Familia Arantes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Familia Arantes

#385420 | suebiking | 17 out 2017 00:20

Boa noite, desculpem a hora tardia mas não podia deixar a publicação para amanhã.
Alguém tem conhecimento rigoroso acerca da familia arantes, é que apesar de eu saber que ela está bastante dispersa no concelho de Amares com maior importância nas freguesias de Besteiros e de Ferreiros, não consigo encontrar o registo de casamento entre uma tal Margarida de Arantes e um António Rodrigues sendo que ela faleceu em Ferreiros, Amares em 1707.
Qualquer ajuda relativa a este tópico seria bem-vinda.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Arantes

#385458 | suebiking | 17 out 2017 21:47 | Em resposta a: #385420

Não há mesmo ninguém que saiba alguma coisa sobre esta familia de pertinente que possa comentar, tudo o que for dito pode ajudar na resolução desta questão. Obrigado

Resposta

Link directo:

Familia Arantes

#385464 | AntonioGonçalves | 17 out 2017 22:56 | Em resposta a: #385458

Neste momento não poderei responder de concreto a sua duvida, mas poderei dar-lhe os elementos em que trabalho para lá chegar:

1º - Antonio Rodrigues, é natural de Carrazedo, oficial de pedreiro e como tal esta profissão poderia o levar a fazer a cerimonia em outro local;

2º - Margarida de Arantes, é natural de Ferreiros e filha de Domingos de Arantes;

3º - A filha deste casal, a Angela, casou com Manoel Fernandes, viuvo de Isabel Dias, com a profissão de pedreiro e com geração em Prozelo;

4º - Manoel Fernandes, nasceu e foi baptizado em Figueiredo como engeitado, filho de Andre Fernandes, natural de Estremoz, almocreve, combatente nas guerras passadas, ficando com a alcunha de 'Campanha', viveu durante 8 anos, em Darque e com uma natural desta de nome Ana Gonçalves, solteira, teve pelo menos o Manoel Fernandes e a irmã Francisca Ferreira, casada com Bento Ferreira Gomes.

5º - Bento Ferreira Gomes e Francisca Ferreira, viveram muito tempo na rua direita, em Barcelos, com passagens por Prozelo e Ferreiros;

6º - O Andre Fernandes, como almocreve, foi morto em Vila do Conde e lá sepultado;

Perante estes elementos soltos e sem existência do registo de casamento de Antonio Rodrigues e Margarida de Arantes, só ha um meio de se vir a saber! É procurar ... com estes elementos ... força, vamos a isto !!!

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Familia Arantes

#385466 | suebiking | 17 out 2017 23:10 | Em resposta a: #385420

Obrigado, de qualquer maneira eu esqueci-me de mencionar que eu sou descendente desse casal através de uma filha natural da tal Angela de Arantes filha esta do casal Antonio Rodrigues e Margarida de Arantes. Essa filha da Angela de Arantes foi perfilhada por um tal Manoel Ferreira.
Ainda assim eu já comecei a procurar minuciosamente nas freguesias vizinhas pois já não se trata da primeira vez que encontro um casamento entre pessoas de uma determinada paroquia a casarem noutra por vezes sem ligação alguma com os nubentes.

Resposta

Link directo:

Familia Arantes

#385467 | suebiking | 17 out 2017 23:25 | Em resposta a: #385420

Bem, depois de uma pesquisa rapida e digamos com alguma sorte à mistura, encontrei dois filhos do casal Antonio Rodrigues e Margarida de Arantes.
João baptizado em 9.11.1664 e Domingos baptizado 1.1.1667
No registo do filho João ela aparece como Margarida Denantes.
Até agora nenhum sinal da Ângela de Arantes filha do mesmo casal moradores em viverelos, freguesia de Ferreiros.
Toda esta conjectura me faz suspeitar então que eles terão casado noutra freguesia e tido lá a primeira filha, a tal Ângela, mudando-se depois para o lugar de viverelos em Ferreiros.
Está é a ser dificil encontrar tanto o registo de casamento dos pais como o registo de baptismo da Ângela de Arantes.
Esta linhagem interessa-me particularmente porque se trata da minha linha directa feminina passada de mãe para filha durante inumeras gerações e agora para filho, ou seja a linhagem que me passou o ADN mitocondrial, tendo eu um pouco mais adn da tal Margarida de Arantes do que qualquer outro antepassado tão remoto tirando claro os da linha directa masculina.

Resposta

Link directo:

Familia Arantes

#416911 | Márcia Helena Souza | 08 ago 2019 22:06 | Em resposta a: #385420

Este tópico é de 2017, portanto creio que as pesquisas devem ter avançado.

Não faço parte da Família Arantes, porém o marido de Ângela de Arantes é meio irmão de minha 10ª avó Maria de Lima.

Assim com Antonio Gonçalves, muitas informações retirei do processo de inquirição de genere de Padre Bento Ferreira Lima, filho mais velho de Ângela, porém como meu interesse maior é do lado paterno, admito que não me detive muito nos pais de Ângela, principalmente porque a caligrafia não é das melhores.

Inquirição de Bento - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L92F-5SC9?cc=2125025

A maioria das informações sobre a descendência dela NÃO são informações que EU coletei/comprovei, mas o perfil dela está no site FamilySearch, com as devidas Fontes do que consigo encontrar.

Abraços.

Resposta

Link directo:

Familia Arantes

#416912 | Márcia Helena Souza | 08 ago 2019 22:13 | Em resposta a: #416911

Manoel Fernandes, marido de Ângela, pelo que li no processo, nasceu em Darque (Viana do Castelo) (principalmente entre as imagens 13-16 que tratam da origem da mãe dele, Ana Gonçalves), mas foi batizado no dia de Santo Amaro (15/Jan) de 1661 em Prozelo (conforme testemunhas nas imagens 95-102).

Resposta

Link directo:

Familia Arantes

#416913 | Márcia Helena Souza | 08 ago 2019 22:17 | Em resposta a: #416912

Mas estão errados, pois conforme disse Antônio Gonçalves, ele foi batizado em Figueiredo aos 06/Fev/1664.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 13:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen