Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385885 | rafaelalages | 26 out 2017 21:10

Olá, estou em busca do registo do batismo do meu bisavô. Segue todo o caso:

Trecho extraído do livro de casamento, fevereiro de 1923, no Rio de Janeiro:

"(...) Elle com trinta anos de idade, filho legítimo de José Rodrigues Lages e de Maria Emilia Gabriella, nascido em Portugal e baptizado na Parochia de Armamar, diocese de Lamego."

O nome dele é Manoel Rodrigues e, se tinha 30 anos, logo pode ter nascido entre 1892 e 93.

Fiquei feliz e achei que tudo tinha se resolvido. Fiz uma busca nos seguintes livros do Concelho de Armamar, freguesia de Armamar (que na época como pude constatar em todas as certidões lidas, levava o nome de "Parochia de Armamar, Diocese de Lamego):


Baptismos 1888-11-19 – 1891-02-22

Baptismos 1891-01-01 – 1893-10-20

Baptismos 1894-01-21 – 1899-01-23

(pesquisado no site da Torre do Tombo)

Nessa busca, foram encontrados três irmãos dele, que eu nem sabia da existência:

- Joaquim - 03/1894
- Antonio - 10/1895
- José - 11/1897

Filhos de José Rodrigues Lages e Maria Emilia Pereira (que é citada como Maria Emilia Gabriella nos documentos do meu biso no Brasil), netos maternos de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira e paternos de Antonio Rodrigues da Silva e Ana do Carmo.

Ainda na mesma freguesia e concelho, localizei a certidão de nascimento do pai dele, José Rodrigues Lages, filho de Antonio Rodrigues ( ora "Bilro", ora "da Silva") e Ana do Carmo, nascido em 1863 em Travanca. Também achei um pedido de passaporte de 1908 no qual José, com 45 anos a época, informava que seu destino era o Rio de Janeiro. Se meu bisavô veio junto com o pai, tinha por volta de 16 anos à época.

Tudo indica que Antonio Rodrigues, avô do meu bisavô, também veio junto, pois tanto ele como
José Rodrigues Lages constam como testemunhas do casamento religioso dos meus bisavós no Rio de Janeiro.


Achei, ainda na mesma freguesia, a certidão de nascimento da mãe do meu bisavô, Maria Emilia, nascida em julho de 1862, filha de Gabriel Ferreira e Emilia Pereira.


Achei a certidão de casamento de José Rodrigues Lages e Maria Emilia, casados em 17 de julho de 1890 na igreja parochial de Armamar, concelho do mesmo nome, Diocese de Lamego.


Ou seja, achei tudo, menos o principal. E estou um pouco perdida. Alguém pode me dar uma sugestão pra direcionar a minha busca, levando em consideração que meu bisavô parece ser o único membro da família que não foi batizado na paróquia de Armamar?

Resumindo as informações:

Nome: Manoel Rodrigues
Pai: José Rodrigues Lages
Mãe: Maria Emilia Pereira/Gabriella

Provável data de nascimento: 1892 a 1893 (supostamente no mês de setembro)

Local de nascimento dos pais: Travanca. Local de batismo e casamento dos pais: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.

Irmãos: Joaquim, Antonio e José. Local de batizado dos irmãos: Paroquia de Armamar, diocese de Lamego.

Avós maternos: Gabriel Ferreira e Emilia Pereira
Avós paternos: Antonio Rodrigues Bilro/da Silva e Ana do Carmo

Tia paterna: Maria do Carmo (consta como madrinha de Joaquim)

Alguém tem uma luz, uma sugestão de uma paróquia ou freguesia próxima a paróquia de Armamar para pesquisar?

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385888 | saintclair | 26 out 2017 21:35 | Em resposta a: #385885

-
...Quando casou, já estava na casa dos 35 anos....[+/-]...
Quando casavam tarde, tinham tendência de alterar a
idade! ....
http://tombo.pt/f/amm02#004
Sc.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385895 | rpas35rcma | 26 out 2017 22:44 | Em resposta a: #385885

Boa noite
Qual o arquivo onde foi pedido o passaporte a partir desse processo pode ter acesso aos documentos
do titular e dos acompanhantes.
é uma possibilidade .

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385897 | rafaelalages | 26 out 2017 22:51 | Em resposta a: #385888

Se ele realmente tinha mais de 30 anos e estava mentindo a idade, isso significa também que nasceu antes do casamento dos pais. Os pais casaram em julho de 1890. Existe a possibilidade de que ele não tenha sido batizado?

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385898 | rafaelalages | 26 out 2017 23:00 | Em resposta a: #385895

Pedido de passaporte de José Rodrigues Lages

Datas de produção

1908-12-12 a 1908-12-12


Ambito e conteúdo:

Filiação: Antonio Rodrigues Bilro e Ana do Carmo
Idade: 45
Profissão: pedreiro
Estado civil: casado
Naturalidade: Travanca
Freguesia: Armamar
Concelho: Armamar
Distrito: Viseu
Destino: Rio de Janeiro

Acompanhante(s)

Isso é tudo que consta. Não diz número de acompanhantes, nem detalha.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385905 | rpas35rcma | 27 out 2017 00:03 | Em resposta a: #385898

onde encontrou esse pedido em que arquivo Vila real ; Porto

E importante saber o arquivo para pedir para as informações que constam no processo.
Quanto a ele ter nascido antes do casamento não é provável porque se tivesse acontecido era referido
no registo de casamento para que a criança fosse ligitimada.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385906 | rafaelacostarp | 27 out 2017 00:13 | Em resposta a: #385905

Encontrei no arquivo distrital de Viseu. Vou mandar um e-mail perguntando se podem me passar o livro para ver se acho mais informações. Minha Grande dúvida é: se a família inteira realizada Batismo e casamento em uma paróquia X pq ele foi o único a não ser registrado na mesma paróquia? Existe a possibilidade dele nao ter sido registrado?

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385909 | rpas35rcma | 27 out 2017 01:14 | Em resposta a: #385906

na altura as crianças eram baptizadas quase logo que nasciam e não havia outra forma de as registar pode o padre se ter esquecido de fazer o registo

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385911 | rafaelalages | 27 out 2017 01:59 | Em resposta a: #385909

que triste se tiver ocorrido isso mesmo.

Resposta

Link directo:

Bisavô de Armamar

#385912 | saintclair | 27 out 2017 09:52 | Em resposta a: #385897

-
Tem que procurar nos livros anos de 1890 e 1891, uma vez
que os pais casaram em Julho de 1890.
Sc.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385944 | rafaelalages | 28 out 2017 02:50 | Em resposta a: #385885

Eu procurei Saintclair :(. Também procurei em Folgosa, pelo fato da mãe dele ter sido batizada lá. Assim como um amigo português pesquisou para mim em São Romão, de onde eram seus avós e nada achou. Esse amigo português também esteve ontem presencialmente no Arq. de Viseu pra conferir o livro onde consta o pedido de passaporte do pai do meu bisavô, mas não havia detalhes de acompanhante. Só constava que ele precisou apresentar seu registo de batismo e duas testemunhas. Fico me perguntando se meu bisavô não foi batizado, como conseguiu tirar o passaporte? Como pode a família e, sobretudo, os três irmãos, estarem batizados na paróquia de Armamar e ele não?Se alguém nesse fórum por favor, conseguir me dar uma luz. Ele morava com os pais em Travanca. Agora estou a pesquisar nos livros da paróquia de Santiago, que também era próxima, nos anos de 1893 e 92 não consta, estenderei a pesquisa a mais livros.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#385956 | rpas35rcma | 28 out 2017 16:10 | Em resposta a: #385944

Os pais do seu bisavô eram jornaleiros muitas vezes deslocavam-se para trabalhar. principalmente na época da vindima .
Pode estar registado o baptismo em qualquer outra freguesia as crianças eram batizadas mal nasciam
Já tentou saber em que vapor ele chegou ao Brasil e procurar a lista de passageiros para saber do passaporte dele, aos 16 anos já era considerado adulto terá ele próprio um processo de passaporte com os dados dele .

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386115 | rafaelalages | 01 nov 2017 18:27 | Em resposta a: #385956

Eu não tenho ideia de quando ele veio de fato. O pai dele solicitou passaporte em 1908. Ele, eu não sei. Ele tem sido um grande mistério para mim visto que todos os documentos que tenho dele, quando vou checar as informações que ele deu, nunca batem. Exemplo: em fichas do serviço de estrangeiro ele uma ora diz que chegou em 1911, ora informa que chegou em 1913. Uma hora ele fala que chegou num Vapor chamado Eliziario, e em outra diz que o nome da embarcação era Deseado. Não sei como ele inventava todas essas coisas e o porquê.

A única pista correta que ele forneceu foi quando informa ser natural de Armamar. Essa pista me levou a encontrar INÚMEROS familiares.

Gente, estou há dias sem dormir direito, focada em desvendar esse mistério e é muito frustrante, não ter ou não conhecer as ferramentas necessárias para prosseguir. Eu estou empacada e não consigo sair do lugar.

Me intriga muito que uma família inteira que sempre se batiza e casa no mesmo lugar, não registre uma das crianças. Porque ele não? Já passaram coisas mirabolantes na minha cabeça do tipo: ele ser um dos irmãos que eu encontrei e ter mudado de nome no Brasil por alguma razão.

O pai e o avô foram suas testemunhas de casamento aqui no Rio de Janeiro. São os únicos familiares que tenho certeza que também vieram para o Brasil. Mas nem sei dizer se vieram todos juntos ou em épocas diferentes.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386147 | rpas35rcma | 02 nov 2017 22:09 | Em resposta a: #386115

Sabe se o seu bisavo casou pela igreja Data? Municipio?Saiba que na Curia encontra os documentos apresentados, até mesmo onde aconteceu o baptismo.

No cartório, costuma ter os documentos apresentados.
procure os registo de imigrante dos irmãos dele se conseguir saber quando chegaram ao Brasil pode comparar com o do seu bisavó e tentar encontrar o passaporte

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386176 | rafaelalages | 03 nov 2017 17:10 | Em resposta a: #386147

Ele casou no religioso sim. Aqui está o livro:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8BH-J?i=159&wc=M6ZR-HPD%3A131775101%2C132584101%2C132596501&cc=1719212

Na cúria geralmente se encontra só o livro também mas vou ligar pra perguntar da possibilidade de ter alguma coisa.

Tentei acessar o processo de habilitação de casamento e o cartório disse que já incinerou todos os documentos dessa época.

Ainda não localizei o processo de passaporte de nenhum irmão.

Localizaram pra mim ontem o processo de passaporte de um tio materno, mas que também não me levou a lugar nenhum:

Irmão da Maria Emília:
7462
José Ferreira
Vilarouco
S. João da Pesqueira
Gabriel Ferreira
Emilia Pereira
Sem Indicação
20 Brasileiro
Solteiro


http://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1143360 - passaporte de José Ferreira.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386185 | rpas35rcma | 03 nov 2017 20:33 | Em resposta a: #386176

PT-ADVIS-PRQ-PMGL07-001-0014
tif 006
este e o registo de baptismo da sua bisavó

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386186 | rpas35rcma | 03 nov 2017 20:35 | Em resposta a: #386185

Fornos de Maceira do Dão
Mangualde
Viseu

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386216 | rafaelalages | 04 nov 2017 17:36 | Em resposta a: #386186

Obrigada :). Já o dele... olhei em todos os livros disponíveis de todas as freguesias do concelho de Armamar. Nadinha.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386226 | rpas35rcma | 04 nov 2017 18:43 | Em resposta a: #386216

Se pretender os registo por causa da nacionalidade peça com os dela

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386257 | rafaelalages | 06 nov 2017 00:30 | Em resposta a: #386226

não deixam pedir só com os dela. Sou obrigada a transcrever o casamento de ambos e pra transcrever me exigem o registo de baptismo dos dois. Se eu não achar o dele também, minha vó, filha do casal, não tem direito a nacionalidade.

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386300 | rpas35rcma | 06 nov 2017 21:53 | Em resposta a: #386257

No vapor deseado em 26/02/1913 tem um passageiro de nome Manuel Rodrigues com 21 anos Não sei se com os dados do vapor e data consegue saber se é o seu bisavó o encontrar o nº de passaporte
http://imagem.sian.an.gov.br/anexos/sian/arquivos/1139241_40146.pdf

pagina 6

Resposta

Link directo:

Família toda batizada em Armamar, menos bisavô. Como encontrar? (dados de vários familiares)

#386700 | rafaelalages | 19 nov 2017 19:58 | Em resposta a: #386300

Muito obrigada. Se ele nasceu em 1892 como sempre declarou, teria 21 anos em 1913. Vou entrar em contato com o AN pra saber se é possível obter alguma informação a partir dessa lista de passageiros.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 15:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen