Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385154 | marianabpereira | 06 out 2017 21:21

Olá, tudo bem?

Estou em busca de informações sobre a cidade de nascimento de minha bisavó. Gostaríamos de obter a cidadania portuguesa e essa informação é muito importante. Se alguém puder me ajudar, seguem as informações sobre ela:

Nome: Maria Soledad João
Data de nascimento: 12/05/1917
Nome da mãe: Luzia da Silva
Nome do pai: Manoel João

Ela casou-se aos 19 anos, aqui no Brasil (ano de 1936).

Se tiverem como me ajudar ou me indicar onde posso conseguir essa informação, serei eternamente grata.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385157 | mila1000 | 06 out 2017 22:50 | Em resposta a: #385154

seria irmã?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9V9-6QYM?i=222&cc=2140223

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385228 | marianabpereira | 08 out 2017 23:57 | Em resposta a: #385157

Olá Mila, tudo bem?

Não sei se é irmã dela. Honestamente, nunca ouvi falar que Maria tinha uma irmã. Mas vou confirmar com as filhas dela. Seria coincidência demais terem as mesmas informações.

Agradeço muito a ajuda. De coração!

Abraços!

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385407 | marianabpereira | 16 out 2017 20:45 | Em resposta a: #385157

Oi Mila, tudo bem?

Minhas tias disseram que Maria Soledad tinha dois irmãos também. Um deles chamado Carlito. Tentei localizar no Family Search, mas acho que não sei preencher direito a busca deles. Nunca consigo localizar nada.

Você lembra de ter visto algo com relação a isso? Algum registro de filhos homens de Manoel e Luzia?

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385450 | mila1000 | 17 out 2017 14:55 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Apenas localizei a Luzia, nascida em Leiria. Converse mais com seus familiares, acredito que seja irmã da Maria.
Luzia residia em Ibirá. Solicite buscas por óbito de 1972 a 1982 .O cartório deve cobrar uns 15 reais.


Se Maria casou em 1936, saberia dizer em que cidade? Qual o nome do marido ?
Já possui óbito de Maria? Onde e quando foi?

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385453 | marianabpereira | 17 out 2017 18:00 | Em resposta a: #385450

Oi Mila.

Meu tio-avô disse que, quando o pai dele (marido de Maria) se aposentou no Brasil, ele buscou a certidão de casamento deles na cidade de Boa Esperança do Sul, interior do estado de São Paulo. Já fiz buscas lá, sem sucesso. Dizem que o documento não está no local. Maria se casou com Joaquim Roberto Bortolucci.

O óbito dela foi em 28/01/1974, registrado em Itápolis. Enviei email solicitando esse documento, bem como a certidão de nascimento do meu avô, que nasceu na mesma cidade.

Ontem encontrei o pedido de passaporte de Manoel João, no concelho de Ansião, em Leiria. Fiquei muito feliz. As datas batem exatamente com esse documento da Luzia, que você me mostrou. Ele fez o pedido do passaporte em janeiro/1920. Para quem chegou ao Brasil em maio, acho que faz sentido, né?

No documento, Manoel alegava ter 42 anos (em 1920). Ele deve ter nascido em 1878 e tinha em torno de 28 anos quando Luzia nasceu e 39 anos quando minha bisavó nasceu.

Também enviei email ao Arquivo Nacional do Brasil, que fica no Rio de Janeiro. Estou esperando retorno deles. Pode ser que tenham algum registro de quando a família chegou ao Brasil.

Agradeço muito mesmo a sua ajuda. Sem aquele documento da Luzia, eu não teria conseguido informações importantes!

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385459 | mila1000 | 17 out 2017 22:03 | Em resposta a: #385154

Mariana,

As coisas nem sempre são fáceis...

Esse pedido de passaporte poderá ser o que procura. O importante seria saber onde Manuel João faleceu. No óbito, vai constar a filiação, a qual poderá comparar com a do passaporte. Homônimos existem !

Quanto ao casamento em Boa Esperança do Sul, solicite novamente, por e-mail e telefone também. Pergunte se há possibilidade de estar em Araraquara, ou, em Trabiju .

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385460 | mila1000 | 17 out 2017 22:13 | Em resposta a: #385154

Esqueci de mencionar os municipios de Ribeirão Bonito e Dourado.

Pode ser que no livro de nascimento do seu avô, em Itápolis, conste onde os pais se casaram. Caso contrário, terá que buscar nos municipios proximos a B.E. do Sul. Escreva aos cartórios, solicite certidão do casamento entre Joaquim e Soledade, acontecido em 1936. Não esqueça da filiação de casa um.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385461 | marianabpereira | 17 out 2017 22:22 | Em resposta a: #385459

Mila,

não são mesmo! Mas confesso que estou achando muito interessante essa "caça aos parentes", rs.

Não pensei em Araraquara! E faz todo sentido, já que é muito perto de Boa Esperança. Minha mãe mora em Araraquara, então fica ainda mais fácil.

Acredito que minhas tias saibam onde Manoel possa ter falecido. Lembro de ter visto na casa de uma delas, uma foto de Maria Solidade com Luzia, mãe dela.

Homônimos existem, sem dúvidas. Mas casados com mulheres com o mesmo nome, seria curioso demais!

Minha mãe conversou ontem com Isabel, filha mais nova de Maria Solidade. Segundo ela, Maria tinha mesmo uma irmã chamada Luzia, um irmão chamado Manoel e o Carlito, que minha mãe se recorda de ter convivido com ele. Eu achei bastante estranho, uma vez que Luzia e Manoel eram os nomes dos pais. Mas não sei o quão comum era na época batizar os filhos com o mesmo nome que os pais.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385462 | mila1000 | 17 out 2017 22:36 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Já que vai pesquisar em Araraquara, tente óbito da irmã em Ibirá. Pode ser que tenha casado lá A cidade é pequena...Fica perto de Catanduva, uns 8 kms.
Entre Boa Esperança e Trabiju são 7 kms.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385463 | marianabpereira | 17 out 2017 22:42 | Em resposta a: #385462

Mila,

sim, já fiz isso. Enviei um email para o cartório de Ibirá hoje. Acredito que amanhã devam retornar.

Aliás, vou aproveitar e estender as buscas, perguntando pelo atestado de óbito de Luzia e Manoel por essas cidades também. Minha família toda, até hoje, permanece nos arredores, então nada impede de terem, de fato, começado a vida em Ibirá (ou em algum local próximo) quando chegaram ao Brasil. Meu avô mora em Matão. Próximo a Araraquara, Itápolis. Temos família em Taquaritinga também (a filha mais velha de Maria Soledadi mora lá). Vou fazer uma lista com todas essas cidades das redondezas e entrar em contato com eles. Em algum lugar Manoel foi enterrado. Isso é fato.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385472 | marianabpereira | 18 out 2017 02:32 | Em resposta a: #385462

Ah, aproveito para anexar o link do pedido de passaporte:

http://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1224447

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385480 | mila1000 | 18 out 2017 11:49 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Vi o passaporte, mas, sem saber o nome dos pais do Manuel João ,,,

O pessoal de Ibirá costuma usar atendimentos em S. José do Rio Preto, são cidades próximas. Antigamente, o pessoal saia de R. Preto para casar-se em Araraquara (noivas com vestido branco no trem...)

Se Soledade casou em B. Esperança,ou, nos arredores, a familia devia residir no municipio. Procure falar com Isabel onde os avós residiam.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385481 | marianabpereira | 18 out 2017 12:02 | Em resposta a: #385480

Mila,

sim. Nesse mesmo site, encontrei (até agora) mais 3 pedidos de Manuel João. Alguns não fariam sentido pela data de nascimento da minha bisavó, mas estou em busca de algum documento dele.

Se for mesmo o meu tataravô, já fica bem mais fácil encontrar documentos de Maria Soledadi.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385483 | mila1000 | 18 out 2017 13:11 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Encontrei mais com apelidos João.

Sabe onde nasceu Joaquim Roberto, marido de Soledad ?

Suas tias conhecem alguma Ofélia ou Zulmira, que sejam da familia?

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385488 | mila1000 | 18 out 2017 15:28 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Preciso de respostas....rs...

Veja se suas tias conhecem :

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G927-HNGF?i=462&cc=2140223

e

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G927-HNJM?i=486&cc=2140223

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385495 | marianabpereira | 18 out 2017 18:53 | Em resposta a: #385488

Oi Mila, mil desculpas!
Estou no trabalho e fico espiando aqui de tempos em tempos. Mas o dia tá bem corrido hoje, rs.

Eu sei que Joaquim Roberto nasceu no Brasil. Acredito que tenha sido no estado de São Paulo. De qualquer forma, parece que o pai dele é italiano e a mãe é brasileira mesmo.

Mas siiiim! Um dos filhos de Manuel e Luzia se chamava Manuel mesmo! Minha mãe me contou ontem!

Vou tentar descobrir sobre Ofélia e Zulmira. Assim que eu tiver qualquer novidade, te aviso.

Nem sei como te agradecer pela ajuda. Estou tentando não comemorar alto aqui no escritório, pra não acharem que sou maluca, rs.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385497 | marianabpereira | 18 out 2017 19:07 | Em resposta a: #385488

Mila,

sim, Zulmira era esposa de "Calito", cunhada de Maria Solidade. Minha mãe acredita que Zulmira ainda seja viva e que more em Taquaritinga. O marido dela já é falecido. Eles tiveram filhos, uma dela chamava Isabel, também já falecida.

Nem minha mãe e nem minha tia (irmã dela) souberam me dizer nada sobre Jose Maria João. A não ser que, por algum motivo muito estranho, ele seja o tal "tio Calito". O apelido não faz sentido, mas no fim das contas, muitos não fazem. Pra esposa dele ainda ser viva, ele não pode ser muito mais velho que os outros irmãos. Talvez ele seja o caçula, e não minha bisavó, como eu imaginava.

Ofélia não conseguimos estabelecer nenhuma ligação.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385498 | marianabpereira | 18 out 2017 19:31 | Em resposta a: #385497

"ele não pode ser muito mais velho que os outros irmãos"

Na verdade, ele não pode ser mais novo, né? rs.
Vi que ele nasceu em março/1920. Chegaram em maio/1920. Ele veio bem pequeno pra cá.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385501 | marianabpereira | 18 out 2017 21:13 | Em resposta a: #385488

Mila, ótimas notícias: o José Maria João é mesmo o famoso "tio Calito"!

Minha mãe o reconheceu pela foto e meu avô, que é filho da Maria Soledadi, confirmou! Que alegria!

Não souberam me dizer se os outros eram parentes também, porque não chegaram a conviver.

Vou entrar em contato com o cartório de Novo Horizonte, para ver se temos alguma pista do Manuel. Talvez ele tenha sido enterrado lá. Infelizmente o pessoal de Ibirá ainda não me retornou. O de Itápolis está providenciando as vias atualizadas da certidão de nascimento do meu avô, de casamento dele e de óbito de Maria Soledadi.

Com essas informações, ainda não consigo pedir a cidadania pro meu avô, né?

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385504 | mila1000 | 18 out 2017 21:39 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Muita calma nessa hora...

Os passaportes que lhe enviei, acredito que sejam irmãos. Mostre a foto para suas tias.

Um nasceu na freguesia de Louriçal, Concelho de Pombal/Leiria , já o outro nasceu em Monte Redondo,Concelho Leiria,Leiria. Os livros não estão on line, terá que escrever à Conservatória pedindo os documentos para fins de cidadania,o que vai lhe custar 20 euros cada.

Se eu fosse você, escreveria para a Conservatória,pedindo o registro de Maria Soledad, informe a data do nascimento,filiação,e, que pode ter nascido em Louriçal ou Monte Redondo. Explique que a familia residiu nessas freguesias.

Conservatória do Registo Civil de Pombal
Av. Biscarrosse 2, 1º
3100-490 Pombal
Telefone: 236214341
Pombal – Leiria – Portugal
crc.pombal@dgrn.mj.pt


Conservatória do Registo Civil de Leiria
Av. Mq Pombal Lt. 10 – R/C
2410-152 Leiria
Telefone: 244835159 Fax: 244814590
Leiria – Leiria – Portugal
crc.leiria@dgrn.mj.pt


Continue nas buscas pelos cartórios.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385505 | marianabpereira | 18 out 2017 21:58 | Em resposta a: #385504

Mila,

farei isso assim que chegar em casa! No final de semana irei à Araraquara (moro em São Paulo) visitar minha mãe e tentarei passar por Taquaritinga. Se tem alguém que tem chances de reconhecer as fotos, é minha tia Josefa. Ela é a mais velha e deve ter visto os irmãos de Maria Soledadi alguma vez.

Quanto aos cartórios, continuamos na luta!

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385507 | mila1000 | 18 out 2017 22:30 | Em resposta a: #385154

Mariana,

No cartao de imigração do Manuel Joao Filho diz que apresentou certidão de casamento expedida por Macaubal.

Macaubal é perto de S.J.R.Preto e Ibirá, muita coincidencia, não acha?

Sei que é muita informação,mas,deve ser checada.

Escreva à Conservatória, pode ser um tiro certeiro, nunca se sabe...

Não deixe de informar o que conseguiu.

Boa sorte .

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385509 | marianabpereira | 18 out 2017 22:50 | Em resposta a: #385507

Mila,

sim, coincidência demais. Minha mãe achou estanho a busca começar por Ibirá, mas depois conversamos sobre os "rumos" que a família tomou ao longo dos anos. Então faz sentido. Além disso, é o segundo filho de Manuel e Luzia que tem registros ali perto, né?

Amanhã pela manhã, caso o cartório de Ibirá não me retorne, vou ligar pra eles. E entrarei em contato com o cartório de Macaubal também.

Te manterei informada sim. Muito, muito obrigada por toda a ajuda.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385564 | marianabpereira | 19 out 2017 19:20 | Em resposta a: #385507

Mila,

o pessoal da Conservatoria de Leiria me respondeu:

"Esta Conservatória apenas dispõe dos livros de registos de nascimento, relativos a cidadãos nascidos no concelho de Leiria e posteriores ao ano de 1914.
Pesquisados os anos de 1917, 1918 e 1919, não foi localizado, neste Conservatória, qualquer assento de nascimento referente à cidadã com o nome indicado."

Ainda não tive um retorno da Conservatoria de Pombal. Também estou tentando contato com o cartório de Ibirá, mas sem sucesso.

Continuo tentando. :D

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385767 | marianabpereira | 24 out 2017 15:37 | Em resposta a: #385154

Oi Mila, tudo bem?

Segundo o cartório de Itápolis, na certidão de óbito de Maria Soledadi diz que ela nasceu em "Valle de Cabria". Acredito que seja Vale de Cambra, em Aveiro. Pelo menos o Google indicou que o nome correto é esse, rs.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385807 | mila1000 | 25 out 2017 10:12 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Guardemos essa informação para depois...


Foi para Araraquara no final de semana?Foi sua mãe quem reconheceu a foto do Carlito?

Quanto a Manoel, descobriu a data do óbito? Precisamos saber a filiação dele,ou, da Luzia para termos um ponto de direção.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385820 | mila1000 | 25 out 2017 15:40 | Em resposta a: #385154

Mariana,
Há esse nr em nome de Isabel . Deve ser de algum filho, ou, marido.
16-32535618

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385863 | marianabpereira | 26 out 2017 13:10 | Em resposta a: #385820

Oi Mila,

sim, fui para Araraquara. Minha mãe reconhece o José Maria, disse que conviveu com ele por um tempo.

Quanto ao número de telefone, é da minha tia Isabel. Ela é irmã do meu avô. Minha mãe tentou conseguir informações com ela, mas ela só sabe que a mãe tinha mais 3 irmãos. Disse que a irmã chamava Luzia e um dos irmãos era Manuel também e que ele morava no Paraná.

Você chegou a mandar os links de registros de pessoas com esses nomes, lembra? Mas não consegui informações. O cartório de Ibirá não me respondeu. Tentei ligar ontem, mas ninguém atendeu também. :(

Mostrei as fotos pro meu avô, mas ele não se lembra dos tios, somente do José Maria. Parece que ele morava próximo e tinha mais contato com a Maria Soledadi.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#385864 | mila1000 | 26 out 2017 13:24 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Será que seu avô saberia a cidade onde Manuel João, pai de Soledad, faleceu? É importante saber o nome dos pais dele, achei algo, sem a filiação, é impossivel saber se é ele.

Fico no aguardo.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386024 | mila1000 | 30 out 2017 13:11 | Em resposta a: #385154

Mariana.

Desistiu??

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386075 | marianabpereira | 31 out 2017 20:03 | Em resposta a: #385154

Oi Mila, desculpa a demora.

Jamais, rs. Desistir dessa cidadania é algo que não faz parte do meu plano.

Eu perguntei ao meu avô, mas ele disse que não se recorda. O cartório de Ibirá está investigando a possibilidade de Manuel ter falecido lá. Pediram 5 dias úteis, como tudo no Brasil. Então estou aguardando.

Na próxima semana pego as certidões de nascimento e casamento do meu avô e de óbito de Maria Soledadi. Pedi cópias em inteiro teor, quem sabe não aparece algo a mais? Na realidade, já ficaram prontas, mas minha mãe precisa buscar. E ela está aqui em SP comigo. Veio antes e não deu tempo de pegar.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386082 | mila1000 | 31 out 2017 22:35 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Vou ficar aguardando,ok?

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386347 | marianabpereira | 08 nov 2017 16:41 | Em resposta a: #386082

Oi Mila.

Minha mãe foi buscar os documentos hoje, incluindo a certidão de óbito de Maria Soledadi. Estou bastante confiante que vamos conseguir informações importantes.

Assim que ela me mandar a foto, compartilho com você.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386372 | marianabpereira | 08 nov 2017 22:12 | Em resposta a: #386347

Oi Mila.

Minha mãe me mandou fotos dos documentos. Ao que parece, o nome da mãe da Maria Soledadi não era Luzia, como haviam me informado, mas sim Luiza. Então ela era filha de Manuel João e Luiza da Silva.

Curiosamente, na certidão de óbito dela consta que o marido chamava Roberto Joaquim, mas em todos os outros documentos do meu avô, está sempre como Joaquim Roberto. E os próprios filhos já haviam dito que esse era o nome dele. Talvez tenha sido por isso que não foi encontrada a certidão de casamento deles em Boa Esperança do Sul (prefiro acreditar nessa hipótese do que pensar que foi apenas má vontade do pessoal de lá). De qualquer forma, já mandei pra eles a foto da certidão de óbito e a data do casamento. Agora não terão muita desculpa pra não encontrar esse documento, rs. Sem contar o finalzinho do atestado de óbito, com o número do protocolo do aviso de falecimento dela ao cartório que registrou o casamento.

Somente na certidão de óbito da minha bisavó consta a localização do nascimento dela. "Valle de Cabria", Portugal. Talvez na certidão de casamento tenha essa informação. Vamos torcer.

Anexei os documentos no Dropbox. Seguem os links, caso queira dar uma olhada:

- Certidão de óbito de Maria Soledadi

https://goo.gl/Sf3MiD

- Certidão de nascimento do meu avô

https://goo.gl/W8SGnF

- Certidão de casamento dos meus avós

https://goo.gl/73x6vG

- RG do meu avô

https://goo.gl/eeDpsz

Minha mãe disse que mostrou esses documentos ao meu avô hoje e que ele ficou "horrorizado", rs. Disse que não consegue entender como eu encontro essas coisas.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386379 | mila1000 | 08 nov 2017 23:03 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Parabéns! Mas, vi que tem documento com Bortolucci e Bortolussi, enquanto isso, veja com seu avô se ele sabe o nome do bisavõ, o pai do Manuel João.
É importante, pois, tenho um batismo, que pode ser do Manuel. Preciso confirmar a filiação. Seu avõ deve se lembrar onde ele foi sepultado.

Se ele ficou " horrorizado" com esses documentos, imagine se falarmos do batismo do Manuel....

Fico aguardando,. Vou olhar os documentos amanhã, com mais calma.

Obrigada.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386383 | marianabpereira | 08 nov 2017 23:35 | Em resposta a: #386379

Oi Mila,

verdade! Meu avô nem imagina que os documentos dele são os mais fáceis de conseguirmos. E ele gostou de ver informações sobre a família. A irmã dele, Isabel, pediu pra minha mãe deixar uma cópia da certidão de óbito com ela, de recordação. Ficaram meio nostálgicos, rs.

Quanto à diferença dos "Bortolussi/Bortolucci", isso persiste até hoje, infelizmente. Acho que a pronúncia correta seria "Bortolutchi", algo assim. Bem italiano mesmo. Mas o povo do interior fala como se fosse com ss. Meu tio, irmão da minha mãe, foi registrado Bortolussi. E passou o sobrenome assim aos dois filhos. Já minha mãe e minha tia, foram registradas com Bortolucci, consequentemente eu, minha irmã e minha prima também fomos. Isso já deu problemas pra minha mãe até na Receita Federal, uma vez que a minha avó passou a ser "Lourdes Paviani Bortolussi".

Na região de Ibirá e de Jaú tem muitos Bortolucci. Muitos mesmo, alguns até parentes mais distantes. Acredito que essa seja a forma correta de escrever, mas os registros viraram uma bagunça.

Infelizmente meu avô pouco se lembra. Moravam em sítios, era complicado na época. Como Maria Soledadi realmente se casou em Boa Esperança do Sul, talvez Manuel tenha sido sepultado lá. Faria sentido que ela tivesse morado na cidade com os pais e saído de casa apenas para o casamento.

Como meu avô insiste em dizer que temos ligação com a cidadezinha de Pedra Branca, também pode ser um indício. De qualquer forma, o cartório responsável por PB é o de Boa Esperança. Amanhã a tarde vou ligar lá para cobrar a certidão de casamento da Maria e do Joaquim e aproveito para ver se eles podem me ajudar. O casamento sendo em 1937, considerando a época, Manuel não deve ter falecido muito depois de 1950.

De qualquer forma, como sei que vão me pedir, se você puder me passar essa possível filiação, talvez ajude. Se for ele mesmo, vão bater as informações.

Abraços e ótima noite! :)

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386475 | mila1000 | 12 nov 2017 13:56 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Roberto Bortolucci casou com Maria em 1935, Paróquia São Sebastião (deve ser a Matriz), em Boa Esperança do Sul.
Não há livros para consultar, terá que falar na igreja, saber onde está o processo do casamento (documentos apresentados pelo casal, inclusive em que igreja foi o batismo de ambos)
Essa paróquia pertence à Diocese de São Carlos, onde costumam querer saber a data do casamento, como não sabemos, informe que está no ano 1935, Livro 7, folha 64, nº 24 entre Roberto Bortolucci e Maria. Informe a filiação também, diga que precisa saber o local de batismo da Maria.

Agora que sabe o ano, será mais facil o cartorio B. Esperança localizar...

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386493 | marianabpereira | 13 nov 2017 00:01 | Em resposta a: #386475

Oi Mila.

Achei curioso o fato de, na certidão de óbito de Maria constar a data de casamento, com outro ano. Será que casaram antes no religioso e só depois no civil?

Vou entrar em contato com a Diocese de São Carlos. Com informações tão detalhadas, impossível não localizarem, rs.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386510 | marianabpereira | 13 nov 2017 18:02 | Em resposta a: #385154

Mila,

falei com o diácono responsável pelos arquivos da Diocese. Mandei email de manhã, mas ele não respondeu. Então liguei agora a tarde. Ele disse que vai me responder amanhã, porque só responde emails até o meio dia. E o meu chegou 12h27!

Então novidades, só amanhã, rs.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386650 | marianabpereira | 17 nov 2017 17:09 | Em resposta a: #385154

Oi Mila.

Você não vai acreditar: 6 meses e 11 dias depois, o cartório de Boa Esperança do Sul localizou a certidão de casamento de Maria e Joaquim. Depois de inúmeros emails, pedidos, telefonemas, se renderam e foram procurar o dito documento. Está no livro B-9, pg.147, termo 557. Quando o Renan confirmou a informação por email, quase chorei de emoção.

Agora começamos uma nova parte na história: ele me responder o prazo pro documento ficar pronto, pra minha mãe poder retirar. Espero que não leve mais 6 meses, rs.

Quanto à Diocese, ainda não me mandaram informações. Na terça feira ligo lá, caso não tenham me passado nada ainda.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386669 | mila1000 | 18 nov 2017 11:02 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Sei bem o que é aguardar resposta por pesquisa da Diocese. Tenho bronca... Acho um descaso...

Ainda bem que a maioria faz um trabalho excelente! São poucas que deixam a desejar.

Cobre o cartório, se pagou, devem mandar o documento em uma semana. Alguns pedem 7 dias uteis.

Vamos aguardar.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386708 | marianabpereira | 20 nov 2017 10:56 | Em resposta a: #385154

Mila,

nem fala. É tudo tão difícil aqui no Brasil. E olha que pagamos e não é pouco. Sinto falta da praticidade que era a vida quando morei fora, de como as coisas eram resolvidas na hora, sem má vontade.

Mas no meu caso, o martírio mesmo está sendo o cartório de Boa Esperança do Sul. Eu mando email, não respondem. Aí eu ligo, fingem que vão fazer e não fazem. No fim, acabo saindo de chata.

Vou confessar: às vezes dá vontade de pagar a mais para algum desses sites de serviços de cartório online, só pra não ter que entrar em contato novamente com o pessoal de lá.

Hoje não é feriado em Boa Esperança. Então acredito que estejam trabalhando. Daqui a pouco lá vou eu perguntar novamente do documento, rs.

Só na base da paciência mesmo.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386710 | mila1000 | 20 nov 2017 12:36 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Paciência é preciso, com certeza...

Não descobriu em que cidade faleceu o Manuel João?Nem Luiza?

Não ando respondendo,pois, fico sem sinal de internet . Isso já faz uma semana. Ligo para saber o que está acontecendo, a resposta é que está tudo normal...

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386742 | marianabpereira | 21 nov 2017 18:01 | Em resposta a: #385154

Oi Mila,

você mora no Brasil, certo? Já considerou fazer uma denúncia na Anatel?

http://www.anatel.gov.br/consumidor/quer-reclamar-saiba-como

Rapidinho resolvem.

Não consegui descobrir as cidades. Sondei com meu avô e minhas tias, mas elas não sabem. Eu acredito que deva ter sido lá pros lados de Boa Esperança mesmo. Estou esperando esses dois documentos, pra ver se consigo mais informações sobre o Manuel e a Luiza. Talvez alguma data de nascimento, ou local de nascimento da Maria. Isso ja me ajudaria, não?

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386943 | marianabpereira | 28 nov 2017 12:45 | Em resposta a: #385154

Mila,

nem acredito que estou aqui para dar essa notícia: consegui a certidão de casamento de Maria e Joaquim. E a cada documento, fico mais confusa, rs.

Sempre soubemos que o nome era Maria Soledade João. Está nos documentos do meu avô dessa forma. Agora, na certidão de casamento dela, aparece como Maria Soledade da Silva. Uma confusão só.

Mas segue a foto do documento: https://goo.gl/4TX5yF

Nessa certidão consta que ela nasceu em "Valle de Cabra, Freguezia de Loris Salles, distrito de Leiria, Concelho de Ponebal, Portugal". Acredito que o Concelho seja Pombal, ao invés de Ponebal. E Loris Salles deve ser Louriçal. Acho que faz sentido, né?

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386944 | marianabpereira | 28 nov 2017 12:46 | Em resposta a: #385154

Traduzindo direitinho:

Vale da Cabra, Freguezia de Louriçal, Conselho de Pombal, distrito de Leiria, Portugal.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386945 | mila1000 | 28 nov 2017 13:13 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Vou ver o documento.

lembra que os cartões, no inicio do tópico, tinham Lourical e Monte Redondo?

Estamos no caminho certo.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386946 | mila1000 | 28 nov 2017 13:22 | Em resposta a: #385154

Mariana,

Deve escrever à Conservatória de Leiria , solicitar o registo de nascimento de Soledade, visto que nasceu em 1917.

freguesia de Louriçal, Concelho Pombal, Distrito de Leiria


Continue dando noticias.

Obrigada.

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386947 | mila1000 | 28 nov 2017 13:24 | Em resposta a: #385154

Primeiro, a certidão de nascimento,ok?

Depois, vemos a questão Silva...

Mila

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386948 | saintclair | 28 nov 2017 13:27 | Em resposta a: #386947

Talvez escrever Conservatória Reg. Civil Pombal
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386949 | marianabpereira | 28 nov 2017 13:32 | Em resposta a: #385154

Mila e saintclair,

na dúvida, escrevemos aos dois. ;)

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386952 | marianabpereira | 28 nov 2017 14:38 | Em resposta a: #386948

Mila e saintclair,

a Helena, de Leiria, já havia me respondido diversas vezes, dizendo que não havia localizado o registro de nascimento de Maria. A Teresa, da Conservatória do Registo Civil de Pombal, também respondeu:

"Boa tarde

Informo que o assento não foi localizado.
Com os melhores cumprimentos,
A Oficial,
Teresa Ferreira"

Essa resposta chegou exatos 18 minutos após o envio do meu email. Devo desconfiar?

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386954 | marianabpereira | 28 nov 2017 14:54 | Em resposta a: #385154

Entrei em contato com a Junta de Freguesia do Louriçal (http://www.jf-lourical.pt/). Quem sabe eles tem alguma informação? :D

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386955 | saintclair | 28 nov 2017 14:59 | Em resposta a: #386954

-
Estive a ler o v/ processo, ocorreu a ideia que essa
Maria, teria adoptado esse nome no Brasil, e antes
seria: Luzia,Luisa/Luiza!!
Talvez voltar a contactar as Conservatórias?...
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386956 | marianabpereira | 28 nov 2017 15:04 | Em resposta a: #386955

O que eu tinha visto saintclair é que o nome da mãe está diferente em alguns documentos. Ao invés de Luiza, aparece Luzia.

O pessoal de Pombal "voltou atrás". Acabo de receber esse email:

"Ex.ma Senhora,
Foi localizado um assento de nascimento em nome de Maria da Soledade. Contudo, verificam-se algumas divergências quanto ao nome da registada, da mãe e data de nascimento.
Está informatizado sob o n.º 525/2015 da Conservatória do Registo Civil de Pombal.
Com os melhores cumprimentos
Alda Henriques

Conservatória do Registo Civil de Pombal"

Sabem como posso acessar esse documento? Não tenho muita familiaridade com os sistemas de Portugal.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#386957 | saintclair | 28 nov 2017 15:09 | Em resposta a: #386956

-
Escreva e-mail a pedir para lhe enviarem esse registo,
---Se pretender simples fotocópia não autenticada custa
cerca de 1 Euro, se for autenticada é mais caro.
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#387056 | marianabpereira | 30 nov 2017 14:28 | Em resposta a: #386957

O problema seria como pagar esse 1 euro, saintclair.
Diretamente do Brasil, não sei se aceitariam. Mas enviei o email, estou aguardando o retorno.

Obrigada pela dica! :)

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#387057 | saintclair | 30 nov 2017 14:51 | Em resposta a: #387056

Maria;
Se já fez o pedido, vamos aguardar que lhe
comuniquem o valor a pagar.
Seja 1 Euro ou mais, vc. poderá fazer uma
transfª bancária, ou através vale correios.
Existem outras formas de transferência,com
uma taxa reduzida, porém só entre pessoas
singulares, o que não é o caso....
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#387422 | marianabpereira | 12 dez 2017 17:42 | Em resposta a: #385154

Olá.

Sem novidades ainda. Leiria não respondeu mais e o diácono de São Carlos também não. Enviei emails novamente ontem, mas sem sucesso.

Parece que embarcaram no espírito natalino e sumiram... :(

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#387426 | saintclair | 12 dez 2017 18:56 | Em resposta a: #387422

Tem que voltar a enviar e-mails...
Gostei dessa do Espírito "Natalino"
Em Portugal ainda se diz; Espírito Natalício.
https://www.frasesparaface.com.br/frases-espirito-natalino/
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#388018 | marianabpereira | 02 jan 2018 11:25 | Em resposta a: #385154

Bom dia, amigos.

Feliz ano novo! Espero que tenham tido um bom Natal e uma ótima passagem de ano.

Não voltei antes ao tópico porque precisava "aliviar as ideias" e colocar tudo em ordem. E não é que as coisas se acertam quando fazemos isso?

Sobre a diocese de São Carlos: o diácono diz que enviou email com informações, mas só esse email dele nunca chegou. Então vou ligar novamente hoje, pedindo que envie para um novo email. Ele localizou o registro que você me passou, Mila. Vai me mandar por Sedex.

Sobre Leiria: mandei emails hoje novamente. Ainda nada.

Mas temos uma novidade: há alguns anos, morei em Santos. Meus pais participavam de Rotary Club na cidade e conheciam o cônsul de Portugal. Por que nunca me atentei a isso? Só Deus sabe. Enfim, o rapaz infelizmente faleceu, mas já temos um substituto, que também é conhecido da família. E almoçando com meu "avô de criação" (um amigo dos meus pais, que me trata como neta), ele comentou que esse rapaz conseguiu localizar os documentos da família dele em Portugal. Mandei as informações pro novo cônsul e estou na torcida. Quem sabe ele não tem mais sorte do que eu?

Abraços.

Resposta

Link directo:

Cidade de nascimento de Maria Soledad Joao

#388568 | marianabpereira | 18 jan 2018 23:38 | Em resposta a: #385154

Olá amigos.

Recebi hoje o registro do casamento religioso de meus bisavós. Mais um documento onde o nome de Maria aparece como Maria Soledadi da Silva, ao invés de Maria Soledadi João. Isso faria sentido, considerando a resposta que recebi da CRC de Pombal ("Foi localizado um assento de nascimento em nome de Maria da Soledade. Contudo, verificam-se algumas divergências quanto ao nome da registada, da mãe e data de nascimento.
Está informatizado sob o n.º 525/2015 da Conservatória do Registo Civil de Pombal.").

Me parece que as Conservatórias estão em greve. Sabem de algo sobre isso? Envio email, mas não tenho retorno.

Vi que o Consulado não pede mais que seja enviado o assento de nascimento do português no processo, apenas os documentos localizados no Brasil (no meu caso, tenho que transcrever o casamento e o óbito antes). Mas fico receosa de entrar com o processo, por não saber exatamente o nome de minha bisavó.

No Brasil é comum os filhos levarem o sobrenome dos pais. Talvez por isso ela tenha sido registrada como Maria Soledadi João em alguns casos aqui no Brasil.

Vou tentar novamente contato com o CRC de Pombal, para ver se confirmam a informação do nome. Posso pedir ao Consulado em São Paulo, mas gastaria R$132, sem a certeza desse documento ser o que eu busco.

Alguém aí tem acesso ao Portal do Cidadão, para pegar esse documento pra mim? Retribuo com muitos pensamentos positivos e até chocolate, rs.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen