Busco a certidão de meu bisavô José Alves Castello Júnior

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Busco a certidão de meu bisavô José Alves Castello Júnior

#380709 | ilkacastello | 06 mai 2017 18:26

Olá a todos.

Estou há algum tempo buscando a certidão de batismo do meu bisavô, Luiz Alves Castello Júnior, de Portugal. Seus pais eram José Alves Castello e Carolina de Jesus Ribeiro Borges. Sua esposa Angelina Godim Castello.

Ele veio para o Brasil e faleceu em 1940 aos 76 anos em Niterói, RJ, conforme certidão de óbito que eu localizei. Portanto nasceu entre 1863-1864. Parentes dizem que ele veio de Figueira da Foz, mas não tenho maiores informações se realmente nasceu lá.

Encontramos uma antiga carta que dizia que ele já estava estabelecido no Brasil em 1899, portanto deve ter chegado alguns anos antes desta data. Já busquei nas listas de pessoas que chegaram no porto do Rio de Janeiro e nos arquivos do Arquivo Nacional, mas nenhum registro da entrada dele. Penso que talvez ele pudesse ser um tripulante de algum navio e que tenha desembarcado aqui.

Sei que ele foi marinheiro e combatente na 1a. guerra, e seu navio chamado Lapa foi torpedeado em 1917.

Mas não consegui maiores informações além destas.

Alguém poderia me indicar onde continuar buscando para confirmar o local e data de nascimento em Portugal?

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Busco a certidão de meu bisavô José Alves Castello Júnior

#380725 | saintclair | 07 mai 2017 11:35 | Em resposta a: #380709

-

O Navio Lapa,quando fazia a rota Santos-Marselha transportando um carregamento de café, foi interceptado pelo SM U-47, a 130 milhas de Gibraltar. A tripulação foi obrigada a abandonar o navio e o mesmo foi torpedeado e afundou em 22 de maio de 1917.
O seu bisavô era tripulante navio, não foi participante 1ª G.
http://tombo.pt/f/fig04
https://goo.gl/maps/XkiRoJSXz7K2
Sc.

Resposta

Link directo:

Busco a certidão de meu bisavô José Alves Castello Júnior

#380727 | Jorge Resende | 07 mai 2017 12:32 | Em resposta a: #380725

Até pela idade!...

Resposta

Link directo:

Busco a certidão de meu bisavô José Alves Castello Júnior

#380732 | ilkacastello | 07 mai 2017 20:13 | Em resposta a: #380725

Muito obrigada pelas informações e ajuda!

Com esses dados tentarei buscar nos arquivos que me indicou e verei se tenho sucesso. Me ocorreu que outra fonte de informação poderia ser os arquivos da marinha mercante ou do Lloyd Brasileiro. Vou tentar por esse caminho também para ver se encontro alguma ficha funcional ou registros de embarque e desembarque.

Ilka Castello

Resposta

Link directo:

Busco a certidão de meu bisavô José Alves Castello Júnior

#380733 | ilkacastello | 07 mai 2017 20:13 | Em resposta a: #380727

Jorge,
Sim, tens razão quanto a idade.
Obrigada.
Ilka Castello

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 16:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen