Family Tree Maker 2017

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Family Tree Maker 2017

#383395 | PP | 07 ago 2017 12:24

Caros confrades,

Gostaria de saber se alguém já experimentou a última versão do dito programa e qual a opinião sobre as novas funcionalidades.

Terão resolvido o «bug» da pesquisa de palavras com til e acentos?

Grato pela atenção, PP.

Resposta

Link directo:

Family Tree Maker 2017

#383397 | GoldenDays | 07 ago 2017 12:51 | Em resposta a: #383395

Caro confrade PP,

Como em tempos lhe disse utilizo desde sempre o FTM até ao seu desenvolvimento pela Ancestry ter terminado. Não instalei ainda a nova versão "recomendada" da MacKiev. Penso que na altura em que terminou o desenvolvimento a Ancestry recomendou dois programas alternativos.

A última versão que tenho instalada é a Family Tree Maker 2014 - Versão 22.0.0.1410 e não tenho qualquer bug com pesquisas de nomes com acentuação. Há poucas semanas, porém, após não ter dado seguimento à sugestão que me passou a ser automaticamente apresentada no écran quando procurava por upgrades na Ancestry, deixei de ter acesso à visualização dos parentes no mapa que era disponibilizado pela bing.com e passei a receber uma mensagem de que não me encontro ligado à Internet! Lamento e é inaceitável que o meu programa legítimo da Ancestry tenha sido alterado sem que para tal tenha dado qualquer permissão

Penso assim que terá instalado o FTM 2017 da MacKiev. Se assim for pode informar-me por favor se a migração para essa versão tem alguma vantagem? Há alguma restrição no uso dos dados e da informação já anteriormente recolhida como parece acontecer no caso das pesquisas?

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Family Tree Maker 2017

#383398 | PP | 07 ago 2017 13:05 | Em resposta a: #383397

Caro confrade RdA,

Permita-me a questão:

Quando utiliza a função «Find and Replace» e, no campo «Find», coloca por exemplo: Capitão-mor, o programa procura-lhe esta palavra na área «Notes»?

Curiosamente, na janela «Research note», as palavras com til aparecem da seguinte forma, por exemplo: Capitão-mor, aparece como Capit\'e3o. Daí que a função «Find and Replace» não encontre a palavra pretendida...

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Family Tree Maker 2017

#383400 | GoldenDays | 07 ago 2017 14:24 | Em resposta a: #383398

Caro confrade PP,

Em Notas:
O Find com "Capitão-mor" não encontra
O Find com "Capitao-mor" encontra
O Find com "CAPITÃO-MOR" encontra eleatóriamente (umas vezes sim, outras não")
O Find com "Medrões" encontra sempre!
O Find com "Magalhães" encontra sempre independentemente de estar em maiúsculas ou minúsculas, mas não encontra nas Notas. Repeti com Balsemão e só encontra nos Nomes e não encontra nas NOTES.

Deduzo, assim, que existe esse bug na pesquisa apenas nas que refere também na versão que eu tenho mas confesso que nunca o tinha encontrado pois habitualmente não faço Find às NOTES, onde o problema surge

Sobre as Research Notes não entendi o que me pretendeu transmitir. Se lá escrever em qualquer indivíduo a palavra composta "Capitão-mor" não me altera a grafia e conserva-a mesmo saíndo desse indivíduo e lá voltando. Já experimentou compactar o ficheiro em Tools?

Qual é afinal o autor (Ancestry ou MacKiev e a sua versão?

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Family Tree Maker 2017

#383410 | PP | 07 ago 2017 16:46 | Em resposta a: #383400

Caro confrade RdA,

A minha versão é igual à sua. E mesmo nas versões anteriores, isto nunca funcionou devidamente.... É a única falha que aponto ao programa, para além do corrector em língua portuguesa nunca ter sido disponibilizado.

Posto isto, no meu caso, acontece o seguinte:

Se eu pedir para procurar «capitao» (sem til) nas «notes», ele não encontra, pois nos textos está grafado «capitão», o que faz todo o sentido.

Se eu pedir para procurar «capitão» nas «notes», ele não encontra palavras com til...

Coloquei o seu exemplo «Medrões» e «Magalhães» e ele não encontra nada na área «notes», mas curiosamente, encontra na área «Facts» e na «Places».

O problema está na pesquisa na área «Notes».

Vou tentar explicar melhor a situação das «Research Notes»:

Quando utiliza a função «Find And Replace», se escolher apenas a caixa de verificação «Notes» em «Search in», na janela cinzenta, em baixo, ele coloca a palavra ou texto que procuramos (a janela fica intitulada Research note»:).

No meu caso, fazendo o procedimento acima descrito, ele devolve-me, na janela «Research note» o seguinte: ...filha do capit\'e3o-mor (....). Ou seja, substitui o «ão» pelos caracteres «\'e3o»! Mas no texto «original» aparece correctamente.

Sim, compacto sempre é aconselhável, bem como deve-se compactar no modo «closed», segundo indicações do programador. Mas nada resulta.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Family Tree Maker 2017

#383418 | GoldenDays | 07 ago 2017 18:28 | Em resposta a: #383410

Caro confrade PP,

Há realmente um problema de programação quando a pesquisa é efetuada nas Notes.

As vogais maiúsculas ou minúsculas acentuadas introduzidas em ambiente Windows são tratadas pelo programa como se de carateres especiais se tratassem e convertidas pelo programa (na leitura do campo de input) para os carateres especiais equivalentes.

Assim um “é” é convertido em “\’e9”, um “ã” em “\’e3”, um “ó” em “\’f3”, etc.
Um parágrafo, no meio do texto, é convertido em “\par” etc. segundo a tabela de conversão de carateres que o programa utiliza.

Só o programador poderá eliminar esse erro na leitura/conversão do campo de input já que os utilizadores não dispõem de uma função que permita introduzir no meio do texto que pesquisam carateres que estejam em formato hexadecimal (seria um modo de circundar o problema mas não de o resolver).

O programa por outro lado permite que quando se está nas Notes se introduzam Symbols (incluindo os carateres acentuados) que dariam a instrução ao programa para os reconhecer como tal nas pesquisas. Mas também esta função - que não seria operacionalmente nada prática - é ignorada pelo programa nas pesquisas.

A Ancestry já não vai modificar o programa. A única esperança é a de que a MacKieve (caso seja alertada para tal) elimine o problema no futuro já que se trata de um bug importante no programa.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Family Tree Maker 2017

#383421 | PP | 07 ago 2017 19:09 | Em resposta a: #383418

Caro confrade RdA,

Grato, uma vez mais, pela atenção e testes que realizou.

De facto o programa tem um "pequeno" problema, que já alertei em tempos para o facto.

Ainda tive a esperança que houvesse algum erro com o meu ficheiro ou versão, mas, pelos vistos, não.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 13:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen