Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385950 | duke of nothing | 28 out 2017 13:40

Boa tarde, venho pedir ajuda num caso muito particular, no registo do meu bisavô António de Oliveira nascido em Valdreu filho natural de Ludovina Rosa de Oliveira, natural de Caldellaz (presumo que seja Caldelas, Amares), o que acontece é o seguinte, no registo de casamento que foi em Crespos, Braga no dia 15 de Maio de 1902 a mãe aparece como Delovina Rosa de Oliveira ( deve ter sido engano do padre), no registo de baptismo em Valdreu no dia 2 de Outubro de 1874 aparece como Ludovina Rosa de Oliveira natural de Caldelas, o problema é que diz o seguinte (" não digo quem são os avós maternos porque não tive quem mos declarasse").
Seja como for, ela não nasceu em Caldelas, Amares a não ser que tenha havido ainda mais um engano do padre, em Caldelas há uma menina nascida em 1852 que aparece como Ludovina Rosa mas com emenda para carolina rosa de oliveira.
Assim, sendo gostava de pedir a alguém que tenha informações sobre ela que me responda neste fórum, obrigado.

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385953 | rfmc | 28 out 2017 15:19 | Em resposta a: #385950

Talvez entrar em contacto com o Duke of Nothing.
Rf.

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385955 | duke of nothing | 28 out 2017 15:46 | Em resposta a: #385953

O senhor duque não está disponível para ser contactado é uma pessoa muito ocupada, tem de gerir a sua propriedade ducal.


PS: O humor é sempre bem apreciado da minha parte e admito que o nome foi uma tentativa cómica da minha parte tendo em conta que a minha herança familiar foi deveras Nada.
Ainda assim gostava de receber uma resposta mais construtiva de alguém que soubesse ou algo sobre o assunto ou como descobrir esta minha trisavó que é a única familiar relativamente próxima sobre quem não tenho informação nenhuma sendo que os outros ramos familiares já estão encontrados até ao meio do século XVI e outros até antes disso, Obrigado.

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385959 | rfmc | 28 out 2017 16:36 | Em resposta a: #385950

A sua trisavó teria nasc. 1852 - Ludovina Rosa Oliveira,
depois alterado para Carolina.
Depois existe;
"não digo quem são os avós maternos porque não tive
quem mos declarasse."
Ludovina - Deluvina, ou Carolina,não altera em nada a
compreensão dos registos, pois está demonstrado que
houve intensão de esconder qualquer coisa.
Bom, só vc. poderá entender esta situação.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385964 | AntonioGonçalves | 28 out 2017 17:15 | Em resposta a: #385959

Prezado Duke

O filho Antonio é que casa em Crespos:

- Gloria, nascida as 15H00, dia 18 e b. 20.4.1903, filha de Antonio Jose de Oliveira, Valdreu, S. Salvador, Vila Verde [neta paterna de Delovina Rosa de Oliveira] e Ana Pontes, Crespos, onde casaram [neta materna de Jose Tinoco Pontes e Felicidade exposta] e ela é natural, P. João Tinoco Pontes, solteiro, criado de servir, tio materno e Felicidade exposta, avó, ambos Crespos, Padre Monsenhor Manoel Joaquim Arantes, abade
[Gloria, falecida em 14.9.1974, Crespos]
[Antonio Jose de Oliveira, 28 anos, criado de servir, natural de Valdreu, Vila Verde, morador de charica, Adaufe, filho natural de Delovina Rosa de Oliveira (casou em 15.5.1902, com Ana Pontes, 21 anos, paço, Crespos, filha de Jose Tinoco Pontes e Felicidade exposta)]

Bom fim de semana

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385970 | duke of nothing | 28 out 2017 20:08 | Em resposta a: #385950

Não sei o que estariam a tentar esconder, não compreendo como é que o padre não teve quem lhe dissesse quem eram os pais da Ludovina estando ela presente no baptizado do filho, acho improvável que ela não soubesse o nome dos pais porque ela não era exposta.
Quanto ao facto de poder ser a tal carolina nascida em 1852, mesmo que seja não há maneira de ter a certeza.
É engraçado que o meu pai nem sabia que o avô dele era de Valdreu e não me lembro de o meu avô alguma vez ter mencionado isso, de facto está para aqui um enredo bastante suspeito.
O que eu acho é que a tal Ludovina Rosa teve esse filho bastardo com um homem de Valdreu e tenha sido digamos desterrada pela família ainda antes de a criança nascer, pode ter sido esta a razão de ela não dizer o nome dos pais, quem sabe?
Desde já obrigado a quem respondeu, se conseguirem descobrir alguma coisa e quebrar toda esta intriga peço que me avisem neste fórum, se eu conseguir, tratarei de o anunciar aqui também.

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385978 | AntonioGonçalves | 28 out 2017 23:02 | Em resposta a: #385970

Prezado Duke

Uma pergunta?

Já teve acesso aos assentos de obito da Ludovina e do filho Antonio?

Bom fim de semana

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385979 | duke of nothing | 28 out 2017 23:27 | Em resposta a: #385950

O António faleceu por volta de 1930 em Navarra, Braga portanto o registo de óbito está no registo civil, o da Ludovina ainda não consegui encontrar por isso deve ter falecido depois de 1911 em Valdreu, o curioso é que ainda ontem verifiquei isso e não encontrei nada.
Tendo em conta que o nome é muito raro é-me incompriensivel como não consigo encontrar nada.

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#385996 | AntonioGonçalves | 29 out 2017 15:39 | Em resposta a: #385979

Prezado Duke

Na verdade, estes assentos devem fazer luz de muita coisa, também, tentei eu ver até Abril de 1911, em Caldelas e Valdreu, da Ludovina e nada, se houver certeza da freguesia do seu falecimento, pode-se pedir ao paroco que terá essa informação, mas não havendo certeza da freguesia, é um caso complicado.

O do Antonio, em Navarra, não deve ser muito dificil os elementos, mas não terá os dados chave, deste caso complexo para si.

Aproveito para lhe fazer mais uma pergunta! A Ludovina, teria só o Antonio ?

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#386001 | duke of nothing | 29 out 2017 19:11 | Em resposta a: #385950

Não sei se teria só o António mas não me lembro de o meu avô alguma vez dizer que tinha tios ou tias pelo menos do lado da mãe visto que há uma suspeita muito grande tanto da minha parte como dos funcionários do arquivo distrital de Braga que o pai do António de Oliveira seria o António de Araújo que é o padrinho de baptismo e era médico (sirurgião).
Escapa-me a razão que trouxe o António de Oliveira de Valdreu para a zona do rio cávado mas sei que ele era criado de servir em Adaúfe depois casou e foi morar para Crespos onde foi baptizada a filha mais velha de nome Glória. Depois mudou-se com a mulher para Navarra ( convém dizer que eles continuaram a viver na mesma rua sendo que nessa rua um lado pertence a Crespos e outro a Navarra), em Navarra teve mais três filhos entre os quais o meu avô João de Oliveira Pontes.
Eu tenho bastante facilidade para consultar o livro de óbitos e ver o óbito do António, ele faleceu em Adaúfe e está lá sepultado com a mulher, a casa que eles moravam quando o António faleceu ainda hoje pertence à familia.

Resposta

Link directo:

Ludovina de Oliveira moradora em Valdreu, Vila Verde

#386007 | AntonioGonçalves | 29 out 2017 22:25 | Em resposta a: #386001

Quanto a mim, a descoberta do assento de obito da Ludovina, será talvez a chave de todas as suas duvidas, isto é:

- É de Caldelas ou de Valdreu?
- Se é de Caldelas, devido a frequencia das termas, poderia a Ludovina, se cruzar com alguem, não diria que fosse o surgião, mas alguém, quem sabe clerigo, pois em Valdreu, devido ao mosteiro, havia muitas 'vocações', pois não encontro explicações, que sendo de Caldelas, fosse para Valdreu, pois é uma freguesia sem necessidade de mão de obra, teria de ser por motivos muito fortes.
- O fato do Antonio ser criado em Adaufe, se a mãe era de Caldelas ficava no seguimento para Braga, tudo natural, já não é natural, se é filho do surgião, ser criado.

Portando termino como comecei, o segredo deste enigma, deve estar no assento de óbito da Ludovina.

Melhores cumprimentos e boa semana

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 10:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen