Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383279 | GoldenDays | 01 ago 2017 22:10

Caros confrades,

Procuro o nome da mulher de JOÃO CORREIA DA FONSECA, casado em data e local desconhecidos entre 1676 (data em que aparece como testemunha, ainda solteiro, num assento de casamento de Fontes) e 1688/1691 anos em que lhe nascem duas filhas em Fontes e em cujos assentos surge a críptica frase “e de sua mulher” na filiação de ambas.

João aparece referenciado como testemunha em diversos assentos de casamento em Fontes (sete, sendo que o último foi em 1704) e Sedielos (um em 1680). Residia em Fontes.

Aperece um assento invertido numa página (dado como ERRADO pelo pároco) aparentemente relacionado com o seu casamento mas não permite tirar conclusões até porque o apelido Correia é também indicado para a sua mulher. Fonte: Fonte PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-002-146_m0008.jpg

Não lhe encontrei casamento algum quer em Fontes como em Sedielos pelo que presumo que a mulher não seria natural daquelas freguesias e ele tenha ido casar à freguesia de onde ela era natural mas que ignoro, provavelmente no distrito de Vila Real, concelho de Santa Marta de Penaguião.

Não está na base de dados do GeneAll.

Será que algum confrade que estuda as freguesias daquele concelho possui essa informação?

Antecipadamente grato por uma eventual resposta envio os meus cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383280 | PP | 01 ago 2017 23:20 | Em resposta a: #383279

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Atendendo às datas que apontou, não poderá ser este...mas, de qualquer forma, informo que tenho identificado um João Correia da Fonseca c. c. Domingas Cardoso Pereira, porém, este nasceu em 1702.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383287 | GoldenDays | 02 ago 2017 15:59 | Em resposta a: #383280

Caro confrade PP,

Fico-lhe muito grato ... pela preciosa ajuda que me deu. Não pense que estou a ironizar pois a tanto não me atreveria!

É que apesar de não ser o mesmo indivíduo, como muito bem me assinalou, isso levou-me a procurar de novo nos batismos de Fontes e aí encontrei o "meu" João Correia da Fonseca no batismo que me passara desapercebido em 1683-09-13 de uma filha Rosa Maria, onde o pároco identificou a mãe (e mulher do referido JCF) como sendo Doroteia Pinta. Final feliz e assunto deste tópico encerrado!


Como às vezes temos um pouquinho de sorte reparei noutro assento de batismo de 1683-05-26 em que um João Pinto de Lobrigos aparece como padrinho de uma criança em Fontes.

E deu-me para pensar que se este for o João Pinto (Velho de alcunha, e por algum motivo o era) que veio a casar com a Luisa Taveira de Magalhães, de Fontes, mas que lhe nascem os filhos em São João de Lobrigos, teremos assim a curiosidade de o ver por Fontes próximo da data provável de nascimento daquela que viria a ser a sua futura esposa!

Finalmente gostava de chamar a sua atenção para um tópico que criei há alguns dias atrás:

http://geneall.net/pt/forum/171948/a-casa-de-fontes-dos-taveiras-de-magalhaes-revisitada/#a383167

Limitei-me a confrontar a minha investigação nos paroquais com o que vem descrito nos "Fidalgos e Mogados de Vila Real e seu Termo" e, apesar de todos sabermos que a referida e meritória obra tem algumas imprecisões, não deixo de sublinharq que o que encontrei coloca em causa alguma informação publicada e citada em sites da Internet.

Se assim o entender gostava que nesse tópico desse a sua opinião já que me parece que não cometi qualquer gafe nas linhas ascendentes que me levaram até ao casal João Taveira de Magalhães + Maria de Carvalho mas não quero deixar de ter em conta a sua abalizada opinião que naturalmente respeito.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383295 | PP | 02 ago 2017 22:40 | Em resposta a: #383287

Caro confrade Ribeiro de Araújo,

Relativamente ao assento de baptismo de 1683, onde surge o nome João Pinto, de Lobrigos, não poderá ser o dito João Pinto (Velho) que casou com Luísa Taveira de Magalhães... (ou a data que apresenta está errada), atendendo a que João Pinto (Velho) nasceu em 1682.

Grato ainda pelas suas palavras e consideração, pelo que irei, logo que me seja possível, ver as suas considerações sobre o seu meritório estudo, que muito aprecio.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383335 | GoldenDays | 04 ago 2017 16:04 | Em resposta a: #383295

Caro confrade PP,

Os meus agradecimentos pela oportuna chamada de atenção. De facto é outro João Pinto, de Lobrigos, aquele que suscitou a minha curiosidade e não aquele que me atrevi a pensar que era!

Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383393 | 1385 | 07 ago 2017 11:52 | Em resposta a: #383287

Caro confrade Ribeiro de Araújo, ignoro se existe ligação com pesquisas suas anteriores
Domingos f.º de João da Fonseca e de sua mer bapt em Fontes a 14 Novembro 1660 pad João Correia filho de Constantino Correia
Maria f.º de João da Fonseca do cabo da vila e de sua mer bapt em Fontes a 4 Setembro 1672 pad Simeão Pinto Rebelo

João da Fonseca Carneiro do Cabo da Vila de Fontes fal. a 8-1-1688 em Fontes,com missa de corpo presente e 2 ofícios de 5 clérigos, fez testamento de que sua mer é testamenteira ela e filhos herdeiros. Sepultado dentro da igreja

Só recentemente tive acesso à informação sobre o traslado de culpas de Joana Correia. É acusada de feitiçaria (benzedelas, cruzes, vestir roupas do avesso, etc.), de toda a aldeia andar enfeitiçada e de virem pessoas de longe a sua casa para a consultarem.
O documento não refere os seus parentes mais próximos, para além do marido João de Morais que já conhece. São apenas referidas as pessoas que testemunharam no processo:

1) Álvares de Barros, lavrador e morador no Lugar do Taboadelo, desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta anos pouco mais ou menos;
2) Serafim Pinto Correia, lavrador e morador no Lugar do Taboadelo, no Achado desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de trinta e oito anos pouco mais ou menos;
3) Manuel Teixeira, lavrador e morador no Lugar do Outeiro de Taboadelo desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta e quatro anos pouco mais ou menos;
4) António da Fonseca, lavrador e morador no Lugar do Taboadelo, no Achado desta freguesia de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta anos pouco mais ou menos;
5) Manuel da Fonseca Carneiro, lavrador e morador no Lugar do Achado de Taboadelo desta freguesia de fontes, da idade que disse ter de sessenta anos pouco mais ou menos;
6) José Nicolau que vive dos seus bens de Taboadelo desta freguesia de Sant’Iago desta vila de Fontes, da idade que disse ter de trinta e cinco anos pouco mais ou menos;
7) João da Fonseca Monteiro, lavrador do Lugar de Taboadelo, do bairro do fundo de vila desta freguesia de fontes, da idade que disse ter de cinquenta e dois anos pouco mais ou menos;
8) Teodora Correia, mulher de João Monteiro, do Lugar de Taboadelo desta freguesia de Sant’Iago da vila de Fontes, da idade que disse ter de cinquenta anos pouco mais ou menos.

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383396 | GoldenDays | 07 ago 2017 12:26 | Em resposta a: #383393

Caro confrade PP,

Agradeço-lhe a preocupação mas, em relação aos três parágrafos iniciais desta sua mensagem, não vejo qualquer relação (ainda que possa vir a ser demontrado que exista) com o João Correia da Fonseca deste tópico (que foi pai de uma Luísa que pesquisava mas que - depois de conhecido o nome da sua esposa - já afastei do meu radar pelo que considerei o tópico encerrado).

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383399 | PP | 07 ago 2017 13:49 | Em resposta a: #383396

Caro confrade RdA,

A mensagem que cita não é da minha autoria, mas de outro confrade.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Casamento de João Correia da Fonseca, de Fontes (Santa Marta de Penaguião) entre 1676 e 1688

#383401 | GoldenDays | 07 ago 2017 14:31 | Em resposta a: #383399

Caros confrades PP e 1385,

Peço desculpa pelo engano. Não me apercebera que a mensagem era de outro confrade que não assinara embora o nome de utilizador seja diferente!

Também a ele que se preocupou e entendeu contribuir os meus agradecimentos.

Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 20:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen