Ajuda para localizar assentos dos meus Trisavós Portugueses

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Pessoas

Ajuda para localizar assentos dos meus Trisavós Portugueses

#385403 | leandrofrazao | 16 out 2017 19:28

Olá caros amigos,

Venho por meio deste pedir encarecidamente ajuda para localizar informaçoes a respeito dos meus trisavós Portugueses. A minha avó nao se recorda muito dos avós dela, mas ela sabe que eram de Portugal, e estou tentando conseguir a cidadania portuguesa para minha avó e depois para meu pai e eu.

Os nomes deles são Manuel Barreira Pirez e Rosa Dutra Pirez (Rosa de Souza Dutra). Viveram no norte do Estado do Rio de Janeiro, proximo do Estado do Espirito Santo.

Eles tiveram muitos filhos, dos quais, uma foi a minha falecida bisavó, (Maria Dutra de Paula) nascida em 09 de outubro de 1905. Minha avó me disse que eles faleceram na região de São Francisco de Itabapoana, mas nao tenho nenhum documento deles.

Agradeço por qualquer informação ou auxilio!!!


Atenciosamente,

Leandro Frazão

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar assentos dos meus Trisavós Portugueses

#385405 | FilipeFlard | 16 out 2017 20:27 | Em resposta a: #385403

Caro Leandro Frazão,

Teria em mãos a certidão de nascimento da senhora sua bisavó?
Talvez haja neste documento a naturalidade dos pais dela, com indicação do concelho ou pelo menos da freguesia de origem em Portugal, o que ajudará nas buscas.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar assentos dos meus Trisavós Portugueses

#385428 | leandrofrazao | 17 out 2017 05:44 | Em resposta a: #385405

Olá caro Filipe

Ainda nao tenho a certidão. Vou procurar os cartorios existentes na regiao que minha bisa faleceu e verificar se existe algo.
Agradeço a dica!!

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar assentos dos meus Trisavós Portugueses

#385563 | MCNN | 19 out 2017 19:20 | Em resposta a: #385403

Boa tarde Leandro

Sem fazer a mínima ideia sobre de onde eram naturais os seus trisavós, se eu com base nos nomes deles tivesse de arriscar sobre uma zona de Portugal para a origem deles, eu apontaria para os Açores.

Atenção, volto a repetir, eu não sei qual a origem de seus trisavós. O meu palpite pode estar completamente errado.

De qualquer forma, podia por favor partilhar connosco o local onde nasceu sua bisavó ? E disse que a sua bisavó foi uma de muitos filhos dos seus trisavós. Tem alguma ideia sobre quando o filho mais velho dos seus trisavós terá nascido ?

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Ajuda para localizar assentos dos meus Trisavós Portugueses

#385567 | FilipeFlard | 19 out 2017 19:52 | Em resposta a: #385428

Prezado Leandro,

Se não sabe onde nasceu sua bisavó, sugiro que peça a certidão de óbito dela em inteiro teor. Ali deve haver indicação da cidade donde ela era natural.
Com essa "pista" inicial, se não souber a data de nascimento dela, poderá chegar também a um período de tempo aproximado em que pode ter nascido (lembrando que as idades dos falecidos nos assentos de óbito muitas vezes estão erradas). A partir daí, encontrará a certidão de nascimento.

Só assim será possível fazer o percurso até os seus trisavós.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 22:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen