Vila Real de Santo António /Torreao Sul

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Vila Real de Santo António /Torreao Sul

#379516 | AnaGomesBaptista | 03 abr 2017 16:21

Procuro Familia Gomes Baptista, Familia de Castro Marim / Vila Real de Santo António e pesuiza dos Proprietarios Torreao Sul em Vila Real de Santo António, onde meus bisavós viveram e onde nasceu e creseu meu Avó e irmas.
gostaria de saber se e onde posso pesquizar online, osproprietarios do Torreao Sul que ja pertenseu aos Gomes Baptista nao sei de quando e em nome de quem.

O que sei é que o meu Bsavô
tb produzia, mas, de forma industrial Artesanal caseira Atum em sal Moura, ovas e sardinhas em lata de conserva (maior peso que as conhecidas latas de conserva da fabrica de conservas como as hoje conhecemos- quiça como alimento de longas viagens ,no mar ,pesca ou comerciais e militar : guerra)
nem sequer é referenciaido e desconhecam, no proprio museu da conserva
Vila Real de Santo António, (casa esta, aliás mais tarde comprada e recuperada pela camara, do primo da minha mae ,António Ritta , que comprou á minha mae e minha tia a parte que herdaram, ja muito degradada, na altura Fora e dentro) a propria pessoa que nessa casa o produzia e comercializava( vendia) que mais que local contribui tb para a industria da Fabrica (da conserva da sardinha e atum em) . e que desconhecam e nao pesquizaram esse facto dessa mesma casa onde é o MUSEU da Conserva e Arquivo nacional. No minimo acho isso um trabalho de Museu e local trsite e pouco preciso e completo esse
Museu tendo ali um arquivo por cima .

- O que sei da historia da casa do Torreao Sul, é que minha mae e tia a Herdaram a casa toda ou uma parte pois minha tia avô tinha 6 enteados (Ritta)e as partilahasparece que complicado e um problema que durou muito tempo, as partilhas em tribunal, acando a ultima sentenca, de 2003 ( ficando como herdeiras. Gomes Baptista (minha mae e tia), mais os Baptista Primitivo- deFaro e moradores em Faro) .
Mais tarde foi a parte da minha mae e tia foi vendido e comprado (interessado) por um dos netos dos enteados da minha tia Avó (Maria Gomes Baptista) António Ritta, mas cujo projecto que pretendia, nao foi aprovado pela camara e portanto nao pode fazer nada e mais tarde a camara apropriou do Torreao (devido ao estado de degradaçao e abandono /saqueado avancado) recuperando o Torreao Sul.

(Ao menos está hoje vivo e em pé, como Museu da Conserva Industial local e como Arquivo Histórico pode ser localizado geograficamente e sabes e um pouco soubre a casa nada sobre as suas activiaddes e pessoas e vidas nessa casa o que seria tb intressante recuperar em termos de passado cultural e da História local da casa do Torreao Sul e seus habitantes /vidas /ocupacoes e decoracao interior desas casas em termos tb de mobiliares e objectos e a funcionar como arquivo tb noutra area e usar O torreao Sul Todo e nao so uma parte talvez para o publico. e sem por favor de transforamar cultura em parque de diversao para "atracao turistas e em funcoes do turistas em vez de ser em funcao da preservacao de uma cultura e arquitectura original exterior e original tb interior)


Eu estou um pouco longe e nao posso me deslocar a Via Real de Santo António. Haverá alguem com essa possibiliade ?
Tb sobre esta minha Familia Lado paterno da minha mae Gomes Baptista, origem classe alguem consegue identificar onde "encaixar" ?

eu nada sei . estou a tentar descobrir . Ficaria muito grata em vosso apoio ou experts da regiao .

Muito obrigada

Com meus melhores cumprimentos
A.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 18:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen