Localização de Assentos de Batismo - Distrito do Porto - concelho de Paredes

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Localização de Assentos de Batismo - Distrito do Porto - concelho de Paredes

#381579 | marcoribeiro-adv | 01 jun 2017 20:42

Gostaria de saber se alguém em Portugal poderia me ajudar nessa pesquisa genealógica. Estou em busca de informações da família da minha trisavó paterna Maria Ferreira Alves. Ela com 19 anos, sua mãe viúva, Gracinda Ferreira Barbosa com 44 anos (viúva de Alfredo Alves ou Alfredo Joaquim Alves), suas irmãs Laura com 20 anos, Maria da Glória com 17 anos, Custódia com 05 anos e Camilla com 03 anos, com seus dois sobrinhos, Alberto com 04 anos e Gracinda com 02 anos migraram para o Brasil em 1892. Desembarcaram do vapor inglês "Thames" em 1892-11-07 no porto do Rio de Janeiro, contudo vieram para São Paulo/SP. Descobri o registro do passaporte nº 837/1892 emitido no Porto em 1892/10/21. Na lista de bordo do vapor consta que partiu de Lisboa, mas no Arquivo Nacional do Brasil consta que partiu de Leixões. não achei nada na TT.
Em seu passaporte constam poucas informações, apenas informando que é natural de Paredes. como não sei qual é a freguesia, pois minha bisavó Marcella, sua filha faleceu muito jovem, e meu bisavô se casou novamente, perdeu-se o contato com esses meus ascendentes. Fora isso, as pessoas que poderiam me dar maiores informações já faleceram.
Em todas as pesquisas que fiz junto aos Cartórios de Registros Civis, Arquivo da Diocese de São Paulo, Arquivo Histórico do Município de São Paulo, Arquivo Histórico do Estado de São Paulo, Museu dos Imigrantes e Arquivo Nacional, as únicas informações são que ela era portuguesa, nunca mencionando concelho, tão menos freguesia.
Tenho acesso total aos arquivos do SearchFamily, e pesquisei em todas as freguesias de Paredes para achar o batismo dos 8 imigrantes, casamento da minha tetravó, Gracinda Ferreira Barbosa que casou com o Alfredo Alves ou Alfredo Joaquim Alves e óbito desse último, respeitando sempre um período de 5 anos para menos e 5 anos para mais, e nada achei.
Sei que houve uma nova distribuição territorial no ano de 2013, mas pelo que vejo o concelho de Paredes não perdeu nenhuma freguesia, e sim algumas foram suprimidas.
Tentei localizar o processo de emissão do passaporte junto ao Arquivo Distrital do Porto, mas este se mostrou infrutífero, pois justo esse passaporte não teve processo ou se perdeu.
Será que alguém por gentileza teria mais alguma dica para ajudar, pois está bem difícil localizar esse ramo dos meus ascendentes. Nem sei se eles retornaram à Portugal, pois nos cemitérios de São Paulo nada encontrei.
Procurei nos outros concelhos como Paredes de Coura, Paredes de Viadeiros, Paredes/Cascais, Paredes/Penafiel e nada.
No aguardo, subscrevo-me.
Marco Ribeiro

Resposta

Link directo:

Localização de Assentos de Batismo - Distrito do Porto - concelho de Paredes

#381601 | saintclair | 02 jun 2017 15:52 | Em resposta a: #381579

-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paredes
Sc.

Resposta

Link directo:

Localização de Assentos de Batismo - Distrito do Porto - concelho de Paredes

#381602 | saintclair | 02 jun 2017 16:48 | Em resposta a: #381601

http://tombo.pt/m/prd

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 set 2024, 21:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen