Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

Este tópico está classificado nas salas:

Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

#378582 | santosrodrigues | 13 mar 2017 21:17

Prezados,
Tenho necessidade de encontrar as entradas ( e saídas ) em Portugal - navios ou trens - através das fronteiras, marítimas ou ferroviárias, durante o século 19
Só para exemplificar: no Brasil existe relações de passageiros que chegavam em navios (Arquivo Nacional), de forma similar, mas na direção inversa, necessito esta relação de passageiros que entraram ( e sairam ) em Portugal durante o século 19.
Meu objetivo será identificar a entrada de meus ascendentes em Portugal, datas, locais, possíveis empreendimentos, onde se radicaram, iniciativas que demonstrem o domicilio em território português.
Tenho as certidões de nascimento, casamento, óbito, de alguns me faltando as várias entradas em Portugal, além do período da estadia e domicílio. Até agora a maioria é de registros religiosos ( batismo, casamentos, óbitos) .
Qualquer informação referente a registros de cidadãos - nacionais ou estrangeiros - que se estabeleceram em Portugal, no período indicado, também muito ajudaria .
Meu objetivo será identificar a entrada de meus ascendentes em Portugal, após identificar seu domicilio em território português.
Meu trisavô Miguel José Rodrigues, cirurgião, casou com Maria Clementina da Costa em 04/06/1828, na Paroquia de Santa Isabel, Arcebispado de Braga posteriormente foram para o Brasil. (ele filho de João Baptista Rodrigues e Francisca Maria; ela filha de José Francisco da Costa e Ana Emilia Xavier ).Ele foi batizado em determinada freguezia do Arcebispado de Braga. Ela foi batizada na Paroquia de São Mamede, naquela cidade.
Meu bisavô Francisco José de Oliveira Rodrigues, filho do casal, se radicou em Lisboa na ultima década do seculo 19, juntamente com a esposa Maria Adelaide Coelho Leite ou Mª Adelaide Leite Rodrigues, lá estabelecendo domicilio legal, o casal e seus três filhos (Mário, Augusto e Mª Clementina), até a morte de Francisco José em março de 1895.
Meus objetivos:
1º obter o processo de casamento de Miguel José Rodrigues e Mª Clementina da Costa;
2º obter as certidões de batismo do mesmo casal;
3º Miguel José Rodrigues era cirurgião, imagino que tenha se formado entre 1800 até 1828, pretendo descobrir onde se formou em cirurgia, onde estava registrado como cirurgião, se porventura era cirurgião militar ou, ao contrário, cirurgião civil;
4º Sua ida para o Brasil foi em missão ordenada pelo Estado Português ou, ao contrário, foi iniciativa própria;
Tenho esperança que exista algum tipo de registro para o exercício de cirurgiões entre 1800 até 1828, como exista algum tipo de registro para aqueles que estudaram cirurgia nas escolas portuguesas no mesmo periodo. Da mesma maneira espero encontrar a entrada e saidas de portugueses e estrangeiros, através de trens e navios nas fronteiras portuguesas.
Agradeço caso algum confrade possa me ajudar com qualquer informação, mesmo especulativa. .
Saudações

Resposta

Link directo:

Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

#378596 | Mariza Guerra | 14 mar 2017 00:41 | Em resposta a: #378582

santosrodrigues

http://nosportugueses.pt/pt/pesquisa-avancada?m=Miguel+Jos%C3%A9+Rodrigues&f=Maria+Clementina+Costa

Resposta

Link directo:

Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

#378666 | santosrodrigues | 15 mar 2017 20:03 | Em resposta a: #378596

Prezada Mariza Guerra,
Agradeço a informação, muito me ajudará. Para ter acesso as informações deverei entrar para a Associação dos Amigos da Torre do Tombo (AATT) ?

Resposta

Link directo:

Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

#378793 | Mariza Guerra | 18 mar 2017 02:19 | Em resposta a: #378666

santosrodrigues

Acredito que sim. A informação terá custos.

Resposta

Link directo:

Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

#378874 | santosrodrigues | 19 mar 2017 22:34 | Em resposta a: #378793

Prezada Mariza Guerra,
Te agradeço a gentileza e esforço da informação, tentarei caminhar a partir dela.

Resposta

Link directo:

Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

#378891 | mila1000 | 20 mar 2017 15:29 | Em resposta a: #378582

Santos Rodrigues,

Peço desculpas pela invasão no seu tópico,mas,acho que está procurando em lugar errado.Ao invés de braga,deveria procurar em Lisboa,pois,São mamede é uma freguesia em Lisboa,e,parece-me que há também Santa Isabel.
Há livros no tombo.pt.tentei consultar,mas,está fora do ar.

http://tombo.pt/m/lsb

Não tenho como afirmar se estou certa,mas,daria uma olhada.Miguel casou aos 23 anos,deve ter nascido em 1805 (+/-)
Se localizar o casamento,eu apostaria que ele teria concluido seus estudos em Lisboa.

Mila

Resposta

Link directo:

Cirurgião originário de Lisboa, entrada e saída de Portugal

#378909 | mila1000 | 20 mar 2017 21:31 | Em resposta a: #378582

imagem 304.tif- casamento Santa Isabel/Lisboa - Miguel e Clementina

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4817097

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 16:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen