Padre Aleixo de Sequeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Padre Aleixo de Sequeira

#385586 | josemariaferreira | 20 out 2017 08:35

Caros confrades

Peço-vos ajuda aos que andam nestas lides da genealogia, se porventura alguma vez já depararam com o nome deste padre, pois estou a fazer um trabalho e gostava de saber onde este padre professou e em que localidade ou igreja teve a sua açção eclesiástica.

Obrigado

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#385688 | josemariaferreira | 22 out 2017 22:15 | Em resposta a: #385586

Caros confrades


Finais do séc. XVI e primeira metade do séc. XVII.

Este Padre Aleixo de Sequeira possivelmente terá ainda ligações a D. Helena de Brito Sequeira, filha de um Manuel Raposo que viviam na vila de Panoias, ou então ainda a D. Leonor de Sequeira, esta ultima era mãe do Mestre de Campo Gaspar Juzarte. Este padre tem uma parente Bárbara (possivelmente sua sobrinha) que usa o apelido Torres de Sequeira. (Bárbara de Torres de Siqueira).
Donde será esta família Torres de Sequeira? Montemor-o-Novo? Vila Viçosa?

Obrigado

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#385962 | josemariaferreira | 28 out 2017 17:03 | Em resposta a: #385688

Caros confrades

Renovo o meu pedido sobre qualquer informação útil sobre esta família "de Torres de Siqueira"

Obrigado

Resposta

Link directo:

Torres de Sequeira, 2.ª metade do Séc. XVII

#386016 | peninha | 30 out 2017 08:58 | Em resposta a: #385962

Caro José Maria Ferreira

Relativamente a Torres de Sequeira, a minha sugestão é a de que faça pesquisa na Torre do Tombo por Belchior de Torres de Sequeira (2.ª metade Séc. XVII), ou pelo seu filho Leonardo Torres de Sequeira, quiçá venha a obter informação útil.

Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#386221 | josemariaferreira | 04 nov 2017 18:17 | Em resposta a: #386016

Caro António Pena Monteiro


Vou tentar essa possibilidade, talvez encontre algum documento que registe a sua naturalidade e paternidade. Mas eu inclino-me para que seja natural da vila de Messejana no Alentejo, mas falta-me saber o nome dos pais.
Obrigado

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#386222 | josemariaferreira | 04 nov 2017 18:20 | Em resposta a: #386221

Caro António Pena Monteiro

Relativamente a Belchior de Torres de Sequeira.
Vou tentar essa possibilidade, talvez encontre algum documento que registe a sua naturalidade e paternidade. Mas eu inclino-me para que seja natural da vila de Messejana no Alentejo, mas falta-me saber o nome dos pais.
Obrigado

Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#386230 | peninha | 04 nov 2017 22:08 | Em resposta a: #386222

Caro José Maria Ferreira

Belchior de Torres de Sequeira foi juiz dos Órfãos da vila de Messejana.

Todavia, uma vez que a Base de Dados do Geneall refere que foi cavaleiro da Ordem de Cristo, quiçá seja mais fácil a consulta do livro das Habilitações da Ordem de Cristo, de Nuno Borrego.

Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#386287 | josemariaferreira | 06 nov 2017 18:44 | Em resposta a: #386230

Caro António Pena Monteiro

Boa deixa, não tinha conhecimento que Belchior de Torres de Sequeira tinha sido juiz dos órfãos de Messejana. Agora parece que se começam a abrir as portas para fazer a investigação. Obrigado

Os meus cumprimentos

Zé Ferreira

Resposta

Link directo:

Belchior de Torres de Sequeira

#386307 | peninha | 07 nov 2017 09:03 | Em resposta a: #386287

Caro José Maria Ferreira

Na Torre do Tombo, sobre Belchior de Torres de Sequeira, nomeadamente:

- Ano de 1665. Tença de 100$000 rs, Registo Geral de Mercês, Ordens Militares, liv.7, f. 15;
- Ano de 1666. Hábito de Noviço, Registo Geral de Mercês, Ordens Militares, liv.7, f. 65;
- Ano de1674. Juiz dos Órfãos da vila de Messejana, Registo Geral de Mercês, Ordens Militares, liv.14, f. 60 v.º;
- Ano de1675. Juiz dos Órfãos da vila de Messejana, Registo Geral de Mercês, Ordens Militares, liv.14, f. 68 v.º;
- Ano de1696. Alvará para poder renúnciar a tença de 180$000 rs a favor de filho ou filha, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, liv. 8, f.139;
- Ano de 1700. Tença de 18$000 rs Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, liv. 8, f. 471 v.º;
- Ano de 1700. Tença de 12$000 rs e Hábito para seu filho Leonardo Torres de Sequeira, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, liv. 8, f. 471;

Todavia, uma vez que a Base de Dados do Geneall refere que Belchior de Torres de Sequeira foi cavaleiro da Ordem de Cristo, quiçá seja mais expedito a consulta do livro das Habilitações na Ordem de Cristo, de Nuno Borrego, que provavelmente mencionará a sua naturalidade e filiação.

Seja como for, caso entender prosseguir as suas pesquisas, eventualmente, algum interesse poderá vir a ter na informação contante no meu tópico neste fórum, do ano de 2015, Manuel de Almeida Negrão.

Com os meus cumprimentos,
António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#388660 | josemariaferreira | 21 jan 2018 23:08 | Em resposta a: #386307

Caro António Pena Monteiro


Todas as minhas tentativas saíram infrutíferas. Apenas consegui saber a sua filiação por parte de seu pai que se chamou Adrião ou Adriano de Torres de Siqueira. Fazendo uma busca na Internet acha-se um Adrião de Torres de Siqueira que foi tabelião em Peniche na data de 1644 a 1649. Acho interessante a coincidência de Adrião de Torres de Siqueira ter sido tabelião em Peniche e Belchior de Torres de Siqueira ter sido tabelião em Messejana! Mas procurei nos paroquiais de Messejana e Peniche e não encontrei os seus nomes.
Obrigado por me ter querido ajudar.


Com os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

Padre Aleixo de Sequeira

#388685 | peninha | 23 jan 2018 16:17 | Em resposta a: #388660

Caro José Maria Ferreira

Alguma deficiência ocorre no funcionamento deste fórum, porquanto não fui notificado da sua mensagem antecedente Da mesma, só tive conhecimento por caso fortuito.

Por ter logrado apurar a filiação paterna do Padre Aleixo de Sequeira está longe de se poder considerar infrutífera a sua pesquisa. ~

Ao invés, a sua pesquisa foi um êxito. Cada elemento novo que se obtém é de assinalar com regozijo, uma vez que amplia as possibilidades de prosseguir com a pesquisa que, neste período temporal, é difícil.

Por volta de 1692, um Melchior de Torres Sequeira, filho de Adriano de Torres de Sequeira, teve carta de Governador do Castelo de S. João Baptista da ilha Terceira; ver Torre do Tombo, Registo Geral de Mercês, Mercês de D Pedro II, Livro 8, fols. 139.

Eu consultaria, na Torre do Tombo, a carta da mercê referida, porquanto nela deve ter constar a naturalidade de Melchior de Torres Sequeira. Quiçá assim consiga localizar o assento de baptismo do Padre Aleixo de Sequeira.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 13:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen