Família Guedes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Guedes

#17123 | _fRoEs_ | 13 fev 2002 13:48

Caros Senhores,

Num livro reservado apenas aos seus descendentes, Afonso do Vale Coelho Pereira Cabral escrevia:

" Casa do Paço de Monsul

Precedem os Guedes de Payo de Vaz Guedes, senhor da Casa-Forte, solar e Honra de Villa-Marim, padroeiro de Lobrigos, que viveu na sua quinta de Pedregal, em Penaguião.

Gonçalo de Vaz Guedes, F.C.R. e escrivão da comarca de Lamego, descendia legitimamente de Payo Guedes e é o tronco dos Guedes, senhores do morgado de Almedina e quintas de Touraes e paço do Monsul, na freguezia de cambres do concelho de Lamego.

D. Carlota Joaquina Salema Guedes de Carvalho Menezes e Vascondelos, herdeira d' essa Casa, casou com João Monteiro de Souza e Carvalho, F.C.R., filho de João Monteiro Carvalho, F.C.R. (irmão de D. Manoel de Souza e carvalho, Bispo de Beja). "

Neste livro, Afonso Cabral faria tamém uma pequena árvore genealógica de sua mulher e descendente dos senhores acima referidos, D. Inês van Zeller Guedes de Carvalho Menezes e Vasconcelos.
No entanto, apenas darei a ascendência do lado paterno, pois da materna tudo sei e, por ser a primeira a que de facto me interessa.
Aqui vai:

D. Inês van Zeller Guedes de Carvalho Menezes era filha de Gonçalo Guedes de Carvalho Menezes e vasconcellos, F.C.R., Cavaleiro da Legião d' Honra em frança que, por sua vez, era filho de João Monteiro de Souza e Carvalho, F.C.R., Cavaleiro da Ordem de Cristo, Coronel de Milícias de .......... e Governador militar de Lamego e de sua mulher
D. Carlota Joaquina Salema Guedes de Carvalho Menezes e Vasconcelos, Senhora do Paço do Monsul e da Casa de Tourais, acima referida.
Esta senhora era filha de Gonçalo António Guedes de Carvalho, Tenente do regimento de cavalaria de bragança que, por sua vez, era filho de Rodrigo Guedes de Vasconcelos, F.C.R., Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, Mestre de Campo do terço de infantaria auxiliar de Lamego e de sua mulher D. Maria Peregrina de Menezes Botelho, Dama do paço.
Quanto a Rodrigo Guedes de Vasconcelos, era este filho de Luiz Guedes de Vasconcelos, F.C.R. que, por sua vez, era filho de Rodrgio Homem de Vasconcelos, que casou a 4 de Março de 1689 na Capela do Paço do Monsul, com D. ANTÓNIA SALEMA DE VASCONCELOS, SENHORA DA CASA DO PAÇO DO MINSUL.

Como tal, parece-me ser esta senhora descendente do fidalgo Gonçalo Vaz Guedes e de Payo Vaz Guedes.
No entanto, gostaria que um dos ilustres genealogistas e frequentadores deste forúm me confirmassem esta suspeita, ficando à espera de qualquer e preciosa informação sobre a ascendência desta senhora que me possa confirmar e ligar Gnçalo Vaz Guedes à mesma.

Muito obrigado
Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen