Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

Este tópico está classificado nas salas:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378470 | francandrade | 10 mar 2017 16:33

Há um enigma em Santo Tirso, com o apelido Andrade... qual a sua origem, como chegou a Santo Tirso? Daquilo que conheço, o ancestral comum a todos os Andrades de Santo Tirso terá sido Amador Ribeiro de Andrade, que foi Abade Secular de Santo Tirso em finais do séc. XVI, mas desconhece-se o nome do seu pai.... que deveria também ser padre.... Este Amador Ribeiro de Andrade, ancestral comum dos Andrades de Santo Tirso, deve ser antepassado de quase todos os tirsenses... Mas de onde lhe veio o nome Andrade? Eu sei que em finais do séc. XV chegaram a Guimarães padres com o nome Andrade, com ligação comprovada aos Andrades galegos, de Pontedeume. Um desses padres foi o mestre escola da Colegiada de Guimarães Lourenço Afonso de Andrade, capelão-mor do duque de Guimarães no tempo de D. Afonso V e ainda Baltasar de Andrade que no séc. XVI foi fundador do Convento de Santa Clara. Haverá alguma relação entre estes Andrades e o aparecimento do nome Andrade em Santo Tirso no séc. XVI? Há uma relação de nomes dos moradores no Couto de Santo Tirso em finais do séc. XV / princípios do séc. XVI e não consta nenhum Andrade. O primeiro de que tenho conhecimento é Amador Ribeiro de Andrade que foi Abade secular de Santo Tirso na segunda metade do séc. XVI.... Terá havido descendência destes Andrades de Guimarães nos concelhos vizinhos ?

Aguardo comentários de quem possa ter elementos sobre descendência dos Andrades de Guimarães...

Obrigado
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378510 | Daricope | 11 mar 2017 17:13 | Em resposta a: #378470

Este assunto interessa-me muito, visto que sou descendente de Amador Ribeiro de Andrade, meu 11º. avô. Penso que deve ser filho de Amador Lourenço Ribeiro, que foi senhor da quinta de Beleique, em Guimarei.
Em 03 de Abril de 1603, há nos registos dos baptismos de Santo Tirso, um assento respeitante a um filho de Amador de Andrade, de nome Manuel, que por sua vez se declara filho do dr. Amador Ribeiro de Andrade. Em 22 de Abril de 1605, também em Santo Tirso, há um registo de baptismo de Margarida, filha de Alexandre Jácome e Isabel de Andrade, neta do padre Amador Ribeiro de Andrade, em que o padrinho é Amador Lourenço, morador no Porto. Também é conhecida uma procuração passada por um Amador Lourenço, morador na rua das Taipas, Porto, em 8 de Abril de 1608. Além disso há dois registos de baptismo na freguesia da Lama, respectivamente em 1617 e 1621, de Manuel e Ana, filhos de Amador Lourenço e de sua mulher. Todos estes factos podem reportar-se à mesma pessoa, a um dos filhos do padre Amador Ribeiro de Andrade, irmão de Isabel de Andrade, num registo referido como Amador de Andrade e em todos os outros como Amador Lourenço. Donde lhe vem o Lourenço? Penso que vem do avô Amador Lourenço Ribeiro.
Também é sabido que um dos filhos de Duarte Rodrigues Malafaia e Isabel Nunes se chamava Pedro Rodrigues de Andrade, legitimado por D. Manuel I em 1517, que foi comendador de Penamaior, freguesia que pertencia ao julgado de Refojos de Riba de Ave, hoje pertencente ao concelho de Paços de Ferreira. Donde lhe vem o Andrade? Talvez Isabel Nunes tenha antepassados Andrades. Quem?
Sabe-se que Lourenço de Andrade, fidalgo da Casa do Rei D. João II, filho de Maria de Andrade veio para Guimarães pelos meados do século XV. Terá sido o primeiro Andrade que veio para esta região. Não sei os elos da cadeia, mas estou convencido que Pedro Rodrigues de Andrade, Amador Lourenço Ribeiro ou seu irmão, o Abade Gaspar Lourenço, são todos eles descendentes de Lourenço de Andrade. Não deve ser por acaso que o primeiro tem Andrade no nome e que os outros dois têm Lourenço.
Claro que não tenho provas do que afirmo. Sigo estas pistas há algum tempo e espero encontrar outras pessoas que façam o mesmo até se esclarecer quem são os antepassados de Amador Ribeiro de Andrade.

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378515 | francandrade | 11 mar 2017 19:12 | Em resposta a: #378510

Obrigado pela sua muito interessante mensagem. Eu já tinha reparado numa interessante sucessão de Lourenços de Andrade... O Lourenço de Andrade que refere é também referido por Abranches Soveral que diz o seguinte: "Este Lourenço, nascido cerca de 1476, era certamente filho de Lourenço Afonso de Andrade [27], mestre-escola da Colegiada de Guimarães e capelão-mor do duque de Bragança, e de sua criada Margarida Álvares. Com efeito, a 24.9.1475 D. Afonso V privilegiou por doze anos Lourenço Afonso de Andrade, mestre-escola de Guimarães, capelão-mor do duque de Guimarães, concedendo-lhe licença para ter manceba, teúda e manteúda. E logo no dia seguinte privilegiou Margarida Álvares, criada de Lourenço Afonso de Andrade, mestre-escola em Guimarães, isentando o homem que com ela casar dos encargos, serviços, ofícios e do pagamento de diversos impostos ao concelho, de ir com presos e dinheiros, de ser tutor e curador, de ser acontiado, de comparecer em alardo, de ter besta de sela ou de albarda, bem como do direito de pousada. Lourenço Afonso de Andrade foi aposentado a 1.11.1483, por carta de D. João II, com todas as honras e isenções."

Este Lourenço Afonso de Andrade http://roglo.eu/roglo?lang=pt;i=1180341
seria então pai de Lourenço de Andrade http://roglo.eu/roglo?lang=pt;i=3533685
que, por su vez, terá tido como filhos Fernão Lourenço de Andrade, http://roglo.eu/roglo?lang=pt;i=3533679
, Torcato de Andrade http://roglo.eu/roglo?lang=pt;i=3533681 e Baltazar de Andrade, http://roglo.eu/roglo?lang=pt;i=3533680
este último também mestre escola da Colegiada da Guimarães e que fundou o Convento de Santa Clara em 1549 ( e que terá tido filhos naturais).

Intriga-me esta sucessão de nomes "Lourenço de Andrade" nos Andrades de Guimarães, verificando-se também a existência dos mesmos nomes nos Andrades de Santo Tirso. São coincidências interessantes...

Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378536 | aapamp | 12 mar 2017 12:34 | Em resposta a: #378470

As ultimas descobertas do Arq. Fernando Abrunhosa de Brito e por ele colocadas online apenas 2 dias antes do seu falecimento sobre Amador Lourenço Ribeiro de Beleique penso que inviabilizam bastante as hipóteses baseadas nas coincidências de nomes próprios e patronimicos que são recorrentemente colocadas sem qualquer base documental.

https://www.academia.edu/29146255/_Trabalho_de_campo_-_39_Comentário_ao_Testamento_de_Duarte_Roiz

A principal descoberta foi o nome da mulher de Amador Lourenço Ribeiro,que era Brites Godins Malafaia,filha de Francisco Rodrigues(filho de Braz Rodrigues e Mécia Pires) e de Ana Godins Malafaia(esta legitimada em 1517,provavelmente para casar e filha de Duarte Rodrigues Malafaia e de Isabel Godins).O casal Amador Lourenço Ribeiro e Brites Godins Malafaia foram os pais de Gaspar Godins Malafaia de Beleique e de seu irmão Baltazar.
Esta descoberta não é formulação teórica,é obtida pelo prazo do casal do Xisto,localizado em Barcelos e que pertencia ao Mosteiro de Arouca fls 166v/167 Maio 28 1569 nº 2743
"Prazo de britiz guodins mallafaia do cazal de xysto D. Helena de Noronha abb Filipa brandão prioreza D. Filipa de Castro subprioreza emprazavam e por tº de prazo em tres vidas de nomeação davão a brytiz guodins mallafaia moradora na quintã de bellyque do termo do Porto em primeira pessoa e para um fº ou fº dantre ella e seu marido amador llourenço em segunda pessoa e em tercª um pª que asy nomear em suas vydas--------------------- do cazal que ellas ditas sras e seu montº tem Cão(hão?) em alldea de beyris que se chama de Xysto sytuado na fregª de santa ovaia de beyris do conº de Farya do termo de barcellos o qual cazal diseram ellas--------------------
fls 167v/168 condições usuais"

é pois um dado concreto a mulher de Amador Lourenço Ribeiro é Brites Godins Malafaia

Ou seja a ascendencia que era anteriormente atribuída ao Amador Lourenço Ribeiro não era sua mas sim de sua mulher.
Quanto ao Amador Lourenço Ribeiro há outro trabalho igualmente do Arq.Fernando Abrunhosa de Brito que poderá ajudá-los na sua ligação ao padre Amador Ribeiro de Andrade e que penso foi colocado práticamente na mesma altura on line
https://www.academia.edu/29619955/_Trabalho_de_Campo_-_40_Quinta_de_Beleique_Refojos_de_Riba_d_Ave
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378542 | pinheirov | 12 mar 2017 15:50 | Em resposta a: #378536

Caro António Mendes

Em apoio ao seu propósito, venho felicitar-lo pela pertinência e justeza da sua intervenção neste tópico que, espero, vem clarificar de maneira definitiva a informação relativa ao casal Amador Lourenço Ribeiro-Brites Godins Malafaia que durante anos se manteve enigmática e difícil de esclarecer, que não fosse o vasto e prodigioso trabalho de investigação sobre a estirpe de Malafaias do saudoso amigo Fernando Abrunhosa de Brito que ambos tivemos o privilégio de acompanhar nos últimos anos nas suas peregrinações por vales e arquivos na procura incessante da resolução de enigmas e imprecisões mantidas sobre estes pelos antigos tratadistas. Seu trabalho é inestimável e irrefutável, tanto ele era rigoroso.
O esclarecimento que trouxe a este tópico, é a forma mais evidente do reconhecimento do seu trabalho.

com uma especial saudação,
Victor Malafaia-Pinheiro

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378635 | Daricope | 15 mar 2017 10:48 | Em resposta a: #378536

O facto de Amador Lourenço Ribeiro ter casado com Brites Godins Malafaia não resolve nada em relação ao propósito de conhecer os antepassados de Amador Ribeiro de Andrade. Já sabemos que a mãe se chamava Catarina Pires. O que não sabemos é quem era o pai, que pode ser Amador Lourenço Ribeiro ou não. Uma forma de tentar esclarecer este assunto seria fazer uma pesquisa nos livros de matrículas de ordens das dioceses de Braga ou Porto, especialmente da primeira, relativamente a Gaspar Lourenço, que se sabe ser tio de Amador Ribeiro de Andrade e, provavelmente, irmão de Amador Lourenço Ribeiro. Talvez desta forma se descubra algo sobre a sua filiação e naturalidade. Quem tiver disponibilidade para o fazer, talvez possa começar a deslindar o mistério da sua ascendência.
Daniel Pereira

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378670 | aapamp | 15 mar 2017 21:39 | Em resposta a: #378470

Julguei ter ficado esclarecido no meu post anterior que Amador Lourenço Ribeiro não tem nada que ver com Pedro Rodrigues de Andrade a mulher dele é que é sobrinha deste Pedro Rodrigues de Andrade.Igualmente a mulher dele é neta paterna de Braz Rodrigues e Mécia Pires.Esta Mécia Pires é irmã da mãe do vigário.

Ou seja o Amador Lourenço pela teoria que o dá como pai do vigário teria no máximo 13 ou 14 anos quando andou metido com uma prima direita da futura sogra....(o Amador Lourenço ainda aparece em 1586 a ser padrinho e terá nascido por volta de 1520 tal como sua mulher com quem terá casado por volta de 1542,quanto ao Amador Andrade se tirou ordens em 1555...).

Sabe-se igualmente que Amador Andrade não era filho do matrimónio,ora isso só acontecia quando havia grande desigualdade social ou impossibilidade(o pai ser padre ou casado),ora sabe-se que o Amador Lourenço não estava em nenhuma destas situações ,no nível social até casou com uma prima da Catarina Pires(mas de uma geração abaixo),não era padre,e era solteiro(podia era não ter idade legal para casar...).

Sabe-se igualmente que o Amador de Andrade comprou uma sepultura para ele e para o pai,mais uma vez parece-me muito questionável que a família legitima do Amador Lourenço deixasse o pai ir ser enterrado com o filho bastardo.
A minha opinião é esta,sem um documento que prove sem margem para duvidas que Amador Lourenço é pai de Amador Andrade, esta teoria é muito improvável ,e ainda por cima só lhes resolvia o problema por uma geração pois não se sabe de quem é filho o Amador Lourenço.

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378678 | aapamp | 16 mar 2017 01:01 | Em resposta a: #378670

Onde digo que "Mécia Pires é irmâ da mãe do Vigário" queria dizer "Mécia Pires é irmâ da avó do Vigário"
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378696 | Daricope | 16 mar 2017 15:41 | Em resposta a: #378670

Quando diz que Amador Lourenço teria no máximo 13 ou 14 anos quando andou metido com uma prima direita da futura sogra, não posso estar de acordo. Essa afirmação não concorda com uma outra em que diz que deve ter nascido por volta de 1520. Sabe-se que Amador Ribeiro de Andrade nasceu em 1540 ou depois, visto que recebeu as primeiras ordens, a «prima tonsura», em 1555. Pela informação que recolhi acerca deste assunto, tais ordens eram recebidas pelos 15 anos de idade, em algumas dioceses até com menos. Portanto, mesmo que tenha nascido em 1520, já teria bastante mais que 13 ou 14 anos, quando Amador Ribeiro de Andrade nasceu.
Além disso as datas que refere para o nascimento e casamento de Amador Lourenço de 1520 e 1542,respectivamente, não são seguras. Dois ou três anos a mais ou a menos, podem fazer toda a diferença. Amador Lourenço pode não ter casado com Catarina Pires por já estar casado com Brites Godins Malafaia.
Quanto à necessidade de encontrar documentos para comprovar os factos, não posso estar mais de acordo, o que não invalida que se formulem hipóteses que depois se confirmarão ou não.
Cumprimentos
Daniel Pereira

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378860 | aapamp | 19 mar 2017 15:43 | Em resposta a: #378696

Caro Daniel Pereira
Desconhecia o tipo de ordens que recebeu Amador Ribeiro de Andrade,e conheço pouco de ordenações sacerdotais e indo pelo "senso comum" tinha impressão que uma ordenação sacerdotal seria sempre depois dos 20,25 anos,pelos vistos estava muito enganado.A ascendência de Amador Ribeiro de Andrade interessa-me apenas marginalmente pois não sou dele descendente(do Amador Lourenço Ribeiro é que sou),mas vendo uns mails trocados com um dos seus descendentes que também procura a sua filiação ele diz
"Há uma relação de "Clero secular de Santo Tirso, ordenado em Braga", que o Padre Carvalho Correia integra na sua obra "O Mosteiro de Santo Tirso de 978 a 1588". Da lista apresentada pelo Padre Carvalho Correia, destaca-se a indicação de um Amador, filho de presbítero e muler solteira. Trata-se de Amador Ribeiro de Andrade? Creio que sim, até porque, um pouco abaixo, aparece a indicação do nome de Bento Vaz Costa (irmão de Amador Ribeiro de Andrade) que também é indicado como filho de presbítero e mulher solteira. Bento Vaz da Costa recebeu o diaconado das mãos de Frei Bartolomeu dos Màrtires a 26 de Março de 1569. Já Amador terá recebido a Prima Tonsura das mãos de D. Francisco da Conceição a 9 de Março de 1555. (Amador Ribeiro de Andrade teria já recebido ordens quando foi estudar para Coimbra... )."

Pode ser uma pista para investigar,e se for ele está fora de questão o pai ser Amador Lourenço que não era presbítero .
Cumprimentos
António Mendes

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#378892 | Daricope | 20 mar 2017 16:48 | Em resposta a: #378860

Caro António Mendes:
Não tenho a certeza se Amador Lourenço era presbítero ou não. Hoje, sei que é possível um padre casar. Julgo que por esse motivo não deixa de ser padre, não lhe são retiradas as ordens conferidas, embora deixe de celebrar missa ou casamentos, deixa de ter uma paróquia atribuída se a tinha antes e outras atribuições. Não sei como era no século XVI e gostaria que alguém com conhecimento sobre este assunto, o que não é o meu caso, se pronunciasse.
Quanto à lista que refere o clero secular de Santo Tirso ordenado em Braga, onde se indica o nome de Amador, filho de presbítero e de mulher solteira. Deve tratar-se de Amador Ribeiro de Andrade. Na mesma lista não consta o nome de Gaspar Lourenço, tio de Amador Ribeiro de Andrade, talvez por ele não ser de Santo Tirso. Se a pesquisa pudese ser alargada a outras localidades, provavelmente o nome de Gaspar Lourenço também apareceria. Quem sabe se não encontraríamos lá o nome de Amador Lourenço?
Como se sabe Gaspar Lourenço foi pároco de Boim, Lousada, aí colocado pelo sobrinho Amador. Esteve nessa paróquia até 1606, que deve ser o ano da sua morte. Pela consulta do livro de óbitos dessa localidade, verifica-se que não foi sepultado lá. Também não foi sepultado em Guimarei, onde tinha sobrinhos, nem em Santo Tirso. Que significa isto? Para mim significa que ele e o irmão não eram naturais nem de Guimarei nem de Santo Tirso. Deve ter sido sepultado numa localidade a que ele e a família estivessem muito ligados, talvez aquela em que nasceu e onde ainda poderia ter algum irmão e sobrinhos.
Se alguém estiver em condições de fazer uma pesquisa profunda nos livros de matrículas de ordens, especialmente da diocese de Braga, à procura de Gaspar Lourenço, talvez se possa ficar a saber algo sobre a sua filiação e naturalidade, que deve ser a mesma de Amador Lourenço. Sendo Gaspar Lourenço tio de Amador Ribeiro de Andrade, claro que isso poderia esclarecer alguns pontos obscuros sobre a ascendência do vigário de Santo Tirso, designadamente donde lhe vem o Andrade.
Cumprimentos
Daniel Pereira

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#379175 | francandrade | 27 mar 2017 14:39 | Em resposta a: #378470

Alguém tem o estudo genealógico de Victor Manuel B. Malafaia Pinheiro "Estudo Genealógico das Origens da Família Malafaia Pinheiro (Ponte de Lima e Viana do Castelo) ? Está na net um extracto deste livro file:///Users/franciscoandrade/Downloads/Genealogia_da_FAMILIA_MALAFAIA-PINHEIRO.pdf

Este livro tem, a páginas 180 a 200, um capítulo sobre "Tronco Malafaias de Santo Tirso (Quinta de Beleique) e Vila do Conde (Azurara) - Ramo Gaspar Godins Malafaia e Ramo Balthazar Godins Malafaia"

Alguém conhece este trabalho ?

Agradeço informação a este respeito...

Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#379178 | aapamp | 27 mar 2017 16:23 | Em resposta a: #379175

Chico
O prezado confrade pinheirov pode dar-te umas dicas....

P.S.-Já conseguiram saber se o Amador Lourenço Ribeiro era padre?Como não pode ser padre católico talvez fosse "ortodoxo"...pode ser uma pista...rabino ou imane não devia ser,ou então o padre Amador Andrade não podia ser filho dele,que chumbavam-no na inquirição de genere

abraço

Resposta

Link directo:

Andrades em Guimarães....e em Santo Tirso ??

#379229 | francandrade | 28 mar 2017 13:43 | Em resposta a: #378470

Para aumentar um pouco mais a confusão neste tópico:

encontrei na net https://www.academia.edu/28428570/_Trabalho_de_Campo_-_38_Duarte_Rodrigues_Malafaia mais uma notas sobre a descendência de Duarte Rodrigues Malafaia, em que aparece o seguinte: "Calixto Rodrigues doou as casas da Fonte de Aurina, em 1540, a Leonor Machada, mulher de Pedro Rodrigues de Andrade, pais estes de Afonso de Andrade, morador em Guimarães, que por sua vez as vendeu ao ourives Manuel de Matos (P.e Jorge de S. Paulo, obr. cit).”

Pedro Rodrigues de Andrade teve um filho Afonso de Andrade ? Que morava em Guimarães ?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 20:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen