Consulta em relação a António Bicudo Carneiro - 1540

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Hispânia | Pessoas

Consulta em relação a António Bicudo Carneiro - 1540

#382249 | pedrocorreasa | 26 jun 2017 23:04

Estimados,

Estou conduzindo uma pesquisa sobre António Bicudo Carneiro, de 1540. Escutei informações que ele e sua família seria conformada por Novos Cristãos ou Judeus Sefarditas.

Algum genealogista com especial interesse e conhecimento em história Sefardita me poderia ajudar com essa informação?

Obrigado!

António Bicudo Carneiro
* Açores, São Miguel, 1540

Resposta

Link directo:

Consulta em relação a António Bicudo Carneiro - 1540

#382607 | Gilmar | 07 jul 2017 01:57 | Em resposta a: #382249

Pedro, acredito que tem muita gente Brasil afora querendo respostas para esta questão acerca dos Bicudo. Não tenha dúvida alguma, pois os Bicudo que vieram para o Brasil, os 2 irmãos Vicente Bicudo e Antonio Bicudo Carneiro, filhos de Vicente Anes Bicudo, vindos dos Açores, de São Miguel, Ribeira Grande, são descendentes de judeus. Não sei a sua finalidade mas a maioria deseja esta informação para poder obter o certificado de descendentes de judeus da inquisição junto á Comunidade Israelita de Lisboa - CIL. Eu também sou um descendente direto dessa família que veio dos Açores mas que na realidade parece serem naturais do Porto. Eu participo de um grupo no facebook - Genealogia Anussim onde o assunto é bastante discutido, inclusive esta questão dos Bicudo. Parece que apenas algumas poucas pessoas conseguiram encontrar o elo entre os Bicudo que vieram para o Brasil e aqueles que eram judeus, cristãos-novos, alguns como o Matias Bicudo, filho do Vicente Anes Bicudo e o Isaac Bicudo trabalharam para a realeza de Portugal como espiões no Oriente, um em Aleppo e o outro no Cairo, fornecendo informações. Das pessoas que conseguiram o certificado da CIL através dos Bicudos eu cito Rita Ribeiro Voss e também Christiane de Alcântara. O Gui Maia de Loureiro, de Portugal, que tem ligação com o Laboratório de Estudos Judaicos da Universidade de Lisboa é que foi o autor do estudo usado pela Rita Ribeiro Voss (tem o perfil dele no Facebook). Entre no nosso grupo Genealogia Anussim e discuta sobre os assuntos diversos com os membros. Apesar de ser descendente em linha reta dos Bicudo eu não precisei recorrer a este estudo que a Rita Voss recorreu. Eu obtive o certificado por outro ramo de minha família.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 06:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen