Joao Alvares Pereira Azevedo (dados biograficos)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Joao Alvares Pereira Azevedo (dados biograficos)

#17216 | Carlos Silva | 14 fev 2002 20:03

Para Artur Camisào Soares,

Seguem alguns dados biograficos relativos à participaçào (muito contra sua vontade) na vida politica e administrativa do Porto, de :

Joào Alvares Pereira de Azevedo, (+ 1609) senhor de Fermedo

Vereador do Porto em 1590, 1593, 1597, 1609

Em 1593 quis eximir-se a obrigaçào por ser senhor de vassalos. Nem a invocaçào dasordenaçoes Manuelinas que obrigavam ao intervalo de três anos entre cada tomada de posse, lhe valeu. Um mês depois da primeira recusa assinou o termo de posse (AHMP, LV 31, fls199v e 212v).
Ja em 1590 o procurador Figueiroa , no seu estilo exigente, solicitou que se o obrigasse a vir à Câmara tomar posse do cargo.
Os governantes do ano transacto eram obrigados a almotaçar no ano seguinte. Para nào servir Joào Alvares Pereira de Azevedo ausentou-se, para obrigar a eleiçào de outro. Alias pela lista dos almotacés do Porto se nota que nunca chegou a servir no oficio.
Em 1606 foi lançado nos livros de vereaçào porque alguns vereadores haviam autorizado o fidalgo e outros a aproveitarem os sobejos de àgua do chafariz de S. Domingos para os seus quintais, « A agua era do povo pois fora trazida de Paranhos à custa de seu dinheiro ».

Faleceu em 1609 sendo vereador, entre 10 de Julho (estava doente) e 22 de Agosto.



Fonte : O porto e o seu termo (1580-1640) os homens, as instituiçoes e o poder (2 vol.)
Por Francisco Ribeiro da Silva, Arquivo Historico da C.M. do Porto (1988)

Resposta

Link directo:

RE: Joao Alvares Pereira Azevedo (dados biograficos)

#17217 | artur41 | 14 fev 2002 20:09 | Em resposta a: #17216

Caro Carlos Silva


Muito obrigado, pelos dados que me forneceu. Irão ser, muito, importantes para a reconstituição genealógica dos Senhores de Fermedo.
Bem haja!


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Joao Alvares Pereira Azevedo (dados biograficos)

#21491 | artur41 | 17 mai 2002 16:37 | Em resposta a: #17217

Caros colegas


Foi neto de João Álvares Pereira de Azevedo, outro João Álvares Pereira, também senhor de Fermedo. Este meu antepassado (filho de Ruy Pereira, senhor de Fermedo e de D.Madalena da Silva Freire, filha de Bernardim Freire de Andrade e de sua mulher D.Francisca da Silva) veio a casar-se com D.Ana Freire.

Será que algum de vós, meus caros, me pode fornecer pistas a respeito da ascendência de D.Ana Freire?



Com os melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

Alvares Pereira - Curitiba, Brasil, 1800.

#283401 | Peña Rey | 31 jul 2011 11:53 | Em resposta a: #17216

Caro Carlos:
Moro em Curitiba. Procuro informações de meus ancestrais aqui de Curitiba, Paraná – Brasil. Joaquim Alvares Pereira, e Maria da Silva Lima foram pais de JOSÉ ALVARES PEREIRA – natural de Curitiba.
José casou com minha quinta avó paterna Candida Maria de Mello Pires, em Antonina – Paraná, Brasil em 21 de maio de 1834.
Pergunto se pode me ajudar a saber a origem desta familia Alvares Pereira.
Obrigado.
Clovis Pena - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Alvares Pereira - Curitiba, Brasil, 1800 RE: São de Portugal ? E, de onde ?.

#283405 | tmacedo | 31 jul 2011 12:28 | Em resposta a: #283401

Caro Clovis Pena,

Só com essas referências dificilmente alguém o poderá ajudar. Não adiantando multiplicar a mensagem em vários tópicos.

No casamento desses seua quintos avós paternos em 21.05.1834 o José Alvares Peira é dito natural de onde ? E, seus pais, Joaquim Alvares Pereira e Maria da Silva Lima, são ditos viverem onde ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Alvares Pereira - Curitiba, Brasil, 1800 RE: São de Portugal ? E, de onde ?.

#283412 | Peña Rey | 31 jul 2011 13:33 | Em resposta a: #283405

Caro António.

Como iniciante neste mundo fantástico de conhecimento dos ancestrais, agradeço por sua orientação. Veja que o meu entusiasmo é porque já fui até a Europa buscar informações mas encontrei este lado paterno dos Alvares Pereira aqui na minha cidade de Curitiba.
Com certeza além de minha pessoa há outros descendentes. O José Alvares Pereira, pai de Joaquim vivia aqui mesmo antes de 1800, conforme se observa neste resumo:
Groom's Name: Joaquim Alvares Pereira
Bride's Name: Maria Da Silva Lima

Marriage Date: 13 Dec 1803
Marriage Place: Nossa Senhora Da Luz Da Catedral, Curitiba
Groom's Father's Name: Jose Alvares Pereira
Groom's Mother's Name: Anna Pereira
Bride's Father's Name: Francisco Da Silva Lima
Bride's Mother's Name: Gertrudes Maria Do Carmo

Vou tentar ver os termos deste casamento e então constatar se há ali outras informações. Às vezes divido em tópicos em função do perfil das informações, dos destinatários, e assuntos em que estão envolvidos. É só para não dispersar o foco, en função do interlocutor. Agradeço muito por seu interesse e colaboração.

Clovis Pena - Curitiba, Brasil - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Alvares Pereira - Curitiba, Brasil, 1800 RE: São de Portugal ? E, de onde ?.

#283413 | tmacedo | 31 jul 2011 13:41 | Em resposta a: #283412

Caro Clovis Pena,

Não há uma família "Alvares Pereira" em Portugal. Há muitas, porque os dois apelidos são frequentes e juntaram-se muitas vezes. A notoriedade dos "Álvares Pereira" históricos, descendentes de frei Alvaro Gonçalves Pereira, prior do Crato, e a celebridade de seu filho D. Nuno Álvares Pereira, contribuiu para muitas famílias os terem mantido juntos ao longo das gerações.

Terá de pesquisar os seus ascendentes nos registos brasileiros. Registo após registo, geração após geração. Quando chegar a antepassados idos de Portugal terá ajuda do lado de cá do Atlântico.

Boas pesquisas,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Alvares Pereira - Curitiba,/ Rio de Janeiro.

#305835 | Peña Rey | 14 mai 2012 19:51 | Em resposta a: #283405

Caro António. Com minha cordial saudação, depois de um longo tempo, um pedido com um pouco mais de subsídios.
.
Pergunto se pode dar uma orientação para localizar registros de familia de IGNÁCIO ÁLVARES PEREIRA (Rio de Janeiro) referido no assento de batismo abaixo, como pai de JOSÉ ÁLVARES PEREIRA (Curitiba) e avô paterno de FRANCISCO, batizado em São Francisco do Sul em 1797. Posso adiantar que Francisco é filho do segundo casamento de José Álvares Pereira, que ficou viúvo em 1788 de Anna Pereira da Silva.
.
Gostaria de obter o casamento de Ignácio Álvares Pereira com Maria Gonçalves de Jesus.
.
06/02/1797 – Em São Francisco do Sul - Batismo de Francisco, filho legitimo de José Álvares Pereira, natural de Curitiba e sua mulher Luciana Antonia, de São Francisco do Sul, avós paternos Ignacio Álvares Pereira da cidade do Rio de Janeiro e Maria Gonçalves de Jesus de Curitiba e avós maternos Domingos Alvares Lisboa e Ana Dias Buena ambos de São Francisco do Sul.
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-9834-12801-49?cc=1719212&wc=MMLV-3K3:1892483731
.
Agradecido,
Clovis Pena - clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Alvares Pereira - Curitiba, Brasil, 1800 RE: São de Portugal ? E, de onde ?.

#324227 | Peña Rey | 27 fev 2013 14:42 | Em resposta a: #283413

Caro António:
Estou hoje procurando outros dados para ver provável relação desta família com meu avoengo JOSÉ ÁLVARES PEREIRA c.c. BÁRBARA MARIA, que viveram próximo aos anos 1700 no Rio de Janeiro . Não encontrei registros deste casal no Rio de Janeiro mas sei que lá viveram pelo menos parte de suas vidas. Qual o seu parecer ?
.
http://www.genealogiabrasileira.com/titulos_perdidos/cantagalo_ptazercout.htm :
2 - 3. Cap. Antônio Pacheco Calheiros, npv. 1627/33, Rio, onde f. 1690, cpv. 1657, 1ª vez, com Inês de Oliveira, npv. 1640, no bispado do Rio, fpv. 1666 e, 2ª, pv. 1667, com Isabel Pereira (ou Isabel de Montarroio), npv. 1642/7, f. 1705, Rio, f. de João Álvares Pereira, o velho, e Isabel de Montarroio, teve: (CR.1.73 e 3.54).
E logo após, na mesma página:
3 - 7. Luiz Álvares Pereira, b. 1672, Rio, onde c. 1695, com Maria Viegas de Vasconcelos, npv. 1675, Viana do Castelo, Braga, f. natural de ...o Viegas. (CR.1.74).
E mais adiante:
2 - 2. Paula de Galegos, b. Rio, 1643, onde cpv. 1660 com João Álvares Pereira, b. Rio, 1635, f. 1709, irmão de Isabel Pereira ou de Montarroio, do Cap. 2º, Par. 3º, retro, com 2 filhos: (CR.1.73 e 167).
.
Agradecido.
Clovis Pena

Resposta

Link directo:

Joao Alvares Pereira Azevedo (dados biograficos)

#352891 | Peña Rey | 13 dez 2014 08:19 | Em resposta a: #17216

Peço considerar o meu e-mail como : clovispena@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 13:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen