Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17192 | Moisés | 14 fev 2002 13:21

Boa tarde,

Estou correntemente a iniciar uma investigação sobre os casamentos entre marranos e elementos da Nobreza Portuguesa.
Tenho poucos dados e elementos bibliográficos.
Será que alguém me pode ajudar?

Obrigado,
Moisés mendes

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17197 | dna | 14 fev 2002 15:22 | Em resposta a: #17192

Talvez lhe interesse a seguinte publicação:
De Mendo da Guarda a Dom Manuel- A origem Judaica da Casa de Bragança"
Um abraço,
Diogo Noronha Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17204 | artur41 | 14 fev 2002 17:06 | Em resposta a: #17197

Caro Diogo Noronha Araújo

Pode-me dizer onde encontro essa publicação?

Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17252 | dna | 15 fev 2002 11:50 | Em resposta a: #17204

Caro Artur,
Pode encomendar o livro em qualquer livraria, salvo erro, a editora é a Teorema.
O livro é bastante interessante na medida em que liga ao sangue Bragantino o sangue da Casa de David. Porém, tenho conhecimento doutro livro Espanhol que afirma a ascendência judaica dos carolíngios, de forma a unir a cristandade com o sangue real de David, o sangue messiânico.
Cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17263 | artur41 | 15 fev 2002 18:08 | Em resposta a: #17252

Caro Diogo


Sobre a ligação do sangue Bragantino ao sangue da casa de David, está-se a referir ao Barbadão?
Relativamente aos Carolíngios, essa ligação é-me desconhecida, confesso; estou interessado em saber quais os fundamentos.
Os meus agradecimentos sobre a indicação da editora.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17274 | dna | 15 fev 2002 21:48 | Em resposta a: #17263

Caro Artur

Refiro-me de facto ao Barbadão, a editora não é a Teorema mas os Livros Horizonte. Quanto ao segundo livro é de um autor espanhol, e o título é La Origen Judia de las Monarquias Europeas, não sei qual é a editora, mas quando souber direi.
Quanto ao Barbadão,é de facto ele o antepassado dos bragança, aliás de quem o primeiro duque muito se assemelhava.
Sabe algo mais sobre o Barbadão?
Um abraço,
Diogo Norornha Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17292 | artur41 | 16 fev 2002 00:47 | Em resposta a: #17274

Caro Diogo


Desde já, obrigado pela correcção feita. Agradecia que, logo que for possível, me indique a editora da obra "La Origen Judia de Las Monarquias Europeas".
Relativamente ao meu ( e de muito mais gente ) antepassado Barbadão, retiro a ideia, pelo pouco que se sabe, que era um homem honrado: diz-se que seria sapateiro, de origem judaica; quanto ao facto de ser voz corrente que nunca mais ter cortado suas barbas, pelo facto de sua filha ter sido desonrada, não haverá um certo exagero?
Se tiver conhecimento de algo de novo, sobre o Barbadão, teria interesse em saber.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17318 | valadares | 17 fev 2002 11:35 | Em resposta a: #17192

Sr. Mendes:
Tenho um ensaio publicado sobre algumas famílias de origem cristã-nova que receberam títulos nobiliárquicos em Portugal. O trabalho se chama : “ Uma teia familiar: cristãos-novos portugueses nobilitados no século passado”. Nele trato das famílias Sá (de Bragança), Mendes (Viseu), Campos (Vila Nova de Fozcoa), Pessoa, Navarro e Castro (de Bragança). Nele falo bem pela rama do Barbadão ou Barbarram. Se desejar uma cópia, mande-me sua morada, que lhe mandarei pelos Correios o artigo.

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17399 | Moisés | 19 fev 2002 19:20 | Em resposta a: #17263

Sr. Valadares,

Muito obrigado pela sua oferta. Já tenho o seu artigo que constitui um magnífico e indispensável trabalho de investigação.
Os meus sinceros parabéns!

Sr. Artur,

Sei pouco sobre essa ligação dos Carolíngios, mas aparentemente tratou-se de uma manobra de legitimação político-religiosa, de forma a reunir nesta família a representação do Sacro Império e da Casa Real de David, à qual Jesus Cristo pertencia.
Por outro lado, parece que este enxerto messiânico na Casa Carolíngia está relacionada com a heresia gnóstica, que depois veio a desembocar no Catarismo e com as pretensões dos Gibelinos. É sem dúvida uma área de investigação geneo-histórica fascinante.

Cumrpimentos,
JTA

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17403 | artur41 | 19 fev 2002 20:02 | Em resposta a: #17399

Caro Moisés Mendes


Sabe-me dizer, por volta de que altura, se dá essa ligação dos Carolíngios, esse enxerto messiânico?
É de extrema importância saber isso: também para a reconstituição da minha árvore genealógica.



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17511 | rmfrp | 21 fev 2002 22:11 | Em resposta a: #17318

Caro Paulo Valadares:

Gostaria de saber se, apesar da distância, existe alguma relação entre a família Navarro que referiu e uma família Navarro, possivelmente de cristãos-novos, que no início do século XVIII passou a Portugal vinda de Lepe (Andaluzia) estabelecendo-se em Portimão e Mértola.

Agradeço desde já qualquer informação sobre este assunto.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17512 | artur41 | 21 fev 2002 22:23 | Em resposta a: #17511

Caros colegas


Indo um pouco fora do tópico, para quem se interesse por uma outra forma de ver a Heráldica, aqui vai uma dica:

Espírito Santo, Moisés- O brasonário português e a cultura hebraica; Instituto de Sociologia e Etnografia das Religiões, Universidade Nova de Lisboa


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17594 | valadares | 24 fev 2002 11:55 | Em resposta a: #17511

Caros colegas:

1) Rui Pereira:

Não sei se há conexões entre elas, pois há notícias de várias famílias cristãs-novas, usando o sobrenome Navarro, mas sem parentesco entre si. Como bibliografia de Navarros descendentes de cristãos-novos, leia : “Navarro de Andrade – Subsídios para a genealogia da família Campos”, de Eugenio de Andrea da Cunha e Freitas; “Biografia e vida pública do 1º Visconde e 1º Conde de Lagoaça (António José Antunes Navarro”), de Francisco Navarro e o artigo “Algumas Considerações a Propósito de Uma Notícia Genbealógica Inquisitorial”, de António de Vasconcelos Simão (publicada em Revista da Faculdade de Letras, Lisboa, série IV, nº 1, 1976-7, pp. 608 em diante).

2) Arthur Camisão Soares

Muito obrigado pela recomendação. Este livro é de difícil aquisição aqui no Brasil. Ele é bom mesmo ?

Paulo Valadares,
faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17602 | rmfrp | 24 fev 2002 14:17 | Em resposta a: #17594

Caro Paulo Valadares:

Muito obrigado pelas suas indicações. Irei consultar os trabalhos que referiu para verificar se existe ligação com os meus Navarros.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17606 | artur41 | 24 fev 2002 18:17 | Em resposta a: #17594

Caro Paulo Valadares


Para mim, leitor, será sempre difícil fazer um juízo valorativo da obra em questão. No entanto, direi que o livro estuda cerca de 200 brasões que parecem falantes, mas cujo conteúdo não corresponde à significação actual do mesmo. São anteriores ao séc. XV e verifica-se que etimologicamente, os apelidos correspondentes terão origem diversa:

1) Os conteúdos representam a significação do nome pronunciado em "caldaico" (assocação dos glossários hebraico e acadiano) que foi a língua dos fenício-púnicos e do judaísmo popular.

2) Alguns nomes tiveram origem nos sinais heráldicos inscritos nos escudos dos portadores lidos em caldaico.

3) O livro está dividido da seguinte maneira:


Uma Introdução seguida de 7(sete) capítulos. O 1º trata da "História do brasão Português"; 0 2º, de "Os tempos áureos do brasão"; o 3º, da "Sociologia do brasão"; o 4º, da "História Lusitana do brasão; o 5º, dos "Brasões de A a Z"; o 6º, do "Judaísmo nortenho"; o 7º, de "O poder do Nome". Remata com a "Conclusão" e a "Bibliografia".
Inserido no livro, existe um "Guia de Leitura", com as seguintes alíneas:

a) O que é o Caldaico

b) Leitura

c) Vogais

d) Génese da língua

e) Plurisemântica

f) Homofonia

g) Subdivisão dos vocábulos

h) Gramática


Nota: Em conclusão, direi que a obra tem inegável interesse: intelectual; pedagógico. O seu carácter messiânico, algo discutível, não deixa também de ter o seu encanto.
O livro foi editado em 1997 pela Universidade Nova de Lisboa. Se o quiser obter, envidarei esforços para saber onde aida existe, para venda: envie-me um e-mail.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17641 | dna | 25 fev 2002 15:03 | Em resposta a: #17192

Caro Artur,
O autor do livro que lhe disse é Joaquin Javaloyos, a editora é EDAF e pertence à colecção Clio-cronicas de la historia.
Um abraço
Diogo Noronha Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17648 | artur41 | 25 fev 2002 17:28 | Em resposta a: #17641

Caro Diogo


Obrigado pelosdados fornecidos. Suponho que só encontro a obra em Espanha: vou envidar esforços para a obter.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17711 | filipejardim | 26 fev 2002 23:09 | Em resposta a: #17648

Em, "os Mais Belos Palacios de Portugal"- Plalcio dos Carrancas;
"Pinho Leal regista que este palacio «sito na rua do Triumpho, nésta freguesia de Miragayo, foi mandado construir em 1795, por Manuel Mendes de Moraes e Castro e Isidoro Mendes de Moraes e Castro, capitães ed Milícias e Barões de Nevogilde».
Os Moraes e Castro eram uma familía de Cristãos-novos..."

Cumprimentos,
Filipe Jardim

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17844 | JTaval | 01 mar 2002 14:37 | Em resposta a: #17192

Em adição a este tema, talvez fosse interessante investigar a assimilação dos chamados meshuguin, isto é judeus provenientes do Magrebe sobretudo Marrocos, que vieram para Portugal no séc. XIX (recordo que em Portugal sempre existiu uma comunidade de anussim, cristão novos).
Não sei se existem dados sobre o tema, mas estas famílias de judeus marroquinos revelam um padrão de comportamento comum, concretizado no forte de desejo de integração e ascensão social. Será um comportamento motivado pelas próprias famílias?
Os casos abundam: Bensaúde, Abecassis, Zagury, Buzaglo, Seruya, Anahory, etc, etc... de tal modo, que entre os descendentes dos fundadores da Comunidade Israelita de Lisboa, já só duas ou três famílias ainda são judias de credo.

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17946 | valadares | 03 mar 2002 11:36 | Em resposta a: #17844

Apenas como sugestão, indico como bibliografia para o estudo deste grupo de judeus portugueses – megorashim (expulsos da Península Ibérica no séc. XV) e toshavim (autóctones do norte da África, o monumental trabalho do genealogista português José Maria Raposo de Sousa Abecassis : “Genealogia Hebraica: Portugal e Gibraltar, séc. XVII a XX”, quatro volumes, quase tres mil páginas.

Vol. 1 – Abeasis a Benhayon
Vol. 2 – Beniso a Fresco
Vol. 3 – Gabay a Serfaty
Vol. 4 – Seriqui até Documentos

Neles há registros de vários casamentos com famílias aristocráticas de Portugal

a) Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#17947 | luis_melo | 03 mar 2002 11:51 | Em resposta a: #17946

Caro Paulo Valadares,

A propósito dos Navarros de Tras os Montes gostaria de trocar alguma informação. Li a obra que referiu sobre a familia dos Lagoaça e gostava de obter mais informação.

Cumprimentos

Luis Melo
mariluismelo@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Hebraica: Cristãos-Novos e Nobreza

#18567 | artur41 | 15 mar 2002 19:06 | Em resposta a: #17947

Caro Paulo Valadares


Recebi hoje o boletim, obrigado pela gentileza. Já dei uma vista de olhos e parece-me muito interessante.
Neste fim de semana, conto enviar-lhe um e-mail.


Abraços

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 01:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen