Jerônimo Paiva e Silva. Nossa família mora no Rio de Janeiro. Tenho somente o sobrenome Silva devido a cultura de herança no qual só se passa o sobrenome dos pais homens. Temos uma família muito grande! Meu contato é elaine.mesquitarj@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#438695 | elainemsilva12 | 19 jan 2022 22:07 | Em resposta a: #438694

Esqueci de mensurar que meu trisavô Jerônimo de Paiva e Silva é filho de Elvira Paiva.

Resposta

Link directo:

Setúbal - Família Paiva - Joaquim Pedro de Paiva

#438696 | elainemsilva12 | 19 jan 2022 22:08 | Em resposta a: #438695

Bisavô**

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 18:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen