para fins de cidadania e genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

para fins de cidadania e genealogia

#385241 | zenaidemk | 09 out 2017 20:55

Bom Dia!
Gostaria de saber se é possível encontrar a Certidão de Batismo e de Nascimento de meu avô paterno, o qual dizia ter nascido em Lisboa/PT; porém em sua Certidão de Nascimento (em Inteiro Teor) registrado aqui no Brasil, nada consta.

A mãe dele é portuguesa, mas o pai é brasileiro (conforme consta na Certidão de Nascimento). Na Certidão de Nascimento de meu avô, consta que ele nasceu em 29 de fevereiro de 1912, mas em sua Certidão de Casamento (1932) consta que ele nasceu em18 de fevereiro de 1911 (???).
(Obs) (meu bisavô o declarante da certidão de nascimento por nome( Antonio Ignácio de Moreira)
na certidão de casamento do meu avô( Jeronymo Quintino Moreira )em 02/04/1932 meu bisavô tinha outro sobrenome ( Antonio Quintino Moreira)
O nome da Mãe de meu avô é 'Angelina Rosa', nascida em Portugal no ano de 1890; enquanto que os avós maternos de meu avô são 'Antônio Maria Rodrigues' e 'Margarida Cândida Rodrigues', sendo que somente possuo o nome deles, sem mais informações.

O nome de meu avô é Jerônimo Quintino Moreira.

Obs.: Meu avô revelou a minha irmã que sua mãe se chamava Margarida Machado Vieira, e que ela era espanhola e irmã do Rei da Espanha.
que vieram para o Brasil mas algum tempo depois o pai dele resolveu voltar para Portugal, ela não quis voltar pois havia tido outros filhos aqui no Brasil e não queria deixa ele disse que seu pai depois que voltou para Portugal ficou doente e faleceu.
Também dizia que seu pai era português e se chamava Antônio Rodrigues Vieira. Apesar da Certidão de Nascimento constar que ele tenha nascido no Brasil, me lembro bem da minha infância (quando ele ainda estava vivo), que ele falava com sotaque bem português, e associado a isso, a minha tia (irmã de meu pai), sempre comenta que ele nasceu em Portugal.

Pesquisando a fundo, encontrei uma matéria de jornal referente ao ano de 1911, no qual dizia sobre a Princesa Margarida, que havia fugido e fora deserdada pelo pai. Não sei se teria de fato alguma ligação com o meu avô, mas as datas são muito próximas; além de alguns fatos coincidirem com a história de meu avô. Segue o link da página do jornal: http://brasil.estadao.com.br/blogs/arquivo/wp-content/uploads/sites/75/2011/07/MagPAG.jpg

A matéria se encontra na 5ª coluna, em "A Princesa Margarida".

Estou a procura de tudo isso para a obtenção da dupla cidadania Portuguesa.

Agradeceria se pudesse me ajudar e dar algumas dicas de como proceder com a situação!

Atte,
Zenaide Moreira

Resposta

Link directo:

para fins de cidadania e genealogia

#385244 | mila1000 | 09 out 2017 23:04 | Em resposta a: #385241

Que tal dizer a cidade e o cartorio em que seu avõ foi registrado?

O que contou tem algo com esse link?
https://bonjourwine.wordpress.com/author/heloauer/

Resposta

Link directo:

para fins de cidadania e genealogia

#385245 | zenaidemk | 10 out 2017 01:20 | Em resposta a: #385244

Olá Boa Noite
certidão de nascimento de inteiro teor
folhas 190-V, do livro A n 02 de registro de nascimento,sob n de ordem 1.179, cujo teor segue transcrito:
Aqui consta que em 3 de março de 1912 em Cartório, compareceu Antonio Ignácio de Moreira
declarou que em domicilio paterno na fazenda olhos D Agua deste distrito no dia 29/02/1912 as 18:horas da tarde nasceu Jerônymo que é filho legítimo do declarante e de sua mulher, D.Angelina Roza ela natural de Portugal e ele do estado de minas gerais, filiação ( Luintino Domingos de Faria já falecido na época do registro) e D. Maria Victoria.
Cidade ( Olímpia) interior de São Paulo
Cartório fica na rua engenheiro Reid, 185-centro

sobre o link que vc se refere eu também encontrei na internet pesquisando. Mais antes encontrei a matéria do jornal (O Estado DE S. Paulo quarta feira, 19 de julho de 1911 ) pesquisei muito sobre a historia da cidade de Olímpia, desde o surgimento antes de ter este nome em 1903 o patrimônio recebeu o nome de São João Batista dos olhos D água, o que também me chamou atenção pelo sobrenome, foi que existiu lá o Dr. Antonio Olímpio Rodrigues Vieira, de grande prestígio político.

Também pesquisei as escolas primarias da época e nas paroquias mais antigas e nada

Meu avo também disse que em Boa Guimarães e Coimbra havia tios dele, irmãos de seu pai (Antonio Rodrigues Vieira )
citou aqui um tio por nome de( Angêlino Rodrigues Vieira)

Resposta

Link directo:

para fins de cidadania e genealogia

#385248 | silvestre | 10 out 2017 09:16 | Em resposta a: #385245

Li a "notícia" bem aos estilo do início do século. Mito ou realidade, não se sabe.... Carlos de Bourbon, o pai, julgo ser este, Duque de Madrid, casado primeiro com com Margarida e depois Berthe. Tem um filho Jaime, mas nenhuma Margarida, o que não significa que não tenha existido.
https://geneall.net/pt/nome/10029/carlos-de-borbon-duque-de-madrid/
Há referência a um vapor . Será que há registo de passageiros?

Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

para fins de cidadania e genealogia

#385257 | zenaidemk | 10 out 2017 16:06 | Em resposta a: #385248

Boa Tarde!
Consegui o endereço correto do cartório de Olímpia:
"OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS DA SEDE DA COMARCA DE OLÍMPIA - ESTADO DE SÃO PAULO".
Endereço: Rua Engenheiro Reid, nº 185 - Centro
Fone (17) 3281-1316 - CEP 15400-000.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

para fins de cidadania e genealogia

#385260 | pschiave | 10 out 2017 18:24 | Em resposta a: #385257

Olá, tenho um caso que estou tratando também com o Cartório de Olímpia, eles podem fazer a pesquisa para você. Envie nome a ser pesquisado, datas, nome de pai e mãe e envie para rcivilolimpia@hotmail.com se for localizado você paga uma taxa para que lhe enviem o documento, dai acerta com eles. Abrs Paula

Resposta

Link directo:

para fins de cidadania e genealogia

#385261 | zenaidemk | 10 out 2017 20:46 | Em resposta a: #385260

Olá, em março de 2015 eu entrei em contato com este Cartório, com os dados da certidão de óbito do meu avo
E eles me mandaram a certidão de nascimento em inteiro teor; Hoje eu
liguei no Cartório e a atendente me disse que se eu tenho a certidão de inteiro teor
uma nova pesquisa vai ser igual da primeira certidão enviada.
Teria como pesquisar se ele nasceu em Lisboa entre 1908 a 1911 com nome da mãe e dos avós materno
JERONYMO QUINTINO MOREIRA nasceu em Lisboa entre 1908 a 1912(Filho)pesquisado
ANGELINA ROZA PORTUGUESA nasceu em 1890 (Mãe)
ANTONIO IGNACIO DE MOREIRA BRASILEIRO nasceu em 1886 (Pai)
MARGARIDA CANDIDA RODRIGUES e ANTONIO MARIA RODRIGUES (Avós Materno)
LUINTINO DOMINGOS DE FARIA e D.MARIA VICTORIA (Avós Paterno)
aceito sugestões para pesquisar

Obrigada

Resposta

Link directo:

para fins de cidadania e genealogia

#385692 | zenaidemk | 23 out 2017 02:21 | Em resposta a: #385248

Olá Vera,
eu penso que (Margarida ) pode ter sido o nome falso que ela usava, já que a falecida mãe se chamava Margarida, eram em 4 irmãs e 1 irmão, eu penso que nome dela seria a ( Elvira)

Obrigada.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 jun 2024, 09:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen