Valverde, Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Arquivos

Valverde, Arcos de Valdevez

#130749 | cassandra | 10 out 2006 18:46

Muito boa tarde a todos,

No assento de baptismo da minha bisavó, vem o seguinte:

"(...) baptizei solenemente (...) um indivíduo do sexo feminino a quem dei o nome de Antónia e que nasceu na sua de Valverde desta freguesia (...)".

A freguesia em questão é S. Paio, no concelho de Arcos de Valdevez. Ora eu gostaria muito que me explicassem a que se refere o termo "sua". É simplesmente um pronome ou o presbítero podia estar a referir-se com este termo à Casa de Valverde, que ainda existe nos Arcos de Valdevez?

Agradeço desde já qualquer resposta. Continuação de boa tarde para todos.
Cassandra

Resposta

Link directo:

RE: Valverde, Arcos de Valdevez

#130808 | pcf | 11 out 2006 11:05 | Em resposta a: #130749

Cara Cassandra,

Gostaria que me informasse os apelidos da sua bisavó, uma vez ter dados sobre pessoas nascidas em S.Paio, e ligados à Casa de Valverde.

Cumprimentos,
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Valverde, Arcos de Valdevez

#130982 | cassandra | 12 out 2006 17:19 | Em resposta a: #130808

Caro Pedro Caridade de Freitas,
A minha avó chamava-se Antónia Malheiro de Amorim, nasceu em 1891 e era filha de João Malheiro de Amorim e de Joaquina Josepha (ou Joaquina Luísa) de Souza. Era neta, por via paterna de João Malheiro e de Maria d´Amorim e por via materna de José António Cerqueira e de Josepha Maria de Lima.
Neste momento são os únicos dados que tenho disponíveis. Agradeço a sua resposta e qualquer tipo de ajuda que me possa dar.
Cumprimentos,
Cassandra

Resposta

Link directo:

RE: Valverde, Arcos de Valdevez

#131054 | pcf | 13 out 2006 09:31 | Em resposta a: #130982

Cara Cassandra,

Os nomes que referiu não constam da minha lista de nomes. de qualuqer modo anoto que o apelido Malheiro teve ligações, pelo menos no início do século XIX, à Casa de Valverde.
Aconselho-a a continuar a pesquisa junto do Arquivo Distrital de Viana do Castelo.
Cumprimentos,
Pedro Caridade de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Valverde, Arcos de Valdevez

#131142 | cassandra | 13 out 2006 23:09 | Em resposta a: #131054

Caro Pedro Caridade de Freitas,
Muito obrigada pela resposta. Referiu que tinha informções relativas a pessoas nascidas em S. Paio. Na minha mensagem esqueci-me de referir que a minha bisavó era a única natural de S. Paio. O pai era da freguesia de Sabadim e a mãe da freguesi de Paçô, habitando a "sua de Valverde", onde a minha bisavó veio a nascer. Não sei se será de grande ajuda referir isto.
Cumprimentos,
Cassandra

Resposta

Link directo:

RE: Valverde, Arcos de Valdevez

#172323 | procha75 | 11 nov 2007 09:49 | Em resposta a: #131142

Prezada Cassandra,

Refere na sua mensagem que o pai da sua bisavó era de Sabadim.
Caso esteja interessada e ache oportuno, eu talvez possa ajudar relativamente a esta freguesia já que fiz um levantamento sobre a mesma (onde tenho alguns ascendentes) ao nível dos registos paroquiais microfilmados. Para tal, seria necessário que me transmitisse ao certo os dados que possui sobre este seu trisavô.

Cumprimentos,

Pedro Rocha
( procha_1975@hotmail.com )

Resposta

Link directo:

RE: Valverde, Arcos de Valdevez

#172333 | Samuel C O Castro | 11 nov 2007 12:25 | Em resposta a: #130749

Estimada Cassandra,

É bem provável que o presbítero tivesse a intenção de se referir a "Casa de Valverde", "sua residência", ou "sua moradia" e, por lapso, deixou de constar. É o que deduzo. Continuo a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 12:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen