Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380426 | olivais | 27 abr 2017 00:01

Caros confrades,

alguém tem informação sobre Ribeiros de Quintela da Lapa, Sernancelhe?

Isabel Teresa Ribeiro, filha de Manuel Dias e Margarida Ribeiro, "do lugar e freguesia de S. João Baptista de Quintela da Lapa", Sernancelhe, veio no ínicio do Séc. XVIII casar com João do Valle Quaresma, um personagem "ilustre" no seu concelho: Alvarenga, agora freguesia do concelho de Arouca.

Os registos de Quintela da Lapa são muito confusos, actualmente pertence a Sernancelhe, mas já pertenceu a Caria, que agora é Moimenta da Beira... o certo é que não consigo encontrar nada sobre esta família Ribeiro.

Obrigado!

Resposta

Link directo:

RIBEIRO, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380464 | jaboo | 28 abr 2017 16:59 | Em resposta a: #380426

Caro(a) Olivais,

Eu tenho muitos antepassados de Quintela da Lapa. Vou ver se encontro rastro dos seus Ribeiros e depois digo alguma coisa. Tem datas mais concretas?

Cumprimentos,
Joao Braz

Resposta

Link directo:

RIBEIRO, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380466 | olivais | 28 abr 2017 22:34 | Em resposta a: #380464

Caro João Braz,

Muito obrigado pela sua resposta e disponibilidade!

Isabel Teresa Ribeiro é (duas vezes, pelo menos) minha 8ª avô.. estamos a falar de tempos recuados.. na verdade no limite dos registos paroquiais de Alvarenga, que começam em 1719.

Terá casado e começado a ter filhos antes de 1719, uma vez que o baptismo de dois dos seus filhos, meus 7ºs avós, não aparecem nos paroquiais. Aparecem sim vários outros filhos de 1720 até 1731.

Em 1760 já tinha netos.

Foi madrinha de várias crianças em Alvarenga e outras freguesias de Arouca, a última que encontrei em 1734.

Assim sendo, suponho que tenha nascido em Quintela da Lapa por volta de 1690-1700 e em 1734 ainda estava viva.

Os seus pais, segundo os baptismos dos filhos, eram Manuel Dias e Margarida Ribeiro, "de São João Baptista, Quintela da Lapa".

Tinha, pelo menos, dois irmãos:
1. André Dias Ribeiro, que foi pároco de Alvarenga - é ele que aparece a fazer os primeiros registos disponíveis de 1719 - e, especulo eu, terá sido essa a razão que levou a Isabel Teresa para Alvarenga, uma freguesia ainda algo distante de Quintela da Lapa..
2. Margarida Caetana Ribeiro, que foi madrinha de um baptismo em Alvarenga em 1724 - foi madrinha de uma filha do então Capitão de Ordenanças de Alvarenga, sendo padrinho o herdeiro da quinta mais antiga e "nobre" do, então, Concelho, ou seja, não foi um baptismo "qualquer".

A Isabel Teresa também "casou bem" em Alvarenga, naturalmente à escala de um concelho relativamente pequeno e remoto - João do Valle Quaresma era dono de uma das principais quintas e a sua familia tinha ligações importantes.

Curiosamente, um dos seus filhos da Isabel Teresa Ribeiro, o também ele Capitão João Crisóstomo Ribeiro do Valle Quaresma, que foi também ele Capitão e Ordenanças, assinava sempre João Crisóstomo Ribeiro, dando preferência este nome que veio "de fora", de Quintela da Lapa, em vez de Valle Quaresma... tendo Ribeiro chegado até à sua bisneta, até se ter perdido na família.

Se estas "boas ligações" dos Ribeiros em Alvarenga se traduz em alguma relevância desse nome no local de origem não faço a menor ideia... é perfeitamente possível que tenha apenas a ver com a importância que tinha o padre, neste caso seu irmão, na sociedade rural do século XVIII, e o casamento que fez.

E isto é tudo que tenho sobre a família Ribeiro - os pais, 3 filhos, a freguesia e o período aproximado em que nasceu e viveu a Isabel Teresa, minha antepassada.

Na pesquisa que fiz em Quintela da Lapa não encontrei Ribeiros e nem outras informações sobre este periodo.

Antecipadamente agradecido por alguma pista que tenha,
Frederico

Resposta

Link directo:

RIBEIRO, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380520 | jaboo | 30 abr 2017 19:08 | Em resposta a: #380466

Caro Frederico,

A sua antepassada Isabel Ribeiro foi baptizada em Quintela da Lapa em 24.11.1695 e foram seus padrinhos Gaspar Rodrigues dos Arcozelos e Maria Gomes, mulher de Domingos Fernandes.

Os pais Manuel Dias e Margarida Ribeiro casaram em Quintela da Lapa em 04.05.1680. Infelizmente, o registo não refere o nome dos pais dos nubentes, mas uma uma consulta mais cuidada deverá ajudar a recuar nos costados.Para além da Isabel, tiveram pelo menos mais uma filha, Maria, que serviu de madrinha de baptismo em Quintela em 1697.

Eu tenho vários antepassados com apelido Dias em Quintela por isso é provável sermos parentes por essa via.

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380531 | olivais | 01 mai 2017 09:48 | Em resposta a: #380520

Muito obrigado João Braz!

fantástico, confesso que não tinha grande esperança de algum dia encontrar a origem da minha antepassada Isabel Ribeiro de Quintela da Lapa!

Numa freguesia pequena, é bem possível que sejamos parentes pelo Dias.

Gostava de tentar seguir as pistas que aqui em envia e procurar os ascendentes. Onde posso encontrar os paroquiais de Quintela da Lapa? No tombo.pt, os registos de Quintela começam no século XIX, os de Sernancelhe também, os de Caria não têm Quintela, de Moimenta também não... onde é que eles estão?

Obrigado mais uma vez, com os melhores cumprimentos
Frederico

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380561 | jaboo | 02 mai 2017 01:54 | Em resposta a: #380531

Caro Frederico,

Os registos paroquiais antigos de Quintela da Lapa estão no Arquivo diocesano de Lamego (os mais antigos começam em 1629). Mas se tiver acesso ao site dos Mormones, eles estão lá digitalizados (se não tiver, então pode ir a uma dos centros de família dos Mormones e consultar via os computadores do centro os registos online).

Também esqueci-me de dizer na minha última mensagem que a Maria Gomes, madrinha de baptismo da sua antepassada Isabel,era minha antepassada.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Gomes e Fonsecas, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380572 | Canelas | 02 mai 2017 14:28 | Em resposta a: #380561

Caro João Braz

Dentre os meus antepassados figura Caetano Gomes, natural de Quintela da Lapa, bispado de Lamego, filho de Manuel da Fonseca e de sua mulher, Maria Gomes, naturais, também, daquela paróquia.
Caetano Gomes viria a casar na freguesia da Ínsua, Penalva do Castelo, em 10 de Fevereiro de 1728.
Terá, assim, nascido à volta de 1700-1710.
Dada a dificuldade em consultar as fontes primárias anteriormente a 1860, aproveitando este tópico e socorrendo-me dos seus conhecimentos sobre os registos paroquiais para o referido local e datas, não querendo exorbitar, pedia-lhe se me podia dar informações acerca do referido Caetano Gomes.
Antecipadamente grato, envio cumprimentos.

César Tavares

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380619 | jaboo | 04 mai 2017 05:38 | Em resposta a: #380572

Caro César Tavares,

Não encontrei o registo do seu antepassado Caetano Gomes. No entanto sei que os pais dele, Manuel da Fonseca e sua mulher Maria Gomes casaram em Quintela da Lapa em 01.10.1690. Infelizmente o registo de casamento não indica a filiação dos nubentes. Mas é muito provável ser o Manuel da Fonseca filho de outro Manuel da Fonseca e de sua mulher Maria de Sequeira. Estes casaram em Quintela da Lapa em 23.09.1659 e tiveram um filho Manuel baptizado em Quintela em 07.01.1671 que cronologicamente poderia muito bem ser o que casou em 1690. Aliás o seu Manuel da Fonseca (casado em 1690) foi padrinho de alguns dos hipotéticos sobrinhos. Também Marcelina da Fonseca, filha do seu Manuel da Fonseca, foi madrinha de um hipotético primo.

Penso também que a sobredita Maria de Sequeira, foi filha de meus antepassados Bras Pires e Maria de Sequeira, pois filhos desse Bras Pires apadrinharam filhos do casal "Manuel da Fonseca e Maria de Sequeira". E vice-versa, Manuel da Fonseca e Maria de Sequeira apadrinharam hipotéticos sobrinhos. Seríamos portanto por essa via parentes afastados.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Gomes e Fonsecas, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380632 | Canelas | 04 mai 2017 15:40 | Em resposta a: #380619

Caro João Braz,
Muito obrigado pelo cuidado.
Para esta época, os dados são sempre muito escassos e a progressão difícil. É o reavivar duma linha de pesquisa que estava bloqueada.
Voltei aos paroquiais da Ínsua, Penalva do Castelo, e pude confirmar os dados constantes do assento de casamento de Caetano Gomes e de baptismo de seu filho Jacinto Gomes. Em ambos consta ser Caetano natural da Quintela da Lapa, bispado de Lamego.
No assento de baptismo do filho Jacinto, em 11 de Abril de 1736, os padrinhos constam ter sido Jacinto Pereira Machado e sua mulher, Marcelina Maria, "moradores no sobredito lugar de Quintela", o que reforça a ideia da ligação de Caetano a Quintela da Lapa.
Marcelina é um nome que, não sendo muito comum, aparece por aqui algumas vezes.
Pode ser um fio condutor.
Estes nomes, que aqui agora trago, dizem-lhe alguma coisa?
De novo, obrigado.
Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380635 | jaboo | 04 mai 2017 16:55 | Em resposta a: #380632

Sim a Marcelina Maria da Fonseca (casada com o Jacinto Pereira Machado) era irma do seu Caetano Gomes. Eu nao tenho duvida o Caetano ter sido filho do Manuel da Fonseca. Os livros de Quintela para essa epoca estao danificados e alguns registos desapareceram devido a humidade ou talvez a ratos com fome ... o registo do seu Caetano deve ter sido um desses.

Cumprimentos,
Joao

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380656 | olivais | 04 mai 2017 19:22 | Em resposta a: #380426

Caro João, mais uma vez lhe agradeço pela resposta pronta.

Perdoe-me a ignorância, mas que site "dos mormons" é esse de que fala? e como se consegue acesso?

Centros mormons de pesquisa genealógica portuguesa? Isso é uma novidade para mim..

Já tinha lido alguma coisa sobre a parceria Tombo/mormons para digitalização de documentos, mas pensei que tudo o que havia seria colocado no tombo.pt. Há mais paroquiais além do tombo?

Obrigado!
Frederico

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#380659 | jaboo | 04 mai 2017 19:45 | Em resposta a: #380656

Caro Frederico,

O site dos mormones : www.familysearch.org

Infelizmente, os registos portugueses nesse site sao apenas acessiveis aos membros. Mas se for a um dos centros de familias dos mormones (nao sei bem onde estao em Portugal), podera ali consultar esses registos via os computadores deles.

Mas pode tambem ir diretamente a Lamego ao Arquivo diocesano. Os livros estao la todos.

Cumprimentos,
Joao

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#381033 | olivais | 15 mai 2017 20:44 | Em resposta a: #380659

Caro João, reparo agora que me esqueci de lhe agradecer esta última resposta.

Vou tentar encontrar os Ribeiros e os Dias de Quintela por essa via.

E quem sabe visitar um dia esta freguesia, de que ouvia falar pelo Santuário da Lapa e por ser a origem do nosso Rio Paiva... mas que estava longe de imaginar ser também um bocadinho da nossa origem

Um abraço

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#390597 | julianoluiz | 02 abr 2018 02:09 | Em resposta a: #380464

Sou brasileiro e meu avô é desta região, o nome dele é Luis Pereira Braz, seus pais são Joaquim Braz e mãe Maria Vitorina Pereira Braz, gostaria de saber como conseguir seu registro de nascimento.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#390665 | HelenaB | 04 abr 2018 01:27 | Em resposta a: #380572

Caro César Tavares,

Também tenho antepassados Gomes em Quintela da Lapa.

Penso que ainda não nos "conhecemos" neste Fórum. Já não pego nas pesquisas deste meu ramo há algum tempo, e portanto não sei dados de cor. Mas não quero perder a oportunidade de lhos mostrar, porque pode descobrir-se mais informação e/ou algum parentesco.

Queira por favor ler a mensagem no seguinte link:
https://geneall.net/pt/forum/145142/familias-de-quintela-da-lapa-sernancelhe/#a371129

Cumps,
Helena

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#390668 | jaboo | 04 abr 2018 06:44 | Em resposta a: #390665

Cara Helena,

Só agora reparei na sua mensagem sobre os seus antepassados Gomes de Quintela da Lapa ... tenho dados que posso comunicar se ainda não investigou esse seu ramo.

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#390835 | Canelas | 09 abr 2018 15:22 | Em resposta a: #390665

Cara Helena,

Já trocamos informação, pelo menos, a propósito do tópico "Pesquisa as freguesias de Espinho, Anta e Espinho?", e das prováveis ligações entre os nossos antepassados "Álvares Ferreira" de Esmoriz.
Relativamente a Francisco Álvares Ferreira, nascido em Esmoriz, em 14-10-1804, progredi mais algumas gerações, a saber:
Francisco era filho de
A - Bernardo Álvares Ferreira, nascido Esmoriz, lugar da Seara,em 26-6-1760, filho de Manuel Álvares Ferreira e de Maria Gonçalves da Rocha. Neto paterno de Domingos Alves Ferreira e de Isabel Fernandes, e materno de Domingos Jorge e de outra Maria Gonçalves da Rocha, e de
B - Antónia Ferreira da Costa, filha de Félix Ferreira da Costa, nascido em Esmoriz, lugar da Boavista, em 20-11-1733, e de Felícia Alves da Costa, nascida em Esmoriz, lugar de Matosinhos, em 29-5-1733.
Neta paterna de Manuel Ferreira Gomes e de Isabel da Costa e materna de Manuel da Costa e de Maria
Gonçalves.
Bernardo Álvares Ferreira e Antonia Ferreira da Costa casaram em Esmoriz, em 14-11-1795.
___
Também acompanhei o tópico "Albuquerques de Esmolfe, Penalva do Castelo, Viseu", tanto mais que grande parte da minha ascendência materna provém desse concelho, mais significativamente da freguesia da Ínsua, e a sua saga para encontrar elementos sobre Tiago de Albuquerque.
___
Quanto ao essencial deste tópico, com a ajuda preciosa de João Brás, apurei que o meu ancestral Caetano Gomes, natural da Quintela da Lapa, casado com Teresa de Jesus, em 10-02-1728, na Ínsua, Penalva do Castelo, era filho de Manuel da Fonseca e de Maria Gomes.

Espero que algum destes dados vá de encontro às suas pesquisas.

Cumprimentos,
César Tavares

Resposta

Link directo:

Ribeiro, de Quintela da Lapa, Sernancelhe

#390975 | HelenaB | 12 abr 2018 01:21 | Em resposta a: #390835

Boa Noite!

Palavras breves para dizer que li a sua mensagem e fiquei muito curiosa. Com o passar do tempo e a dispersão das minhas pesquisas, ficam dados por verificar, conversas para evoluir e primos por confirmar!

Realmente a saga continua :).

Irei inteirar-me, para lhe voltar a escrever.
Muito obrigada!

Cumps,
Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 02:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen