Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#381396 | pbrito | 26 mai 2017 12:03

Caro confrades,

Procuro informações sobre Ermelinda Faria de Aboim, que foi professora primária em Loulé e que a CML criou um prémio com o seu nome. Procuro principalmente data de nascimento ou registo de baptismo.
Cumprimentos,

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#381509 | Jpteixeira | 30 mai 2017 01:47 | Em resposta a: #381396

Caro Pedro Aboim

Encontrei o registo de batismo da "sua" Ermelinda (Registo n.º 101 do livro de batismos de S. Clemente, fotolito n.º m0048).
Assim, temos:
1- Ermelinda n. a 16/0271864 e foi b. a 29/0271864
2- João Nepomuceno Palermo d'Aboim
3- D. Maria Francisca da Conceição
4- Lourenço António Palermo d'Aboim
5- D. Maria Carolina Pereira
6- Joaquim dos Ramos Faísca
7- Francisca Rosa

Foram padrinhos: Joaquim Cândido Pereira de Magalhães e sua filha D. Maria José Pereira de Magalhães.
Ermelinda veio da escola de Albufeira para Loulé em março de 1900, para a substituir a sua irmã, Augusta Elisa Palermo Faria d' Aboim, que entretanto fora colocada na Escola Distrital de Faro.
Disponha sempre.
Cordiais cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#381510 | JoãoGaspar | 30 mai 2017 02:48 | Em resposta a: #381509

Caros confrades,

No baptismo da minha avó Elisa das Cândeias da Costa em São Clemente de Loulé foram padrinhos Lazaro dos Ramos Faísca e Elisa Augusta Faísca, como os nomes ja os vi repetidos e ligados a algumas familias de Loulé nomeadamente a Palermos Aboim, gostava de saber se têm alguma informação sobre os padrinhos da minha avó materna que nasceu em 1904.

Com os melhores cumprimentos

João

Resposta

Link directo:

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#381514 | pbrito | 30 mai 2017 10:13 | Em resposta a: #381509

Caro Júlio,

Mais uma vez obrigado pela sua ajuda.
Veio confirmar as minhas suspeitas... de facto, a Ermelinda é irmã da Augusta e as duas irmãs do meu trisavô Joaquim Aniceto Faria de Aboim, os três filhos de João Nepomuceno Palermo d'Aboim e de D. Maria Francisca da Conceição. E desta forma, permite-me ligar com dois ramos que descobri este fim-de-semana, um no Brasil e outro em Portugal!
Obrigado!
Cumprimentos

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#426276 | Jpteixeira | 08 ago 2020 15:07 | Em resposta a: #381514

Olá Pedro, boa tarde

Há já algum tempo que não trocávamos mensagens. Está tudo bem consigo? Espero bem que sim! É que isto do COVID19 provocou profundas modificações nas nossas vidas e mesmo a investigação da genealogia é feita agora de outra forma. Mas temos que nos adaptar, esta é que é a realidade.
Voltando à Prof.ª Ermelinda Aboim, irmã do seu trisavô Joaquim Aniceto, verifiquei que no Geneanet indicou o ano de 1954 como o do seu falecimento. Por caso não é capaz de me facultar mais informação, como p.ex., o dia, o mês e o local onde o óbito ocorreu?
Cordiais cumprimentos.
Resto de um bom fim de semana.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#426288 | pbrito | 09 ago 2020 08:53 | Em resposta a: #426276

Caro Júlio, espero que esteja tudo bem consigo. Por aqui está tudo bem, agora numas merecidas férias.
Pois não tenho essa informação detalhada mas já entrei em contacto com a única sobrinha-neta viva, que vive no Brasil, para ver se consegue descobrir!
Assim que tenha novidades aviso.
Um abraço.

Pedro Aboim de Brito

Resposta

Link directo:

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#426289 | Jpteixeira | 09 ago 2020 10:03 | Em resposta a: #426288

Caro Pedro
Obrigado pela atenção. Fica assim combinado.
Boas férias.
Um abraço
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Ermelinda Faria de Aboim - Loulé

#427095 | Jpteixeira | 12 set 2020 09:57 | Em resposta a: #381396

Caro Pedro

Já localizei o registo de óbito de Ermelinda Faria Aboim. Faleceu a 16 de abril de 1952 em Cacém e foi sepultada no cemitério de Belas no dia seguinte.
Os pais conferem com a Ermelinda em questão.
Cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 00:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen