Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#382540 | inesrodrigues | 05 jul 2017 16:55

Olá a todos.

Procuro informações sobre família que foi para o Brasil no final do século XIX.
Os pais do meu bisavô são Espanhóis, naturais da Galiza e vieram para Portugal (Porto) onde ficaram cerca de 15 anos, tendo partido para o Brazil. Diz-se que a sua partida foi apressada, razão pela qual levaram os seus filhos e deixaram o meu bisavô em Portugal, ainda bebé.

Deixo as informações que disponho:
- Francisco Rodriguez, nascido a 16.05.1853 em Sto. Antoíno Baiñas, diocese de Santiago de Compostela.
- Vicenta Alvarez (Alves no registo do meu bisavô) Dominguez, nascida a 06.02.1867 em S. Xoán Bautista, Cambeda, diocese de Santiago de Compostela.
Tiveram outros filhos, não sei quantos, mas sei que embarcaram para o Rio de Janeiro com um filho Alfredo (Rodriguez) e uma filha Laura. Sei que o Alfredo se casou por volta de 1913 no Rio de Janeiro. Encontrei o registo no familysearch, mas não encontrei mais nada.

Não conheço bem a forma de pesquisa no Brazil. Se alguém me puder ajudar, agradeço. Tenho uma tia com 91 anos que tem o sonho de saber do que foi feito dos seus avós e dos seus tios. Ela também me disse que no anos 50/60 vieram a Portugal à nossa procura, mas só mais tarde ela soube disto.

Agradeço a ajuda com esta pesquisa/procura nos registos brasileiros.

Inês Rodrigues

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#382544 | inesrodrigues | 05 jul 2017 17:50 | Em resposta a: #382540

Faço uma atualização da informação:

Alfredo Alves Rodrigues (irmão do meu bisavô) casou a 09.01.1909 na 1ª circunscrição do Rio de Janeiro com Deolinda Goulart (natural do Rio der Janeiro), filha de António Goulart e Magdalena Goulart. O registo diz que Alfredo é morador na Rua do Monte, nº20

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#382578 | moisesbonifacio | 06 jul 2017 14:43 | Em resposta a: #382540

Cara Inês Rodrigues:

Por certo as informações que cá tenho não dizem respeito à tua família, uma vez tratar-se de gentes que para o Brasil emigraram bem antes de seus parentes, mas são da mesma família "RODRIGUES" e fundadores de uma cidade brasileira chamada CARUARU. O que não sei, e gostava descobrir, é qual a origem dessa família em PORTUGAL:

A FAMÍLIA DOS RODRIGUES DE SÁ

As notícias sobre os primeiros Rodrigues de Sá nos vêm através dos historiadores Pereira da Costa (1953 – Vol. V) e de Nelson Barbalho (1982, Vol. 5, p.35). Não disponho de estudos sobre a árvore genealógica dessa família (o que gostava imenso de saber), apenas que descendiam de portugueses e moravam no Recife, no Bairro de São José, na rua das Calçadas, perto do Forte das Cinco Pontas.
Simão Rodrigues de Sá (sobrinho) – foi o pioneiro numa região do interior de Pernambuco, no vale médio do rio Ipojuca e fundador da Fazenda Caruaru, provavelmente, nos últimos anos do século XVII e/ou início do XVIII. “Casou-se com uma moça das redondezas (da fazenda) integrante da família AQUINO DURO”, desse matrimônio surgiu Simão Rodrigues Duro e este uniu-se aos Vieira de Melo, através do matrimônio com Antónia Tereza de Jesus.
Simão Rodrigues Duro – Segundo as fontes, já não era tão jovem quando em 1754, casou-se com Antônia Thereza de Jesus, que tinha 14 anos e tiveram três filhos: Joaquina Rodrigues de Jesus (1754), José Rodrigues de Jesus (1756) e Maria da Conceição Rodrigues de Jesus (1759).
Joaquina Rodrigues de Jesus – Em 1766 casou-se com Manoel da Silva Nunes, descendentes dos fundadores da cidade de Bezerros e tiveram uma filha: Maria do Rosário Nunes, nascida em 1768, que no início da década seguinte ficou órfã.
Joaquina Rodrigues de Jesus – Casou, em segundo matrimônio, com o agricultor João Pereira Bezerra, com quem teve vários problemas de relacionamento com a enteada e com os cunhados.
JOSÉ RODRIGUES DE JESUS – Casou-se com Maria do Rosário Nunes, sua sobrinha, em 1781 e tiveram um filho: Manoel Rodrigues de Jesus, com sucessão.


Se algum confrade aqui no fórum poder indicar a origem portuguesa dessa(s) família(s) eu e a história do Brasil agradeceremos imenso.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#411021 | Mariahed | 07 jan 2019 05:38 | Em resposta a: #382540

Não carrego o sobrenome "Rodrigues", no entanto, meu pai o carrega e me contou sobre o meu avô falar de parentes portugueses. O nome do meu pai é Manoel Maria Rodrigues Pinto, do meu avô é Miguel Rodrigues Pinto e da minha avó é Arquelina Rodrigues Batista.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#419678 | Mareliza23 | 27 nov 2019 17:41 | Em resposta a: #382540

Boa tarde sou mareliza regina gomes , ñ tenho o sobrenome gomes mas estou a procura de parentesco pois meu avô era Euclides Rodrigues da silva e o pai dele jonas Rodrigues da Silva. Ñ sei se são da mesma família mas ñ custa perguntar. Ñ tenho muitas informaçoes só q aki no Brasil eram do estado de Minas gerais.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#419679 | Mareliza23 | 27 nov 2019 17:45 | Em resposta a: #382540

Boa tarde sou Maria Elisa Regina Gomes, não tenho o sobrenome Rodrigues porém meu avô era Euclides Rodrigues da Silva e seu pai e Jonas Rodrigues da Silva. Não tenho muitas informações mas gostaria de saber o parentesco deles em Portugal Se alguém puder me ajudar eu agradeço pois não sei bem como procurar.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#419977 | Shiva Mari | 13 dez 2019 01:32 | Em resposta a: #382540

Ola. Tenho o sobrenome Rodrigues. As poucas informações são que meu bisavo se chamava Custodio Rodrigues e era natural da Ilha da Madeira, e que se casou com uma moça chamada Emilia, que era espanhola. Por motivos que desconheço viviam aqui no Rio de Janeiro, pelo que sei pelos anos de 1938 ate por volta de 1945. Minha avo, filha deles se chamava Alice Rodrigues, e o irmão dela era Joaquim Rodrigues. Espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#419978 | Shiva Mari | 13 dez 2019 01:35 | Em resposta a: #382578

Ola. Minha resposa saiu la embaixo para o numero 382540. Foi um erro de minha parte. Na verdade as informações são para i.

Resposta

Link directo:

Família Rodrigues - Procuro familiares no Brazil

#419979 | Shiva Mari | 13 dez 2019 01:40 | Em resposta a: #419978

Resposta para 322540. Estou com problemas no meu teclado, me desculpem.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen