Familia Torga

Este tópico está classificado nas salas:

Familia Torga

#381448 | Torgaijv | 28 mai 2017 08:19

Oi a todos, sou uma Torga por parte de minha mãe,meu bisavô veio direto da Itália para São João Del Rei MG seu nome era Thadeu Alves Torga foi prefeito da cidade, conheço Torga até em Recife que estes são meus primos direto devido ao fato deles serem filhos da irmã do Thadeu. Gostaria de poder contactar voces. Saber mais se possível pois sei que o Torga vem de Miguel Torga poeta médico e escritor português do ano de 1907 e que Esse nome era só pseudônimo que veio para o Brasil não sei ao certo muita coisa mas meu avó Darly Torga contava que ele desembarcou em Santos e depois de um tempo seguiu a São João e depois não sabia mais nada sobre ele. E sei ainda que meu bisavô veio com seu pai da Itália direto pra São João, meus avós já são falecidos e não tenho contato mais. Então deixo meu email pra caso alguém queira manter contato: torganatalia@yahoo.com.br
Abraços fico na expectativa.

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381449 | saintclair | 28 mai 2017 10:37 | Em resposta a: #381448

-
A origem do pseudónimo Miguel Torga;

Em 1934, aos 27 anos, Adolfo Correia Rocha cria o pseudónimo "Miguel" e "Torga". Miguel, em homenagem a dois grandes vultos da cultura ibérica: Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Já Torga é uma planta brava da montanha, que deita raízes fortes sob a aridez da rocha, de flor branca, arroxeada ou cor de vinho, com um caule incrivelmente rectilíneo."
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381482 | saintclair | 29 mai 2017 17:17 | Em resposta a: #381449

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Torga
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381484 | Torgaijv | 29 mai 2017 17:34 | Em resposta a: #381482

Oi boa tarde,
Não é isso que gostaria de saber isso eu sei.
Queria encontrar mais familiares.
Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381492 | silvestre | 29 mai 2017 19:42 | Em resposta a: #381448

Torgaijv,
Não percebo a relação entre o pseudónimo e o seu avô...
Não sei se já viu o cartão de Miguel Torga: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939X-H998-3Z?i=105&cc=1932363

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381508 | mila1000 | 29 mai 2017 23:43 | Em resposta a: #381448

Vicenzo Torga, 42 anos,chegou em 18/3/1888 na cidade de Santos.

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381513 | saintclair | 30 mai 2017 10:10 | Em resposta a: #381508

-
A viagem por noventa dias que Torga fez ao Brasil em
1954, já com a idade de quarenta e sete anos,talvez
venha a revelar porque em 1934 escolheu o pseudónimo
"Torga", [Miguel Torga].
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381520 | saintclair | 30 mai 2017 14:32 | Em resposta a: #381513

-
http://www.espacomigueltorga.pt/p70-miguel-torga-vida-e-obra-pt
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381565 | saintclair | 01 jun 2017 15:46 | Em resposta a: #381520

-
Vicenzo Torga- nasceu em 1846 [trisavô]- [1876=bisavô][=1906 avô],
[1936=pai] ,1956=filhos.... etc.
Somos levados a concluir que o Poeta Adolfo Rocha, foi buscar pseudónimo
literário ao apelido-Italiano "Torga".
Sc.

Resposta

Link directo:

Familia Torga

#381572 | jrtorga | 01 jun 2017 18:28 | Em resposta a: #381448

Natalia / Torgaijv,

Enviei-lhe resposta por email, recebeu a minha mensagem?

Você descende dos Alves Torga que chegaram ao Brasil, mais propriamente a Minas Gerais por volta de (ou antes de) 1820. Acredito que sejam descendentes dos Alves Torga/Alves Torgo com ligações ao Porto, e anteriormente a Vila Real.

No entanto, e pela versão da história que conheço sobre a sua família, acho que existem dados incorrectos na sua primeira mensagem. Pois os Alves Torga/Alves Torga, os meus Torga [concelho de Penedono e de São João da Pesqueira], e os Torga da área de Sanfins do Douro não temos qualquer ligação ao Adolfo Correia Rocha/Miguel Torga.

Os primeiros Torga, em Portugal, surgem no norte-interior do país, Beira Alta e Trás-os-Montes, o meu ramo em meados do séc. XVII, o ramo de Sanfins do Douro também... sobre os seus Alves Torga, a possível ligação ao Alves Torgo/Alves Torga, do Porto, remonta ao princípio de 1800.

Sobre o facto que o seu antepassado veio da Itália e desembarcou em Santos, creio que deve ser informação trocada de um outro antepassado, talvez de alguém que se tenha casado com um membro da família Alves Torga (???) e a bruma da memória familiar fundiu a vida -e a biografia- de duas pessoas.

Ou pode ser possível que o seu bisavô tenha feito uma viagem até à Itália, e este facto chegou aos dias de hoje na versão que lhe foi contada.

Pelo que consegui averiguar na minha pesquisa sobre a sua família, os seus antepassados nasceram em Juiz de Fora e depois em São João del Rei, e continua a ter familiares nestas duas cidades até aos dias de hoje (e muitos outros espalhados pelo Brasil).

Estou em contacto com vários membros da sua família, e posso facilitar-lhe o contacto deles.

Cumprimentos,

J. R. Torga

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 10:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen