Condenação judicial

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

Condenação judicial

#379774 | pereira1979 | 10 abr 2017 17:27

Caros confrades: estou a tentar construir a árvore genealógica da minha família e, por isso, peço a vossa ajuda.
Um meu antepassado nasceu no lugar de Toledo, Lourinhã, em 23 de Junho de 1782 e aqui foi baptizado em 30 de Junho desse mesmo ano.
Veio a casar, quase trinta anos depois, na igreja de S. Pedro, em Torres Vedras, no dia 30 de Junho de 1809.
Estando preso na cadeia da cidade – e tendo havido autorização para tal – casou na referida igreja indo o padre que celebrou o casamento de A-dos-Cunhados (localidade de onde era natural a noiva e onde esse meu antepassado morava).
Estimo que tenha começado a cumprir a pena de prisão a que foi condenado nos primeiros meses de 1809 porque em 3 de Dezembro de 1808 foi testemunha no acto de casamento do próprio irmão e, no final do mês de Junho seguinte, casou estando já preso.
Por que motivo estava preso? O arquivo municipal de Torres Vedras não dispõe de qualquer registo relativo à prisão da cidade e o arquivo do tribunal criminal da cidade também não encontra qualquer processo-crime relativo a esse meu antepassado.
A quem me deverei dirigir?
Desde já, os meus agradecimentos,

Ricardo Pereira

Resposta

Link directo:

Condenação judicial

#379775 | saintclair | 10 abr 2017 18:02 | Em resposta a: #379774

-
Entre 1807 e 1810, Portugal sofreu três inv. Francesas.
Naquele periodo começou a ser construida a Linha [muro]
de Torres Vedras, para suster os Franceses, antes que
chegassem a Lisboa...
É natural que o seu familiar tenha tido algum problema
perante os acontecimentos da época.
Sc.

Resposta

Link directo:

Condenação judicial

#379776 | oilime | 10 abr 2017 18:03 | Em resposta a: #379774

Ao Tribunal de Torres Vedras.

Resposta

Link directo:

Condenação judicial

#379795 | Canelas | 11 abr 2017 14:38 | Em resposta a: #379776

Caro Ricardo
A pessoa em causa tanto poderia estar presa por decisão da justiça civil, no caso de natureza criminal, como por ordem da justiça eclesiástica.
De todo o modo, e sendo os processos criminais, em regra, de conservação permanente, e dado o largo espaço temporal decorrido, o processo há muito teria sido remetido ao respectivo arquivo distrital, no caso de Lisboa.
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Condenação judicial

#398701 | saintclair | 21 mai 2018 10:27 | Em resposta a: #379775

.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 20:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen