Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386077 | fernandoMDcastro | 31 out 2017 21:25

Olá a todos,

Gostaria de ajuda para encontrar a freguesia em que meu bisavô nasceu em Portugal. Notei que este é um assunto bem tratado aqui no fórum mas não encontrei informações quanto aos procedimentos que devo seguir para tanto.

Familiares me disseram que ele era do Distrito de Vila Real, e no arquivo distrital de Vila Real pude ler que um modo de encontrar a freguesia é buscando o registro de passaporte dele, pois estes eram feitos pelo distrito e não pela freguesia ou paróquia.

Desta forma encontrei o registro de passaportes de 1909 (ano em que ele veio para o Brasil) mas após passar por mais de 100 páginas notei que não há registro de ninguém com menos de 12 anos, e ele tinha 9 anos quando deixou Portugal.

Alguém saberia me dizer se crianças não necessitavam registros de passaporte na época? Pensei em buscar esta informação antes de continuar lendo as outras 700 páginas do registro.

Do mesmo modo, deixo aqui as informações que tenho da certidão de casamento dos meus bisavós, e peço alguma luz em relação ao assunto.

Annibal da Ressureição Bartholomeu, nascido no dia 13/05/1900, em Portugal, nacionalidade nada consta, estado civil solteiro, filho de Manoel Antonio Bartholomeu e de Isabel Antonia.
Josephina Amelia Lopes era o nome de minha bisavó, esta brasileira.
Data do registro de casamento 10/11/1923
Sexto Subdistrito do Brás

Como disse anteriormente, familiares me informaram que ele era de Vila Real, mas não souberam dizer se ele era do distrito de Vila Real ou também do conselho de Vila Real,
e chegou no Brasil em 1909.

Agradeço desde já a quem puder contribuir de qualquer forma à minha busca.

Atenciosamente,

Fernando

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386079 | mila1000 | 31 out 2017 21:55 | Em resposta a: #386077

Maria do Rosário era irmã de Anibal?

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386080 | mila1000 | 31 out 2017 22:10 | Em resposta a: #386077

Passaporte 1759 imagem 268.tif da familia toda. Eram de Mogadouro, freguesia de Villa ??
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289824

familia desembarcou RJ em 26 de setembro de 1912

cartão Maria do Rosario

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G98W-14G8?i=446&cc=2140223

Boa sorte

Mila

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386081 | mila1000 | 31 out 2017 22:22 | Em resposta a: #386077

Parece ser Vila de Ala/Mogadouro/Bragança

Tem livro digitalizado para consulta.

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386108 | Jorge Resende | 01 nov 2017 15:47 | Em resposta a: #386081

Vila ALA está correto

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386117 | fernandoMDcastro | 01 nov 2017 18:34 | Em resposta a: #386077

UAU!
Deve certamente ser este o documento que buscava!
Vou mostrar aos meus familiares e perguntar sobre Maria do Rosário, mas sei que Aníbal tinha uma irmã chamada Teresa, que também consta no documento!
Estou sem palavras! Muitíssimo obrigado Mila!
Ainda volto a escrever para confirmar a descoberta e demosntrar devidamente a minha gratidão!
Atenciosamente,
Fernando

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386141 | mila1000 | 02 nov 2017 15:08 | Em resposta a: #386077

Fernando,

Há livros de batismo até 1911 que poderá consultar. Vila Ala, Mogadouro.

Nem sempre a data de nascimento é a correta, lembre-se disso...

Sem querer, achei o nascimento de José Maria , em 1901, imagem 118.tif
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301779

Há o cartão de Anibal:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-898D-3RW?i=480&cc=2140223

Poderá obter o Processo de Registro do Imigrante escrevendo para consultas@arquivonacional.gov.br , mas, isso demora de 90 a 120 dias. Se conhecer alguem que possa fazer essa solicitação diretamente no Arquivo Nacional, demora menos que um mes.
Forneça todos os dados que constam no cartão,desde o nome até nº identidade, registro 111.362 expedido em 24/7/1941 -SP. (Anibal)

Sabe se Anibal casou no religioso? Data? Municipio?Saiba que na Curia encontra os documentos apresentados, até mesmo onde aconteceu o batismo.

No cartório, costuma ter os documentos apresentados. Muitos dizem que nada possuem, não desista.


Tem conhecimento se algum dos irmãos regressou a Portugal? Seria Domingos?

Como disse que iria mostrar o passaporte aos familiares,aproveite para conversar, perguntar. Os mais idosos amam falar, contar coisas...

Volte a dar noticias.
Boa sorte.

Mila

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386175 | fernandoMDcastro | 03 nov 2017 17:00 | Em resposta a: #386077

Olá Mila,

Minha avó ficou super feliz ao ver o registro de passaporte do pai dela, eu agradeço mais uma vez!

Também graças ao achado, ontem fiz a busca neste mesmo livro de registros de batismos, e também encontrei o registro de José Maria. Busquei todo o livro e infelizmente apenas o dele consta lá. Talvez seja o caso de buscar pelos anos de 1896 e 1895? Consta que ele era de 1900.

Agora, uma coisa que notei é que referente aos pais de José Maria (e Aníbal), consta "...jornaleiros, recebidos e moradores nesta freguesia". Seria o caso de não terem nascido na freguesia?

Consta também que seus avós paternos Francisco e Cândida eram da freguesia de "Vilarchão" (ou Vilar Chão) o que pode indicar que eram do concelho vizinho, Alfândega da Fé. Existiu outra freguesia de mesmo nome, hoje extinta, mas fica no distrito de Braga, o que se faz menos provável.

Meus bisavós não casaram em Igreja mas tenho a certidão de casamento deles, emitido pelo sexto subdistrito do Brás. As informações constam no topo da conversa em minha primeira mensagem, mas não há nada de muito útil.

Quanto ao Arquivo Nacional, minha prima foi pessoalmente e disse que lá consta que ele não apresentou nenhum documento durante o Processo de Registro do Imigrante. Possivelmente por não ter nenhum?

A minha avó conheceu apenas a Teresa, minha mãe também a conheceu, mas esta ficou pelo Brasil mesmo.

Se for este o caso, dele não ter registro de batismo ou qualquer documento português, eu fico num beco sem saída? Ou consigo evoluir por algum outro caminho?

Continuo nesta jornada de descobrimentos que tem sido muito prazerosa.

Atenciosamente,

Fernando

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386190 | mila1000 | 03 nov 2017 21:56 | Em resposta a: #386077

Fernando,

Olhou os dois livros?Não encontrou nenhum irmão até 1911?

Quanto ao Processo de Registro de Imigrante, sua prima solicitou cópia do processo?Pediu o de Anibal?
Eles disseram isso a ela? Engraçado... Que eu saiba, voce faz o pedido, deixa seu e-mail, e, após uns dias recebe a mensagem com o GRU a ser pago,ou, uma resposta dizendo que nada localizaram.

Não li o batismo do José Maria, apenas, olhei o nome dos pais.

Mila

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386193 | mila1000 | 03 nov 2017 22:57 | Em resposta a: #386077

No passaporte Manuel Antonio diz ser natural de Vila Ala. Deve ter nascido entre 1870 e 1871 na freguesia.

Os pais eram de Vilar Chão, Vieira do Minho, Braga. Olhei os casamentos entre 1865 e 1875, não há nada no nome dos pais dele. Concluo que podem ter casado em Vila Ala, Mogadouro.

No familysearch há batismos e casamentos até 1899,mas, terá que ir até um Centro de História da Familia em uma igreja mormon. Somente eles conseguem aceder aos livros. Não somos autorizados...

https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=96RK-FMC%3A259254001%2C265537201%2C265721801%2C263849204%3Fcc%3D1976616

Voce solicitou Processos no AN de Maria do Rosário e Anibal?

Não conhece nenhum descendente da M. Rosário? Converse com sua avó,pergunte se não se recorda de nenhum nome dos filhos dela,onde moravam...

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386277 | fernandoMDcastro | 06 nov 2017 15:03 | Em resposta a: #386077

Olá Mila,

Desculpe a demora no retorno, estive neste final de semana fazendo buscas na tentativa de trazer informações novas. Apesar de diversos achados não avancei na direção que gostaria, que é seguindo o caminho de meu bisavô Aníbal. Também levei um bom tempo tentando organizar as informações pois tudo começa a ficar um pouco confuso ao ligar os pontos. É impressionante como cada resposta descoberta leva a inúmeras outras perguntas!

Encontrei registros de batismos de 5 sobrinhos de Isabel Antonia, minha tataravó, estes filhos de 3 irmãos dela. Há também uma quarta irmã, madrinha de um destes sobrinhos.

Encontrei também o registro de batismo de Maria do Rosário, irmã de Aníbal, a mesma que encontrastes o registro de imigração! No entanto ainda estou a perguntar à minha avó se ela a conheceu, não tive ainda a oportunidade.

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301780
imagem 25

O curioso é que neste registro seus pais seguem outro nome; Manuel Antonio Frade (ao contrário de Manuel Antonio Bartolomeu) e Isabel Antonia Domingues (Domingues não consta em outros documentos). Neste mesmo registro diz os dois terem sido "recebidos" em Vila de Ala, e que Manuel Antonio é natural de Vilar e Chão, Alfândega da Fé (ao contrário de Vilar Chão, Vieira do Minho, Braga).

Creio haver a possibilidade de Aníbal ter nascido nesta freguesia, podendo ter sido registrado tanto como filho de Manuel Antonio Frade ou Manuel Antonio Bartolomeu.

Notei também que um destes sobrinhos de Isabel Antonia (Domingues) se casou na freguesia, em 1934. Talvez por este caminho seja possível encontrar parentes que continuam por lá! Mas esta é uma outra pesquisa que fica para mais adiante.

Ah, quanto ao Processo de Registro de Imigrante de meu bisavô Aníbal, minha prima tem uma cópia, e realmente consta que não foi apresentado nenhum documento no ato. Agora, seria válido solicitar o processo de Maria do Rosário? Tendo achado seu registro de batismo, quais outras informações poderiam constar lá?

Atenciosamente,

Fernando

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386279 | fernandoMDcastro | 06 nov 2017 15:12 | Em resposta a: #386077

Encontrei também dois registros de estrangeiros; de duas filhas de um Domingos Manuel Bartolomeu com Maria das Dores Teles.
Domingos Manuel poderia ser irmão de meu bisavô, mas como todos vieram para o Brasil em 1912, para suas filhas terem este registro só faria sentido se Domingos Manuel tivesse retornado a Portugal e vindo para o Brasil novamente.

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386281 | mila1000 | 06 nov 2017 15:16 | Em resposta a: #386077

Fernando,

Você pode solicitar o processo de Rosário ao AN, mas, nunca se sabe o que poderemos encontrar. Muitos processos contem documentos pessoais dos imigrantes, batismo, carta consular, termo de chegada,ate mesmo passaporte... outros, nem tanto.

Sua prima recebeu cópia do processo de Anibal? Ele deve ter respondido a um questionário à respeito de sua chegada, se saiu do país. Tudo isso deve ter sido fotocopiado, e, a capa do processo é o numero do registro. Desculpe, mas, estou intrigada. Quando não se encontra nada, o AN emite uma carta dizendo que não foi localizado nenhum processo em nome do imigrante, e, não que ele não apresentou nenhum documento.


Quanto aos nomes, nada posso dizer, o ideal é voce colocar link de onde encontrou e o numero da imagem.
Não apenas eu, mas, outros confrades mais experientes, aparecem no tópico, e, sugerem alguma coisa.

Mila

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386284 | fernandoMDcastro | 06 nov 2017 16:32 | Em resposta a: #386077

A todos os confrades que possam se interessar ou contribuir, seguem os links das descobertas feitas no final de semana.

Registro de Estrangeiro de Maria Teles Bartolomeu e Conceição Bartolomeu, possíveis sobrinhas de meu bisavô Aníbal da Ressurreição Bartolomeu;

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-898D-SLVX?cc=2140223
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-998D-SLLR?cc=2140223

Registros de Batismo de primos de Aníbal (filhos dos irmãos de sua mãe Isabel Antônia);

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301780
Manuel Antonio (imagem 09)
Antonio Maria (imagem 33)
Henrique da Purificação (imagem 30)

http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301779
Isabel da Anunciação (imagem 37)
Bernardino da Ascenção (imagem 47)

Me é curioso no registro de batismo de Isabel da Anunciação o nome de seus padrinhos, "Manuel Antonio Afonso e sua mulher Isabel da Anunciação", um tanto semelhantes aos nomes de meus tataravós, Manuel Antonio Bartolomeu e Isabel Antonia. É apenas especulação, mas poderiam ser as mesmas pessoas.

Fernando

ps: tens razão Mila, hoje mesmo exitei ao começar a mensagem me direcionando-me exculsivamente a você, quando o correto seria manter este tópico aberto a todos. Apenas o fiz por termos iniciado um diálogo. Peço desculpas pelo deslize.

Resposta

Link directo:

Busco informações sobre os meus antepassados portugueses.

#386285 | fernandoMDcastro | 06 nov 2017 16:40 | Em resposta a: #386077

Agora respondendo à sua pergunta Mila, segundo minha prima, ela tem sim a cópia do Processo de Registro de Imigrante de Aníbal, e pedi a ela que me envie. Quando o tiver em mãos coloco aqui as informações com mais clareza.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen