RE: Machados Carregueiros Ilha Terceira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Machados Carregueiros Ilha Terceira

#17130 | 1947 | 13 fev 2002 16:24

Possuo dois pequenos fólios desirmanados com letra do séc XVII ( ou mesmo XVI) em que se registam duas versões diferentes da origem dos Machados da ilha Terceira.
O primeiro reporta-se á justificação de nobreza que precedeu a concessão de C.BA. a Diogo de Barcelos Machado (Machados pleno) em 1513, e tempor títº
Descendência dos Machados tirada por estromento pela autoridade de justiça da casa de Bragança.
...Leonor Gonçalves Machado, fª, entre outros filhos e filhas de Alvaro Gonçalves Machado, governador das justiças do reino, casado com uma dama do Palácio ( de Évora?) e que antes de casar se chamava fulana de Carvalho ( é Carvalhosa!), casou com joão Esteves de Vila Nova, alferes mor do rei D. João de Boa Memória, fº de Vasco Esteves Carreiro (é Carregueiro), sr. de Moncorvo. (...) tiveram a Pedro Machado que foi do conselho dos reis passados (D.AfonsoV) e desembargador 47 anos. Do qual Pedro Machado, entre outros filhos e filhas que aponta o mesmo Brazão teve uma que se chamou Mécia de Andrade Machado que casou com Gonçalo Eanes de (Lagares?), que por outro nome se chamava gonçalo Eanes dafonceca, pais que foram na ilha terceira de Gaspar Gonçalves Machado Ribeira Sêca que foi em a dicta ilha o primeiro progenitor da descendência dos Andrades e Machados cujo Brazão foi passado a instâncias de Diogo de Barcelos Machado descendente do dicto progenitor e passado em o ano 1513.
Mas, noutro fólio, idêntico e da mesma letra, pode ler-se:
...Pedro Machado, fº de Leonor Gonçalves Machado, foi do conselho dos reis passados e do desenbargo 47 anos o coal, antre filhos e filhas que teve foi um doutor João Machado de Lisboa que teve uma fª a quem chamavam Mécia de Andrade Machado que casou com Gonçalo Eanes de Lagos...
Esta última versão tem sido a "oficiosamente" perfilhada pelos genealogistas açorianos.
Todavia o Dr. João Machado de Lisboa, fº de Pedro Machado supra, e de sua mer Branca Coelho, teve C:B:A. no mesmo ano de 1513 ( Carregueiros, Machados, Esteves, Coelhos). O primeiro fº de Mécia de Andrade Machado é dado comno tendo nascido ao redor de 1450/60, e isto coloca-o em geração de sobrinho - e não neto - do Dr. João de Lisboa Machado o que é mais conforme com a 1ª versão.O nome de Mécia de Andrade Machado não consta das fontes continentais que consultei, exceptuando uma Mécia Machado ( nome tradicional na linhagem) que é dada como fª de Pedro Machado e mer. de Rui Botelho.Ignoro como chegou o apelido Andrade.
Como se isto não bastasse, o probo genealogista frei Diogo das Chagas, escreve no séc. XVI, no seu "Espelho Cristalino"...foi gonçalo Eanes Machado casado com Mécia Anes de Andrade. Não falta quem diga que a Mécia Anes era a Machado, mas eu tenho achado e visto em papeis haverem-se enganado porque ele é de quem deriva o apelido, como fº legítimo de Álvaro Gonçalves Machado (sic)Não acho em papeis antigos o nome de Machado em Gonçalo Eanes nem em seu 1º filho porque sempre se chamou de Gonçalo Eanes da Ribeira Sêca(:::)
Pergunto:
Não derivará o apelido Fonseca que tradicionalmente atribuem a Gonçalo Eanes a uma leitura errónea (e muito antiga já) da abreviatura Ribª Sêca?
Quem me ajuda a deslindar esta meada?
Cumprimentos
Manuel Lamas de Mendonça

Resposta

Link directo:

RE: Machados Carregueiros Ilha Terceira

#17182 | jobe00 | 14 fev 2002 11:42 | Em resposta a: #17130

Manuel Barreto
Já viste os Carregueiros do Gayo?
Um destes dia com tempo, transcrevo os Falcões.
Já se discutiu neste forum a origem dos povoadores açoreanos?
Um abraço,
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Machados Carregueiros Ilha Terceira

#17193 | 1947 | 14 fev 2002 13:43 | Em resposta a: #17182

João Lemos
Com todo o respeito pelo ilustre Gayo, passaroco crucitante e de penas (demasiado?) brilhantes, não penso que ele esteja melhor informado do que o frei diogo das Chagas ou a justificação de nobreza do Barcelos, feita no limiar do séc XVI, salvo melhor doutrina, vai ser a cronologia, tanto quanto ela der, e a teia de parentescos que permitirá desvendar estes insólitos Andrades Machados. Mas vou obedientemente rever o passaroco Gayo. O topo segue de vento em popa, manda-me as tuas duvidas sobre o Topo, sem me perguntares de quem era fº o nosso António Luís Barreto, porque isso queria eu saber
abraços do parente e amigo
Manuel Fernandes Ferro, varonia comprovada.

Resposta

Link directo:

RE: Machados Carregueiros Ilha Terceira

#17231 | jobe00 | 14 fev 2002 22:18 | Em resposta a: #17130

Manuel Ferro
As questões pu-las ao Simões Lopes que ainda não me deu resposta. Ando doido à procura do Goularts de que me falas. Descobri um soneto Miguelista do meu trisavô desaparecido às mãos da "canalha"!Já respondi para o fórum com o que tenho dos Freires Falcões.
Um abraço
João sem Terra

Resposta

Link directo:

RE: Machados Carregueiros Ilha Terceira

#17369 | jobe00 | 18 fev 2002 22:25 | Em resposta a: #17193

Meu caro Ferro
Ainda não deitei os olhos ao trabalho; mas dei logo com falta de filhos à primeira vista. Com tempo comentarei.
Vamos então a S.Roque do Pico:
Pedro Goulart de Faria cas. 2.Out.1607 c/Bárbara Gata ele filho de Amaro Luís e Beatriz Goulart de Faria ela de Melchior Esteves e Maria Toste.
----------------------------------
João Goulart cas. 27 Maio de 1613 c/ Águeda Cerqueira. Ele filho de Domingos Romano e Maria Goulart, ela filha de António Rodrigues e Graça Cerqueira.
---------------------------------------
Manuel Ferreira cas. em 1614 c/ Bárbara Goulart. Ele filho de Simão Ferreira Alemão e Catarina Manuel e ela de Gaspar Pereira Cardoso e Bárbara de Mattos de Faria.
-------------------------------------------
Baltazar Gato cas. 5 de Nov. de 1612 c/ Águeda Goulart ele filho de Melchior Fernandes e Catarina Lourenço Fagundes. Ela de Domingos Romano e Maria Goulart
----------------------------------------
Lázaro Leal cas. 14 de Julho de 1627 c/ Isabel Goulart. Ele filho de Domingos Afonso Leal ela de Pedro Goulart de Faria e Bárbara Gata.
----------------------------------------
Manuel de Matos da Silveira cas. 27 Set. 1626 c/Maria Ferreira. Ele filho de Joaquim Gonçalves e Antónia de Matos e ela de Domingos Ferreira e Antónia Gonçalves.
-----
Gostava de ter os casamentos de S.Roque porque é natural que apareça gente das Velas anterior aos dados conhecidos dos assentos respectivos.
Saudades,
João de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Machados Carregueiros Ilha Terceira

#336351 | rosamachado | 06 out 2013 18:49 | Em resposta a: #17130

Tetraneto de Antonio da Rosa Machado/Ana Clara do Coração de Jesus
5ºneto de Manuel da Rosa Machado/Maria Francisca de Jesus
6ºneto de Mateus da Rosa Machado *13/02/1738 +04/11/1794, casado 19/10/1769 no Salão com Maria Rosa de Jesus.
7ºneto de Manuel Dutra Machado/Bárbara de São José
8ºneto de Nuno Machado Pereira/Bárbara Pereira
9ºneto de Inácio Pereira Afonso/Maria Dutra da Silveira
10º neto de João Machado Pereira/Francisca da Silveira Pestana
11ºneto de Nuno Machado/Bárbara Dias, nascidos por volta de 1600
..
Esse Nuno descende de Mécia.
12º neto de.....
13ºneto de....
14ºneto de.....
15ºneto de.....
16ºneto de ...
17ºneto de Mécia de Andrade Machado/Gonçalo Eanes
18ºneto de Luis Machado e Isabel Rodrigues
19ºneto de Álvaro Machado/Leonor Gomes de Andrade
20ºneto de Pedro Machado/Teresa Afonso, nascidos +- 1400.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen