Livros sobre os Távora, Silveira, Mendóça e Guedes

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Livros sobre os Távora, Silveira, Mendóça e Guedes

#17124 | _fRoEs_ | 13 fev 2002 14:03

Caríssimos Senhores,

Venho, por este meio, pedir informações sobre livros onde possa encontrar informações detalhadas sobre a história e genealogia dos Silveira, Távora, Mendóça, Guedes, Olazábal, Souza ( Prado ) e Lancastre.

Melhores cumprimentos a Todos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre os Távora, Silveira, Mendóça e Guedes

#17126 | Ortigão | 13 fev 2002 14:45 | Em resposta a: #17124

Caro Luís

Sobre os Silveira, a melhor obra á disposição será os "fidalgos e morgados de vila Real e seu termo", re-editada pela J.A.Telles da Sylva de Margarida Soares Franco. Não é muito exacto mas é uma boa fonte.
Sobre Mendoças existe o famosos livro do filipe loulé "A casa loulé e suas alianças" que funciona como ponto de partida para investigações mais ousadas.
Sobre os Guedes específicamente não há nenhuma obra publicada de que eu tenha conhecimento, mas se estiver a falar dos guedes de carvalho, está para saír o 4.º volume dos fundadores do club portuense de damião vellozo ferreira em colaboração com luís abreu cartario, que traça a descendência do fundador gonçalo guedes de carvalho.
Sobre olazábal não há nada de específico fora o anuário da nobreza e o que já vem no livro dos loulés.
Sobre a família le/lancastre existe a "Descendência Portuguesa de D. João II", livro que aconselho fortemente, da autoria de Fernando da Silva Canedo.
Sobre os sousas creio que o melhor será o livro de d. António Caetano de Sousa "História Genealógica da Casa Real Portuguesa".

Apesar de se achar comummente que a nobreza em portugal está já muito estudada, é impressionante a falta de estudos monográficos sobre as grandes familias da nobreza de corte de portugal, e os poucos que há são francamente deficientes em relação ao tema que tratam. Há excepções mas são poucas, e a maioria das obras fica-se por uma linhagia sem grande profundidade, com total ausência de análise social e ás vezes mesmo biográfica. Famílias importantíssimas de portugal estão estudadas apenas em antiquados nobiliários de vaga profundidade, ou em anuários da nobreza nas suas versões antigas e modernas.
Em compensação, estudos sobre familias burguesas ou de nobreza mais tardia têm conhecido estudos muito interessantes, caso da notável obra de José Costa Reis sobre os Seabras de Mogofores. Há muito para fazer, como sempre.

abraço,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre os Távora, Silveira, Mendóça e Guedes

#17127 | rafael mião | 13 fev 2002 15:24 | Em resposta a: #17124

Ex.mo Senhor Luís Froes
Não é um livro,mas na Revista"Armas & Troféus",do Instituto Português de Heráldica,segunda série Tomo VII-1966-e seg.es encontra um bom estudo sobre a Heráldica da Casa de Abrantes,do fal.º Senhor Marquês de Abrantes e de Fontes,que trata de -Silveiras,Goes,Lemos,etc.
Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Livros sobre os Távora, Silveira, Mendóça e Guedes

#17128 | _fRoEs_ | 13 fev 2002 15:31 | Em resposta a: #17126

Caríssimo Rodrigo,

Como sempre, cá está Voçê a ajudar-me!
Muito obrigado pelos conselhos.
No entanto, gostaria de colocar-lhe ainda algumas dúvidas.
Quanto ao livro dos Loulé, sei que este está a venda e parece-me que o meu avô o possui.
Já as obras "fidalgos e morgados de vila Real e seu termo", "Descendência Portuguesa de D. João II", "História Genealógica da Casa Real Portuguesa", estas suscitam-me imensa curiosidade, sendo que o meu avô possui também a obra de Fernando da Silva Canedo.
Como tal, gostaria de saber se é possível arranjar estes três livros e se o fôr, gostaria de saber o local e os preços de venda.
Para além disto, sabe de algum livro que fale de uma forma aprofundada dos Távora e dos Sarzedas?
Mais uma vez, muito obrigado!

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 13:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen