Maria da Conceição Cordeiro do Vale

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#378689 | asrsm1973 | 16 mar 2017 13:34

Boa tarde. Alguém me pode esclarecer num assunto?
Até 1911 como se registavam as crianças cujos pais não professavam a religião católica e, portanto, não batizavam os filhos? Como posso aceder a documentos comprovativos do seu nascimento?
Não tenho muitas informações acerca da minha bisavó. As que possuo são apenas tiradas da certidão de nascimento da minha avó, sua filha. Por aí consegui mais ou menos perceber que ela nasceu em 1908 e diz que é natiural da freguesia dos Anjos em Lisboa. Chamava-se Maria da Conceição Cordeiro do Vale. Porém já vi todos os livros disponíveis dessa época (desde 1905 até 1911) e não consigo encontrar nada....

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#378788 | CSSLP | 17 mar 2017 22:05 | Em resposta a: #378689

Quanto aos registos de não batizados:
Num estudo que fiz recentemente descobri que, a partir de determinada altura, torna-se obrigatório o uso de livros de registo de nascimento para não batizados, bem como para casamentos civis ou falecidos sem enterro religioso. Em Lisboa situavam-se nos Bairros (fiscais?) e aparecem no Tombo.pt antes de se indicar a paróquia, não sei bem se quando se indica o distrito ou o concelho. Fora de Lisboa aparecem nas sedes dos concelhos ainda que em muitos casos só muito tardiamente tivessem entrado em vigor...mas descobri alguns registos desse tipo.
Espero que esta dica lhe seja útil porque eu próprio já não sei bem como lá cheguei...mas consultei alguns nomeadamente de casamentos de emigrantes de países de matriz protestante que não se quiseram sujeitar ao casamento católico.

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#378792 | mila1000 | 17 mar 2017 23:47 | Em resposta a: #378689

Confrades,

Séc. XIX

Foi com o Decreto de 16 de Maio de 1832, que o registo civil conheceu a primeira providência legislativa e em que o Estado reconheceu a vantagem de tornar extensiva a todos os indivíduos a prática da Igreja relativamente aos católicos, bem como a necessidade de aproveitar a sua iniciativa, subordinando a realização do registo a princípios jurídicos uniformes, que assegurassem a sua regularidade e fiscalização.

A este decreto seguiram-se outros diplomas elaborados com objectivos semelhantes de secularização do registo, tarefa que confiavam ao administrador do concelho (Decreto-Lei n.º 18 de Julho de 1835, os Códigos Administrativos de 1836 e 1842).
A organização deste registo municipal encontrou muitas dificuldades pelo que o Decreto de 19 de Agosto de 1859 reconheceu a vantagem da manutenção do registo paroquial, limitando-se a tentar eliminar as principais deficiências de que tal registo sofria.



O Decreto de 28 de Novembro de 1878 decidiu confiar aos administradores de concelho o registo dos actos respeitantes aos súbditos portugueses não católicos, continuando entregues aos párocos as funções do registo relativamente à maior parte da população


Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#379802 | asrsm1973 | 11 abr 2017 15:51 | Em resposta a: #378689

Caros/as confrades,

Em primeiro lugar quero rectificar a data de nascimento da minha bisavó, não será 1908 mas sim 1906.(lapso meu)
Em segundo lugar é que já verifiquei página a página todos os livros disponíveis desde dois anos antes e até 1911, e a verdade é que não encontro nada.
Até já pensei se não estará registada numa outra freguesia, embora na certidão da sua filha diga que ela é da freguesia dos Anjos em Lisboa. Tendo sido baptizada ou não, a verdade é que infelizmente não encontro nada.
Estou porém à espera de uma certidão de óbito sua que pedi para os serviços da Torre do tombo, mas a verdade é que estou à espera desde Janeiro!! Sem resposta.

Quero agradecer de qualquer forma a ajuda que me apresentaram.

os meus melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#379820 | agp | 11 abr 2017 22:25 | Em resposta a: #378689

Boa Noite

Na certidão de nascimento da sua avó devem constar os nomes dos pais e avós.

Ora, sabemos que a mãe da sua avó é Maria da Conceição Cordeiro do Vale. Se disponibilizar os nomes dos pais desta Maria da Conceição pode ser que alguém o possa ajudar. É difícil, mas nunca se sabe!

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#379834 | asrsm1973 | 12 abr 2017 11:33 | Em resposta a: #378689

Bom dia

Sim, efectivamente tenho o nome dos pais da minha bisavó. O pai tem por nome Anastácio Cordeiro do Vale, de quem nunca consegui descobrir absolutamente nada. A mãe é Gertrudes Augusta Urbano Cordeiro do Vale (assim consta na certidão da minha avó) e já encontrei a sua certidão de nascimento, em Estoi-Algarve em 1873.
Sei, por ter sido transmitido por familiares (não sei se será verdade ou totalmente correto) que esta minha trisavó Gertrudes foi dama de companhia da mãe do conde de Alfarrobo....ou pelo menos trabalhava para a família. Também ouvi histórias de que ela terá engravidado e terá vindo para Lisboa sozinha com a bebé (minha bisavó), talvez por isso seja tão difícil encontrar algo sobre ela.

Enfim, não desisto :)

Cumprimentos

ASM

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#400527 | asrsm1973 | 30 mai 2018 17:31 | Em resposta a: #379820

Boa tarde.

Novas informações....estou um bocado à nora pois não entendo como é possível tal acontecer.
Minha avó tem na sua certidão o nome dos avós materno:.Gertrudes Augusta Urbano Cordeiro do Vale e Anastácio Cordeiro do Vale. (pais de Maria da Conceição Cordeiro do Vale)
Desta minha bisavó Maria da Conceição já tinha referido que não consigo encontrar a certidão de nascimento/baptismo, embora saiba por pela sua certidão de óbito que é natural da freguesia dos Anjos em Lisboa e que nasceu a 11-04.1907.
Mas aí é que está o problema, na sua certidão de óbito diz que sua mãe, Gertrudes Augusta Urbano é mãe solteira e a Maria da Conceição é filha de pai incógnito!!!!
Então como tem ela o nome de Cordeiro do Vale?
Então como aparece o nome de Anastácio Cordeiro do Vale na certidão de minha avó como sendo seu avô materno?
Enfim, será que alguém me pode ajudar?
Queria muito encontrar a certidão de nascimento/baptismo de minha bisavó Maria da Conceição....acho que será lá que irei perceber, talvez em algum aditamento...
Desde já muito obrigada pela atenção

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#400531 | saintclair | 30 mai 2018 18:43 | Em resposta a: #400527

Pode p.f. indicar;
Nome da sua avó.
Nome da sua bisavó
Nome da sua trisavó
Saintclair

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#400532 | asrsm1973 | 30 mai 2018 18:51 | Em resposta a: #400531

Minha:

Avó: Maria Isabel Cordeiro Lopes Soares 1931 (natural da freg. Penha de França, Lisboa)
Bisavó: Maria da Conceição Cordeiro do Vale 1907-1942 (natural da freg. Anjos, Lisboa)
Trisavó: Gertrudes Augusta Urbano 1873-1953 (naturalde Estoi, Algarve)

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#400962 | saintclair | 31 mai 2018 18:40 | Em resposta a: #400527

Andreia;
Para poder chegar a uma conclusão, tem que ser
pelos registos de nascimento.
O que está escrito nas certidões de óbito, por vezes
contém algumas irregularidades.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#403374 | asrsm1973 | 04 jun 2018 15:58 | Em resposta a: #400962

Boa tarde.
O problema é precisamente que não encontro a certidão de nascimento/baptismo da minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale.
Pelas datas e local de nascimento que estão na sua certidão de óbito, não encontro nada nos respectivos livros. Já pesquisei nas freguesias adjacentes à do Anjos, mas nada.

Resposta

Link directo:

Conde Farrobo

#403379 | saintclair | 04 jun 2018 16:06 | Em resposta a: #403374

-
....Pois, a sua bisavó pode ter sido registada em outra Freguesia, adjacente à dos Anjos,
com a agravante de meter pelo meio o Conde de Farrobo!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Pedro_Quintela,_1.%C2%BA_Conde_de_Farrobo
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#429695 | asrsm1973 | 13 dez 2020 16:45 | Em resposta a: #378689

Boa tarde

Sobre este tema que ainda não consegui resolver, queria colocar uma questão.

Apesar de já ter procurado por todo o lado e de todas as formas (acho eu), continuo sem encontrar a certidão de nascimento/batismo da minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale. (de acordo com a certidão de óbito nasceu nos Anjos em 1907)
Após questionar todos os seus filhos (minha avó incluída) e apesar de serem ainda crianças quando a mãe faleceu, parece-me que a minha bisavó, por razões que não sei precisar, não foi registada.

Ora a minha dúvida é precisamente essa....seria isto possível?
Ela nunca casou e os seus 3 filhos mais velhos têm as informações da mãe no registo de nascimento mas a filha mais nova não tem sequer nome de mãe no seu registo (minha bisavó ficou doente e acamada e faleceu meses depois do nascimento da filha mais nova)

Bom, isto tudo fez-me pensar: Nos anos 20 e 30 não era já obrigatório as pessoas terem BI? Se sim, não seria preciso estar registado para se tirar o BI? Poderia ser possível uma pessoa se registar já em adulta? E onde foram tirar as informações da minha Bisavó para a sua certidão de óbito?

Grata pelo tempo dispensado e por qualquer ajuda

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#443098 | asrsm1973 | 12 set 2022 16:01 | Em resposta a: #378689

Boa Tarde

Continuando na busca de minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale, que pela sua certidão de óbito sei ter nascido em meados de 1907 na Freguesia dos Anjos, e como já havia explicado não consigo de todo localizar o seu registo de batismo e/ou de nascimento nessa freguesia (achamos que nunca terá sido batizada), tenho agora uma última esperança: o facto de poder ter sido registada na 8ª conservatória do registo civil de Lisboa que à altura (1907) englobava, entre outras, a freguesia dos Anjos).
No site Tombo.pt os registos de nascimento da 8ª Conservatória ainda não estão disponíveis....alguém sabe se poderão estar acessíveis brevemente? Eu até devia era ir á Torre do Tombo mas infelizmente não me é possível e assim saberia se esses livros realmente existem, pois sei que alguns ainda nem lá estão.

Grata pela atenção

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#443116 | Jorge Resende | 12 set 2022 23:24 | Em resposta a: #378689

https://tombo.pt/m/lsb


AS CONSERVATÓRIAS FORAM CRIADAS EM 1911, PELO QUE ANTES DISSO TODOS OS REGISTOS DE NASCIMENTOS, CASAMENTOS E ÓBIOS ERAM FEITOS NAS IGREJAS.
EM LISBOA TAMBEM ESSES REGISTOS ERAM FEITOS NOS BAIRROS ADMINISTRATIVOS, 1º 2º 3º E 4º, CONFORME AS ZONAS DE LISBOA. ESSES LIVROS TÊM ÍNDICES, TALVEZ ALI ENCONTRE O QUE PRETENDE

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#443130 | asrsm1973 | 13 set 2022 15:09 | Em resposta a: #443116

Grata pela informação.
Já havia procurado nesses livros e não encontrei...Resta esperar que mais livros fiquem disponíveis....

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#443132 | Jorge Resende | 13 set 2022 16:04 | Em resposta a: #378689

Mas que mais livros???????????...................

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#443135 | asrsm1973 | 13 set 2022 16:22 | Em resposta a: #443132

Os livros de Registos de Nascimento - 8ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa, anos 1906, 1907 e 1908, mais ou menos.

Resposta

Link directo:

Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#443136 | asrsm1973 | 13 set 2022 16:26 | Em resposta a: #443132

No site Tombo.pt já estão disponíveis os da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Conservatórias, deduzo que exista o Livro da 8ª também, entre outras....

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 21:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen