Localizar chegada ao Brasil

Este tópico está classificado nas salas:

Localizar chegada ao Brasil

#378090 | rar | 26 fev 2017 00:38

Boa noite, necessito de vossa ajuda para localizar o passaporte ou então a data de chegada no Brasil( Porto-Rio de janeiro) de José pereira loureiro -natural do Porto- filho de José pereira loureiro( Visconde de Fragosela) natural Ranhados-Viseu e de Carlota candida pereira.
Este cidadão português faleçeu em POA no Brasil em 1929, com 54 anos. Trabalhou como jornalista no jornal do Brasil -RJ e posteriormente foi transferido para o Jornal do Brasil de POA.
Preciso saber a data e local de nascimento em Portugal.
Bem hajam!
Rozimeri

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378122 | jpm2353 | 27 fev 2017 03:21 | Em resposta a: #378090

Cara Rozimeri,

O Visconde faleceu no Porto, freguesia do Bonfim, por isso é natural que o filho que procura tenha nascido nessa freguesia, tente encontrar o assento dele procurando aqui: http://tombo.pt/f/prt02, pois tem a data aproximada de nascimento, que deve andar à volta do ano de 1875.
Boa sorte!

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378125 | rar | 27 fev 2017 09:45 | Em resposta a: #378122

Bom dia Sr. João Peixoto, muito agradeço a sua mensagem e informação. Entretanto eu já pesquisei várias paróquias do Porto, inclusive Bonfim e não encontrei nada.
Vou lhe contar o que eu descobri recentemente quando tive acesso ao testamento do Visconde, pai do cidadão que tento localizar o respectivo registo batismo, ambos com o mesmo nome.
O Visconde não contemplou o filho José Pereira Loureiro e nem sua mãe no testamento. Na altura quando teve este filho com a mulher Carlota Candida Pereira era casado com a Viscondessa Maria Gonçalves de Loureiro. No testamento ele apenas refere que seu desejo era que Carlota Candida Pereira, a sua Irma e avó fossem sepultadas na mesma casa no cemitério do Porto, o que me faz concluir que para além de ele ter tido este filho fora do casamento, a mulher Carlota era sua amante e empregada.
O Visconde era homem muito religioso, muito rico é muito conhecido em Portugal. Certamente registou o filho ( ou não) de forma muito discreta e deixou herança para este fora do testamento.
A questão é que eu já pesquisei entre 1874 e 1875 mais de duas mil paróquias entre Viseu e Porto e até agora nada. Como é possível eu ter tantos dados em mãos e nenhum me levar ao local de nascimento de José Pereira Loureiro filho de José pereira loureiro( 1 Visconde de fragosela)?
Bem, agradeço Sr. João a sua amabilidade e atenção e se tiver mais algum dado que possa me ajudar, ficarei imensamente grata.

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378128 | jpm2353 | 27 fev 2017 15:25 | Em resposta a: #378125

Boa tarde,

Pelo que relata, esse filho do Visconde era ilegítimo, nessa época era normal nos assentos de baptismo de filhos de mães solteiras, o padre indicar que a criança era filha de pai incógnito. Assim vai ser difícil (para não dizer impossível) encontrar o nome do Visconde como sendo o pai da criança...

Tente procurar um assento, em que o nome da mãe seja o que indicou, pois será o que procura.
Nos livros da freguesia de Bonfim, há vários baptizados com esse nome, filhos de pai incógnito, pode ser que algum deles seja o que procura.
Muitas vezes, anos mais tarde, havia legitimações por parte do pai, mas isso só acontecia se houvesse vontade do progenitor em reconhecer o filho ilegítimo, normalmente quando não tinham outros filhos vivos que herdassem os seus bens.
Não sei se será o caso em apreço...
Boa sorte!

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378132 | rar | 27 fev 2017 16:36 | Em resposta a: #378128

Mais uma vez obrigada Sr. João. Entretanto, não obstante os fatos constatados causa me certa estranheza ele ser filho de pai incógnito uma vez que nos registos de casamento do próprio no Brasil e de nascimento dos filhos brasileiros consta o nome do pai Visconde e da mãe Carlota Candida Pereira,
Se de fato fosse filho de pai incógnito, nos registos civis dos descendentes também constaria tal informação, Ai reside uma grande dúvida?

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#378136 | jpm2353 | 27 fev 2017 17:18 | Em resposta a: #378132

Boa tarde,

A indicação do nome dos pais dos noivos, era feita sob declaração dos mesmos, logo é normal que o noivo tenha indicado o nome do Visconde como sendo seu pai, pois devia conhecê-lo.
Isso até levanta a hipótese de ele ter sido legitimado, mas sem o documento que o comprove não é possível ter a certeza...
O facto de não ser contemplado no testamento do pai, é que é estranho e pode significar que não tenha sido legitimado...

Cumprimentos,
João Peixoto de Magalhães

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380851 | FGJ | 11 mai 2017 03:47 | Em resposta a: #378136

Meu trisavô português veio para o Brasil antes da Independência.
Como posso localizar nome do navio, data de partida de Portugal e chegada ao Rio de Janeiro?
Já tentei no Arquivo Nacional brasileiro sem resultado positivo.
Qual o documento pessoal (passaporte???) exigido por Portugal para permitir viagem à, então, Colônia?
Desde logo agradeço pela ajuda que me possa dar.
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380877 | Jorge Resende | 11 mai 2017 16:50 | Em resposta a: #378090

http://portosombrio.blogspot.pt/2016/02/edificio-de-habitacao-ns-1182-1228-na.html

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380878 | Jorge Resende | 11 mai 2017 16:59 | Em resposta a: #378090

http://www.sjpesqueira.pt/pages/259 Leia capítulo património arquitetónico, onde se refere o Visconde...

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380879 | Jorge Resende | 11 mai 2017 17:04 | Em resposta a: #378090

https://www.publico.pt/local-porto/jornal/o-palacio-do-conde-do-bolhao-131723

Leia o último parágrafo...

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380880 | Jorge Resende | 11 mai 2017 17:10 | Em resposta a: #378090

http://brasoesdenome.blogspot.pt/2008_03_13_archive.html

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380883 | Jorge Resende | 11 mai 2017 17:29 | Em resposta a: #378090

http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=829418 TIF 161, assento 629 óbito do visconde que deve conhecer...

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380885 | Jorge Resende | 11 mai 2017 19:06 | Em resposta a: #378090

http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1204104 tif 187 batismo do visconde em 1821

Resposta

Link directo:

Localizar chegada ao Brasil

#380909 | LAMBERT | 12 mai 2017 12:31 | Em resposta a: #378090

Tente ver em POA - PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 18:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen